PROFECIAS E SIGNIFICADO DOS TRÊS TEMPLOS
DE ISRAEL...
1 Crônicas 28
1 Davi reuniu em Jerusalém todos os líderes de Israel: os
líderes das tribos, os líderes das divisões a serviço do rei, os comandantes de
mil e de cem, e os líderes encarregados de todos os bens e rebanhos que
pertenciam ao rei e aos seus filhos, junto com os oficiais do palácio, os
principais guerreiros e todos os soldados valentes.
2 O rei Davi se pôs em pé e disse: "Escutem-me, meus irmãos
e meu povo. Eu tinha no coração o propósito de construir um templo para nele
colocar a arca da aliança do Senhor, o estrado dos pés de nosso Deus; fiz
planos para construí-lo,
3 mas Deus me disse: 'Você não construirá um templo em honra ao
meu nome, pois você é um guerreiro e matou muita gente'.
4 "No entanto, o Senhor, o Deus de Israel, escolheu-me
entre toda a minha família para ser rei em Israel, para sempre. Ele escolheu
Judá como líder, e da tribo de Judá escolheu minha família, e entre os filhos
de meu pai ele quis fazer-me rei de todo o Israel.
5 E, entre todos os muitos filhos que me deu, ele escolheu
Salomão para sentar-se no trono de Israel, o reino do Senhor.
6 Ele me disse: 'Seu filho Salomão é quem construirá o meu
templo e os meus pátios, pois eu o escolhi para ser meu filho, e eu serei o pai
dele.
7 Firmarei para sempre o reino dele se ele continuar a obedecer
os meus mandamentos e as minhas ordenanças, como faz agora'.
8 "Por isso, agora declaro a vocês perante todo o Israel e
a assembleia do Senhor e diante dos ouvidos de nosso Deus: Tenham o cuidado de
obedecer a todos os mandamentos do Senhor, o seu Deus, para que mantenham a
posse dessa boa terra e a deem por herança aos seus descendentes para sempre.
9 "E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai,
e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os
corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará,
mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.
10 Veja que o Senhor o escolheu para construir um templo que
sirva de santuário. Seja forte e mãos ao trabalho!"
11 Então Davi deu a seu filho Salomão a planta do pórtico do
templo, dos seus edifícios, dos seus depósitos, dos andares superiores e suas
salas e do lugar do propiciatório.
12 Entregou-lhe também as plantas de tudo o que o Espírito havia
posto em seu coração acerca dos pátios do templo do Senhor e de todas as salas
ao redor, acerca dos depósitos dos tesouros do templo de Deus e dos depósitos
das dádivas sagradas.
13 Deu-lhe instruções sobre as divisões dos sacerdotes e dos
levitas e sobre a execução de todas as tarefas no templo do Senhor e os
utensílios que seriam utilizados.
14 Determinou o peso do ouro para todos os utensílios de ouro e
o peso da prata para todos os utensílios de prata, que seriam utilizados nas
diferentes tarefas:
15 o peso de ouro para cada candelabro e suas lâmpadas; e o peso
de prata para cada candelabro de prata e suas lâmpadas, de acordo com a
finalidade de cada um;
16 o peso de ouro para cada mesa de pães consagrados; o peso de
prata para as mesas de prata;
17 o peso de ouro puro para os garfos, para as bacias de
aspersão e para os jarros; o peso de ouro para cada tigela de ouro; o peso de
prata para cada tigela de prata;
18 e o peso de ouro refinado para o altar de incenso. Também lhe
deu o desenho do carro dos querubins de ouro que, com suas asas estendidas,
abrigam a arca da aliança do Senhor.
19 Disse Davi a Salomão: "Tudo isso a mão do Senhor me deu
por escrito, e ele me deu entendimento para executar todos esses projetos"
20 E acrescentou: "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho!
Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você.
Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do
templo do Senhor.
21 As divisões dos sacerdotes e dos levitas estão definidas para
todas as tarefas que se farão no templo de Deus, e você receberá ajuda de
homens peritos em todo tipo de serviço. Os líderes e todo o povo obedecerão a
todas as suas ordens".
