Como é que o sol poderia ficar parado durante um dia inteiro?
PROBLEMA: Durante a batalha com os reis da terra, Deus deu a Israel o poder de vencer os seus inimigos. Como os exércitos dos povos da terra fugiam de Israel, Josué foi até ao Senhor, pedindo-Lhe que fizesse com que o sol permanecesse parado de forma a que eles pudessem ter luz do dia suficiente para completar a destruição dos seus inimigos. Mas como é que o sol poderia ficar parado no céu por um dia inteiro?
Quando viajo de metro ou de carro, por vezes, parece-me ver o sol ou a lua a deslocar-se rapidamente lá em cima... Sei que não é o que acontece, mas é o que os meus olhos veem. Eu creio que o Criador do Universo, Deus, não é apenas capaz apenas de interromper a rotação da terra por um dia, como também de anular quaisquer possíveis efeitos catastróficos que eventualmente resultassem disso. A Bíblia, via de regra, emprega uma linguagem comum e refere-se às coisas como um observador se referiria. Assim, na realidade não foi o sol que parou, mas foi isso que pareceu a quem observou o evento.
Então, o que é que pode ter acontecido?
Alguns acreditam que um eclipse escondeu o sol, evitando que ele projectasse a calor sobre os soldados cansados comandados por Josué e proporcionando-lhes uma temperatura favorável para a batalha.
Outros, supõem uma refracção local (não universal) dos raios solares semelhante ao que ocorreu nas trevas locais do Egipto (Êxodo 10:21-23).
Outra opinião é que se tratou apenas de uma linguagem de observação; ou seja, pareceu aos homens de Josué que o sol e a lua haviam sido detidos enquanto Deus os ajudava a realizar num dia de 24 horas literais o que normalmente exigiria mais tempo.
Há quem ache que se trata de uma linguagem poética e não literal.
Mas... Será que ao levantar tantas questões não estamos a colocar em causa a Palavra de Deus e o Seu poder?
Porque é que Deus não podia realizar um milagre efetivo e monumental? Não precisamos de concluir que a rotação da terra tenha ficado totalmente parada. O versículo 13 estabelece que o sol "não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro". Isto pode indicar que a rotação da terra não parou completamente, mas que foi retardada a uma velocidade tal que o sol não se pôs senão depois de quase um dia inteiro. Ou, é possível que Deus tenha feito com que a luz do sol se refletisse por meio de algum "espelho" cósmico, de forma que isso resultasse num dia bem mais longo.
Não foi Deus que criou a Terra? Porque é que o Criador não pode fazer com a Sua criação o que muito bem quiser?
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.