Pages

quinta-feira, 23 de julho de 2020

MINUTOS FINAIS DA IGREJA É TEMPO DE GUERRA!


MINUTOS FINAIS DA IGREJA É TEMPO DE GUERRA!



No inicio nós vimos como a humanidade caiu de seu primeiro estado criado. A Bíblia nos diz que Deus tinha um plano embasado em uma Promessa feita no inicio da história.

A Bíblia – De fato uma Biblioteca
Primeiro vejamos alguns fatos sobre a Bíblia. A Bíblia é uma coleção de livros, escritos por muitos autores. Levou mais de 1500 anos para que estes livros fossem escritos do início ao fim. Isto torna a Bíblia mais como uma biblioteca e a separa dos demais livros. Se a Bíblia fosse escrita apenas por um autor, ou um grupo de pessoas que se conhecessem, a unidade da Bíblia não seria uma surpresa, mas os autores da Bíblia estão separados por centenas de anos e mesmo milhares de anos. Estes escritores vêm de diferentes países, línguas e posições sociais. Mas suas mensagens e predições estão ligadas umas as outras e aos fatos históricos registrados fora da Bíblia. As mais antigas copias dos livros do Antigo Testamento (os livros antes de Jesus) que ainda existem hoje são de 200 A.C. Cópias existentes do Novo Testamento são datadas de 125 AD e mais tarde.

A Promessa do Evangelho no Jardim
Vemos logo bem no inicio da Bíblia um exemplo de como a Bíblia prediz o futuro. Ainda que seja sobre o Início, ela foi escrita com o Final em mente. Aqui vemos uma Promessa quando Deus confronta Satanás (que estava na forma de uma serpente) com um enigma logo após ele ter trazido a Queda da Humanidade.

“Porei (eu – Deus) inimizade entre você (Satanás) e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. (Gênesis 3:15)

Você pode ver que isto é profético pelos verbos ‘porei’ e ‘ferirá’ que estão no tempo verbal futuro. Existem também cinco personagens diferentes mencionados. Eles são:

Eu = Deus
Você = serpente ou Satanás
A mulher
A descendência da mulher
A descendência da serpente ou Satanás
A Promessa prediz como estes personagens se relacionarão no futuro. Isto é demonstrado abaixo:

Relacionamentos entre as personagens na Promessa
Relacionamentos entre as personagens na Promessa
O texto não diz quem ‘a mulher’ é, mas Deus fará com que tanto a mulher quanto Satanás tenham uma ‘descendência’. Haverá uma ‘inimizade’ ou ódio entre estas descendências e entre a mulher e Satanás. Satanás ‘ferirá o calcanhar’ da descendência da mulher enquanto que a descendência da mulher ‘esmagará a cabeça’ de Satanás.

Quem é a Descendência? – um ‘ele’
Fizemos algumas observações, agora faremos algumas conclusões. Pelo fato de a ‘descendência’ da mulher ser um ‘ele’ nós podemos descartar algumas possibilidades. Como o ‘ele’ da descendência não é um ‘eles’, então a descendência NÃO é um grupo de pessoas ou uma nação. O ‘ele’ da descendência é uma pessoa e não uma ‘coisa’. A descendência não é uma filosofia, ensino, sistema politico ou uma religião – uma vez que todas estas coisas citadas não são uma pessoa. Uma ‘coisa’ como uma destas teria sido uma escolha preferida para corrigir a corrupção uma vez que as pessoas sempre estão pensando em novos sistemas e religiões. Deus tem algo diferente em mente – um ‘ele’ – um ser humano singular. Este ‘ele’ esmagaria a cabeça de Satanás.

Observe o que não é dito. Deus não diz que esta descendência virá da mulher e do homem, mas apenas da mulher. Isto é especialmente incomum uma vez que a Bíblia quase sempre registra apenas os filhos através da menção das figuras paternas. Alguns consideram a Bíblia como ‘sexista’ porque ela simplesmente registra pais de filhos. Mas aqui é diferente – não existe promessa alguma de uma descendência (um ‘ele’) vindo de um homem. A Bíblia diz apenas que haverá uma descendência vindo da mulher, sem mencionar um homem.

Um Profeta muito posterior se embasa nessa Promessa e a aprofunda
Centenas de anos mais tarde, um profeta do Antigo Testamento acrescentou o seguinte:

Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel (Isaías 7:14)

Mais de 700 anos após Isaías, Jesus nasceu (o Novo Testamento diz) de uma virgem – cumprindo Isaías. Mas predições acerca de Jesus são feitas muito antes disso – bem no inicio da história humana? Isto se encaixa com a descendência como um ‘ele’, não uma ‘ela’, ‘eles’ ou ‘uma coisa’. Com esta perspectiva, se você ler o enigma, ele faz sentido.

Ferir seu Calcanhar?
Mas o que quer dizer que Satanás ferirá ‘seu calcanhar’? Certo ano eu trabalhei nas selvas dos Camarões. Nós tínhamos que calçar botas de plástico no calor úmido porque as cobras ficam deitadas nas gramas altas e picam os pés – seu calcanhar – e matam. Após a experiência naquelas selvas esta passagem começou a fazer sentido para mim. ‘Ele’ destruiria Satanás, a serpente, mas ‘ele’ seria morto no processo. Isto prefigura a vitória ganha através do sacrifício de Jesus.

‘A Mulher’ – um Significado Duplo
Então, se esta Promessa no Início diz respeito a Jesus, então a mulher seria a virgem, Maria, que deu a luz a ‘ele’. Mas existe um segundo significado. Observe como outro profeta do Antigo Testamento se refere a Israel.

Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor. (Oseias 2:19-20)

Israel, na Bíblia, é referido como a esposa do Senhor – uma mulher. Então, o último livro da Bíblia descreve um conflito que esta mulher terá de enfrentar com seu inimigo:

E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida (…) uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.

E viu-se (…) um grande dragão vermelho (…) diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro (…)

O grande dragão – a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra (…)

Quando o dragão viu que havia sido lançado à terra, começou a perseguir a mulher que dera à luz o menino (…) O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência (…) (Apocalipse 12:1-17, 90 AD)

Uma vez que Jesus era judeu, ele é, ao mesmo tempo, a descendência de Maria, a mulher, e Israel, a mulher. A Promessa se cumpriu de duas maneiras. A antiga serpente tem inimizade contra Israel, ‘a mulher’, e declarou guerra contra ela. Isto explica os problemas singulares que os judeus experimentaram através de sua longa história, problemas este que foram previstos nem no inicio.

A descendência da Serpente?
Mas quem é a descendência de Satanás? No último livro da Bíblia, muitas páginas e milhares de anos após a Promessa em Gênesis, prediz a vinda de uma pessoa. Observe a descrição:

A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do Abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá. Aqui se requer mente sábia. (Apocalipse 17:8-9)

Este livro descreve uma batalha entre a descendência da mulher e a descendência de Satanás. Mas isto é primeiramente revelado na Promessa em Gênesis, bem no inicio da Bíblia, com os detalhes preenchidos posteriormente. A contagem regressiva final entre Satanás e Deus começou há muito tempo no Jardim. Isto até pode te fazer pensar que a história é realmente sobre ‘ele’.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.