I. HISTÓRIA DO TEMPLO.
(1) O precursor do templo foi o Tabernáculo, a tenda construída
pelos israelitas enquanto acampados no deserto, junto ao monte Sinai (Êx 25—27;
30; 36—38; 39.32—40.33). Após entrarem na terra prometida de Canaã, conservaram
esse santuário móvel até os tempos do rei Salomão. Durante os primeiros anos do
reinado deste, ele contratou milhares de pessoas para trabalharem na construção
do templo do Senhor (1Rs 5.13-18). No quarto ano do seu reinado, foram postos
os alicerces; sete anos mais tarde, o templo foi terminado (1Rs 6.37,38). O culto
ao Senhor, e, especialmente, os sacrifícios oferecidos a Ele, tinham agora um
lugar preciso na cidade de Jerusalém (ver o estudo A CIDADE DE
(JERUSALÉM).
(2) Durante a monarquia, o templo passou por vários ciclos de
profanação e restauração. Foi saqueado por Sisaque do Egito durante o reinado
de Roboão (12.9) e foi restaurado pelo rei Asa (15.8, 18). Depois doutro
período de idolatria e de declínio espiritual, o rei Josias fez os reparos na
Casa do Senhor (24.4-14). Posteriormente, o rei Acaz removeu parte dos
ornamentos do templo, enviou-os ao rei da Assíria como meio de apaziguamento
político e cerrou as portas do templo (28.21, 24). Seu filho, Ezequias, voltou
a abrir, consertar e purificar o templo (29.1-19), mas esse foi profanado de
novo pelo seu herdeiro, Manassés (33.1-7). O neto de Manassés, Josias, foi o
último rei de Judá que fez reparos no templo (34.1, 8-13). A idolatria
continuou entre seus sucessores, e finalmente Deus permitiu que o rei
Nabucodonosor de Babilônia destruísse totalmente o templo em 586 a.C. (2Rs
25.13-17; 2Cr 36.18,19).
(3) Cinquenta anos mais tarde, o rei Ciro autorizou o regresso
dos judeus de Babilônia para a Palestina e a reconstrução do templo (Ed 1.1-4).
Zorobabel dirigiu as obras da reconstrução (Ed 3.8), mas sob a oposição dos
habitantes daquela região (Ed 4.1-4). Depois de uma pausa de dez ou mais anos,
o povo foi autorizado a reiniciar as obras (Ed 4.24—5.2), e em breve o templo
foi completado e dedicado (Ed 6.14-18). No início da era do NT, o rei Herodes
investiu muito tempo e dinheiro na reconstrução e embelezamento de um segundo
templo (Jo 2.20).
Herodes não concluiu o Muro das Lamentações, segundo arqueólogos
Construção teria sido terminada no reinado de Agripa II, seu
bisneto
Foi este o templo que Jesus purificou em duas ocasiões (ver Mt
21.12,13; Jo 2.13-21). Em 70 d.C., no entanto, depois de freqüentes rebeliões
dos judeus contra as autoridades romanas, o templo e a cidade de Jerusalém,
foram mais uma vez arrasados, ficando em ruínas.
II. O SIGNIFICADO DO TEMPLO PARA OS ISRAELITAS.
Sob muitos aspectos, o templo tinha o mesmo significado para os
israelitas que a cidade de Jerusalém (ver o estudo A CIDADE DE JERUSALÉM).
(1) Simbolizava a presença e a proteção do Senhor Deus entre o
seu povo (cf. Êx 25.8; 29.43-46). Quando ele foi dedicado, Deus desceu do céu e
o encheu da sua glória (7.1,2; cf. Êx 40.34-38), e prometeu que poria o seu
Nome ali (6.20, 33). Por isso, quando o povo de Deus queria orar ao Senhor,
podia fazê-lo, voltado em direção ao templo (6.24, 26, 29, 32), e Deus o
ouviria “desde o seu templo” (Sl 18.6).
(2) O templo também representava a redenção de Deus para com o
seu povo. Dois atos importantes tinham lugar ali: os sacrifícios diários pelo
pecado, no altar de bronze, (cf. Nm 28.1-8; 2Cr 4.1) e o Dia da Expiação
quando, então, o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo a fim de aspergir
sangue no propiciatório sobre a arca para expiar os pecados do povo (cf. Lv 16;
1Rs 6.19-28; 8.6-9; 1Cr 28.11). Essas cerimônias do templo relembravam aos
israelitas o alto preço da sua redenção e reconciliação com Deus.
(3) Em tempo algum da história do povo de Deus, houve mais de
uma morada física ou habitação de Deus. Isso demonstrava que há um só Deus — o
Senhor Jeová, o Deus dos israelitas, segundo o concerto.
