Subscribe:

quinta-feira, 10 de março de 2011

7 PASSOS PARA UMA UNÇÃO DOBRADA


SETE PASSOS PARA A UNÇÃO DOBRADA
Bispo/Juiz.Dr..Benedito Edson Cavalcante da Silva
21/08/2010
Referência Bíblica - (II Reis 2:1-10)

Se Deus te perguntar? O que queres que te faças? O que fez você não desistir? O que faz você gastar seu tempo para vir à igreja? O que queres que te faça?

E disse Eliseu: “Peço-te que haja porção dobrada do seu espírito sobre mim”. Deus quer derramar unção dobrada sobre você.

O que é Unção?

Na maioria das vezes pensamos que unção é apenas uma experiência, mas o texto anterior, diz que Eliseu já tinha tido uma experiência com Deus, mas agora o que ele está pedindo nesse momento não é uma coisa qualquer. Eliseu estava pedindo era para ser o primogênito; era confirmar a herança espiritual. Ele não estava pedindo apenas a dobra de uma coisa qualquer, mas agora o que ele estava pedindo era para continuar sendo o profeta daquela geração: “Senhor, eu quero guiar espiritualmente a minha geração”.

Mas eu quero dizer que SER não é FAZER; antes de tudo SER é PODER. Antes de o profeta ser profeta; antes do rei ser rei; antes do sacerdote ser sacerdote ele precisava ter algo e esse algo se chama UNÇÃO. Não é apenas uma coreografia. Unção para se fazer tem que SER. A Bíblia diz: “E recebereis poder e sereis...”.

Nós precisamos ter preparação. Para que você possa ser você tem que ser preparado, ou seja, tem que ser preparado antecipadamente; tem que ser organizado. Não uma coisa desorganizada. Deus não nos chama de forma qualquer.

Unção é identidade, é capacitação para você ser, não apenas fazer.

Identidade é a capacidade para ter unção. Eliseu passou por algumas experiências antes de ele se tornar um guia espiritual e, para você tornar um guia espiritual, você tem que passar por algumas coisas que Elias e Eliseu passaram.

1. VOCÊ TEM QUE ENFRENTAR O PODER DAS TREVAS:

Elias enfrentou o poder das trevas, chamada Jezabel Mas o que é espírito de Jezabel?

O grande mal da igreja nos dias de hoje chama-se idolatria. Toda forma de idolatria tem que ser retirado do nosso meio. Você não poderá ser usado na plenitude de Deus se houver em você o espírito de Jezabel. Espírito da prostituição, espírito de idolatria. Para ter a unção dobrada na tua vida, você tem que enfrentar o espírito de Jezabel, o espírito das trevas.

2. ELISEU PARA RECEBER A UNÇÃO DOBRADA APRENDEU A CONFIAR EM DEUS:

Ele disse: “Tão certo como vive o Senhor”.

Quem é que vive na tua vida? Confiar em Deus é aprender ficar do lado de Deus Nós temos que aprender ser uma igreja que confia não nos políticos; não na organização; não nos títulos; não na capacidade humana, mas no único que pode mandar fogo do céu.

Quantas pessoas têm deixado de confiar em Deus com medo de passar fome; com medo de ser esquecido. Os homens podem esquecer você, mas Deus não se esquece de você! A geração pode ter sido perdida; a geração pode estar na idolatria, mas nós não vamos entrar nela porque nós estamos com o Senhor e o Senhor está conosco.

Muitas pessoas perdem a herança espiritual porque deixam de confiar no Senhor. Falam: Senhor, eu quero te ajudar e começam a gerar “ismaés”. Sabe o que é Ismael? É uma idéia que Deus deu, mas eu tentei ajudar a Deus, a dar uma força a Deus; aí você gera algo que persegue o mover do Espírito Santo. Não persiga o mover do Espírito Santo. Aprenda a confiar no Senhor.

