ESTUDO BÍBLICO PROFUNDO SOBRE O
CRISTÃO E O DIVÓRCIO...
Introdução: definições bíblicas do significado de
certas palavras:
- Prostituição é qualquer favor sexual entre um homem e uma
mulher sem marido, feito por dinheiro ou por outras recompensas materiais.
- Fornicação, num sentido1, estrito, é qualquer favor sexual entre um homem e uma mulher sem marido, feito consensualmente, sem ser por dinheiro nem por outras recompensas materiais. Fornicação, num sentido2, mais amplo, é qualquer atividade sexual não permitida por Deus, na Bíblia (isto inclui fornicação num sentido restrito, adultério, prostituição, homossexualismo masculino e feminino (lesbianismo), bestialismo, etc.)
- Casamento não é o ato de o homem, quer por estupro ou por fornicação consensual, ter favores sexuais de uma mulher (virgem, ou viúva, ou divorciada, ou prostituta, ou que é fornicária com outros homens). Casamento é a solene promessa mútua (explícita ou tácita, usualmente ante testemunhas e formalmente), entre um homem e uma mulher, de serem esposo e esposa, formarem um casal, uma família, serem uma só carne, indivisivelmente, até que a morte os separe.
- Adultério é quebra (de uma vez por todas fica quebrada) dos votos de um casamento.
- Adulterar é desrespeitar (de uma ver por todas fica desrespeitado), é infringir (de uma vez por todas fica infringido) o pacto de um casamento.
- Adúltero é quem adulterou (isto é, desrespeitou [de uma ver por todas fica desrespeitado], é quem infringiu [de uma vez por todas fica infringido] o pacto do casamento (seja o casamento do adúltero, ou o da adúltera). Assim, como quem já cometeu um assassinato leva a pecha de assassino até o fim da sua vida, do mesmo modo quem já adulterou uma vez carrega a pecha de adúltero até o fim da sua vida. Assim, como a perda da virgindade (ou a amputação de um braço) é de uma vez para sempre, do mesmo modo o adultério. Adúltero é quem passou do estado de jamais ter adulterado, para o estado de já ter adulterado.
1) Que Diz DEUS a Quem Quer se Divorciar ou Recasar?
- Fornicação, num sentido1, estrito, é qualquer favor sexual entre um homem e uma mulher sem marido, feito consensualmente, sem ser por dinheiro nem por outras recompensas materiais. Fornicação, num sentido2, mais amplo, é qualquer atividade sexual não permitida por Deus, na Bíblia (isto inclui fornicação num sentido restrito, adultério, prostituição, homossexualismo masculino e feminino (lesbianismo), bestialismo, etc.)
- Casamento não é o ato de o homem, quer por estupro ou por fornicação consensual, ter favores sexuais de uma mulher (virgem, ou viúva, ou divorciada, ou prostituta, ou que é fornicária com outros homens). Casamento é a solene promessa mútua (explícita ou tácita, usualmente ante testemunhas e formalmente), entre um homem e uma mulher, de serem esposo e esposa, formarem um casal, uma família, serem uma só carne, indivisivelmente, até que a morte os separe.
- Adultério é quebra (de uma vez por todas fica quebrada) dos votos de um casamento.
- Adulterar é desrespeitar (de uma ver por todas fica desrespeitado), é infringir (de uma vez por todas fica infringido) o pacto de um casamento.
- Adúltero é quem adulterou (isto é, desrespeitou [de uma ver por todas fica desrespeitado], é quem infringiu [de uma vez por todas fica infringido] o pacto do casamento (seja o casamento do adúltero, ou o da adúltera). Assim, como quem já cometeu um assassinato leva a pecha de assassino até o fim da sua vida, do mesmo modo quem já adulterou uma vez carrega a pecha de adúltero até o fim da sua vida. Assim, como a perda da virgindade (ou a amputação de um braço) é de uma vez para sempre, do mesmo modo o adultério. Adúltero é quem passou do estado de jamais ter adulterado, para o estado de já ter adulterado.