(4) Todavia, o templo não oferecia nenhuma garantia absoluta da
presença de Deus; simbolizava a presença de Deus somente enquanto o povo
rejeitasse todos os demais deuses e obedecesse à santa lei de Deus. Miquéias,
por exemplo, verberava contra os lideres do povo de Deus, por sua violência e
materialismo, os quais ao mesmo tempo, sentiam-se seguros de que nenhum mal
lhes sobreviria enquanto possuíssem o símbolo da presença de Deus entre eles: o
templo (Mq 3.9-12); profetizou que Deus os castigaria com a destruição de
Jerusalém e do seu templo. Posteriormente, Jeremias repreendeu os idólatras de
Judá, porque se consolavam mediante a constante repetição das palavras: “Templo
do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este” (Jr 7.2-4, 8-12). Por
causa de sua conduta ímpia, Deus destruiria o símbolo da sua presença — o
templo (Jr 7.14,15). Deus até mesmo disse a Jeremias que não adiantava ele orar
por Judá, porque Ele não o atenderia (Jr 7.16). A única esperança deles era
endireitar os seus caminhos (Jr 7.5-7).
Resumo as datas mais importantes.
· Século XI (cerca
de 990 anos antes de cristo): Construção do Primeiro Templo por Salomão
· 586 antes de Cristo:
O templo de Salomão é destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia
· 515 antes de
Cristo: Os judeus constroem o Segundo Templo
· 19 antes de
Cristo: Herodes o Grande amplia o Segundo Templo
· 70 depois de
Cristo: Tito destroe o Templo de Herodes
III. O Terceiro Templo e o Anticristo
Com o toque de shofar e de trombetas, foi declarado oficial o
plano para a reconstrução do terceiro Templo de Jerusalém.
A Bíblia garante que, no final dos tempos, o templo judeu será
reconstruído em Jerusalém. Será o Terceiro Templo:
- O primeiro templo foi construído por Salomão e destruído em
586 A.C.
- O segundo templo foi construído em 535 A.C. por autorização de
Artaxerxes e destruído em 70 D.C. pelos
romanos.
- O próprio Senhor Jesus assim disse, referindo-se ao templo
como o lugar santo:
"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que
falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;" Mateus
24.15
"E [na terra santa] braços serão colocados sobre ele, que
profanarão o santuário e a fortaleza [espiritual], e tirarão o sacrifício
contínuo [ofertas diárias de holocausto], estabelecendo abominação desoladora
[provavelmente um altar para um deus pagão]." Daniel 11.31
"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim
sem que antes venha a apostasia [ao menos que o grande e previsto dia da
partida daqueles que professaram a fé para tornarem-se cristãos tenha chegado],
e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição (condenação), O qual se
opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que
se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." II Tessalonicenses 2.3-4
Desde que Israel reconquistou a parte oriental de Jerusalém na
guerra dos seis dias (1967), o maior sonho do povo judeu é a reconstrução do
templo. Há informações de que Israel há muito já dispõe de todo o material
necessário, e que a obra será conduzida rapidamente, quando chegar a hora... O
templo só não foi ainda reedificado porque na área do antigo templo está
edificada a Mesquita do Domo da Rocha, dos mulçumanos. Falar em derrubar esta
mesquita hoje em dia, seria o mesmo que declarar guerra aos árabes
(mulçumanos)!
"Que a Tua vontade seja a rápida reconstrução do Templo em
nossos dias..." Esse pedido a Deus, recitado três vezes ao dia nas orações
judaicas, expressa um desejo que faz do Monte do Templo em Jerusalém os 35
acres potencialmente mais instáveis do mundo. [1]
Escavações estão sendo
feitas por baixo da área da esplanada do templo, os judeus já começam a
acreditar que a área exata do antigo templo seria um grande pátio situado ao
lado da Mesquita. Em se confirmando, o templo seria reerguido ao lado da
Mesquita. Interessante é que esta área fica exatamente em frente ao Portão
Dourado de Jerusalém, porta pela qual Jesus entrou sendo aclamado como Rei, no
Domingo de Ramos. Os judeus lacraram este portão por entenderem que, quando o
Messias vier, Ele entrará por esta porta.
