O TESOURO ESCONDIDO E A PÉROLA DE GRANDE VALOR
MATEUS 13.44-46
Martin Luther King Jr. certa vez disse: “Se você ainda não achou uma causa pela qual valha a pena morrer, você ainda não achou razão de viver.” De fato, a vida verdadeira é aquela que tem um propósito, uma missão, algo que realmente dê sentido a tudo mais que fazemos.
Mas, o que é viver? Seria simplesmente lutar pela sobrevivência durante os curtos anos da nossa existência? Ou seria poder satisfazer ao máximo nossos desejos com plena liberdade? Talvez viver seja ganhar o máximo de dinheiro possível, acumular bens, viajar pelo mundo, deixar algum patrimônio para meus familiares… Tudo isso é muito legal, mas… e daí? E depois de ter conquistado tudo isso, o que realmente importa?
Nessas duas pequenas parábolas, Jesus ensinou algo de grande importância: que o Reino de Deus vale muito mais do que qualquer outra coisa. Ele ensinou que existe algo pelo qual vale a pena abrir mão; algo que dará sentido e propósito verdadeiros e eternos à nossa vida: isto é, o Reino dos Céus!
Na primeira parábola, Jesus comparou o Reino de Deus com um tesouro que havia sido escondido em uma propriedade e que foi encontrado por alguém. Encontrar algo assim é extremamente raro, pois não é todo dia que alguém tem a oportunidade de se tornar um bilionário e mudar todos os seus padrões de vida. A segunda parábola fala de um comerciante de pérolas preciosas que encontrou a pérola mais “top”, que talvez nem ele mesmo imaginasse que pudesse existir beleza e preciosidade tão raras assim. O grande ensinamento dessas duas parábolas é que ambos os homens abriram mão de tudo para reivindicar seu novo tesouro, e fizeram isso com muita alegria.
O que Jesus está dizendo aqui é que o Reino de Deus é o tesouro verdadeiro e é a pérola de valor inestimável que devemos desejar mais do que tudo, pois ele é muito mais valioso do que qualquer coisa neste mundo. Sabe por quê? Porque o Reino é de Deus. Simples assim: existe um Reino e existe um Rei que se importa com cada um de nós, e não há nada que se compare a um relacionamento amoroso com o Criador do universo, nosso Rei! O ponto alto dessas duas parábolas é o grande valor de fazer parte do reino de Deus.
A vida fora do Reino de Deus é muito menos do que Deus pretendia que fosse. Não é vida plena porque é vida separada de Deus. Muitas pessoas vivem assim: sem propósito, sem sentido, sem missão… Muitos estão sobrevivendo. Alguns já nem vivem mais, estão apenas aguardando o dia do seu sepultamento… “. Sim! Nós temos algo muito maior, infinitamente maior pelo qual podemos sonhar, lutar, investir e dedicar toda a nossa vida.
Jesus não está dizendo que você deve sair e vender tudo o que possui. Ele está dizendo que você deveria estar disposto. Ele está dizendo que nada se compara em valor à nova vida que o Rei quer dar a você. Você não deve amar nada nem ninguém mais do que você ama o Rei, o próprio Deus. Se você pertence ao Reino, você tem o maior tesouro! Este tesouro é dado livremente por Deus, o Rei, a todos que confiam nele.
Esta é a lógica do Reino de Deus: quem estiver disposto a abrir mão de tudo que tem, de tudo o que possui, todos os seus bens e talentos, toda sua inteligência, e até mesmo quem estiver disposto abrir mão da sua própria vida por causa do Reino de Deus, este, sim, vai alcançar a verdadeira vida. Foi que o Rei Jesus disse: “Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará” (Mt 10.39). Temos o maior tesouro!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.