Pages

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

TEMPO DEUS.

 

TEMPO DEUS.


Quando falamos sobre o tempo de Deus, geralmente temos em mente o momento em que Deus age na História, seja num nível geral, seja num nível pessoal. A Bíblia nos mostra muito claramente que o tempo de Deus é sempre perfeito. Ele nunca se adianta e nunca se atrasa, e isso é possível porque Ele é quem governa o tempo de acordo com a sua soberana vontade; Ele estabelece cada momento em consonância com os seus propósitos divinos.

Mas especialmente no nível pessoal, geralmente temos dificuldade em compreender e esperar o tempo de Deus em nossas vidas. Frequentemente somos imediatistas com aquilo que nos interessa, e morosos com aquilo que não temos interesse. No fim, sempre tentamos controlar o tempo conforme nos apraz; mas a agenda de Deus jamais poderá ser submetida aos nossos caprichos. Então cabe a nós aprender a esperar o tempo de Deus.

Deus e o tempo
A relação entre Deus e o tempo é uma das questões mais complexas da teologia. Alguns teólogos entendem que Deus criou o tempo, e nesse sentido o tempo faz parte do reino da criação. Já outros teólogos enxergam o tempo como um relacionamento existente em Deus antes da criação, visto que Ele é eterno e o próprio conceito de eternidade inclui o tempo.

Seja como for, tudo o que realmente sabemos é que Deus transcende ao tempo e age no tempo. Isso quer dizer que o seu propósito eterno é executado no tempo, e nada pode frustrá-lo (Jó 42:2). Inclusive, a Bíblia diz que na eternidade, antes mesmo da criação do mundo, Deus planejou a redenção do seu povo (Efésios 1). A própria encarnação de Cristo ocorreu quando chegou a plenitude do tempo (Gálatas 4:4).

Conforme as Escrituras revelam, Deus fez todos os povos de um só homem, e concedeu que eles povoassem a terra, “tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos que deveriam habitar” (Atos 12:26). Já no que diz respeito à vida de cada pessoa, o salmista escreve que os tempos dos homens estão nas mãos do Senhor (Salmo 31:15).

O tempo de Deus não é o mesmo que o nosso
Mas definitivamente o tempo de Deus não é o mesmo que o dos homens. A Bíblia diz que “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos é como um dia” (2 Pedro 3:8; cf. Salmo 90:4).

A vida de Abraão é um dos maiores exemplos sobre como o tempo de Deus muitas vezes parece não fazer qualquer sentido para nós. Ele foi chamado pelo Senhor quando já tinha setenta e cinco anos – uma idade que para qualquer um de nós pareceria ser tarde demais (Gênesis 12).

Mas apesar da idade avançada de Abraão, Deus não agiu com pressa em sua vida. Depois de onze anos de espera, Sara tentou adiantar o relógio de Deus através de seus próprios métodos (Gênesis 16).

Os esforços de Sara, no entanto, resultaram no nascimento de Ismael, não no Isaque. O nascimento de Isaque, o herdeiro da promessa, ocorreu somente no tempo oportuno determinado por Deus. Esse tempo se cumpriu depois de vinte e cinco anos que Deus tinha chamado Abraão. O tempo de Deus chegou na vida do envelhecido casal quando Abraão já tinha cem anos de idade, e Sara noventa anos. Sim, o tempo de Deus frequentemente é diferente do nosso.

Receber Estudos da Bíblia
Como esperar o tempo de Deus em nossas vidas?
Certamente uma das coisas mais difíceis para o ser humano é saber esperar. Nós estamos sempre querendo aquilo que desejamos de forma imediata, aqui e agora, ou melhor, para ontem. A loucura de nossa impaciência atinge seu ápice quando queremos fazer com que Deus trabalhe em nosso tempo.

Mas precisamos aprender a esperar pelo tempo de Deus. Na verdade esse é um exercício que aperfeiçoa a nossa fé (cf. Tiago 1:3,4). Alguns princípios podem nos orientar sobre como esperar o tempo de Deus em nossas vidas.

Deus controla todas as coisas, inclusive o tempo
Em primeiro lugar, devemos saber que tudo está debaixo do controle de Deus. Temos dificuldade de esperar pelo amanhã quando estamos vivendo o hoje, mas precisamos encontrar conforto em saber que todos os dias determinados para nós foram escritos no livro do Senhor antes de qualquer um deles existir (Salmo 139:16). Apesar de não podermos enxergar, no tempo de Deus nosso futuro não é um combinado de caos e incertezas.

A ansiedade não deve ser um problema
Em segundo lugar, a ansiedade é algo que sempre tenta ocupar a nossa mente e coração quando estamos esperando o tempo de Deus. Mas apesar de a ansiedade ser um sentimento humano tão comum, ela não faz qualquer sentido quando confiamos n’Aquele cuja autoridade sobrepuja todas as coisas.

Então devemos combater a ansiedade com a confiança no Senhor. Devemos humildemente submeter-nos ao poder soberano do Senhor, sabendo que a seu tempo Ele agirá. Nesse processo, conforme escreve o apóstolo Pedro, cabe a nós lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:6,7).

A paciência é importante na espera pelo tempo de Deus
Em terceiro lugar, diretamente relacionada à confiança está a paciência. A paciência é uma virtude espiritual fundamental para que possamos esperar pelo tempo de Deus (cf. Gálatas 5:22). A Bíblia traz muitas promessas que nos aconselham a aguardar pacientemente o tempo do Senhor. Por exemplo: o salmista escreve: “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro” (Salmo 40:1).

Esperar pelo tempo de Deus exige coragem
Em quarto lugar, esperar pelo tempo de Deus em nossas vidas também exige coragem. Muitas vezes quando questionamos o tempo de Deus estamos vivendo momentos de aflição e tristeza. Em momentos assim não raramente nos perguntamos onde estará o Senhor que parece não se compadecer da nossa dor.

Mas devemos saber que Deus pode usar o sofrimento para amadurecer a nossa fé e moldar o nosso caráter (cf. Romanos 5:1-5). Então no enfrentamento das dificuldades enquanto esperamos o tempo de Deus, a coragem é uma qualidade indispensável. Por isso o conselho do salmista é: “Espere no Senhor. Seja forte e corajoso! Confie no Senhor” (Salmo 27:14).

Deus age no momento certo
Em quinto lugar, devemos esperar o tempo de Deus tendo a certeza de que Ele nos ouve e age no momento certo. O agir de Deus nunca é precipitado, e nunca é atrasado. Na Carta aos Hebreus lemos uma importante exortação de encorajamento: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, para sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16).

Nós podemos nos achegar ao trono da graça através da oração, e podemos fazer isso com confiança por meio de Jesus Cristo. Ao fazermos isso, recebemos misericórdia e encontramos graça para que nos ajuda no momento oportuno. Note que o tempo não é cedo demais, nem tarde de mais, mas é o tempo oportuno.

O tempo de Deus é favorável aos redimidos
Em sexto lugar, quando esperamos o tempo de Deus devemos saber que, independentemente das circunstâncias, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28). Devemos olhar para os acontecimentos e situações e enxergar a providência divina trabalhando favoravelmente em prol da glória de Deus e da bem-aventurança do seu povo.

A seu tempo, Deus está conduzindo a História ao seu desfecho final. Ele está fazendo isso de modo a trazer a maior glória possível ao Seu nome. Mas de forma maravilhosa, pelo beneplácito de sua vontade, para o louvor de sua graça, isso inclui também a redenção e glorificação do seu povo. Então sim, o tempo de Deus é perfeito, e saber isto deve ser o bastante para nós.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.