MISERICÓRDIA...
A palavra misericórdia aparece na Bíblia cerca de cento e sessenta
e seis vezes, mais vinte e sete no plural; misericórdias, com dezenove vezes
misericordioso e quatro misericordiosos.perfazendo um total de duzentas e
dezesseis vezes, obs; isso no português.
É interessante notar
que a maioria das referencias Bíblicas é atribuída a misericórdia de Deus para
com a humanidade, logo percebemos o quanto o ser humano é carente de Deus.
I O significado da palavra no português:
Misericórdia sf. Compaixão
suscitada pela miséria, pela dor alheia, (logo encontramos o vocábulo
compaixão).
Compaixão sf. Pesar que
nos desperta a desgraça, a dor de outrem; dó, comiseração, piedade. ( minidicionário
Aurélio ).
Misericórdia sf. Compaixão
despertada pela miséria alheia; perdão; instituição de piedade e caridade.
Interj; grito de quem pede compaixão.
Misericordioso, adj. Que tem
misericórdia; compassivo, compaixão, sf. Piedade, dó,
comiseração, pena, sentimento de humanidade. (dicionário Silveira Bueno –
e.d.p.).
II – o significado da palavra no Hebraico:
Misericórdia – A substantivo - hesed (transliterado)
“benignidade, amor firme, graça, misericórdia, fidelidade, bondade, devoção”.
É identificado três
significados básicos, que interagem: “força”, “firmeza” e “amor”. A palavra diz
respeito principalmente aos direitos e obrigações mútuos e recíprocos entre as
partes(Jeová e Israel). O termo hesed, implica envolvimento e
compromisso pessoais numa relação além das normas da lei.
O amor matrimonial está
relacionado com hesed. Oséias aplica a analogia ao hesed de Jeová por Israel
dentro do concerto (Os 2.21).
Usado no plural
“misericórdias”, “benignidades” ou “fidelidades” de Deus são Seus atos
concretos e específicos de redenção na realização de Sua promessa (Is 55.3)
“porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências
de Davi”.
Hesed tem tanto deus
quanto o homem como sujeito. Quando é o homem o sujeito, descreve generosidade
ou lealdade a outrem “ e disse-lhe Davi [...] usarei contigo [Mefibosete] de
beneficência por amor de Jonatas, teu pai”.(2Sm 9.7). raramente o termo é
aplicado explicitamente ao afeto ou fidelidade do homem para com Deus. O
exemplo mais claro provavelmente é (Jr 2.2): “vai e clama aos ouvidos de
Jerusalém dizendo: assim diz o Senhor: lembro-me de ti,da beneficência da tua
mocidade e do amor dos teus desposórios, quando andavas após mim no deserto”.
O termo hesed
caracteriza uma vida de santificação dentro do concerto.(Os 6.6) declara que
Deus deseja “misericórdia[amor firme] e não sacrifício” ou seja; vida fiel além
de adoração.(Mq 6.8) hesed: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e[...]ames
a “beneficência”.
Deus como sujeito,vemos
então o hesed de Deus, a misericórdia é oferecida ao Seu povo que necessita de
redenção do pecado, inimigos e dificuldades (Êx 34.6; Ne 9.17;Sl 103.8; Jn
4.2). toda a historia de relação de concerto de Jeová com Israel pode ser
resumida em termos de hesed.
“emet” “fidelidade” é uma palavra associada com ‘hesed’
“confiabilidade”: “preservem-se a sinceridade (hesed) e a retidão(emet)”, (Sl
25.21,ARA). O termo “´emûnãh” com significado semelhante também é comum:
“lembrou-se da sua benegnidade(hesed) e da sua verdade(´emûnãh) para com a casa
de Israel”.
B – Adjetivo . hãsîd: “santo, piedoso, devoto, fiel, justo, religioso”.
É derivado de hesed, usado para descrever o israelita fiel (Sl12.1: “salva-nos
Senhor, porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os
filhos dos homens”.
III – O significado no Grego:
A – Substantivos:
1. Eleos; presume necessidade por parte de quem
a recebe, e recursos adequados para satisfazer a necessidade daquele que a
mostra. (1) Deus, rico em misericórdia (Ef 2.4). proveu salvação para toda a
humanidade (Tt 3.5) para Judeus(Lc 1.72), para gentios (Rm 15.9) aos que o
temem(Lc 1.50). oração em busca de misericórdia (Hb 4.16). (2) A busca de
misericórdia de uns para com os outros (Gl 6.16; 1Tm 1.2; Mt 9.13;12.7;23.23;
lc 10.37; Tg 2.13).