1) Que Diz DEUS a Quem Quer se Divorciar ou Recasar?
Gênesis
2:23,24 Então disse o homem: Esta
é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne (a) ;
ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. (24) Portanto
deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão UMA só carne.(a)
a) O plano de Deus é o casamento ser indissolúvel. Quem se divorcia sofre como se dilacerasse seu próprio corpo.
Deuteronômio 24:1-4 1 Quando um homem (b) tomar uma mulher e se casar (c) com ela, se ela não achar graça aos seus olhos por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa (d), far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa.
a) O plano de Deus é o casamento ser indissolúvel. Quem se divorcia sofre como se dilacerasse seu próprio corpo.
Deuteronômio 24:1-4 1 Quando um homem (b) tomar uma mulher e se casar (c) com ela, se ela não achar graça aos seus olhos por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa (d), far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa.
b) Note, em todos os textos deste estudo, e em toda a Bíblia, que Deus
nunca expressamente declarou aceitar, mesmo com desgosto, que
a mulher (mesmo que “inocente” e o marido culpado) se divorcie!!!... Talvez
aceite- com- desgosto, como o faz para com o homem “inocente”, mas ninguém pode
ter esta certeza!... A Bíblia também não trás nenhum exemplo de uma mulher crente
se divorciando do seu marido, mesmo que mau. Então, sem preceito e sem exemplo
bíblicos, o melhor é a mulher realmente crente ir pelo lado da segurança...
Isto é, reconhecer que Deus pode nem sequer aceitar- com- desgosto que uma
mulher se divorcie, por motivo algum!...
c) Para o judeu, o casamento tinha duas fases: a primeira, já indissolúvel (exceto por pecado sexual da mulher) ia da pública- e- oficial troca de juras de “viverem juntos até a morte”, até o dia de irem morar juntos; a segunda fase ia daí em diante e também era indissolúvel (também exceto por pecado sexual da mulher). Compare Mt 1:18,19 (José e Maria estavam casados, mas não tinham coabitado).
d) Que é esta “coisa vergonhosa”, o ÚNICO motivo expressamente aceito- mesmo- com- desgosto por Deus para o divórcio? (“Tolerado”, não ordenado! “Com desgosto”, não com aprovação e prazer!). Vejamos:
c) Para o judeu, o casamento tinha duas fases: a primeira, já indissolúvel (exceto por pecado sexual da mulher) ia da pública- e- oficial troca de juras de “viverem juntos até a morte”, até o dia de irem morar juntos; a segunda fase ia daí em diante e também era indissolúvel (também exceto por pecado sexual da mulher). Compare Mt 1:18,19 (José e Maria estavam casados, mas não tinham coabitado).
d) Que é esta “coisa vergonhosa”, o ÚNICO motivo expressamente aceito- mesmo- com- desgosto por Deus para o divórcio? (“Tolerado”, não ordenado! “Com desgosto”, não com aprovação e prazer!). Vejamos:
- Quanto aos dias de Israel: era
um pecado na área moral-sexual, grave, mas bem menor que adultério,
lesbianismo, bestialismo, etc., pois estes deviam ser punidos por
apedrejamento. Alguns motivos válidos para o divórcio poderiam ser, por
exemplo: “brincadeiras sexuais” da mulher com outro homem, antes do casamento;
sexo anal ou oral; sadismo ou masoquismo ou qualquer outra perversão; permanente
e injustificadamente recusar-se a ter sexo com seu cônjuge; ou exigir pagamento
ou impor pesadas condições para isto; exigir posições acrobáticas ou
humilhantes; durante o ato conjugal, sussurrar palavras de amor a outra pessoa,
ou exprimir repulsa/ zombaria/ insulto, ou gritar imoralidades a plenos pulmões
para ser ouvida a quilômetros; viver conversando pornografia, etc.
- Quanto aos dias de hoje, onde não há apedrejamento: não se refere ao homem ter “deixado de vibrar” pela esposa, não se refere à “incompatibilidade de gênios”, nem às dezenas de outras desculpas esfarrapadas e sem- vergonhas de hoje: refere-se a pecado grave na área moral-sexual. Além dos exemplos anteriores, podemos adicionar: adultério, lesbianismo, bestialismo, etc.
