QUEM ALMEJA O EPISCOPADO, EXCELENTE OBRA DESEJA...
I Timóteo 3:8-13 -
A "Excelente Posição" do Bispo na Igreja
I Tm 3:8-13 8 Os Bispos
igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem
de lucros desonestos. 9 Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência
limpa. 10 Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada
contra eles, que atuem como diáconos. 11 As mulheres igualmente sejam dignas,
não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo. 12 O diácono deve ser
marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa. 13 Os
que servirem bem alcançará uma excelente posição e grande determinação na fé em
Cristo Jesus.
Introdução:
Um dos piores males
das igrejas em nossos dias é a invasão e a contaminação das filosofias mundanas
de negócios, business e do comércio dentro da Noiva de Cristo. Muitos têm
desprezado os claros ensinos bíblicos sobre o caráter, o modo e o tipo de
liderança que deve haver na igreja e estão implantando meios mundanos. “Alguns
líderes modernos de igrejas imaginam-se a si mesmos como homens de negócios,
personalidades da mídia, promovedores de entretenimento, psicólogos, filósofos
ou advogados. Essas ideias e conceitos se contrastam, nitidamente, em todos os
seus detalhes, com o tom da simbologia que as Escrituras utilizam para
descrever os líderes espirituais. Por exemplo, em 2 Timóteo 2, o apóstolo Paulo
empregou 7 metáforas para descrever os rigores do ministério de liderança. Ele
apresenta o pastor como um mestre (v. 2), um soldado (v. 3), um atleta (v. 5),
um agricultor (v. 6), um obreiro trabalhador (v. 15), um vaso (vv. 20-21) e um
escravo (v. 24). Todas essas figuras evocam ideias de sacrifício, labor,
serviço e arduidade. Elas nos falam, de modo eloquente, sobre as
responsabilidades complexas e diversas envolvidas no ministério de liderar.
Nenhuma delas transforma o ministério de liderança em algo esplendoroso [aos
olhos do mundo].
Nesse sermão
focaremos no segundo ofício permanente dado por Jesus para a Sua igreja – o
ofício do diácono. Esse termo e ofício têm sido banalizados, desprezados e
trocados por termos não bíblicos. O ofício bíblico de diácono está passando por
uma crise e, por isso, é mais que necessário que a igreja volte a Palavra e resgate
a maravilhosa importância desse cargo estabelecido pelo Dono da igreja! [v.13 Os
que servirem bem alcançará uma excelente posição e grande
determinação na fé em Cristo Jesus]
É PARA TODOS:
Todo cristão deve
ser um servo de Cristo e do Seu Reino. A palavra ‘diácono’ de um modo geral e
genérico reflete a obrigatoriedade de todo cristão – ser um servo (Gk. διάκονος)!
Mc 9:35 [contexto:
discussão sobre quem seria o maior no Reino de Deus] Assentando-se, Jesus
chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo (διάκονος)
de todos"; Jo 12:26 Quem
me serve (diakoneo) precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo (diakonos)
também estará. Aquele que me serve (diakoneo), meu Pai o
honrará; I Pe 4:10 Cada
um exerça o dom que recebeu para servir (diakoneo) aos outros
A lista de
qualificações dadas por Paulo em I Timóteo 3:8-13 é uma lista de qualidades que
deve ser aspirada, buscada e vivida por TODOS os cristãos! Assim como as listas
de Gálatas 5 (o fruto do Espírito, versículos 22-23), I Coríntios 13 e Mateus 5
esta lista deve ser copiada, lida e aspirada por todos aqui!
Que os jovens
busquem essas qualificações! Que as solteiras busquem homens com essas
qualificações! Que os casais estimulem e incentivem um ao outro a estarem se
conformando as essas qualificações. Que os homens não cessem de buscar e
aspirar tais características.