Confiar em Deus meu amado, minha amada é estar 100% do lado de Deus, independente de qualquer situação. Eliseu viu isso na vida de Elias. Ele viu um homem que dizia: Caia fogo do céu até que o capitão venha ajoelhado, porque quando nós confiamos e nos dobramos diante de Deus, nós não dobramos diante das circunstâncias; diante do diabo e diante dos homens. Aprenda a confiar em Deus!

3. ELISEU APRENDEU A IMPORTÂNCIA DE SER SERVO:

O que nós vemos na vida de Eliseu e aí é que pega um pouquinho, porque muitas pessoas querem ser e acham que ser é estar sobre os outros. Acham que ser é pisar nos outros; acham que ser é mandar nos outros, mas Eliseu aprendeu que ser é SERVIR.

Temos que aprender a servir. Você quer ter a unção de Deus na tua vida, tem que aprender a ter o mesmo espírito que em Cristo Jesus que tendo a forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se de si mesmo.

Somos filhos, mas estamos aqui para servir. Eliseu estava trabalhando; ele era de uma família próspera, mas mesmo assim ele estava trabalhando, ele estava arando, ele não era preguiçoso. Se você quiser ser, não seja preguiçoso meu irmão, minha irmã.

Tem gente que acha que ser é aparência. Ser é servir. Ah. Mas eu estou vivendo em oração. Mas orar é arar andam juntas. Oração sem ação é tapeação; temos que parar de ficarmos enganando. Muitas pessoas não entendem o relacionamento de servir.

Quando Elias chama Eliseu ele se torna discípulo não escravo. Uma coisa é você ser uma “maria vai com as outras”. Um discípulo é um cara inteligente que ouve a Deus; que vê o que ninguém vê; ele não se deixa levar; ele tem um objetivo na vida. Ele não é chamado para ficar aí na beira do caminho; ele tem uma identidade; ele não perde a identidade; ele é discípulo que não se perde pelo caminho.

O discipulado foi muito deformado porque as pessoas geraram seguidores para suas idéias, mas nós fomos chamados para não sermos seguidores das minhas idéias, mas para sermos seguidores de Cristo.

A unção profética saiu dos ministérios e se tornou porta-voz de nossas idéias; de nossas tradições; de nossas deformidades; de nossas histórias, mas o discípulo tem identidade, ele tem nome. Jesus o chama pelo nome. Ser discípulo é ser chamado pelo nome.

Você quer a unção? Aprenda a servir. Muitas pessoas não sabem trabalhar na coletividade; não sabem andar juntas; não sabem que a unção é coletiva, a visão é coletiva, não é pessoal. Quando ele se torna pessoal você quer criar o seu ministeriozinho; sem orientação, sem chamada de Deus. Aprenda o alfabeto do Reino de Deus. Sabe qual é? O-be-de-cer. Você foi chamado para obedecer.

Muitas pessoas dizem: Ah! Mais eu sei mais do que ele. A questão não é saber mais, a questão é ser. Você pode ser formado, ser médico, advogado, engenheiro, mas teu pai sempre será teu pai! Acabou! Finito! Ralas em árabe. Não é questão de saber é questão de ser.

Você quer a unção? Coloque a tua vida como semente. Josué durante mais de 40 anos da vida dele aprendeu a servir a Moisés. Davi aprendeu servir a Saul. Timóteo aprendeu servir a Paulo. Aprenda a servir que a unção da liderança cairá sobre a tua vida. Aprenda a servir, planta a tua vida. Jesus foi batizado por João Batista, o que parece uma heresia. Jesus não tinha pecado, mas Ele estava o-be-de-cendo.

4. ELISEU ERA UM HOMEM DE FÉ:

Nos dias finais, antes da partida de Elias, Elias diz para Eliseu: “Olha, fica aqui (ele começou a fazer objeções; olha, fica aqui. É o tipo de rejeitado), está bom, fica aqui, mas Eliseu disse: “Não vou te deixar”!”.