- Compare Mt 19:3-9, abaixo.
- Quanto aos dias de hoje, onde não há apedrejamento: não se refere ao homem ter “deixado de vibrar” pela esposa, não se refere à “incompatibilidade de gênios”, nem às dezenas de outras desculpas esfarrapadas e sem- vergonhas de hoje: refere-se a pecado grave na área moral-sexual. Além dos exemplos anteriores, podemos adicionar: adultério, lesbianismo, bestialismo, etc.
- Compare Mt 19:3-9, abaixo.
2 Se ela, pois, saindo da casa
dele, for e se casar com outro homem,(3) e este também a desprezar e,
fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se
este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer;(4)
então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la
por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o
Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. (e)
e) Este trecho (1-4) é cheio de condicionais, e não está ordenando nem
prazerosamente aprovando o divórcio, só está limitando o mal de uma prática da
época: SE um homem descobrir “coisa vergonhosa” na sua
esposa, SE ele não puder perdoá-la, e SE ele
a repudiar, ao menos dê-lhe carta de divórcio, e saiba (aqui está o
mandamento!) que, SE ela vier a ser divorciada ou se tornar
viúva de casamento posterior, jamais poderá ser aceita por esposo anterior
(aqui está o mandamento!).
Oséias 3:1-3 Disse-me o Senhor: Vai outra vez, ama uma
mulher, amada de seu amigo, e adúltera (f),
como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles se desviem para outros
deuses, e amem passas de uvas. (2) Assim eu comprei para mim tal mulher por
quinze peças de prata, e um hômer e meio de cevada; (3) e lhe disse: Por muitos
dias tu ficarás esperando por mim; não te prostituirás, nem serás mulher de
outro homem; assim também eu esperarei por ti.
Oséias 2:7, 14-16 Ela irá em seguimento de seus amantes, mas não os alcançará;
buscá-los-á, mas não os achará (f); então dirá: Irei, e
voltarei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora (f) (14) Portanto,
eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao
coração. (f) (15) E lhe darei as suas vinhas dali,
e o vale de Acor por porta de esperança; e ali responderá, como nos dias da sua
mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. (16) E naquele dia, diz
o Senhor, ela me chamará meu marido; e não me chamará mais meu Baal.(f) Oséias 14:8 Efraim dirá:
Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido e isso considerarei; eu sou
como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.(f)
f) O
ideal de Deus é o cônjuge inocente mostrar graça, perdão, misericórdia,
compaixão, amor. Oséias tipificou este amor perdoador da parte de Deus, quando
o Senhor o mandou procurar e casar com uma prostituta, ela, depois de certo
tempo, começou a traí-lo repetida e nauseantemente, mas ele misericordiosamente
cuidou dela nos seus terríveis sofrimentos, pacientemente a esperou e perdoou,
até que ela realmente se arrependeu e aprendeu a amá-lo!
Malaquias
2:14-16. Todavia perguntais: Por
que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade,
para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher
da tua aliança.(15) E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito?
E por que somente UM? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto
guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher
da sua mocidade. (16) Pois eu detesto o divórcio, (g) diz o Senhor Deus
de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai
de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.
g) Esta é
a chave de toda a questão: Deus ODEIA o divórcio, a quebra do
juramento “até que a morte nos separe”. Como o homem tem o coração duro e não
perdoa como Deus nos perdoa, Deus com desgosto DISCIPLINOU o divórcio
já praticado pelo homem, para limitar seu mal. Mas amar & perdoar
são os ideais perfeitos de Deus para os nossos casamentos, mesmo se nossos
cônjuges nos traírem: Deus ODEIA o divórcio! Há algo mais claro do que
isto???...