Contextualização:
A carta de I
Timóteo é uma das Cartas Pastorais de Paulo (juntamente com
Tito e II Timóteo). Após ser libertado do encarceramento em Roma (Atos 28 – por
volta de 63 d.C.) Paulo começou a sua ‘Quarta Viagem Missionária’. O
apóstolo foi para Éfeso e lá deixou Timóteo e depois partiu para a Macedônia (I
Tm 1:3). Timóteo ficou em Éfeso para colocar ordem nas igrejas daquela região:
falsos ensinos e outros problemas eclesiásticos estavam ocorrendo lá. Paulo fez
o mesmo com Tito, deixando-o em Creta (Tt 1:5). Essa carta de Paulo foi escrita
para encorajar e auxiliar o jovem Timóteo no que fazer em meio às dificuldades
das igrejas.
A exortação do
capítulo 3 sobre a qualificação para os ofícios flui dos assuntos tratados em
2:8-13 sobre adoração no culto. Em 2:11-12 Paulo proibiu as mulheres de
exercerem o papel de pregadoras-mestras nas igrejas e agora em 3:1-13 ele
define quem são os líderes e quem são os responsáveis pela liderança na
igreja.
Divisão do Estudo:
I – O CARÁTER DO BISPO (VS.8-10)
II – A ESPOSA DO BISPO E A VIDA NO LAR (VS.11-12)
III – A RECOMPENSA (V.13)
I – O CARÁTER DO BISPO (VS.8-10)
8 Os diáconos
igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem
de lucros desonestos. 9 Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência
limpa. 10 Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada
contra eles, que atuem como diáconos.
“IGUALMENTE” --- A palavra ‘igualmente’
nos leva aos primeiros versículos do capítulo 3, mostrando que Paulo está
lidando com outro ofício permanente para a igreja. Nos primeiros sete
versículos o apóstolo tratou sobre o ofício do epíscopo (que é o mesmo que
pastor, presbítero e bispo).
“OS BISPOS IGUALMENTE”
--- Aqui o termo BISPO trata do ofício na igreja. Paulo está tratando dos dois
ofícios permanentes para a igreja: Pastorado e EPISCOPADO.
O TERMO BISPO:
A palavra ‘BISPO’
significa servo ADMINISTRADOR. Como foi dito no começo todo cristão é um
diácono de Cristo. De uma forma geral todos os cristãos são diáconos. Mas o
versículo 8 e Filipenses 1:1 nos mostram que a palavra ‘BISPO’ também tem um
sentido mais restrito que trata do ofício, ou seja o EPISCOPADO.
Apesar de todos os
cristãos serem ‘diáconos’ (servos) alguns homens têm o chamado para servirem de
forma oficial na igreja local. O ofício do diaconato tem por objetivo facilitar
a propagação do Evangelho de forma bem prática.
BISPO- διάκονος- alguém que serve,
executa o comando de outra pessoa.
“EPISCO” – serviço
cristão, responsabilidade de todos os cristãos.
“EPISCOPADO” –
ofício especial instituído na igreja.
Observações Importantes:
*O diaconato não é
de maneira nenhuma inferior (nem superior) ao de pastor. Os dois ofícios
complementam e completam um ao outro.
*O diácono não é um
pastor em treinamento.
*O diácono não é
colocado no ofício na tentativa de forçar a pessoa a servir ao Senhor.
II Tm 3:8-13: A lista
de qualificações é basicamente a mesma que a de presbíteros! Veja como ele
começa: “Os diáconos igualmente devem ser...” (v.8) – iguais aos
presbíteros!
“A grande
semelhança de critérios para com os diáconos deve nos desencorajar a selecionar
esses líderes com base nas aptidões práticas. Eles devem ser tão espirituais
quanto os presbíteros.”
“Qual a parte, se é
que há alguma, que os diáconos deveriam ter em pastorear uma igreja? Fica claro
pela lista em I Tm 3 que o ofício de diácono é perpétuo para o benefício do
rebanho... Quando o material bíblico é levado em consideração, fica claro que a
distinção pode ser feita entre o trabalho de um presbítero e o de um diácono.
De forma ampla pode-se dizer que, o presbítero é responsável pela supervisão
espiritual geral da congregação, enquanto os diáconos devem se preocupar
primeiramente com as preocupações físicas e materiais do rebanho. Os ofícios de
presbítero e diácono juntos representam o cuidado compreensivo
que Cristo providenciou para o seu rebanho.”
