A TRISTEZA QUE SE CONVERTE EM ALEGRIA
JOÃO 16-16 AO 24
16 Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai. 17 Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que é isto que nos diz? Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai? 18 Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não sabemos o que diz. 19 Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis? 20 Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. 21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. 22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. 23 E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
Introdução: Nesta seção
 de seu discurso, Jesus dirige o seu olhar mais além do momento 
presente, rumo à nova era que virá. Ao fazê-lo, faz uso de uma concepção
 que tinha raízes muito profundas no pensamento judaico. Os judeus criam
 que o tempo estava dividido em duas idades: a era atual e a era que 
estava por vir. A era atual era completamente má e estava condenada. A 
era que viria era a Idade de Ouro de Deus. Entre ambas, antes da vinda 
do Messias, que traria a nova era, estava o Dia do Senhor. Seria um dia 
tremendo; o mundo se desintegraria, todas as coisas se convulsionariam e
 logo amanheceria a idade de ouro.
Os escribas empregavam, de fato, a 
imagem da dor do parto que precede à chegada de toda vida nova ao mundo.
 O Antigo Testamento e a literatura escrita entre ambos os Testamentos 
estão infestados de imagens que descrevem esta época intermediária. "Eis
 que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para 
converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores" (Is. 13:9). "Perturbem-se
 todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está 
próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão!" (Jl. 2:1-2). "E a honra se tornará em vergonha e a força se humilhará e se destruirá a probidade e a beleza se converterá em fealdade" (2 Bar. 27). "Mas
 o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão 
com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e 
as obras que nela há se queimarão" (2 Pd. 3:10). Essa era a imagem dos dores de parto da vinda do Messias.
Jesus conhecia as Escrituras; conhecia 
estas imagens. Elas estavam presentes em sua mente e em sua memória. E 
agora dizia a seus discípulos: "Vou deixá-los, mas voltarei. Chegará o 
dia quando começarei o meu reinado. Mas, antes disso, vocês terão que 
passar por coisas terríveis com um sofrimento semelhante à de dores de 
parto. Não obstante, se perseverarem com fé e passarem por esse tempo 
tremendo, as bênçãos serão preciosas".
Mesclado às palavras de conforto, de 
promessas, estavam avisos de perseguições severas e inevitáveis. A 
coexistência destes temas, aparentemente contraditórios, cria o paradoxo
 da alegria com misto de tristeza, da vitória com misto de sofrimento e 
lutas. E este paradoxo é resumido numa fórmula simétrica, no verso 16: "Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis".
São bastante pertinentes as palavras de 
Linda Harris quando afirma que, diante do sofrimento, de uma doença em 
estágio terminal, o homem questiona a bondade e a soberania de Deus. 
Isto porque sofrer não parece lógico ao ser humano.
Vi como os amigos de
 Jó usaram a "lógica" para explicar suas atribulações. Eles estavam 
procurando uma explicação. Acho que estavam com medo de que algo 
semelhante pudesse lhes acontecer. Se Jó sofria por nenhuma razão, então
 o que impedia que eles também sofressem? Jó tinha numerosas perguntas 
para Deus. Ele queria saber por que o Senhor não o deixara só ou não 
permitira que morresse. Todas as suas perguntas se resumiam a uma: o que
 ele havia feito para merecer aquilo? Quando sofremos, também temos 
perguntas: por que eu? O que eu fiz para causar isto? O que eu poderia 
ter feito diferente? Assim como Jó, podemos nunca receber respostas a 
nossos questionamentos acerca do porquê sofremos, mas podemos confiar no
 Pai, que tem todas as respostas em suas mãos. Jesus disse: "Neste mundo
 tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33).
 Sofrimento não é opcional; todos o enfrentamos. A questão não é "Por 
quê?", mas "Como?" Como enfrentaremos as provas que aparecem em nosso 
caminho? Deixaremos que nos derrotem ou confiaremos que Deus trará o bem
 através delas? Podemos descansar em sua promessa: "Ora, o Deus de toda a
 graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes 
sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, 
fortificar e fundamentar" (1 Pedro 5:10).1
Jesus, nesta passagem, nos ensina como é que o cristão deve encarar o sofrimento em sua vida.
1. Em primeiro lugar, Jesus nos ensina que o sofrimento se converterá em gozo. Observe o que Ele nos diz no verso 20: "Em
 verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o 
mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se 
converterá em alegria".
Pode chegar um momento em que ser 
cristão não parece produzir mais que dor enquanto pareceria que 
pertencer ao mundo só produz alegria. Mas chega um dia quando se 
invertem os papéis. A alegria despreocupada do mundo se converte em 
sofrimento e o aparente sofrimento do cristão se converte em alegria. O 
cristão sempre deve lembrar, quando sua fé lhe custa caro, que esse não é
 o fim de tudo, que depois da dor vem a alegria.
Bem disse o salmista: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Sl. 30:5).
2. Em segundo lugar, Jesus nos ensina que há duas coisas muito valiosas sobre esta alegria cristã:
a) Ninguém poderá jamais tirá-la de nós. No final do verso 22, Ele diz: "... e a vossa alegria ninguém poderá tirar".