Mat 5:31-32. 31 Também foi dito (h): Quem repudiar sua
mulher, dê-lhe carta de divórcio. (32) Eu, porém, vos digo que todo aquele
que repudia sua mulher (b), a não ser por causa de infidelidade (i,k), a
faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.(i,j)
h) Este é
dito dos homens, não de Deus, de modo algum: “O homem que quiser, divorcie-se
de sua mulher, por qualquer motivo que alegue, desde que lhe dê carta de
divórcio, para ela também ficar livre para recasar.”
i) Deus somente expressou aceitar- mesmo- com- desgosto um divórcio iniciado por um homem cuja esposa esteja em grave pecado moral-sexual. Quanto ao recasamento, isto é, casamento após o divórcio:
i) Deus somente expressou aceitar- mesmo- com- desgosto um divórcio iniciado por um homem cuja esposa esteja em grave pecado moral-sexual. Quanto ao recasamento, isto é, casamento após o divórcio:
- Somente
no caso do homem ser totalmente inocente (como isto é raro!) e a mulher ser
culpada de grave pecado moral-sexual, Deus aceita- com- desgosto que a
parte inocente volte a se casar (mas não com esposa que ele já
divorciou e foi depois de outro homem, ver [e]).
- Deus expressou não tolerar que a mulher culpada volte a se casar.
- Deus não expressou aceitar- mesmo- com- desgosto que a mulher divorciada e totalmente inocente (que coisa rara!) volte a se casar. Talvez aceite- com- desgosto, como para com o homem inocente, mas ninguém pode ter esta certeza. A Bíblia também não trás nenhum exemplo de uma mulher crente, mesmo injustamente divorciada pelo seu marido, voltando a se casar com outro homem. Então, sem preceito e sem exemplo bíblicos, o melhor é a mulher realmente crente ir pelo lado da segurança... Isto é, reconhecer que Deus pode nem sequer aceitar- com- desgosto que uma mulher divorciada se case com outro homem, estando seu ex-marido vivo!... Ademais, há o terrível risco de que Rm 7:3 (abaixo) também se aplique à mulher divorciada (mesmo que seja absolutamente inocente), ninguém tem certeza de que não... Compare também 1 Co 7:39-40, abaixo.
j) Pela construção da frase, vemos que “comete adultério” não expressa algo contínuo {*}, exprime apenas um ponto no tempo, não que o recasamento é um adultério CONTÍNUO. Por isso, não podemos exigir que um recasado, crente ou não, interrompa seu atual casamento. {* Ver nota de 1Jo 3:9, na Bíblia LTT Anotada)Mateus 19:3-12. 3 Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? (h) (4) Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio [um] homem e [uma] mulher (a), (5) e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois UMA só carne?(6) Assim já não são mais dois, mas UMA só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem (a). (7) Responderam-lhe: Então por que mandou (g,h) Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?(8) Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu (g,h) repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio. (9) Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher (b) , a não ser por causa de FORNICAÇÃO (k), e casar com outra, comete ADULTÉRIO; e o que casar com a repudiada também comete adultério. (i3,j). (10) Disseram-lhe os discípulos: Se tal é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. (d) (11) Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado. (12) Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.
- Deus expressou não tolerar que a mulher culpada volte a se casar.
- Deus não expressou aceitar- mesmo- com- desgosto que a mulher divorciada e totalmente inocente (que coisa rara!) volte a se casar. Talvez aceite- com- desgosto, como para com o homem inocente, mas ninguém pode ter esta certeza. A Bíblia também não trás nenhum exemplo de uma mulher crente, mesmo injustamente divorciada pelo seu marido, voltando a se casar com outro homem. Então, sem preceito e sem exemplo bíblicos, o melhor é a mulher realmente crente ir pelo lado da segurança... Isto é, reconhecer que Deus pode nem sequer aceitar- com- desgosto que uma mulher divorciada se case com outro homem, estando seu ex-marido vivo!... Ademais, há o terrível risco de que Rm 7:3 (abaixo) também se aplique à mulher divorciada (mesmo que seja absolutamente inocente), ninguém tem certeza de que não... Compare também 1 Co 7:39-40, abaixo.
