A IGREJA DE
ESMIRNA...
Ap 2. 8-11 Sabor amargo, perfume agradável “Isto diz o primeiro
e o último, que foi morto e reviveu: Conheço as tuas obras e tribulação e
pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são,
porém são sinagoga de Satanás. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo
lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma
tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum
sofrerá o dano da segunda morte.” (Ap 2.8-11.) Esmirna significa mirra, que é a
resina perfumada produzida pela árvore de mesmo nome ao ser ferida. Seu perfume
é aprazível, mas seu sabor é amargo. Era ingrediente do óleo da unção, na época
de Moisés (Êx 30.23) e um dos presentes levados pelos magos ao menino Jesus (Mt
2.11). A substância tornou-se símbolo de amargura e sofrimento. O nome daquela
cidade da Ásia Menor era bastante adequado à realidade da igreja que ali se
encontrava: um povo sofredor que, em meio às aflições, exalava o bom perfume de
Cristo. “Conheço as tuas obras, tribulação e pobreza” Hoje, muitas pessoas têm
um conceito fantasioso sobre o cristianismo, como se este garantisse um mar de
rosas ou um paraíso na terra. Aquela igreja, como tantas outras, conhecia muito
bem o trabalho árduo, a tribulação e a pobreza, embora fosse espiritualmente
rica. A igreja de Laodicéia, ao contrário, era materialmente rica e
espiritualmente miserável. A riqueza material não é, em si mesma, maligna, mas
o erro está em colocá-la em evidência, tornando-a prioritária, como se o
Evangelho estivesse a ela vinculado. O Senhor mandou dizer aos cristãos de
Esmirna: “Não temas o que hás de padecer”. Além de tudo o que aquela igreja
tinha passado, ainda viriam mais tribulações. Contudo, em todas elas havia um
propósito divino. “O Diabo lançará alguns de vós na prisão” No meio da carta,
existe menção a um personagem indesejável: Satanás. Gostaríamos que seu nome
não estivesse ali, assim como não queremos considerar a possibilidade de sua
interferência ou intromissão em nossas vidas. Alguns irmãos imaginam estar
muito distantes da ação do adversário. Entretanto, somos soldados, estamos numa
guerra espiritual, e a proximidade do inimigo não nos deve parecer estranha. O
Diabo lançaria alguns daqueles cristãos na prisão. Pode parecer incrível que
ele possa fazer algo assim na vida do crente, mas, nesse caso, o fator
determinante é a permissão divina em função dos seus propósitos soberanos. O
texto não está se referindo à prisão espiritual, mas natural. Naquele tempo, o
imperador romano estava perseguindo a Igreja, prendendo os cristãos e matando
muitos deles. Era importante saber que, por trás daqueles fatos e de seus
protagonistas, havia uma realidade espiritual dinâmica. “Para que sejais
tentados” (provados) A expressão “para que” indica um propósito. Nada acontece
por acaso na vida do cristão. Muitas coisas vêm como consequência dos nossos
atos, outras ocorrem porque Deus tem um objetivo por meio delas. Nesse caso específico,
o propósito seria a tentação. Deus permite uma situação adversa para que a
tentação ocorra, pois ela é necessária na vida do crente. Afinal, se Cristo foi
tentado, por que nós não haveríamos de ser? Gostaríamos que todas as situações
desagradáveis fossem evitadas, e até oramos por isso. Entretanto, muitas dessas
orações não serão atendidas porque a tentação precisa vir. Para que a nossa
vitória se manifeste, precisamos enfrentar tentações e lutas. Isto é
inevitável. Como a prisão poderia se tornar local de tentação? Aqueles cristãos
presos poderiam ser acometidos por pensamentos, reflexões e questionamentos a
respeito da fé. Alguns deles perguntariam: “Por que Deus permitiu isso? Eu sou
filho dele, sou fiel, sou servo do Senhor”. Não é o que acontece conosco?
Quantos questionamentos vêm à nossa mente quando estamos debaixo da tribulação?