PROVÁVEL SURGIMENTO DO EPISCOPADO:
Em Atos 6 nós temos
o princípio desse ofício. Apesar de que em nenhum lugar os sete homens são
chamados de diáconos, essa história ilustra e aponta para a importância que
teria o ministério dos diáconos. At
6:1-7 1 Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus
de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas
viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. 2 Por isso
os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo
negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir [διακονέω] às mesas.3
Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito
e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa 4 e nos dedicaremos à oração e ao
ministério [διακονία] da palavra".5 Tal proposta agradou a
todos. Então escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de
Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo,
proveniente de Antioquia. 6 Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais
oraram e lhes impuseram as mãos. 7 Assim, a palavra de Deus se espalhava.
Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande
número de sacerdotes obedecia à fé.
A – O PROBLEMA: Uma séria
acusação de que as viúvas gregas estavam sendo desprezadas. A igreja estava
passando por uma profunda crise, com o risco de divisão por causa de
favoritismo. Com isso os apóstolos não conseguiam mais se dedicarem ao estudo
da Palavra e à oração (v.2).
B – A SOLUÇÃO: Escolher sete
homens para fazer essa tarefa de cuidado físico e espiritual e distribuição de
alimento (v.3).
C – QUE TIPO DE HOMENS FORAM ESCOLHIDOS: (v.3)
1 – BOA REPUTAÇÃO; 2 – CHEIOS DO ESPÍRITO; 3 – CHEIOS DE SABEDORIA
Veja que não diz
nada sobre aptidão financeira nem aptidão administrativa – o foco é todo no
caráter cristão. Um caráter aprovado é muito mais importante que qualquer
aptidão externa.
Essas qualidades
são requeridas para todos os cristãos!
Essas 3
características são mais elaboradas em I Timóteo 3:8-13.
*As funções dos
apóstolos de ensinar e orar foram transmitidos aos presbíteros e a função de
servir as necessidades físicas foi incumbida aos diáconos.
** Os
diáconos não servem aos pastores, mas a igreja! A função dos diáconos
é servir a igreja da forma que eles foram chamados e os pastores da forma que
foram ordenados.
“A continuidade dos
ofícios de presbítero e diácono reflete essa divisão de serviços para o
benefício do rebanho. A importância do ofício de diácono e a sabedoria
requerida são aparentes não só das listas de qualificações encontrada em Atos
6, mas também da lista em I Timóteo 3:8-13, onde as qualificações são
virtualmente idênticas para a qualificação de um presbítero, exceto que os
presbíteros devem ser ‘aptos para ensinarem’ (ITm3:2)”
A IMPORTÂNCIA DO CARÁTER:
Atos 6 e I Timóteo
3 nos mostram que o foco está todo no caráter, no interior da pessoa.
Muitos acham que o
diácono deve ser aquela pessoa que serve. Muitos homens são ordenados como
diáconos simplesmente porque eles se assemelham as formigas – estão sempre
trabalhando. Com certeza a disposição em servir e a vontade de por a mão na
obra é fundamental para exercer tal ofício, mas a disposição de trabalhar e o
dom de arrumar, organizar e servir não são tudo! O Senhor está
preocupado 100% com o caráter da pessoa. A lista de qualificação não
foca em nenhuma habilidade física – Deus não requer que a pessoa seja formada
em administração, nem em contabilidade, não precisa ser engenheiro e nem ter
nenhuma outra aptidão física. O foco está todo no caráter do diácono!
Por que Deus se
preocupa com o caráter da liderança? Pois se a liderança é composta de homens
autoritários, obcecados por posições de prestígio a igreja seguirá o mesmo
caminho. Se há imoralidade na vida da liderança, com certeza haverá imoralidade
na igreja. Se os pastores são servos, homens apaixonados pela Palavra, a igreja
será marcada pelo serviço e paixão pela Bíblia. Presbíteros obcecados por
milagres e prosperidade – a igreja seguirá o mesmo exemplo. Por isso o foco da
lista é todo no caráter do homem que aspira por esse ofício!