j) Pela construção da frase, vemos que “comete adultério” não expressa algo contínuo {*}, exprime apenas um ponto no tempo, não que o recasamento é um adultério CONTÍNUO. Por isso, não podemos exigir que um recasado, crente ou não, interrompa seu atual casamento. {* Ver nota de 1Jo 3:9, na Bíblia LTT Anotada)Mateus 19:3-12. 3 Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? (h) (4) Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio [um] homem e [uma] mulher (a), (5) e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois UMA só carne?(6) Assim já não são mais dois, mas UMA só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem (a). (7) Responderam-lhe: Então por que mandou (g,h) Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?(8) Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu (g,h) repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio. (9) Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher (b) , a não ser por causa de FORNICAÇÃO (k), e casar com outra, comete ADULTÉRIO; e o que casar com a repudiada também comete adultério. (i3,j). (10) Disseram-lhe os discípulos: Se tal é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. (d) (11) Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado. (12) Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.
k)
“Porneia”, em Grego, abrange qualquer pecado sexual: fornicação (mulher solteira),
ou adultério (mulher casada), ou prostituição (mulher paga), etc.
Rom 7:3. De sorte que, enquanto viver o marido (n) , será chamado ADÚLTERA, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido (i3) .
Rom 7:3. De sorte que, enquanto viver o marido (n) , será chamado ADÚLTERA, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido (i3) .
n) Isto
se refere a um marido não divorciado dela. Se ele já tivesse se divorciado, não
seria mais seu marido, mais sim seu EX-marido. Contrário ao que dizem os
romanistas, o divórcio (mesmo sem justificativa, errado, pecaminoso) dissolve o
casamento, de modo que, mesmo no V.T., a mulher divorciada casava de novo sem
ser considerada adúltera e ser (por isso) apedrejada. Note que Jesus, em João
4, pronuncia que a samaritana tinha tido 5 maridos (fica implícito que através
de divórcio de cada um e casamento com o seguinte) e agora vivia com um homem
em fornicação, sem casar, portanto Ele reconheceu que as 5 primeiras uniões
tinham sido casamentos, casamentos válidos!
I Coríntios 7:10-15, 27, 39-40. Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; (11) se, porém, se apartar (l) , que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. (12) Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. (13) E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. (m) (14) Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. (15) Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz. (27)Estás ligado a mulher? não procures separação. Estás livre de mulher? não procures casamento. (39) A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. (i3) (40) Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus.
I Coríntios 7:10-15, 27, 39-40. Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; (11) se, porém, se apartar (l) , que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. (12) Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. (13) E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. (m) (14) Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. (15) Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz. (27)Estás ligado a mulher? não procures separação. Estás livre de mulher? não procures casamento. (39) A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. (i3) (40) Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus.
l) Em
Grego, o verbo está na voz passiva, devia ser traduzido “for apartada”. Na
Bíblia, a mulher pode sofrer a ação do marido dela se apartando, mas nunca pode
praticar a ação de se apartar, divorciar-se do marido!
m) Deus não tolera, mesmo com desgosto, que o CRENTE (homem ou mulher), mesmo que casado com descrente, tome a INICIATIVA do divórcio (exceto o marido [inocente] de esposa em grave pecado sexual).
2) Como Tratar um Divorciado? (mesmo que ele tenha, para sua infelicidade, desobedecido todas as instruções do Senhor).
m) Deus não tolera, mesmo com desgosto, que o CRENTE (homem ou mulher), mesmo que casado com descrente, tome a INICIATIVA do divórcio (exceto o marido [inocente] de esposa em grave pecado sexual).
2) Como Tratar um Divorciado? (mesmo que ele tenha, para sua infelicidade, desobedecido todas as instruções do Senhor).
2.1. Com amor.
João 4:10 Respondeu-lhe Jesus [à Samaritana]: Se
tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe
terias pedido e ele te haveria dado água viva. 1 Tessalonicense 5:14Exortamo-vos também, irmãos, a que
admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e
sejais longânimos para com todos. 2 Timóteo 2:24,25 e ao servo do Senhor não convém
contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente;(25)
corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda
o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
2.2. Se ele e seu cônjuge não tiverem feito
recasamentos: aconselhá-los a se arrependerem, se perdoarem, reunirem-se.
