A NOVA
JERUSALÉM...
INTRODUÇÃO
Depois de assistir os levantes malignos e sua destruição, João
agora descreve a Cidade Santa e a Noiva do Cordeiro de uma forma maravilhosa.
I. A NOVA JERUSALÉM É BONITA POR FORA - ELA REFLETE A GLÓRIA DE
DEUS - V. 11
• Quando João tentou descrever a glória da cidade, a única coisa
que pôde fazer foi falar em termos de pedras preciosas, como quando em Ap 4.3.
• A glória de Deus habitava no santo dos santos no Tabernáculo e
no Templo. Agora, a glória de Deus habita nos crentes. Mas a igreja
glorificada, a noiva do Cordeiro, terá sobre si a plenitude do esplendor de
Deus. A Shekiná de Deus vai brilhar sobre ela eternamente.
• Assim como a lua reflete a luz do sol, a igreja vai refletir a
glória do Senhor.
• Essa glória é indescritível (21:11), como indescritível é Deus
(Ap 4:3). A igreja é bela por fora. Ela é como a noiva adornada para o seu
esposo. Não tem rugas. Suas vestes estão alvas.
II. A NOVA JERUSALÉM É BONITA POR DENTRO - V. 19-20
• Ela não é bonita só do lado de fora, mas também do lado de
dentro. Ninguém coloca pedras preciosas no fundamento. Mas no alicerce dessa
cidade estão doze espécies de pedras preciosas. Há beleza, riqueza e esplendor
no seu interior.
• Não há coisa feia dentro dessa igreja. Nada escondido. Nada
debaixo do tapete. Essa igreja pode passar por uma profunda investigação. Ela é
bonita por dentro!
III. A NOVA JERUSALÉM É ABERTA A TODOS - V. 13,25
• A cidade tem 12 portas: ela tem portas para todos os lados. Isso
fala da oportunidade abundante de entrar nesse glorioso e maravilhoso
companheirismo com Deus.
• Venha de onde vier as pessoas podem entrar. Os habitantes
dessa cidade são aqueles que procedem de toda tribo, povo, língua e nação. São
todos aqueles que foram comprados com o sangue do Cordeiro.
• Não há preconceito nem acepção de pessoas. Todos podem vir:
pobres e ricos, doutores e analfabetos, religiosos e ateus, homens e mulheres.
• A cidade é aberta a todos. Há portas para todos os lados. O
noivo convida: Vem! A noiva convida: Vem! Quem tem sede recebe a água da vida!
• Nesta cidade os santos do Velho e do Novo Testamento estarão
unidos. A cidade é formada de todos os crentes da antiga dispensação (v. 12) e
da nova dispensação (v. 14). Nenhum daqueles que foram remidos ficará de fora
dessa gloriosa cidade.
IV. A NOVA JERUSALÉM NÃO É ABERTA A TUDO - V. 12,27
• A cidade tem uma grande a alta muralha - Muralha fala de
proteção, de segurança. Embora haja portas (v. 13) e portas abertas (v. 25),
nem todos entrarão nessa cidade (v. 27). Embora as portas estejam abertas, em
cada porta há um anjo (v. 12). Assim, como Deus colocou um anjo com espada
flamejante para proteger a árvore da vida no Éden, assim, também, há um anjo em
cada porta. O muro demarca a santidade da cidade (v. 10), separando o puro do
impuro (v. 27). Deus é o muro de fogo que protege sua igreja (Zc 2:5). A igreja
está segura e nada pode perturbá-la na glória.
• O pecado não pode entrar na Nova Jerusalém - (v. 27a) - Embora
a igreja seja aberta a todos, não é aberta a tudo.
• Aqueles que se mantém no seu pecado não podem entrar, senão
aqueles cujos nomes estão no Livro da Vida - (v. 27b) - Somente os remidos, os
perdoados, os lavados, os arrependidos, os que creram podem entrar pelas portas
da cidade santa.
V. A NOVA JERUSALÉM ESTÁ CONSTRUÍDA SOBRE O FUNDAMENTO DA
VERDADE - V. 14
• Esse símbolo fala da teologia da igreja. A igreja está
edificada sobre o fundamento dos apóstolos. Jesus Cristo é a pedra angular
desse fundamento. A igreja do céu, a noiva do Cordeiro, a Nova Jerusalém está
edificada sobre o fundamento dos apóstolos, sobre a verdade revelada, sobre as
Escrituras.
• A Nova Jerusalém não está edificada sobre Pedro, sobre visões
ou dogmas. A Palavra de Deus é sua base. Não é uma igreja mística nem liberal.
Ela é logocêntrica!
VI. A NOVA JERUSALÉM TEM ESPAÇO PARA TODOS OS REMIDOS - V. 15-17
• A cidade é quadrangular: comprimento, largura e altura iguais.
A cidade tem doze mil estádios, ou seja, 2.200 km de comprimento, de largura e
de altura. Não existe nada parecido no planeta. É uma cidade que vai de São
Paulo a Aracaju. Na Nova Jerusalém, a maior montanha da terra, o pico Everest,
desaparece mais de quarenta vezes. Essa cidade é um verdadeiro cosmos de glória
e santidade.
