SÍNDROME DE PÂNICO
O QUE É SÍNDROME DO PÂNICO?
A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem ataques repetidos de medo intenso de que algo ruim aconteça de forma inesperada.
CAUSAS
A causa é desconhecida A genética pode ser um fator determinante. Pesquisas indicam que, se um gêmeo idêntico tem síndrome do pânico, o outro gêmeo também desenvolverá o problema em 40% das vezes. No entanto, a síndrome do pânico em geral ocorre sem que haja nenhum histórico familiar.
A síndrome do pânico é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. Os sintomas normalmente começam antes dos 25 anos, mas podem ocorrer depois dos 30. Embora a síndrome do pânico ocorra em crianças, ela normalmente não é diagnosticada até que as crianças sejam mais velhas.
EXAMES
Muitas pessoas com síndrome do pânico buscam tratamento primeiro no pronto-socorro, pois os ataques de pânico parecem ataques cardíacos.
O médico realizará um exame físico, incluindo uma avaliação psiquiátrica.
Serão realizados exames de sangue. Outras doenças devem ser descartadas antes de diagnosticar a síndrome do pânico. Devem ser considerados distúrbios relacionados a abuso de drogas, pois os sintomas podem ser iguais aos de ataques de pânico.
SINTOMAS DE SÍNDROME DO PÂNICO
O ataque de pânico começa de repente e, na maioria das vezes, atinge seu ápice dentro de 10 a 20 minutos. Alguns sintomas podem continuar por uma hora ou mais. Um ataque de pânico pode ser confundido com um ataque cardíaco.
Pânico pode ser confundido com ataque cardíaco
Os ataques de pânico podem incluir ansiedade por estar em uma situação da qual seria difícil escapar (como estar no meio de uma multidão ou viajando em um carro ou ônibus).
Uma pessoa com síndrome do pânico muitas vezes vive com medo de ter outro ataque e também pode ter medo de estar sozinho ou longe da ajuda médica.
As pessoas com síndrome do pânico têm pelo menos quatro dos seguintes sintomas durante um ataque:
- Dor no peito ou desconforto
- Tontura ou desmaio
- Medo de morrer
- Medo de perder o controle ou de uma tragédia iminente
- Sensação de engasgar
- Sentimentos de indiferença
- Sensação de estar fora da realidade
- Náuseas ou mal-estar estomacal
- Dormência ou formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto
- Palpitações, ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia
- Sensação de falta de ar ou sufocamento( em alguns casos sensação de falta de ar constante)
- Suor, calafrios ou ondas de calor
- Tremores
Os ataques de pânico podem alterar o comportamento em casa, na escola ou no trabalho. As pessoas com a síndrome do pânico muitas vezes se preocupam com os efeitos de seus ataques de pânico.
As pessoas com essa síndrome podem ter sintomas de:
Os ataques de pânico não podem ser previstos. Pelo menos nos estágios iniciais do transtorno, não há nada específico que desencadeie o ataque. Lembrar de um ataque anterior pode desencadear ataques de pânico.
TRATAMENTO SÍNDROME DO PÂNICO
O objetivo do tratamento é ajudar você a agir normalmente na vida cotidiana. Uma combinação entre medicamentos e terapia cognitivo-comportamental (TCC) funciona melhor.
Saiba mais
Os medicamentos antidepressivos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) são normalmente receitados para a síndrome do pânico. Eles incluem:
- Fluoxetina (Prozac)
- Sertralina (Zoloft)
- Paroxetina (Paxil)
- Outros ISRSs
Outros medicamentos que podem ser usados incluem:
- Outros tipos de antidepressivos, como inibidores de recaptação da serotonina e norepinefrina (IRSNs)
- Medicamentos anticonvulsivos, em casos graves
- Benzodiazepinas, inclusive diazepam (Valium), alpralozam (Xanax), clonazepam (Klonopin) e lorazepam (Ativan), podem ser usados por um curto período.
- Os inibidores da monoamina oxidase (IMAO) só são usados quando as outras drogas não funcionam, porém eles podem ter efeitos colaterais graves.
Os sintomas devem desaparecer lentamente em algumas semanas. Se não melhorarem, converse com seu médico. Não suspenda a medicação sem antes consultar seu médico.
A terapia cognitivo-comportamental ajuda a entender seus comportamentos e o que fazer para mudá-los. Você deverá fazer de 10 a 20 visitas ao terapeuta durante várias semanas. Durante a terapia, você aprenderá a:
- Entender e controlar as visões distorcidas dos estressores da vida, como o comportamento de outras pessoas ou eventos importantes.
- Reconhecer e substituir os pensamentos que causam pânico, diminuindo o sentimento de impotência.
- Gerenciar o estresse e relaxar quando os sintomas ocorrerem.
- Imaginar as situações que causam a ansiedade, começando pela menos assustadora. Envolver-se lentamente com as situações da vida real pode ajudá-lo a superar os medos.