De acordo com Atos
6:8- 7:60 nós vemos que o diácono tem toda a liberdade de ensinar a Palavra.
Apesar do ensino não ser a responsabilidade primária dos diáconos, eles não são
proibidos dessa tarefa (desde que sejam homens).
Olhe a lista de
qualificação ministerial! “Quantas dessas qualificações estão
relacionadas com a competência ministerial? Apenas ‘ser capaz de ensinar’ se
relaciona com a aptidão ministerial. Todas as outras qualificações claramente
refletem a importância de um caráter piedoso” A lista de qualificação para
os diáconos – assim como com os pastores – mostra que o Senhor está preocupado
com o coração desses homens.
** Você tem se
preocupado com o seu caráter? Você tem se esforçado para ter um caráter
aprovado por Deus e homens? Isso lhe tira o sono? Você tem se preocupado mais
com o seu caráter ou com as suas aptidões?
1 – “DEVEM SER
DIGNOS” ou “SEJAM HONESTOS” --- (Gk. σεμνός - sério, dignificado
e honrável). A vida desse homem deve ser marcada pela seriedade para com as
coisas do Senhor. Todo trabalho sério e importante requer seriedade. Você não
quer um médico que fica fazendo palhaçada na sala de cirurgia, quanto menos
alguém que trata da sua vida espiritual.
O diácono deve ser
uma pessoa admirada pelo seu temor, reverência e comprometimento com o servir
ao Reino de Deus!
* A seriedade
para com as coisas de Deus inspira e demanda honra. Ele não pede honra, mas a
sua vida atrai a dignidade das pessoas.
-- Você não quer um
médico palhaço para cuidar da sua leucemia, você não gostaria de um comediante
fazendo o trabalho funerário da sua esposa – a seriedade de certos ofícios
exige a seriedade daqueles que o exercem. Pastores e diáconos devem ser homens
sérios.
“Eles devem ser
homens que por meio do sério estilo de vida inspiram o respeito.”
Alegres? Lógico!
Felizes? Claro! Mas a vida exala a seriedade em servir e viver o Evangelho da
Graça.
As próximas três qualificações
estão relacionadas ao domínio próprio. “Um diácono deve evidenciar o
controle sobre pecados constantes, que incluem, assim como o presbítero,
problemas relacionados à bebida, dinheiro e linguagem verbal.” 2 – “HOMENS DE PALAVRA” ou “NÃO DE LÍNGUA DOBRE” –
(Gk. μὴ διλόγους).
No grego a frase diz que o diácono não pode ser uma pessoa de
dupla fala. Essa pessoa não pode falar de um jeito dentro da igreja e de outro
fora da igreja. Dentro da igreja fala sobre doutrina, canta louvores e ora, mas
fora a pessoa fala um monte de besteira, piadas sujas. O diácono precisa ser
consistente em sua fala, sem hipocrisia!
Uma pessoa que não
muda a fala de acordo com a situação. A fala é sincera. Essa característica
envolve fofoca também. Não pode ser alguém fofoqueiro e nem de intrigas.
O falar da pessoa
deve mostrar que Jesus Cristo é o seu amado Senhor – Ef 4:29 Nenhuma palavra torpe
saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros,
conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem; 5:3-4 Entre vocês não deve
haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de
impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. 4
Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são
inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.
3 – “NÃO AMIGOS DE MUITO VINHO” – (Gk. μὴ οἴνῳ πολλῷ προσέχοντας).
Alguém que dá muita atenção a coisas como bebida alcoólica. A frase no grego
tem o sentido de alguém que dá muita atenção, tempo e força ao vício. O
diácono de Cristo deve ser marcado pela atenção total nas coisas que são
importantes ao seu Senhor.
Um servo fiel
precisa ter sua mente sóbria a todo o momento para servir ao seu Senhor.
Ao invés de ser
amigo de vinho o diácono precisa ser amigo do Espírito Santo (Ef. 5:18).