Observação: sempre que as palavras misericórdias e paz são encontradas
juntas, aparecem nessa ordem, exceto em Gl 6.16.
Misericórdia é o ato de
Deus, paz é a experiência resultante no coração do homem. Graça descreve a
atitude de Deus para com o transgressor de lei e o rebelde. Misericórdia é a
Sua atitude para com os que estão em angustia.
2. Oiktirmos: “piedade, compaixão pelas
adversidades dos outros” usado cerca de (1) Deus ‘pai das misericordias’(2 Co
1.3); no culto racional, as ‘Suas misericordias’ são a base para apresentar os
corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. (Rm 12.1).
(2) os homens, crentes, devem sentir e mostrar compaixão uns pelos
outros (Fp 2.1; Cl 3.12; nas duas passagens a palavra é precedida de
“entranháveis afetos”, na primeira e “entranhas”, na última).
3. Splanchnon: “afetos, entranhas, o coração”,
sempre no plural no Novo Testamento. Referencia aos ‘sentimentos de favor,
generosidade, boa vontade, boa disposição, piedade’(Fp 2.1).
B – verbos:
1. Eleeõ significa: ‘sentir simpatia ou
compaixão pela miséria dos outros’ e sobretudo, a simpatia ou compaixão
manifestada no ato.
Na voz ativa: ‘ter piedade ou misericórdia de, mostrar misericórdia
por’...(Mt 9.27; 15,22; 17.15; 18.33,20,30.31; três vezes em Marcos, quatro em
Lucas; Rm 9.15,16,18; 11.32; 12.8; Fp 2.27; Jd 22.23).
Na voz passiva: ‘ter piedade ou misericórdia mostrada por alguém, obter
misericórdia’ (Mt 5.7;Rm 11.30,31; ICo 7.25; 2Co 4.1; 1Tm 1.13,16; 1Pe 2.10).
2. Oikteirõ: ‘ter piedade de (derivado de
Oiktos, ‘piedade’; oi, exclamação = “Oh!”, Rm 9.15(duas vezes).
Obs: na septuaginta é citado que a ‘misericórdia’ e compaixão mostradas
por Deus não são determinadas por nada exterior aos Seus atributos. (Êx 33.19).
o verbo Oikteirõ é mais forte que o verbo Eleeõ.
3. Hilaskomai em grego profano: ‘
conciliar, satisfazer, aplacar, propiciar, fazer os deuses serem
reconciliados’, no Novo Testamento nunca significa conciliar Deus; significa:
(a) ‘ser propício,misericordioso’(Lc18.13. oração do publicano) , (2) ‘expiar,
fazer propiciação por’(Hb 2.17).
C – Adjetivos:
1. Eleemõn ‘misericordioso’, não simplesmente
dotado de piedade, mas ativamente compassivo, é usado acerca de Jesus como Sumo
Sacerdote Hb 2.17, e daqueles que são como Deus (Mt 5.7; Lc 6.35; 6.36, deve-se
ler ‘filhos’ representam as características que se assemelham ás do Pai.
2. Oiktirmõn ‘ que inspira piedade ou
comiseração, compassivo pelas adversidades dos outros’, usado duas vezes em Lc
6.36 (misericordioso) dito do caráter de Deus expresso no Seu povo; tg 5.11.
3. Hileôs‘ propício, misericordioso’ a qualidade
expressa ali pertence essencialmente a Deus a despeito do homem ser indigno
dela. Só usado acerca de Deus (Hb 8.12); em Mt 16.22; “Senhor tem compaixão de
ti”, literalmente “sê propício a ti”. Contraste com a Septuaginta em 2Sm
20.20;23.17.
4. Aneleos ou Anileõs
“desapiedado,impiedoso,desumano,implacável”, ocorre em Tg 2.13, dito do
julgamento daquele que não mostra ‘misericórdia’.
O estudo teológico trás a misericórdia de Deus como um de Seus
atributos morais, que é gratuita... “as causas de não sermos consumidos...” Lm
3.22.
A Graça vê os pecadores
condenados em suas culpas, já a misericórdia de Deus, os vê miseráveis e
necessitados.
No Judaísmo existe uma
crença, que Miguel executor dos Juízos de Deus, nas suas costas possui apenas
uma asa, enquanto Gabriel, executor da misericórdia, possui duas asas potentes.
Por isso voa mais rápido, ou seja; Deus se apressa em ser misericordioso do que
em levar a juízo o homem, mas se rejeitada essa misericórdia, mas tarde será
julgado e castigado...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson
Cavalcante.
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