As seguintes ações também podem ajudar a reduzir o número e a gravidade dos ataques de pânico:
- Fazer exercícios regulares
- Dormir o suficiente
- Fazer refeições regulares
- Reduzir ou evitar a cafeína, alguns remédios para gripe e estimulantes
Nunca mais direi que “tenho medo“, “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação“. Passagem bíblica de: 2o Timóteo 1:7
Nunca mais direi que “tenho dúvidas” ou “falta de fé“, porque eu tenho “a medida da fé que Deus repartiu a cada um“. Passagem bíblica de: Romanos 12:3
Nunca mais direi que “sou fraco“, porque junto “o Senhor é a fortaleza da minha vida” e “o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo“. Passagens bíblicas: Salmo 27:1 e Daniel 11:32
Nunca mais direi que “O mal tem supremacia em minha vida“, porque “maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo“. Passagem bíblica de: 1º João 4:4
Nunca mais direi que “estou derrotado“, porque Deus “em Cristo sempre me conduz em triunfo“. Passagem bíblica de: 2ª Coríntios 2:14
Nunca mais direi que “não tenho sabedoria“, pois “Cristo Jesus… se tornou da parte de Deus (minha) sabedoria“. Passagem bíblica de: 1ª Coríntios 1:30
Nunca mais direi que “estou doente“, pois “pelas suas pisaduras fui sarado“. e “Jesus mesmo tomou minhas enfermidades e carregou com as minhas doenças“. Passagens bíblicas: Isaías 53:5 e Mateus 8:17
Nunca mais direi que “estou preocupado e frustado“, pois estou “lançando sobre ele toda a minha ansiedade, porque ele tem cuidado de mim“. Passagem bíblica de: 1ª Pedro 5:7 Em Cristo estou livre de cuidados!
Nunca mais direi que “estou preso“, pois “onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade“. Passagem bíblica de: 2ª Coríntios 3:17 Meu corpo é templo do Espírito Santo !
Nunca mais direi que “estou condenado“, pois “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus“. Passagem bíblica de: Romanos 8:1
Estou em Cristo; portanto, estou livre de condenação.
QUATRO PALAVRAS QUE SÃO PRESENTES DE DEUS Isaías 41.8-14
“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão”.
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.
“Você não precisa ter medo porque Eu sou o seu Deus. Eu lhe darei forças; Eu vou ajudar e manter você em pé, firme, com a minha vitoriosa Mão Direita”.
Introdução
A vida muitas vezes é como um filme de aventura em que o personagem principal passa por muitos apuros: luta, se machuca, cai de uma montanha, entra num cheio de cobras e jacarés, mas o pior nunca acontece com ele, afinal de contas, ele é o personagem principal e, já tem garantido um final feliz!
Assim acontece com os que são filhos de Deus. Lutam, correm de um lado pro outro, passam por situações desesperadoras, mas, sempre tem um livramento de Deus para suas vidas...
Deus já determinou um final feliz e vitorioso para você!
Contudo, se a caminhada é difícil, Deus te dá de presente quatro poderosas palavras aqui... o que Deus diz?
...a primeira palavra que Deus dá de presente é essa... ele diz:
1- NÃO TEMAS
O medo muitas vezes se torna um terrível obstáculo na vida do cristão... o medo paralisa; alguém disse que o medo é derrota antecipada.
Mas Deus está dizendo: “Você não precisa ter medo! Confie em mim! Não temas! Eu estou contigo”.
Que presente!
...a segunda palavra que vem como presente de Deus é:
2- EU TE FORTALEÇO!
Muitas vezes na caminhada, somos tentados a desanimar e ficamos enfraquecidos com os desgastes, as frustrações...
Quem sabe, muitos de nós, em algum momento já chegou a dizer “Chega! Não agüento mais!”
Porém, Deus dá uma Palavra de presente aqui... Ele diz: “Filho, Eu sou a sua força! Eu sou aquele que te fortalece! Não desista dos seus sonhos! Eu te darei força”.
A Bíblia fala de José, que foi vendido pelos próprios irmãos e foi levado como escravo para o Egito. Lá ele foi tentado...
Quem você acha que deu forças pra José vencer a tentação? Foi Deus.
Daniel foi jogado na cova dos leões. Mas quem ajudou ele? Foi Deus!
O mesmo Deus Poderoso que diz: “Eu te fortaleço!”
...a terceira palavra que vem como um presente de Deus é esta:
3- EU TE AJUDO!
Quando temos muita coisa pra fazer, como uma “ajudinha” é bem-vinda?
Pois considere: se uma ajuda humana já adianta muita coisa em nossa vida, imagina a ajuda de Deus, que pode todas as coisas!
Deixe Deus te ajudar! Não viva sozinho! Faça tudo com a ajuda de Deus!
...finalmente, uma quarta palavra que vem como um presente de Deus é a seguinte:
4- EU TE SUSTENTO COM MINHA DESTRA FIEL!
Precisamos entender que o nosso verdadeiro sustento não está no salário que recebemos no final do mês, não está na ajuda do governo (tem quem recebe Bolsa Família)...
O nosso verdadeiro sustento vêm de cima, vem de Deus de toda provisão.
Por conta disso, confie em Deus. Ele diz: Eu vou ajudar e manter você em pé, firme!
Conclusão
Está vendo quantos presentes?
Deus está te dizendo hoje, e pra vida toda: Não temas, eu te fortaleço, eu te ajudo, eu te sustento.
Vale a pena receber com confiança essa Palavra de Deus, como presente hoje.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.