Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 06


ESTUDO 06
O Mistério de Babilônia
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010

A noite final de Babilônia. Nabucodonosor está morto. Belsazar é o rei. Durante um banquete onde Deus é desafiado, Babilônia cai. Neste estudo de Daniel 5, vamos observar os eventos que rodearam aquela noite. O Apocalipse toma este evento e o aplica para aquela que é chamada “Babilônia Moderna” ou Babilônia Espiritual,” e as previsões de uma queda similar para ela.
A NOITE FINAL DA BABILÔNIA ANTIGA
1.  O que fez Belsazar para desafiar o Deus do céu? (Daniel 5:1-5)
“...mandou trazer os ____________ de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do _________ que estava em Jerusalém para que neles ____________ o rei e os seus __________ , as suas ____________ e ______________ ...__________ o vinho, e deram louvores aos deuses de ______ , e de ________ , de _______ , de ________ , de ___________ , e de _________...”
NOTA: Desafiando o Deus do Céu, os governantes de Babilônia se intoxicaram bebendo licores nos utensílios que vieram do templo de Deus em Jerusalém. Este foi o ato que trouxe a queda sobre a antiga Babilônia. Isto foi uma tentativa de misturar a adoração do Deus verdadeiro com a adoração de deidades pagãs. A terminologia técnica para isto é blasfêmia.
2.  No meio daquela festa, o que aconteceu naquela reunião? (Daniel 5:5, 6)
“...No mesmo instante, apareceram uns ______ de _____ de homem, e ___________, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real...”
NOTA: O medo então tomou conta no interior daquela reunião quando eles viram os dedos de uma mão que apareceu de repente e escreveu uma misteriosa linguagem na parede do palácio real.
3. Quem o rei chamou para interpretar a escritura na parede e estes homens foram capazes de interpretar a escrita na parede? (Daniel 5:7,8)
“...o rei ordenou, em voz alta, que se introduzissem os ______________ , os ___________ e os ______________...”
“...Então, entraram todos os sábios do rei; mas _____ puderam _____ a escritura, _____ fazer saber ao rei a sua ________________....”
 NOTA: Percebe-se a continuidade do descrédito dos sábios da Babilônia. Em Daniel 2, eles não puderam revelar o sonho do rei, mas Daniel pôde. Em Daniel 4, eles não puderam revelar o sonho, mas Daniel pôde. Agora, para seu total descrédito, eles não puderam LER A ESCRITA NA PAREDE! Mas Daniel pôde.
DANIEL INTERPRETA A ESCRITA NA PAREDE
4.  Que posição ofereceu Belsazar a Daniel se ele lesse e interpretasse a escrita na parede? (Daniel 5:13-16)
“...Agora, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás __________ de ___________ , terás ________ de ______ ao pescoço, e serás o terceiro no meu ____________...”
5.  Antes de interpretar a escrita, Daniel contou a Belsazar sobre a insanidade de Nabucodonosor e porque ele falhou em reconhecer a honra ao Deus do céu. Que fez Belsazar mesmo sabendo disso? (Daniel 5:17-22)
“...E tu, Belsazar, que és seu filho, não _____________ o teu __________ , ainda que ________ tudo isso...”
NOTA: Belsazar tinha conhecimento do Deus verdadeiro. Mas a despeito disso, ele falhou em se humilhar e seguir os passos de Nabucodonosor.
6.  O que significava a escrita na parede? (Daniel 5:25-28)
Mene: “..._________ Deus o teu reino, e deu _______ dele ...”  
Tequel: “..._________ foste na balança, e achado em ________...”
Peres: “...__________ foi o teu reino, e _________ aos medos e aos persas...”
7.  Quem se tornou o novo governante de Babilônia? (Daniel 5: 31)
“...E _______ , o _______ , com cerca de sessenta e dois anos, se apoderou do reino...”
NOTA: Naquela mesma noite, 12 de outubro de 538 A.C., Babilônia caiu. Os babilônios sabiam que o exército dos Medos e Persas estavam do lado de fora da cidade, mas se sentiam seguros em sua cidade. Os muros da cidade eram intransponíveis. Havia muita comida estocada, uma constante fonte de água, pois o rio Eufrates, corria através da cidade. Contudo, Ciro, o comandante do Medos e Persas, planejou desviar o curso do rio Eufrates, ele marchou com seu exército pelo leito do rio, por baixo dos muros da cidade e tomou a cidade. Antes de Ciro
continuar a conquistar o mundo, ele constituiu Dario o Medo como o rei da cidade-estado de Babilônia.
8.  Que condições similares são descritas no livro de apocalipse com relação ao fim dos tempos? (Apocalipse 16:12-16)
“...Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates cujas águas ___________, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do ________ ...”
NOTA: Tendo conquistado Babilônia, Ciro permitiu ao povo de Deus voltar a Palestina de seu cativeiro. Então ele é visto como o libertador do povo de Deus. No livro de Apocalipse o rio Eufrates é seco. Simbolicamente, o suporte da Babilônia espiritual está secando para preparar o caminho para os “reis do oriente”, o Poderoso Libertador do povo de Deus, Jesus.
9.  O que acontece quando os “reis do oriente” vem para libertar o povo de Deus? (Apocalipse 16:18,19)
“...e lembrou-se Deus da grande ____________ , para lhe dar o cálice do vinho do furor da sua ira...”
CARACTERÍSTICAS DA BABILÔNIA MODERNA
O Apocalipse deixa muito claro que existirá outra Babilônia no tempo do fim, pois quando Alexandre o Grande conquistou Babilônia, ela se tornou um monte de ruínas. A Bíblia enfatiza o surgimento de outra Babilônia, a qual vai fazer o mesmo ao povo de Deus como fez a Babilônia antiga. A moderna Babilônia é um nome simbólico do Apocalipse para o grande opressor final do povo de Deus.
10.  De que outra figura, o Apocalipse chama Babilônia e o que são essas águas onde esta figura está sentada representam? (Apocalipse 17:1, 5 e 15)

