Pages

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

PROFETA SOLITÁRIO.

PROFETA SOLITÁRIO.

A vida de Jeremias o profeta solitário! Conheça a história do profeta e entenda o contexto do seu livro.

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, pregando contra a idolatria e a imoralidade. Ele foi aprisionado em Jerusalém (cf Jr 37,15); e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43,5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado”

Jeremias é o mais simpático dos profetas e também aquele de quem possuímos notícias mais abundantes, quase todas transmitidas por seu próprio livro. Nascido por volta do ano 646 a.C, em Anatot, nas proximidades de Jerusalém, de família sacerdotal e já predestinado ao ministério profético (Jer 1,5), no décimo terceiro ano do reinado de Josias (626 a.C.) foi chamado por Deus e por ele enviado a levar a sua mensagem aos reinos e às nações, mensagem em que predominam as ameaças e as ruínas, mas que é rica também de promessas de restauração (1,9-10). Apesar da relutância por ser jovem (fraco e tímido), Jeremias respondeu ao apelo após fazer uma grande experiência de Deus ” seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir” mesmo diante das oposições (1,17-19) e do celibato que lhe foi imposto por expressa ordem divina.

Jeremias foi um profeta que avisou sobre a destruição iminente de Judá durante os reinados dos últimos quatro reis de Judá. Ele foi rejeitado, desprezado e maltratado por transmitir a mensagem de Deus. Mas, no fim, as profecias de Jeremias se cumpriram.

O chamado de Jeremias

Jeremias era filho de um homem chamado Helcias, de uma família de sacerdotes. Um dia, Deus falou com Jeremias e disse que o tinha escolhido como profeta. Jeremias se sentia muito novo para ser profeta mas Deus garantiu que estaria sempre com ele e lhe daria as palavras certas (Jeremias 1,6-8).

Deus avisou a Jeremias que o povo era rebelde e iria rejeitar sua mensagem. Mas Deus lhe daria força para enfrentar toda a oposição e perseguição sem desistir (Jeremias 1,17-19).

A vida de Jeremias

Jeremias não teve uma vida fácil. Deus ordenou que ele não se casasse nem formasse família, porque as crianças nascidas nessa época não teriam futuro (Jeremias 16,2-4). Ele também não participava de festas nem ia a funerais, como sinal que Deus havia abandonado seu povo. A vida de Jeremias foi muito solitária.

Por causa de sua mensagem de castigo e destruição, Jeremias foi considerado um traidor, que estava tentando desmoralizar o povo. Ele foi preso várias vezes por suas pregações, foi maltratado e algumas pessoas até tentaram matá-lo! (Jeremias 20,1-2; Jeremias 26,8-9) Mas no meio desse sofrimento todo, Deus protegeu a vida de Jeremias.

Por causa de seus muitos sofrimentos, Jeremias ficou triste e deprimido. Em certa ocasião, ele até quis morrer (Jeremias 20,18). Mas Jeremias continuou confiando em Deus e Ele lhe deu força para continuar.

Lendo o livro de Jeremias podemos encontrar o que os teólogos chamam de “confissões de Jeremias” pois o mesmo enfrentou muitas oposições:

O livro contém as informações biográficas sobre Jeremias e sobre a angústia emocional e mental que ele enfrentou ao ministrar em meio a tanta oposição. As mesmas estão espalhadas pelo livro : Jr 11,18-12,6;15,10-21;17,14-18;18,18-23;20,1-18). Esses textos nos permitem compreender por dentro o drama vivido pelo profeta.

O ministério de Jeremias

Quando Jeremias começou seu ministério, o rei Josias estava fazendo reformas, tentando levar o povo a adorar a Deus novamente. Mas o coração das pessoas estava virado para a idolatria e não houve verdadeira transformação. Por isso, Deus usou Jeremias para avisar que o castigo estava chegando. Quando Josias morreu em combate, Jeremias escreveu um lamento por ele (2 Crônicas 35,25).

Jeremias continuou avisando o povo do castigo que estava chegando ao longo dos reinados dos próximos três reis. Mas esses reis não eram como Josias. Eles eram idólatras e não temiam a Deus. Em vez de ouvirem Jeremias, eles o viam como uma ameaça. O povo continuou na idolatria e no pecado, ignorando Jeremias.

Jeremias viu o cumprimento de parte de suas profecias. Ele estava em Jerusalém quando Nabucodonosor a conquistou e destruiu (Jeremias 52,12-14). Ele viu o castigo do povo e sofreu muito com isso, porque se importava com seu país. Mas, mesmo depois de ver o cumprimento das profecias, o povo continuou a ignorar os avisos de Jeremias.

Mesmo assim, Jeremias não desistiu e continuou repreendendo o povo por seus pecados. Ele os chamava ao arrependimento, para o perdão dos pecados. Jeremias também profetizou que, depois de 70 anos, Deus iria trazer restauração. Ele também profetizou sobre uma nova aliança, que um dia Deus iria estabelecer no coração das pessoas (Jeremias 31,33-34). Essa profecia foi cumprida em Jesus.

Resumo do seu livro:

Jeremias 1–6 Jeremias prega durante o reinado de Josias e profetiza que Jerusalém será destruída por uma grande nação sem misericórdia.

Jeremias 7–20 Jeremias prega em vários lugares de Jerusalém, inclusive no portão do templo, usando várias metáforas para suplicar ao povo que melhore os seus caminhos.

Jeremias 21–38 Jeremias prega durante o reinado do rei Sedecias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém. Aqueles que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão no cativeiro por 70 anos. Nos últimos dias, o Messias retornará, reinará e reunirá Seu povo.

Jeremias 39–44 Jerusalém é conquistada e muitos judeus são levados cativos para a Babilônia. Os judeus que permanecem em Judá rejeitam as advertências de Jeremias e confiam no Egito.

Jeremias 45 Jeremias promete a Baruc, seu escriba, que o Senhor vai preservar a vida de Baruc.

Jeremias 46–52 Jeremias profetiza sobre a destruição dos filisteus, moabitas, babilônicos e outras nações.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.