Candelabro do terceiro
Templo já está pronto e à mostra no Instituto do Templo
O líder dos Fiéis do Monte do Templo, Dr. Gershon Salomon, que é
um dos defensores mais conhecidos e declarados de um templo reconstruído,
afirma: Eu creio que essa é a vontade de Deus. Ele [o Domo da Rocha] deve ser
retirado. Devemos como sabem, removê-lo. E hoje temos todo o equipamento para
fazer isso, pedra por pedra, cuidadosamente, embalando-o e enviando-o de volta
para Meca, o lugar de onde veio. [2]
Afirmações como essa estão carregadas de emoção e são defendidas
com convicção. Qualquer atividade relativa ao Monte do Templo certamente criará
o caos e trará reprovação de uma ou mais entidades religiosas ou políticas
envolvidas. No entanto, o sonho de reconstruir o templo é realista e
biblicamente correto; um dia ele se realizará. A Bíblia ensina explicitamente
que a reconstrução se tornará realidade. Mas a alegria será passageira e a
adoração será interrompida. Como veremos através de alguns tópicos da história
e da Bíblia, o novo templo não será nem o primeiro nem o último a ser erguido.
Sua construção é certa, mas os dias turbulentos que a acompanharão também.
O rabino Chaim Richman, diretor internacional do Instituto do
Templo, é apontado como o mais provável a assumir a função de sumo sacerdote
logo após a reconstrução; ele também liderará o Sinédrio, cujo lista de futuros
membros, preparada por rabinos, já está pronta
O Ateret Cohanim fundou uma yeshiva (escola religiosa) para a
educação e o treinamento dos sacerdotes do templo. Sua tarefa é pesquisar
regulamentos, reunir levitas qualificados e treiná-los para um sacerdócio
futuro.
Muitas yeshivas surgiram em Jerusalém para fazer preparativos
para a eventualidade de culto no templo reconstruído e funcional. Estão fazendo
roupas, harpas, plantas arquitetônicas geradas em computador. Alguns rabinos
estão decidindo quais inovações modernas podem ser adotadas num templo novo.
Além disso, eles estão fazendo esforços para ter animais kosher (puros) para
sacrifício, inclusive novilhas vermelhas. E algumas pessoas continuam a orar no
Monte do Templo para ajudarem a preparar o caminho.
Reconstrução do templo e o Anticristo:
Apesar de que a esperança judaica para o próximo templo é que
ele seja o templo messiânico, a Bíblia deixa claro que ele será, na verdade, o
templo transitório do Anticristo.
"Deixar de fora do tribunal que está fora do templo e não
medi-la, pois foi dado às nações, e eles pisarão a cidade sob os pés por 42
meses." Apocalipse 11.02
"E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana, mas
no meio da semana ele vai acabar com o sacrifício ea oferta de grãos e sobre a
asa das abominações virá aquele que faz desolação, até mesmo a destruição, que
está determinada, se derramou sobre aquele que faz desolado." Daniel 9.27
"Então, após a 62 semanas o Messias será cortado e não tem
nada, e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o
santuário". " Daniel 9.26
Em algum tempo (não muito distante!) o antigo Templo do Senhor
será reedificado por Israel (literal e fisicamente falando);
Surgirá no cenário do mundo a pessoa do anticristo (que será um
judeu), uma espécie de líder político ou governante mundial, ateu em essência,
defensor da ciência e cheio de poderes paranormais;
Israel fará uma aliança com o anticristo no início da
septuagésima semana de Daniel (Dn 9:9-27);
Até a metade desta semana, o anticristo oferecerá paz e
segurança, e aparentará ser um homem bom, porém, sendo a sua natureza má, e
sendo ele uma espécie de encarnação de Satanás, na metade desta semana fará
cessar a sua aliança com Israel;
Iniciar-se-á o período chamado de Grande Tribulação.
Israel será atacado pelo rei do norte e seus aliados, e os
derrotará (Ez cap. 38-39);
Israel sofrerá uma perseguição terrível (Apoc cap. 12 e 13);
Será já o final da Grande Tribulação! O anticristo reunirá as
nações do mundo para "dar um basta a questão judaica" - Será a
Batalha do Armagedom! Israel estará sitiado e parecerá que a sua história terá
chegado ao fim!