4 – “NÃO AMIGOS DE LUCRO DESONESTO” ou “NÃO COBIÇOSOS DE TORPE GANÂNCIA”- (Gk. μὴαἰσχροκερδεῖς). O problema aqui não é lucro, pois lucro é bom se
usado e adquirido de forma correta.
O problema é como
você tem tirado lucro das coisas? Sonegando imposto? Roubando? As pessoas
querem fazer negócio com você?
“Isso é de muita
importância, pois muitas vezes os diáconos são responsáveis por lidar com as
finanças.
Qual o remédio? I
Tm 6:5-10: contentamento e gratidão!
5 – v.9 “APEGAR-SE AO MISTÉRIO DA FÉ COM A
CONSCIÊNCIA LIMPA” [ou Guardando
o mistério da fé numa consciência pura ACF] – (Gk. ἔχοντας τὸ μυστήριον τῆς πίστεως ἐν καθαρᾷ
συνειδήσει).
“APEGAR” --- Tem sentido segurar
com força, ter posse.
“AO MISTÉRIO DA FÉ” --- O diácono
deve ter posse do entendimento do Evangelho da Graça. Esse servo deve conhecer
o seu Senhor. O termo ‘mistério da fé’ não se trata de algo místico, mas da
revelação já dada pelo Espírito Santo aos regenerados por Ele sobre o Evangelho
de Jesus (3:16; Ef 5:32).
Diáconos devem ser
estudantes da Palavra. Eles devem ter a sã doutrina apegada ao seu ser.
“Apesar da
tarefa principal do diácono não ser o ensino da Palavra, mas os ministérios de
misericórdia... há muitas ocasiões em que os diáconos instruirão as pessoas.
Ele sem dúvida se apoiará na sabedoria e nos princípios das Escrituras... Se
você deseja ser um diácono ou ter qualquer outro ministério na igreja, a sua
preocupação primária deve ser com o conhecimento da Verdade e não com aptidões
de administração.”
“COM A CONSCIÊNCIA LIMPA” --- A sã
doutrina e o mistério da fé devem ser colocados em práticas. Uma vez que eles
se apegam à sã doutrina, eles devem colocar em prática! Quando a sã doutrina é
aplicada, a consciência se torna limpa!
“A confissão de
um diácono não deve ser apenas um culto labial, mas algo que ele agarra com
força tanto com a mente como com o coração. O diácono sem uma consciência limpa
não tem a integridade necessária para fazer o seu trabalho bem feito
** A sua
consciência está limpa? A sua consciência te traz alguma acusação?
II Co 1:12 Este é o
nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos
temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com
santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo,
mas de acordo com a graça de Deus.
A consciência é
limpa devido:
- ao estilo de
vida. Uma pessoa que anda em santidade não se sentirá culpada.
- ao entendimento
do perdão em Jesus e do arrependimento na caminhada cristã. O diácono se
arrepende diante de Deus e homens e toma proveito do perdão na cruz.
6 – v.10 “DEVEM SER PRIMEIRAMENTE
TESTADOS/EXPERIMENTADOS E DEPOIS, SE NÃO HOUVER NADA CONTRA ELES, QUE ATUEM
COMO DIÁCONOS” [ACF 10 E também
estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.] –
O homem deve ser testado para ser aprovado.
“DEVEM SER PRIMEIRAMENTE TESTADOS”
--- O diácono não é colocado no ofício para que então ele comece a servir. O
diaconato não é um teste para liderança! O homem que é colocado como diácono tem
sido avaliado e aprovado.
O verbo no presente
passivo implica em uma constante provação. O diácono deve ser constantemente
testado!
Como um diácono é
testado? A vida dele deve refletir uma vontade crescente em servir ao Senhor.
** Vejamos que Deus
não estabelece um tempo, pois cada caso será diferente.
Todo cristão deve
estar continuamente testando e examinando o seu próprio caráter (II Co 13:5)!
O TESTE PARA O
EPISCOPADO:
1 – A pessoa deve
demonstrar a todos um crescimento na fé e na graça. Esse homem deve demonstrar
frutos de arrependimento e mudança. O caráter deve estar sendo transformado.
