De acordo com Apocalipse 17:3, a meretriz na visão está montada numa besta escarlate com sete cabeças e dez chifres e "repleta de nomes de blasfêmia". A besta neste versículo é a mesma que em Apocalipse 13:1 - a descrição é exatamente a mesma - uma besta simbólica do Anticristo, o homem da iniquidade (2 Tessalonicenses 2:3-4 e Daniel 9:27). Assim, a meretriz da Babilônia, quem ou o que quer que seja, está intimamente ligada ao Anticristo do fim dos tempos.
O fato de que a meretriz da Babilônia é mencionada como um "mistério" significa que não podemos estar completamente certos quanto a sua identidade. Entretanto, a passagem nos dá algumas pistas. Apocalipse 17:9 diz: "Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada." Alguns comentaristas ligam esta passagem à Igreja Católica Romana porque nos tempos antigos a cidade de Roma era conhecida como "a cidade em sete colinas". No entanto, o versículo 10 segue a explicar que as sete colinas representam sete reis ou reinos, cinco dos quais caíram, um atual e outro que está por vir. Portanto, a "meretriz da Babilônia" não pode se referir exclusivamente a Roma. Pelo contrário, ela está conectada com sete diferentes impérios mundiais (um dos quais é ainda futuro).
Apocalipse 17:15 liga a meretriz a "povos, multidões, nações e línguas". Ela terá grande influência mundial. Também exercerá por um tempo o domínio sobre o mundo, pois é "a grande cidade que domina sobre os reis da terra" (Apocalipse 17:18). No entanto, em algum momento os reis que governam sob o Anticristo irão se voltar contra ela em ódio e destruí-la (Apocalipse 17:16).
Pode o mistério da meretriz da Babilônia ser resolvido? Sim, pelo menos em parte. A meretriz da Babilônia é um sistema mundial maligno, controlado pelo Anticristo, durante a tribulação. Os reis da terra cometem "adultério" com ela, e os habitantes da terra são "intoxicados" por seus adultérios. Muitas vezes, o adultério é usado nas Escrituras como metáfora da idolatria e da infidelidade espiritual (por exemplo, Êxodo 34:16; Ezequiel 6:9). Parece que a meretriz da Babilônia é o ponto culminante de todos os falsos sistemas religiosos ao longo da história. O fato de que ela está "embriagada com o sangue dos santos" (Apocalipse 17:6) mostra o seu ódio da religião verdadeira e piedosa, e seu fim macabro mostra o ódio de Deus à religião falsa e ímpia (versículos 16-17).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.