Provérbios
10:12 O ódio excita contendas; mas o amor cobre
todas as transgressões.
Oséias 3:1-3; 2:14-15; 2:16;14:8 (bem acima).
Exortá-los a, além de pôr em 1o. lugar o temor e a glória de Deus, em 2o. as suas felicidades reais e eternas, devem também pensar nos filhos. Não queremos dizer que bons e felizes casais que são também bons pais tenham total garantia de que seus filhos serão salvos, bons e felizes. Mas o pecado tem repercussões até a 3a. e 4a. gerações (Ex 34:7), e TODAS as pessoas que NÓS conhecemos e que são profundamente incapazes de um casamento feliz (ou que são homossexuais, lésbicas, sadoquistas, masoquistas, ou pervertidos em geral), são filhos de um casamento desfeito e profundamente infeliz, são filhos profundamente amargurados e que odeiam ao menos um dos pais. QUE APROVEITA A VOCÊ, PAI OU MÃE, GANHAR “O MUNDO INTEIRO”, E VER SEU FILHO PERDIDO???
Oséias 3:1-3; 2:14-15; 2:16;14:8 (bem acima).
Exortá-los a, além de pôr em 1o. lugar o temor e a glória de Deus, em 2o. as suas felicidades reais e eternas, devem também pensar nos filhos. Não queremos dizer que bons e felizes casais que são também bons pais tenham total garantia de que seus filhos serão salvos, bons e felizes. Mas o pecado tem repercussões até a 3a. e 4a. gerações (Ex 34:7), e TODAS as pessoas que NÓS conhecemos e que são profundamente incapazes de um casamento feliz (ou que são homossexuais, lésbicas, sadoquistas, masoquistas, ou pervertidos em geral), são filhos de um casamento desfeito e profundamente infeliz, são filhos profundamente amargurados e que odeiam ao menos um dos pais. QUE APROVEITA A VOCÊ, PAI OU MÃE, GANHAR “O MUNDO INTEIRO”, E VER SEU FILHO PERDIDO???
2.3. Se ele ou seu cônjuge estiver casado com
outra pessoa: aconselhá-los
a se perdoarem
Provérbios
10:12 (acima).
e a
manterem seus atuais casamentos (Deus nunca ordenou que
devam romper ou prejudicar o atual casamento. Em Grego, “comete pecado [contra
a repudiada]”, de Mt 5:32 e 19:9 [acima] não está no tempo contínuo. O se
recasar do homem culpado [ou da mulher em geral] foi um pecado, sem dúvida, mas
manter o atual casamento não é um pecado contínuo!).
2.4. Se o divorciado se arrepender de todos os seus pecados:
a) Pode ser salvo, crendo. João 4:10,18, 42 Respondeu-lhe Jesus [à
Samaritana] : Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te
diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. (18)
porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso
disseste com verdade. (42) e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós
cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente
o Salvador do mundo.
b) Pode ser batizado e ser membro atuante de uma igreja local. Se o
divorciado demonstra arrependimento sincero, se não vive de modo que seria
disciplinado se fosse membro da nossa igreja local, se foi salvo e aceito por
Cristo, por que seria recusado por nós? Atos 8:36,37 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar
onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja
batizado? (37) E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E,
respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.Ver 2.3b,
acima. Mas note que o bom senso indica que, se A divorciou B sem ser por causa
de fornicação (e foi disciplinado por isso), depois casou com C (e foi
disciplinado por isso), depois se arrependeu e pediu perdão de verdade à
igreja, então A+C devem procurar ser membros de igreja diferente da de B.
c) Só não pode ser pastor nem diácono. 1 Timóteo 3:2,12.É necessário, pois, que o bispo seja
irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro,
hospitaleiro, apto para ensinar; (12) Os diáconos sejam maridos de uma só
mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e
Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.