2 – Quão disposto
esse homem está para servir ao Senhor? Quão cedo ele se levanta? Que horas ele
chega e sai da igreja? O que ele faz para servir a igreja?
“SE NÃO HOUVER NADA CONTRA ELES [se
forem irrepreensíveis], QUE ATUEM COMO DIÁCONOS” ---
Isso não quer dizer perfeição, de modo algum! Não existe líder perfeito, o
único que existiu morreu para nos justificar – Jesus.
** Isso não é
perfeição, mas alguém que não tenha acusação séria contra ele.
“Perfeição não é
o padrão, pois se fosse, nenhum homem estaria qualificado para servir a igreja
de Cristo (I Jo 1:8-9). Ao invés disso, o presbítero ou diácono potenciais ao
ofício tem uma vida de arrependimento, sem pecados graves e sem a tendência
para com comportamentos pecaminosos que ele não esteja buscando corrigir.”
A questão é o
coração do homem. Ne 9:8 [o
chamado de Abraão] Viste que o coração dele era fiel.
Se não houver
nenhuma falha grave ou pecado que desqualifica esse homem, em vista das
qualificações já mencionadas,então que o deixem atuar como um diácono!
Se a pessoa não tem
um estilo vida marcada pelo hábito dos pecados condenados, se esse homem tem sido
transformado aos olhos da família dele e da igreja e se há a disposição em
servir e ele já tem servido que ele atue como um diácono!
“Todos nós
deveríamos estar vivendo vidas que nos qualificam para servir o rebanho de
Deus, independente se somos aceitos para a ordenação ou não.”
II – A ESPOSA DO BISPO E A VIDA NO LAR (VS.11-12)
11 As mulheres
igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo. 12
O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria
casa.
11 Da mesma sorte
as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. 12 Os
diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas
próprias casas.
Há muita discussão
sobre a quem Paulo está se referindo aqui. Há basicamente 3 interpretações: a)
Paulo está falando sobre as mulheres que exercem o ofício de diaconisa; b)
Trata de mulheres que ajudavam/assistiam os diáconos; c) Paulo está tratando
das mulheres dos diáconos.
“Como esposas dos diáconos elas também
devem estar envolvidas com seus maridos à medida que eles buscam cumprir o
serviço diaconal... Se as esposas são mencionadas por Paulo, então esse
versículo se encaixa aqui como outra qualificação necessária para aquele que
aspira ser um diácono e conduzirá sua vida com a assistência da sua esposa.
Portanto as qualificações da esposa são partes e parcelas da qualificação dele
como um διάκονος
7 – AS MULHERES DOS BISPOS:
A – DIGNAS – Assim como os maridos, elas devem ser
sérias, reverentes. Mulheres que são visivelmente cristãs e que inspiram outras
mulheres.
Essas mulheres
inspiram outras mulheres a serem santas!
A vida delas requer
e exige respeito, pois elas são temerosas a Deus!
Você é vista com
respeito? As pessoas admiram o seu modo de falar e comportar?
B – NÃO CALUNIADORAS (Gk. μὴ διαβόλους).
Não seja diabólica. Não podem ser mulheres que falam demais; fofocam. Fofoca e
palavras inconvenientes fazem da pessoa uma pessoa diabólica.
Essa característica
é de extrema importância, pois a esposa do diácono ouvirá e verá coisas
pessoais sobre os membros da igreja e a última coisa que você quer é essas
informações sendo passadas.
C – SÓBRIAS – no vestir, no
agir. O pensamento dela deve ser sem a intoxicação do mundo. Uma mulher de
pensamento bíblico.
As roupas
demonstram que ela não foi intoxicada com a sensualidade e a sexualidade
brasileira e da cultura. As suas vestes revelam que você não está intoxicada
com a sociedade?
As palavras da sua
boca demonstram que você não está bêbada com o vinho mundano?