Nesse momento, somos tentados a duvidar da presença de Deus e do seu amor para
conosco. Nos piores momentos, somos tentados a negar a nossa fé e a blasfemar
contra Deus. Assim foi a tentação de Jó. A certa altura dos fatos, sua esposa
lhe disse: “Amaldiçoa o teu Deus e morre”. Aquela foi uma sugestão satânica nos
lábios da mulher. “Tereis uma tribulação de dez dias” Algumas situações têm
prazo determinado. É uma realidade bíblica. Como exemplos, podemos citar os 7
anos de fome no Egito (Gn 41.30), os 400 anos de escravidão dos israelitas (Gn
15.13) e os 70 anos de cativeiro babilônico (Jr 25.11). Deus determinou o tempo
daquelas tribulações. Ainda que povo orasse, jejuasse e expulsasse demônios, o
problema permaneceria até que se cumprisse o prazo estipulado por Deus. Não
podemos fazer uma regra nesse sentido, porque muitos males podem ser resolvidos
imediatamente, conforme vemos em diversos episódios bíblicos. Entretanto, não
devemos ignorar a possibilidade dos prazos determinados, porque esta será a
explicação para algumas orações não atendidas. Aquela igreja poderia orar, mas
a tribulação duraria dez dias, nem mais nem menos. Devemos orar sempre, mas
precisamos também pedir o discernimento ao Senhor para não tomarmos atitudes e
conclusões precipitadas. A tribulação continuará até que tenha produzido os
resultados para os quais ela foi permitida pelo Senhor. Assim como Jesus não
podia descer da cruz antes de sua morte, também nós não podemos interromper
algumas situações que nos sobrevêm. A lagarta não pode sair do casulo enquanto
não se completar sua metamorfose. Interferir no processo seria um desastre
fatal. Deus está no controle. Ele já determinou um ponto final para todos os
males que nos afligem. “Não temas” Precisamos confiar no Senhor, sabendo que
ele está conosco. Mesmo que seja necessário passar pelo vale da sombra da
morte, estaremos acompanhados pela bondade e pela misericórdia do Pai. Depois
da tribulação, encontraremos refrigério e descanso para as nossas almas. O
propósito da tribulação Paulo disse que a tribulação produz paciência,
experiência e esperança (Rm 5.3-4). As situações difíceis que enfrentamos têm
por objetivo nos ensinar muitas lições e desenvolver em nós virtudes e
habilidades que, de outra forma, não teríamos. O atleta levanta pesos cada vez
maiores a fim de desenvolver seus músculos, sua força e resistência. Da mesma
forma, os desafios da vida podem nos tornar experientes, capazes e maduros, mas
esses resultados não são alcançados por quem vive fugindo ou interrompendo seus
exercícios. Sabemos também que a tribulação revela quem é o falso cristão e
quem é o verdadeiro, assim como, na parábola de Jesus, a tempestade testou os
alicerces das duas casas (Mt.7). Na igreja de Esmirna havia uma mistura,
conforme percebemos no texto (Ap 2.8-11). A tribulação seria a prova. Dali
sairiam os vencedores e os derrotados. Os falsos blasfemariam contra Deus, mas
os verdadeiros permaneceriam fiéis. O Senhor já sabe quem é trigo e quem é
joio. Entretanto, a prova é necessária para o autoconhecimento e para o
testemunho diante do mundo. Ser fiel enquanto tudo vai bem não causa nenhum
impacto nos ímpios. Todavia, se somos fiéis nas piores situações, então nosso testemunho
se reveste de uma força impressionante. Tal evidência também fará calar o
próprio Satanás que, conforme lemos no livro de Jó, vive nos observando e
aguardando para assistir nossa infidelidade e nosso fracasso. Enquanto isso...
espere Esperar é uma palavra cada vez mais abominável para o homem moderno,
cuja vida está repleta de recursos tecnológicos que oferecem resultados
imediatos. Porém, a Bíblia nos ensina a ser como o homem do campo que, ainda na
atualidade, depois de semear, precisa esperar a chuva, a produção da lavoura e
o amadurecimento do grão. Se Deus sempre nos atendesse imediatamente,
resolvendo todos os nossos problemas, não precisaríamos de qualidades tais como
a paciência, a perseverança e a longanimidade. Vemos, portanto, que, em muitas
situações, precisaremos esperar. Aguarde o tempo certo, a melhor ocasião,
sabendo que o Senhor tem a hora propícia para todos os propósitos. A
precipitação tem causado inversões indevidas, produzindo consequências graves.
Esperar como? Muitos estão esperando o livramento, o fim da tribulação, mas,
enquanto isso, murmuram, reclamam, blasfemam, pecam. Esta não é a maneira
correta de esperar. O Senhor disse: “Sê fiel até a morte...” (Ap 2.10.) Espere
sendo fiel. Assim como Jó não blasfemou contra Deus, mas adorou, adoremos ao
Senhor em todas as situações. Outro exemplo maravilhoso é o de José do Egito
que, sendo escravo e prisioneiro, permaneceu fiel ao Senhor, esperando o seu
livramento. Palavras de esperança A carta à igreja de Esmirna contém muitos elementos
negativos: tribulação, prisão, tentação e morte. Porém, vemos também ali
palavras do Senhor para confortar aqueles irmãos. Antes de tudo, é importante
ressaltar que Jesus é o autor daquela carta, e ele diz: “Conheço as tuas obras,
tribulação e pobreza”. Ele conhece; ele sabe de todas as coisas. Nada lhe passa
despercebido. Em alguns momentos, podemos pensar que ele nos esqueceu, mas isto
não é verdade. Ele nos contempla e conhece tudo o que passamos nesta vida. Em
todas as cartas às igrejas da Ásia, encontramos este verbo: “conheço”. Jesus
não apenas conhece, mas tem o controle da situação. Por isso ele diz: “Não
temas” (Ap 2.10). Não permita que o medo domine seu coração, mas creia no
Senhor. “Dar-te-ei a coroa da vida” A caminhada do cristão pode ser árdua em
muitos momentos, mas temos a promessa gloriosa da vida eterna. Se formos fiéis
e aprovados, seremos coroados pelo Senhor. Qualquer interferência do inimigo
terá sido incidente de menor importância no meio do caminho. Jesus é o primeiro
e o último (Ap 2.8). Ele se apresenta como “aquele que foi morto e reviveu” (Ap
2.8). Este é o modelo para a igreja. Ainda que sejamos mortos por causa do
Evangelho, reviveremos para a vida eterna com o nosso Senhor Jesus Cristo. A
carta à igreja de Esmirna não serve como incentivo a um “cristianismo” com
enfoque terreno, imediatista e materialista, mas um cristianismo segundo Jesus
Cristo, que nos leva a pensar nas coisas celestiais, em valores eternos, em
vida eterna. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” Observe
que esta frase fala “às igrejas” e não apenas à igreja de Esmirna. Portanto,
aquela carta é também para nós. Devemos meditar nela e viver os princípios ali
contidos, uma vida de vencedores para a glória do Senhor Jesus...
Bispo.
Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.
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