O Apóstolo Paulo, era solteiro, viúvo ou casado?
Estudo feito baseado nas palavras do Senhor, que disse:
“Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto”. Mc. 4:22.
Existem fatos, que as Escrituras não comentam e nem por isso deixam de serem bíblicos; tais como:
-Não está registrado na Bíblia, a morte de José o pai adotivo de Jesus; e nem por isso, ele deixou de morrer.
-Não está registrado na Bíblia, o lugar onde Moisés foi enterrado; e nem por isso, ele deixou de ser enterrado
-Não está registrado, o dia e a hora da vinda de Jesus, e nem por isso, o Senhor deixará de vir.
-Não está registrado na Bíblia, o novo nome de Jesus na Eternidade; e nem por isso o Senhor deixará de ter um novo nome lá.
-Como também, não está registrado, a voz dos sete trovões (Apoc. 10:3-4), e nem por isso, elas deixarão de ser tocadas ao seu tempo.
Isto também se aplica, no tema da vida conjugal do apóstolo Paulo; embora a Escritura não comente diretamente, se ele era solteiro, viúvo ou casado, porém, historicamente falando, Saulo era um importante membro do Sinédrio judaico, cujos quesitos principais exigidos na época, era:
Ser um Judeu nato, conhecer profundamente a Torah, e ser também chefe de família; ou seja, ser casado; a mesma situação de Saulo, antes do seu chamado para pregar o Evangelho.
Depois do seu encontro com o Senhor (Atos 9:1 a 6) o próprio Paulo, afirmou que não consultou sua esposa, denominada aqui de “CARNE E SANGUE” (Gal. 1:13 a 16).
“Mas quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, NÃO CONSULTEI A CARNE E NEM O SANGUE,
Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco”. Gal. 1:15,16 e 17.
Esse mesmo termo bíblico, já tinha sido usado antes por João, para se referir aos nascimentos de filhos por meios naturais, através dos casamentos em geral.
“Os quais não nasceram DO SANGUE, NEM DA VONTADE DA CARNE, nem da vontade do varão, mas de Deus”. Jo. 1:13.
Em face dessas duas evidências: Membro do Sinédrio Judaico e por não consultar nem o sangue e nem a carne; afirmamos biblicamente que, Paulo depois do seu chamado, não incitou em cumprir as Palavras do Mestre, ditas tempos antes...
“E todo aquele QUE TIVER DEIXADO casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, OU MULHER, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna”. Mat. 19:29.
...Coisa que Pedro, não teve a coragem e nem a fé de fazer, pois continuou casado até ao final do seu ministério (Mat. 8:14 a 17).
Portanto, sem nenhuma dúvida, que Paulo antes do seu chamado ERA SIM CASADO, vindo a deixar tanto a sua posição no Sinédrio, terras, casas, como também A SUA PRÓPRIA ESPOSA, por amor do Senhor; chegando ao final do seu Ministério, sem casar novamente.
“Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo: mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um duma maneira e outro doutra.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, QUE LHES É BOM SE FICAREM COMO EU”. 1Cor. 7:7-8.
A hipocrisia dos sistemas religiosos atuais:
As Teologias Evang/cristãs em geral, evitam ensinar semelhante estudo em suas Igrejas, com o intuito de não permitir que um possível obreiro, separado de sua esposa nas mesmas condições bíblicas de Paulo, venham a pregar em seus púlpitos, julgando que o tal, seja o maior pecador do mundo.
Porém, como vimos, o próprio Senhor Jesus no Seu Evangelho, foi quem permitiu o cristão, A SEPARAR-SE de todos os bens materiais, INCLUSIVE ATÉ DA SUA FAMÍLIA, se este tiver o propósito de pregar o Evangelho, e se tiver semelhante grande grau de fé de Paulo.
Nota: Essa situação se apresenta antagônica a da lei do A.T. que dizia outra coisa (Deut. 24); como também, parece ser contraditória com outro ensino do próprio Paulo, que disse:
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, E PRINCIPALMENTE DOS DA SUA FAMÍLIA, negou a fé, e é pior do que o infiel”. 1Tm. 5:8.
Entretanto, cada caso é um caso; o que diferencia um caso do outro, são OS MOTIVOS:
a)-Motivos santos:
No primeiro caso, Paulo teve um motivo santo, para deixar tudo, inclusive a sua família: A pregação do Evangelho de Cristo aos gentios.
b)-Motivos carnais:
Já o segundo caso, foi e é direcionado àqueles cristãos, Pastores, obreiros etc...que abandonam a sua família, por vários motivos fúteis ou carnais.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante
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