D – CONFIÁVEIS/FIÉIS EM TUDO –
elas devem ser fiéis em casa, na igreja – dignas de confiança. Uma mulher em
quem se pode confiar.
** Você é uma
pessoa confiável? As pessoas na igreja podem confiar em você?
Você é vista como
uma pessoa fidedigna?
-- Os seus filhos
confiam em você?
-- O seu marido
confia em você, ou tem assuntos que ele evita por medo que caia em outros ouvidos?
-- As pessoas na
igreja podem confessar as falhas para você?
A esposa é de
extrema importância, pois assim como o presbítero (ou diácono? Ou ambos?), ela
irá saber informações pessoais de membros da igreja; ela deve servir o marido
para que ele possa servir no ofício que Deus o chamou na igreja!
“Todos devem
buscar o papel de um diácono, independente se ele servirá em um ofício ou
simplesmente como um servo do Corpo de Cristo. As qualificações de I Timóteo 3
devem ser o objetivo e a diretriz de todo cristão.”
8 - MARIDO DE UMA SÓ MULHER – Assim como o presbítero, ele deve ser fiel à sua esposa: em
ações, olhar e palavras! Ele deve refletir a fidelidade de Cristo para com a
sua noiva. O diácono deve tratar a esposa com amor, carinho e prioridade.
9 – GOVERNAR BEM A CASA – O homem deve ser respeitado dentro de casa. Governar de forma
bíblica a sua família.
A esposa e as
crianças devem estar na igreja. Ele deve liderar devocionais em família!
“O lar é o campo
de treinamento para o homem que ministrará ao povo de Deus. Isso faz sentido,
pois Paulo no versículo 15 nos lembra que a igreja é a ‘casa/família de Deus’.
O homem que controla a sua casa e lidera a sua família com piedade pode fazer o
mesmo para a família de Deus.
III – A RECOMPENSA (V.13)
13 Os que servirem
bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação/confiança na fé em
Cristo Jesus.
“OS QUE SERVIREM BEM”
--- Não é uma questão só de servir, mas servir com excelência! Ele não só
serve, mas serve com toda força e amor!
A pessoa limpa,
conta o dinheiro, direciona as pessoas, organiza a igreja com toda a força e
zelo para que o Senhor seja glorificado.
“ALCANÇARÃO UMA EXCELENTE POSIÇÃO”
--- Quando você é um servo fiel e dedicado você tem a mais excelente posição!
O grego dessa
sentença diz que o homem que serve com excelência conquista (adquirem como um
bem) o lugar mais alto no pedestal.
Mc 10:42-45 -Jesus os
chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes
das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.43Não
será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre
vocês deverá ser servo
[diakonos];44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de
todos.45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e
dar a sua vida em resgate por muitos".
A excelente posição
vem com o excelente serviço. Você se humilha e o Senhor te exalta!
“Os homens que
servem bem ganham também ‘grande determinação na fé’. Quando alguém, independente
se ele é um diácono, serve as pessoas com um amor por Cristo, a fé dele é
fortalecida, ajudando o a proclamar com ousadia e intrepidez o Evangelho aos
amigos e familiares”.
Aos olhos do mundo
a posição de servo é desprezada, vista como inútil e sem prestígio, mas aos
olhos do Servo Sofredor aqueles que seguem os Seus passos conquistam a mais
desejada posição!
CONCLUSÃO:
Que todos busquem
essas qualificações. Independente se você aspira ou não o ofício, todo cristão
é chamado a servir e ter essas características!
“O ‘Filho do
Homem não veio para ser servido, mas para servir’ (Mt.20:28) e por isso ser
chamado para servir a igreja como um diácono é um dos maiores chamados que
Cristo pode nos fazer. Mas mesmo aqueles entre nós que não são ordenados como
diáconos devem sempre estar procurando por oportunidades para servir o povo de
Deus e os seus vizinhos se devemos imitar a Jesus. Qual é a carência na sua
igreja que você foi equipado de forma singular para supri-la? Você tem buscado
suprir as necessidades das quais você foi capacitado por Deus para supri-las...”
Apóstolo. Capelão/Juiz.
Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.
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