Nós abrimos mão das coisas muito rápida. A fé não é fazer os outros se sacrificarem por mim. A fé leva sacrificar. A fé sem obras é morta. Deixou de existir. Existiu um dia, morreu, acabou.

Eliseu acompanhou; ele continuou independente das objeções; ele acompanhou Elias a quatro lugares diferentes: 1º Gilgal, depois Betel, depois Jericó e depois o Jordão. O que isso significa?

O 1º passo é Gilgal. Gilgal é o lugar onde o maná cessa; onde acaba o maná; é o lugar onde nós começamos a andar por fé e não por sentimento e não por vista. Nós temos que andar não pelas circunstâncias em nosso redor mais pela Palavra de Deus. Anda pela fé e não por sentimento. Gilgal é aonde começamos a andar; é o lugar aonde o Senhor solta a bicicleta. Quando o pai começa a ensinar o filho a andar de bicicleta em dado momento ele solta e ele vai começar a andar sozinho e nada vai impedir. Anda pela fé, não por sentimentos.

Andar pela fé é andar na contramão das circunstâncias é tomar passos que ninguém tem coragem. Quando você toma decisões arrojadas há aqueles que o criticam. Não, não... Jesus está voltando, porque fazer uma construção desta, você não sabe quanto tempo você ser pastor dessa igreja... Porque comprar outro terreno; esse aqui está ótimo. O camarada fica só no espiritual. Não toma nenhuma decisão arrojada e aí você perde uma ótima oportunidade porque não andou pela fé.

Eliseu andou pela fé. Gilgal o maná cessa. Daqui pra frente é pela fé. Aprenda a andar pela fé.

5. ELISEU RECEBEU A UNÇÃO DOBRADA:

O 5º passo dado por Eliseu para receber a unção dobrada: Ele aprendeu o que significa SER TESTADO.

Eliseu aprendeu o que significa ser testado. A nossa fé é testada. Sabe o que é teste? Não é tentação pra nos derrubar, mas para nos elevar a um novo nível. O 2º lugar que Eliseu é levado é para Betel. Elias ficou rodando com ele para ver se ele desistia. Betel é o lugar onde Jacó perde a família. Ele passa a dormir num travesseiro de pedra. A nossa fé sempre será provada.

A nossa fé sempre será provada; faz parte da vida cristã. Muitas vezes você vai estar sozinho, porque o outro te desprezou; você vai estar sozinho pare remar contra a maré; vai ser desprezado, vendido, rejeitado por causa dos seus sonhos, mas haverá um dia em que você não vai mais ser sonhador, porque os seus sonhos vão se cumprir; você deixa de ser sonhador e passa a ser um líder.

Se você não quer ser provado, saia do mar fica na areia. Se você quer a unção, agüenta e não fala para Deus: Deus, lança fora os meus problemas. Vista uma roupa de banho porque a mergulho será grande meu irmão, minha irmã.

Quando nós saímos da orientação de Deus nós não agüentamos o teste; nós nos tornamos “urucubaca” para aqueles que estão à nossa volta. “Urucubaca” é crente desobediente que só traz “urucubaca”. Todo o mundo está passando lutas e ele está deitado na rede, dormindo, urucubaca!

Todos nós queremos unção para ser líderes de nossa geração, de nossa casa. Vamos ter que passarmos por testes. Teremos que sermos pacientes na tribulação.

6. ELISEU SABIA O QUE ERA A ARTE DA GUERRA:

Nós temos que sermos homens e mulheres de guerra. Deus não te chamou para você ser um tímido, tímida, para ser uma pessoa que se esconde. Deus te chama para ter um espírito de ousadia.

Jericó fala de batalha, fala de saber usar as armas certas no momento certo. Nós temos que aprendermos que existem fortalezas, mas elas não vão durar a um tempo determinado; elas vão cair. Aprenda a arte da guerra. Você quer ganhar sua família para Deus, então opera no espírito contrário. Se na tua família tem alguém com espírito de orgulho, aprenda a exercer um espírito de quebrantamento e humildade. Você tem que se submeter a Deus. O que aconteceu com Sadraque, Mesaque Ab-Nego. Eles se submeteram a Deus; eles resistiram ao diabo e o poder das chamas fugiu.

