O CRISTÃO E A MENTE DE CRISTO
Vivendo com a mente de Cristo! É assim que todo cristão genuíno deve viver cada dia de sua vida. Ter a mente de Cristo significa conhecer a Cristo e sua Palavra mediante a ação do Espírito Santo.
O apóstolo Paulo escreve: “Pois quem conheceu a mente do Senhor; para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16).
Esse versículo faz parte de um texto em que o apóstolo dos gentios fala aos crentes de Corinto que a mensagem do Evangelho não repousa na sabedoria humana. Parece que alguns coríntios estavam criticando Paulo por ele não utilizar certas técnicas de retórica. Eles estavam influenciados pela filosofia grega, e cobravam um tipo de evangelho mais atrativo ao gosto do homem. Eles não queriam apenas a pura mensagem do Evangelho, mas que essa mensagem viesse mistura à sabedoria humana.
Mas Paulo sabia que nenhuma técnica de retórica, nenhum discurso eloquente, é capaz de convencer o homem de seu pecado. Por isso ele diz que sua palavra e pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria de sabedoria, mas em demonstração de Espírito e de poder. A fé genuína do crente não se apoia na sabedoria humana, mas no poder de Deus (1 Coríntios 2:5).
Então o apóstolo fala que a verdadeira sabedoria tem sua origem em Deus, e é comunicada aos santos pelo Espírito Santo (1 Coríntios 2:6-16). O Evangelho está focado na obra redentora de Cristo. O Evangelho é parte do eterno plano de Deus, e o conhecemos através das Escrituras reveladas pelo Espírito. Não há espaço algum para a filosofia humana. O Cristo crucificado é a verdadeira sabedoria, a sabedoria de Deus.
- Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)
O homem natural não tem a mente de Cristo
O homem natural não é capaz de compreender a verdade do Evangelho. Ele não aceita as coisas do Espírito, porque lhe são loucura. Ele não possui a mente de Cristo, mas a mente do mundo. Ele não pode entender aquilo que deve ser discernido espiritualmente (1 Coríntios 2:14).
A expressão “homem natural” nesse contexto significa “não-espiritual”. O apóstolo fala do homem natural e do homem espiritual. Seu objetivo é estabelecer um contraste entre o indivíduo destituído do Espírito Santo e o indivíduo que tem o Espírito Santo. O homem natural pertence a este mundo, e sua mente é conformada aos padrões terrenos (1 Coríntios 1:20).
O homem espiritual tem a mente de Cristo
Já o homem espiritual é um cidadão do céu (Filipenses 3:20). Ele é peregrino neste mundo (João 17:16). Ele é espiritual não porque possui algo de especial em si mesmo, mas porque recebeu o Espírito Santo.
Enquanto o homem natural segue os seus instintos naturais (Judas 19), o homem espiritual segue o Senhor. Enquanto um tem a mente do mundo, o outro tem a mente de Cristo. Enquanto um não aceita e até odeia as coisas do Espírito, o outro gratamente as recebe, as entende e as deseja. Eles são completamente opostos, e não há forma de conciliá-los. Para que o homem natural se torne espiritual, primeiro lhe é preciso nascer de novo (João 3).
Quando Paulo usa a expressão “as coisas do Espírito”, ele se refere às verdades espirituais. Essas verdades falam sobre o pecado, sobre a culpa, sobre a necessidade do arrependimento, da fé em Cristo, do perdão, da redenção, da salvação e da vida eterna. Entenda o que é a salvação pela graça.
Isso nos mostra o quão desesperadora é a situação daqueles que não possuem a mente de Cristo. Eles não possuem a presença do Espírito Santo para iluminar seu entendimento a fim de que possam entender tais verdades.
O que é ter a mente de Cristo?
Paulo conclui esse ensinamento fazendo um tipo de citação indireta de Isaías 40:13. A indagação é: “Quem conheceu a mente do Senhor; que o possa instruir?”. Imediatamente em seguida vem a maravilhosa declaração: “Mas nós temos a mente de Cristo”.
Isso significa que aquele que é habitado pelo Espírito Santo possui sua mente em harmonia com a mente de Deus. Ele ama a sua Lei, deseja cumprir os seus mandamentos, fazer a sua vontade, anunciar as suas obras e refletir a sua glória.
Ter a mente de Cristo é estar unido completamente à Cristo e ter comunhão com Deus. É servi-lo em total gratidão e amor. É compreender a mensagem da cruz através da obra do Espírito Santo. Por isso, em cada um de seus dias, o redimido sempre estará vivendo com a mente de Cristo.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.