Subscribe:

segunda-feira, 17 de junho de 2019

O ENGÔDO DA CONCUPISCÊNCIA


                                                 O ENGÔDO DA CONCUPISCÊNCIA


É comum escutar no meio cristão irmão dizendo: “misericórdia, Senhor, esta tentação está muito grande, não posso suportá-la, envie uma menor!” Como é fácil transferir nossa responsabilidade para Deus e como é perigosa essa atitude. Quando dizemos isso, estamos afirmando que o Senhor gosta de ver seus filhos sofrerem com tentações, que se diverte olhando nossas fraquezas, atribuímos a Deus algo que Ele não pode ser: mau!
A Bíblia diz que Deus é amor; na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje, o tão famoso capítulo de 1 Coríntios 13 vem com um versículo muito esclarecedor sobre o amor: “Quem ama não fica alegre quando alguém faz um coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.” E Deus ama, Deus é nada mais que amor, portanto, o Senhor jamais se alegrará em ver um filho seu cair em tentação e fazer aquilo que é errado.
Ao contrário, a tentação não está em Deus; está na nossa própria concupiscência. Nos nossos desejos humanos e carnais, pelos quais somos atraídos e enganados. A palavra concupiscência significa ter atração, inclinação aos prazeres terrenos, particularmente os prazeres sensuais. Isto quer dizer que quando somos enganados por esse sentimento, estamos inclinados a esse mundo, perdemos o foco da batalha, pois a Bíblia diz: “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.2 Timóteo 2:4” 
É importante reconhecer quem nos alistou para a guerra e esta pessoa é Jesus, o filho de Deus, portanto, não precisamos e nem devemos nos embaraçar nas coisas deste mundo, devemos fugir da concupiscência, dos desejos carnais, pois não estamos alistados nos exércitos do mundo, estamos alistados nos regimentos do Senhor e, portanto, devemos agradá-Lo.
O texto de Tiago continua nos alertando sobre o perigo da concupiscência. Ela se abriga em nossa mente e passamos a nos relacionar com ela. Assim como quando um casal começa a se relacionar e dessa relação amorosa a esposa engravida, também o é com a concupiscência, quando nos relacionamos com ela, a engravidamos, nutrimos um ser que nos levará cabalmente à morte. Tiago afirma que  fruto da concupiscência é o pecado, é a isso que ela da à luz, ao pecado, que sendo consumado gerará a morte.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.