“...Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande ____________  que se acha sentada sobre muitas águas...”
 “...As águas que _______ , onde a meretriz está assentada, são _______ , _____________ , _________ e __________ ...”
 NOTA: As águas representam todo o povo sobre o qual a Babilônia tem controle. Babilônia é chamada a “meretriz”, por causa de seus relacionamentos ilícitos.
11. Qual o grande pecado de Babilônia? (Apocalipse 17:2)
“...com quem se ________________ os reis da terra; e com o ________ de sua _________________ se embebedaram os que habitam na terra...”
NOTA: Em Daniel 5 vimos que a Babilônia antiga agiu desafiando a Deus por misturar elementos de adoração a Deus com a adoração de deidades pagãs. O adultério da Babilônia espiritual, igualmente é um relacionamento ilícito que mistura elementos de adoração a Deus com práticas pagãs. Babilônia Moderna dá a entender  
que adora a Deus, mas mistura a verdade com o erro, paganismo com cristianismo. Isto só pode conduzir a um desastre.
12.  Como Deus chama esta meretriz que desafia Deus por misturar paganismo e cristianismo? (Apocalipse 17:5)
“..._______________________ , a mãe das meretrizes e das abominações da terra...”
NOTA: Em Apocalipse, Deus está advertindo contra a religião apóstata que mistura paganismo com cristianismo e ainda clama ter adoração a Deus. Devemos estar muito atentos ao que os livros de Daniel e Apocalipse estão nos advertindo sobre a falsa religião nos últimos dias que vai  tentar forçar o povo adorar Deus falsamente, como a antiga Babilônia.
13.  Que mensagem Deus proclamou sobre a Babilônia moderna? (Apocalipse 18:2)
“...______ , _______ a grande Babilônia, e se tornou morada de _____________ ...”
NOTA: Como a Babilônia antiga caiu quando desafiou Deus por misturar adoração de Deus com paganismo, o poder da Babilônia espiritual cairá quando misturar paganismo e cristianismo. Como comete este ato de desonra, vai se tornar morada de demônios.
14.  Como será difundida a influência do poder de Babilônia espiritual nos últimos dias? (Apocalipse 18:3)
“...Porque _______ as nações têm _________ do ________ do furor da sua prostituição...”
NOTA: Babilônia a grande é uma apostasia espiritual global da verdade. Seu adultério é mundial, e todos são enganados por ela.
15.  Que mensagem de amor Deus enviou ao Seu povo que está em Babilônia? (Apocalipse 18:4, 5)
“...____________ dela, povo ______ , para que não serdes cúmplices em seus pecados, e para que não _______________ dos seus flagelos...” 
NOTA: Interessante, a declaração que Deus tem para o povo que está na Babilônia Moderna. Como algumas pessoas na Babilônia antiga foram fiéis a Deus, hoje alguns povos de Deus estão na Babilônia Moderna. Mas Deus está chamando Seu povo para sair da Babilônia Moderna antes que a ira final seja despejada sobre ela.
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, me ajude a caminhar na doutrina verdadeira, me afastando da Babilônia Moderna.
Assinatura: _____________________________Data:________________


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.