• É óbvio que esses números representam a simetria, a perfeição,
a vastidão e a totalidade ideais da Nova Jerusalém.
• Não existem bairros ricos e pobres nessa cidade. Toda a cidade
é igual. Deus é arquiteto e fundador dessa cidade.
• A muralha da cidade mede 144 côvados, ou seja 70 metros de
altura.
• A medida da cidade é um símbolo da sua majestade,
magnificência, grandeza, suficiência. Essas medidas indicam a perfeição da
cidade eterna. Nada está fora de ordem ou fora de equilíbrio.
VII. A NOVA JERUSALÉM É LUGAR ONDE SE VIVE EM TOTAL INTEGRIDADE
- V. 18,21b
• Não apenas a cidade é de ouro puro, mas a praça da cidade, o
lugar central, onde as pessoas vivem é de ouro puro, como vidro transparente.
Tudo ali vive na luz. Tudo está a descoberto. Nada escondido. Nada escamoteado.
A integridade é a base de todos os relacionamentos.
VIII. A NOVA JERUSALÉM É O LUGAR DE PLENA COMUNHÃO COM DEUS-V.
22
• No Velho Testamento a presença de Deus estava no Tabernáculo,
depois no Templo. Mas, depois que o véu do templo foi rasgado. Deus veio para
habitar na igreja. O Espírito Santo enche agora não um edifício, mas os
crentes.
• Na Nova Jerusalém não haverá templo, porque a igreja habitará
em Deus e Deus habitará na igreja. Hoje Deus habita em nós, então, vamos
habitar em Deus. Isso é plena comunhão! A vida no céu será marcada não por
religiosíssimo, mas vida plena com Deus.
IX. A NOVA JERUSALÉM É O LUGAR DA MANIFESTAÇÃO PLENA DA GLÓRIA
DE DEUS - V. 23-24
• A cidade será iluminada não mais pelo sol ou pela lua. A
glória de Deus a iluminará. A lâmpada que reflete a glória de Deus é o
Cordeiro. Cristo será a lâmpada que manterá a luz da igreja sempre acesa.
• A noiva do Cordeiro não é como a Meretriz que se prostituiu
com os reis da terra. Os reis da terra é que vieram a ela para conhecer a
glória do seu Noivo e depositar aos seus pés as suas coroas.
• Esta igreja não está a serviço dos reis, ela está a serviço do
REI.
X. A NOVA JERUSALÉM É O PARAÍSO RESTAURADO, ONDE CORRE O RIO DA
VIDA-22:1-2
• A Nova Jerusalém é uma cidade, um jardim, uma noiva. O jardim
perdido no Éden é o jardim reconquistado no céu. Lá o homem foi impedido pelo
pecado de comer da árvore da vida, aqui ele pode se alimentar da árvore da
vida. Lá ele adoeceu pelo pecado, aquele é curado do pecado. Lá ele foi
sentenciado de morte, aquele ele toma posse da vida eterna.
• No Jardim do Éden havia quatro rios. Nesse Jardim Celestial,
há um único rio, o Rio da Vida. Ele flui do trono de Deus. Ele simboliza a vida
eterna, a salvação perfeita e gratuita, o dom da soberana graça de Deus. Por
onde ele passa ele traz vida, cura e salvação. O rio da Vida simboliza a vida
abundante na gloriosa cidade.
XI. A NOVA JERUSALÉM É ONDE ESTÁ O TRONO DE DEUS - 22:3-4
• O trono fala da soberania e do governo de Deus. O Senhor
governa sobre essa igreja. Ela é comandada por aquele que está no trono. Ela é
submissa, fiel. Esse é um trono de amor. Os súditos também são reis. Eles
obedecem prazerosamente.
• A igreja pode estar situada onde está o trono de Satanás como
Pérgamo, mas o trono de Deus está no coração da igreja.
• Na Nova Jerusalém vamos ter propósito - "Os seus servos o
servirão". Nosso trabalho será deleitoso. Vamos servir Aquele que nos
serviu e deu a sua vida por nós. Os salvos entrarão no descanso de Deus (Hb
4:9). Os salvos descansarão de suas fadigas (Ap 14:13), não porém de seu serviço.
• Na Nova Jerusalém vamos ter intimidade com o Senhor
-"Contemplarão a sua face...". O que mais ambicionamos no céu não são
as ruas de ouro, os muros de jaspes luzentes, não são as mansões ornadas de
pedras preciosas, mas contemplar a face do Pai! Céu é intimidade com Deus. Esta
é a esperança e a meta da salvação individual em toda a Escritura: a
contemplação de Deus!
XII. A NOVA JERUSALÉM É ONDE OS REMIDOS VÃO REINAR COM CRISTO
ETERNAMENTE - 22:5
• Deus nos salvou não apenas para irmos para o céu, mas para
reinarmos com ele no céu. Ele não apenas nos levará para a glória, mas também
para o trono.
• Nós seremos não apenas servos no céu, mas também reis. Nós
reinaremos com o Senhor para sempre e sempre. Cristo vai compartilhar com sua
noiva sua glória, sua autoridade e seu poder. Nós iremos reinar como reis no
novo céu e na nova terra. Que honra! Que prêmio.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião
Dr. Edson Cavalcante.
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