Então o anjo tocará a sétima trombeta, os céus se abrirão, e o
Messias virá VISÍVEL A TODO OLHO para livrar o seu povo! (Zc 14:3-11; Ap 1:7;
16:16-21);
Será estabelecido por Cristo o Seu REINO MILENAR, e Israel será
a cabeça das nações e JERUSALÉM a capital religiosa do mundo (Dt 28:13; Is 62:1-7
e Is 2);
Deus fará uma nova aliança com ISRAEL (Jr 31:31-34);
Depois do milênio Deus criará uma nova terra e novos céus, onde
Israel e outras nações salvas habitarão eternamente (2a. Pe 3:7-14; Ap 21).
O fato de Israel ter sido restabelecido como nação em 1948, de
Jerusalém ter sido reconquistada em 1967 e dos judeus estarem fazendo esforços
cada vez mais significativos para a construção do terceiro templo, demonstra
que estamos chegando perto do fim da atual era da Igreja e do início da
Tribulação. O cenário divino para o fim dos tempos está tomando forma e o
centro das atenções é a reconstrução do templo em Jerusalém. A mão de Deus está
agindo.
IV. O SIGNIFICADO DO TEMPLO PARA A IGREJA CRISTÃ.
A importância do templo no NT deve ser considerada no contexto
daquilo que o templo simbolizava no AT.
(1) O próprio Jesus, assim como os profetas do AT, censurou o
uso indevido do templo. Seu primeiro grande ato público (Jo 2.13-17) e o seu
último (Mt 21.12,13) foram expulsar do templo aqueles que estavam pervertendo o
seu verdadeiro propósito espiritual (ver Lc 19.45 nota). Passou a predizer o
dia em que o templo seria completamente destruído (Mt 24.1,2; Mc 13.1,2; Lc
21.5,6).
(2) A igreja primitiva em Jerusalém estava freqüentemente no
templo à hora da oração (At 2.46; 3.1; 5.21, 42). Assim faziam segundo o
costume, sabendo, contudo, que esse não era o único lugar onde os crentes
podiam orar (ver At 4.23-31). Estêvão, e posteriormente Paulo, testemunharam
que o Deus vivo não poderia ser confinado a um templo feito por mãos humanas
(At 7.48-50; 17.24).
(3) A ênfase do culto, para os cristãos, transferiu-se do templo
para o próprio Jesus Cristo. É Ele, e não o templo, quem agora representa a
presença de Deus entre o seu povo. Ele é o Verbo de Deus que se fez carne (Jo
1.14), e nEle habita toda a plenitude de Deus (Cl 2.9). O próprio Jesus declara
ser Ele o próprio templo (Jo 2.19-22). Mediante o seu sacrifício na cruz, Ele
cumpriu todos os sacrifícios que eram oferecidos no templo (cf. Hb 9.1—10.18).
Note também que na sua fala à mulher samaritana, Jesus declarou que a adoração
dentro em breve seria realizada, não num prédio específico, mas “em espírito e
em verdade”, i.e., onde as pessoas verdadeiramente cressem na verdade da
Palavra de Deus e recebessem o Espírito de Deus por meio de Cristo (ver Jo 4.23
nota).
(4) Posto que Jesus Cristo personificou em si mesmo o
significado do templo, e posto que a igreja é o seu corpo (Rm12.5; 1Co
12.12-27; Ef 1.22,23; Cl 1.18), ela é denominada “o templo de Deus”, onde
habita Cristo e o seu Espírito (1Co 3.16; 2 Co 6.16; cf. Ef 2.21,22). Mediante
o seu Espírito, Cristo habita na sua igreja, e requer que o seu corpo seja
santo. Assim como no AT, Deus não tolerava qualquer profanação do seu templo,
assim também Ele promete que destruirá quem destruir a sua igreja (ver 1Cr
3.16,17 nota), para exemplos de corrupção e destruição da igreja por pessoas.
(5) O Espírito Santo não somente habita na igreja, mas também no
crente individualmente como seu templo (1Co 6.19). Daí, a Bíblia advertir
enfaticamente contra qualquer contaminação do corpo humano por imoralidade ou
impureza (ver 1Co 6.18,19 notas).
(6) Finalmente, note que não há necessidade de um templo na nova
Jerusalém (Ap 21.22). A razão disso é evidente. O templo era apenas um símbolo
da presença de Deus entre o seu povo, e não a plena realidade. Portanto, o
templo não será necessário quando Deus e o Cordeiro estiverem habitando entre o
seu povo: “o seu templo é o Senhor, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro” (Ap
21.22).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião
Dr. Edson Cavalcante.
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