Pages

sábado, 24 de julho de 2021

VIDA DE CRISTÃO

 

VIDA DE CRISTÃO

Há uma antiga parábola indiana de três cegos que encontraram um elefante que permite ser tocado por eles. Um deles, segurando a tromba do elefante, afirma: “Essa criatura é longa e flexível como uma cobra”. O outro, sentindo a largura e grossura da perna, retruca: “Não, é o tronco de uma árvore”. O terceiro, apalpando o lado do elefante, confirma convicto: “É larga e plana como uma parede”. Na verdade, essa história não poderia ser contada por qualquer um dos cegos, mas somente por aquele que contemplasse a cena. Da mesma forma cada um de nós conhece ou compreende apenas uma parte da realidade. Quando se trata de verdade, ninguém enxerga o elefante por inteiro, nem tem uma visão compreensiva do todo. Talvez nós, míopes e cegos como somos diante da realidade, devamos nos ajudar uns aos outros a ouvir a Deus, juntando as diversas partes do quebra-cabeça.

Na espiritualidade cristã, não existe nada mais essencial que a fé! “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 Jo 5,4). A fé é a mãe de todas as virtudes, a rainha-mãe de todas as dádivas que nos foram dadas por Deus. Outras virtudes, presentes e dons como o amor, a esperança, a paz e a alegria são filhos da fé e ajudam no crescimento e na transformação; mas pela fé somos justificados perante Deus. Nem amor, justiça, boas obras, arrependimento, pensamento positivo, cultos, campanhas, missão, ação social, nem a comunhão da igreja justificam, mas sim a fé. Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, (Rm 5,1). A fé é a graça que Deus usa para nos salvar.

Além disso, a fé é a autêntica energia espiritual que pulsa e dá vida à alma do cristão. Quando Jesus advertiu Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lc 22, 31-32). Nessa situação, nosso Senhor declarou uma verdade central: Ele sabe que quando a fé se quebra, os fundamentos da vida espiritual cedem e toda a estrutura da experiência cristã perde a força e desmorona. A fé estrutura os pilares que fundamentam o caráter cristão; ela cobre seus defeitos, protegendo-o dos dardos inflamados do diabo, como um poderoso escudo militar (Ef 6,16). A fé de Pedro precisava de proteção. Daí o pedido de Cristo que visava ao bem-estar do seu discípulo e ao fortalecimento de sua fé. Em sua segunda epístola, Pedro tem essa ideia em mente quando trata do crescimento na graça como uma medida de segurança para a vida cristã: “E por isso mesmo, vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade” (2 Pe 1,5-6). Pedro não solicitou que seus leitores buscassem poder, influência, dons, competências, virtudes ou obras, mas fé. A fé era o fundamento sobre o qual todas as outras coisas estavam sendo construídas.

Nas expressivas palavras do pregador Charles Spurgeon: “Fé é o fogo que consome o sacrifício. A fé é a água que alimenta a raiz da piedade. Se você não tem fé, todas as suas graças devem morrer. E na proporção em que aumenta a sua fé, assim todas as suas virtudes serão reforçadas, não todos na mesma proporção, mas todos em algum grau”. [1] A fé é a roda mestra, o agente principal, o eixo central que põe em execução todos os sonhos e planos. Sentada no trono do coração, a fé guia e sustenta todas as suas decisões. Fé é o timão que dá direção ao barco da vida: é a inteligência da alma.

Portanto, a fé é um elemento por demais precioso na formação do caráter do cristão. Jesus é o caminho para Deus, mas fé é o caminho para Cristo. A existência humana nas seguintes palavras: “a alma é a vida do corpo; a fé é a vida da alma; Cristo é a vida da fé”. [2] Sabemos que o amor é a principal graça no reino de Deus, mas enquanto estivermos aqui neste mundo, o amor caminhará ao lado da fé. Mesmo que o amor represente a coroação no céu, a fé será a graça que conquistará a terra. E embora o amor tome posse da glória eterna, a fé lhe dará o título de posse a ela.

Precisamos de fé, pois é uma ordenança divina indispensável, uma tremenda necessidade pessoal e um conceito urgente e imprescindível para quem vive a realidade contemporânea, complexa e cínica do século 21. A fé vê o invisível, crê no incrível e recebe o impossível. A fé é preciosa aos olhos de Deus!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.