7. ELISEU APRENDEU A IMPORTÂNCIA DE TER VISÃO: Nós temos que aprender a TER VISÃO

* ELISEU ESTA NA HORA CERTA E NO LUGAR CERTO – O JORDÃO: Jordão é o lugar da visão; é o lugar de tomar posse da promessa, é aí que Elias vira para Eliseu e fala: “Pede!” “Pede!” “Pede!” “Pede!”

O que queres que te faça? O que trouxe você até aqui? “Pede!”. Isso é o que vai determinar a sua vida para os próximos anos.

O que você quer? Dinheiro!

O que você quer? Um carro!

O que você quer? Uma casa!

O que você quer? “Pede!”

Eliseu disse: “Quero uma porção dobrada!” Eu quero ser o líder espiritual da minha geração.

Elias respondeu: “Se você orar... Se você jejuar... Não. “Dura coisa pediste”. Mas se me VIRES quando eu for tomado de ti...”

É o momento de não perder a visão. Se a tua visão for clara; se teus olhos estiverem nas coisas certas, você vai receber a unção de Deus.

Muitas pessoas perdem a visão porque olham para as coisas erradas. Olham para a minha aparência; olham para a minha cultura: esse camarada fala tudo errado; olham para a cor da minha pele; olham para a minha roupa. Vai perder a visão.

E disse Eliseu: “Eu quero porção dobrada do teu espírito...” “Se me vires...” É o momento de não perder a visão.

Aprenda ter uma visão clara. Visão clara estabelece uma identidade. Eu tenho uma visão de Deus. O apóstolo Paulo foi confrontado no Concílio de Jerusalém... Queriam tira ele do caminho de Jerusalém, mas ele falou: não vou desobedecer: “Não fui desobediente a visão celestial”.

É hora de não perder a visão, mas cuidado que tem muita gente por aí tendo visagem e não visão. Visagem. O camarada vivendo todo errado e tendo visão.

Sabe o que é uma visão?

1º aspecto: Uma visão deve ser clara. Uma visão não pode estar cheia de questionamentos. Eu tive um sonho tão complicado, não estou entendendo... Se você não entende, eu é que vou entender. Visão é clara porque se não, não seria visão. Tem gente que tem cataratas na visão espiritual, míope e tendo visão.

2º aspecto: Visão, nós temos que aprender a correr. Quando a Bíblia fala de andar ela fala de correr; fala de intensificar o peso de oração. É orar. Quer ter uma visão: aprenda a orar.

3º aspecto: Toda visão tem um tempo determinado. Ela não acontece da noite pro dia. Habacuque 2 diz: “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que possa ler até quem passa correndo”. Por quê?

“Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado...” A visão tem um tempo determinado. A visão tem um preço. Há marcas. Há noites de vigília. De jejum, ela não acontece da noite para o dia. Um filho não nasce da noite para o dia; ele tem que ser gerado por uma intimidade muitas vezes de anos andando junto com uma pessoa. Visão tem tempo determinado.

A fé é vital para exercer. Deus quer liberar essa unção dobrada que ele tem sobre cada pessoa. Se você quiser andar por esses sete passos, aprender esses princípios que Deus tem para tua vida. Muitas vezes nós mistificamos as coisas do espírito. Nós queremos sentir para fazer. Não queremos pagar o preço.

Nós achamos que a graça é barata. A graça é cara, ela custa a tua vida. Mas eu estou salvo pela graça? Mas Jesus pagou o preço. Se você quer essa unção diga: Senhor me põe ao lado de um Elias e você nunca mais vai ser o mesmo. Talvez a primeira coisa que você faça será abrir mão de posição para ter uma posição diante de Deus. Pense!

O que queres que eu te faça? Pergunte você mesmo para Deus. Amém!.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.