 Será independente das contingências e as mudanças do mundo. Nenhuma 
atividade ou ataque do homem poderá tocá-la. É um fato muito certo que 
em todas as épocas, as pessoas que sofriam de maneira tremenda falaram 
de momentos doces passados com Cristo. A alegria que o mundo proporciona
 está à sua mercê. A alegria que brinda Jesus é independente de algo que
 possa fazer o mundo. Não depende do que este dá ou saca, pois só 
depende da presença de Cristo e seu único fundamento é Deus.
b) Será completa. No verso 24, Jesus diz aos seus discípulos: "Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa".
 O que caracteriza a vida é que em suas maiores alegrias sempre há um 
elemento de finitude. Sempre falta algo. Pode ser que de algum modo 
existe um sentimento de pesar ou a noção de que uma nuvem íntima pode 
arruiná-lo, ou que sempre tenhamos presente que não pode durar muito 
tempo. Na alegria cristã, a alegria da presença de Cristo e da vida 
vivida com Ele, não há nenhuma mistura, nenhum vestígio de imperfeição. É
 perfeita e completa.
3. Em terceiro lugar, Jesus nos ensina que na alegria cristã a pessoa se esquece da dor que a precedeu. Num paradoxo singular, Jesus ilustra a alegria que vem após um período de sofrimento, ao fazer a seguinte comparação:
A mulher, quando
 está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, 
depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que
 tem de ter nascido ao mundo um homem. Assim também agora vós tendes 
tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará... (Jo. 16:21,22)
A mãe se esquece da dor diante da 
maravilha de seu filho. O mártir esquece sua agonia na glória do céu. Se
 a fidelidade custar muito, o homem que a experimenta esquecerá seu 
preço na alegria de estar com Cristo para sempre e na alegria muito 
simples de ter-se demonstrado fiel.
4. Em quarto lugar, Jesus nos 
ensina que o conhecimento a respeito das coisas espirituais, após o 
período de sofrimento, será total. Disse Jesus, no verso 23: "Naquele dia, nada me perguntareis".
 Nesta vida sempre subsistem as perguntas sem resposta e os problemas 
sem solução. Fazemos diversas perguntas em meio ao sofrimento: Como pode
 esta provação ser parte do plano de Deus? Nossa visão finita não pode 
visualizar o porvir, e esquecemos que Deus tem nos feito passar por 
outros momentos difíceis.
Em última instância, nesta vida sempre 
devemos partir pela fé e não pelo que vemos. Devemos aceitar 
constantemente coisas que não compreendemos. Só percebemos fragmentos da
 verdade e vemos esboços de Deus. Entretanto, na era por vir com Cristo 
conheceremos tudo. Quando estivermos totalmente com Cristo terminará o 
tempo das perguntas e chegará o momento das respostas.
5. Em quinto lugar, Jesus nos ensina que, após o período de sofrimento e espera, haverá uma nova relação com Deus.
 Quando conhecemos real e verdadeiramente a Deus podemos ir a Ele e lhe 
pedir ou lhe perguntar algo. Sabemos que a porta está aberta, sabemos 
que é o Pai e que seu coração é todo amor. Somos como meninos que jamais
 duvidam de que seu pai se alegra ao vê-los e que podem falar com ele 
quanto queiram.
Jesus diz que nessa relação pediremos 
algo. Mas pensemo-lo em termos humanos, que são as únicas coisas que 
conhecemos. Quando um menino ama e confia em seu pai sabe muito bem que 
em alguma oportunidade seu pai não lhe satisfará algum pedido, porque 
seu amor e seu conhecimento são superiores aos do menino. Podemos chegar
 a estabelecer uma relação tão íntima com Deus que podemos levar a Ele 
todas nossas coisas, mas sempre devemos terminar nossa prece com estas 
palavras: "Faça-se a tua vontade".
6. Em sexto lugar, eu aprendo que essa nova relação é possível por intermédio de Jesus. Existe em seu nome. Jesus disse assim, no verso 24: "Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa".
 Devido a quem é Jesus e ao que Ele fez, nossa alegria é indestrutível e
 perfeita, nosso conhecimento é completo, um novo caminho se abre para o
 coração de Deus. Tudo o que temos veio a nós por meio de Jesus Cristo. 
Em seu nome pedimos e recebemos, aproximamo-nos e somos recebidos.
Conclusão: Se você está
 passando por uma provação, volte-se a Deus em oração. Entenda que o 
sofrimento e a espera não durará para sempre. Deixe o Pai celestial 
saber como você está se sentindo, ainda que não seja algo bonito de se 
dizer. Peça ao Senhor para lhe dar a paz que ultrapassa todo 
entendimento. Lembre-se dos momentos em que Deus trabalhou seus 
problemas no passado e os transformou em algo bom. Diga-lhe que você 
confia nele para trazer a alegria vinda da tristeza que você agora 
experimenta. Esta é a única atitude que pode mudar sua vida...
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
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