“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, NÃO PROCURA OS SEUS INTERESSES, não se exaspera, não se ressente do mal”. (I Coríntios 13.4-5)
“O SOLITÁRIO busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria”. (Provérbios 18.1)
Uma das estratégias de satanás para fazer alguém frustrado dentro da sua vida cristã e igreja, é levá-la ao isolamento ou solidão. Ninguém pode fazer você se isolar a não ser você mesmo. Isso acontece em uma decisão tomada debaixo de uma influência ou opressão maligna.
Um cristão se torna uma presa fácil para satanás, seus demônios e todo tipo de coisas ruins quando vive. Por que? Porque o ensino da Palavra, a unção coletiva, os dons ministeriais e os dons do Espírito foram colocados dentro da igreja para exatamente nos trazer segurança. Todas essas “armas” espirituais nos protegem dentro desse corpo de Cristo chamado Igreja.
Sempre quando vejo cristãos se isolando, passando dos limites de segurança que a Palavra nos adverte, percebo que, a maioria, se torna presas de sentimentos ruins.
Eu quero que você entenda que você não está dentro de uma “jaula”! Você é livre em Cristo Jesus! Mas a imagem que eu quero colocar na sua mente é exatamente o contrário, pois, muitas pessoas, saem da liberdade do espirito para entrar em uma jaula de obras carnais e sentimentos carnais.
Entenda o que eu estou falando, alguém sair dos limites de segurança seria como estar além da linha amarela de segurança do metrô. Ou chegar perto demais de uma jaula com um leão faminto e feroz. Por isso, não se isole dos irmãos ou da igreja, porque é tudo que satanás precisa para te levar a enganos.
Você nunca crescerá sozinho, nunca se alimentará de forma correta sozinho, nunca se libertará das mazelas da alma e falhas de caráter sem pessoas para lhe ajudar. Você pode estar dizendo: “Eu não preciso de ninguém nem de igreja, eu tenho Jesus no meu coração!” Se você está pensando assim, já está sendo vítima dos enganos do diabo. Ele está conseguindo te convencer a ir ao lugar de isolamento, para você procurar e viver os seus próprios interesses.
O que fazer? Se esforce para fazer amizades, se esforce para investir em relacionamentos. Se programe para estar nos cultos, principalmente se já está percebendo que está fora dos limites de segurança, com a alma e coração machucados.
Não saia correndo tão apressado depois do culto! Invista em você mesmo dando sua atenção a outros que precisam de relacionamentos efetivos de irmãos em Cristo. Saia da linha de perigo, do lugar onde a solidão e o isolamento falam: “ninguém me liga, ninguém me vê, ninguém fala comigo, ninguém me chama para comer depois do culto e etc”.
Se relacione, quebre esse jugo praticando amor e vendo os seus irmãos como pessoas que precisam do seu sorriso, do seu abraço, da sua vida.
Agora, fique atento a algo; quando você for praticar o amor para sair do isolamento, satanás vai usar as seguintes frases para tentar te convencer de que você está certo e todos estão errados.
Veja as 10 frases sugestivas mais usadas pelo diabo para tentar convencer cristãos a se isolarem da igreja e da comunhão.
Essas frases possui elementos de sofismas e altivez:
Você vai ser hipócrita, sorrindo e abraçando aqueles que não estão nem aí pra você? Isso é hipocrisia! Jesus não gosta disso!
Jesus está dentro de você, para que você precisa desse povo que não te ama de verdade?
Se realmente esses fossem seus irmãos em Cristo, andariam em amor com você, não é verdade?
Onde está o amor que eles pregam? São todos mentirosos e hipócritas! Você não deve estar mais no meio desse povo sem amor!
Você viu que o pastor dá mais atenção para uns do que para outros? Você viu que ele trata uns de um jeito e outro de outro jeito? O nome disso é acepção de pessoas! Você está sofrendo injustiça!
Sabe por que aquele irmão foi honrado e você não? Porque aquele irmão é melhor do que você. A liderança dessa igreja só quer saber de pessoas que têm talento e dinheiro, isso é amor?
Você percebeu que sempre esquecem de você? Você não sai nas fotos, nem nas filmagens, nem é convidado para as confraternizações dos irmãos da igreja. O que você ainda está fazendo aqui?
Você está nessa igreja servindo a tanto tempo e o pastor colocou aquela pessoa cheia de problemas naquele departamento e ainda a honrou. Você não vê que você está desperdiçando os dons e unção que Deus lhe deu?
Toda ideia boa que você dá, a liderança nunca acata. Você já percebeu isso? Sabe por que fazem isso? Eles têm inveja de você.
Você vai ficar investindo seu tempo e seu dinheiro nessa igreja? Não estão nem aí pra você. Vá viver a sua vida cara! Vá passear com sua família, viajar, curtir a vida. Afinal de contas, o que adianta você servir a esse povo ingrato e perder sua linda família?
Se alguma frase dessas está no seu coração, você já está depois da margem de segurança.
Arrependa-se, volte ao caminho do amor e incline os seus ouvidos e coração ao Deus Pai.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.