ESTUDO BÍBLICO E SE O DIABO SE ARREPENDER?
Já imaginou o diabo arrependido, com a
Bíblia debaixo do braço, pregando o Evangelho para os demônios? Será que ele
poderia sinceramente se arrepender? E se isso acontecesse, será que haveria
perdão para ele? Sabemos e temos plena consciência que existem dentro dos
templos, seja católicos, evangélicos e ortodoxos, sacerdotes, obreiros, ovelhas
que são instrumentos que o diabo usa para tentar destruir os verdadeiros
adoradores de DEUS, hoje com a famosa TEOLOGIA DA PROSPERIDADE os homens e
mulheres estão indo aos templos em busca
de bem materiais, lembrai-vos do que o diabo ofereceu a Jesus: Dar-te-ei todos
os tesouros e reinos do mundo se postado me adorares, pense nisso e medite nesse
simplório estudo.
Segundo a doutrina católica (e nós
evangélicos concordamos com isso), “o diabo não é a personificação das paixões,
mas uma pessoa, criada por Deus como anjo e, tendo perdido a comunhão com Ele,
converteu-se em espírito obscuro, o diabo. Como pessoa, o diabo tem livre
arbítrio, isto é, tem liberdade e esta liberdade não é violada por Deus (embora
limitada nas suas ações).
Ele é uma personalidade concreta, um ser
concreto. Introduz-se com a injúria, com a arrogância e o engano na história,
com a pretensão de destruir a Deus e aos homens. O pecado, os sofrimentos, a
morte são gerados por ele, pois espalha a ruína e o ódio, exercendo seu poder e
domínio. Ele e os demônios, incapazes de prejudicar diretamente a Deus, se
dirigem aos homens para, com seus poderes maléficos, travarem uma luta com
eles, confundindo suas vontades, criando tentações, nos envolvendo em paixões,
nos deixando confusos e obstruindo nosso tempo de oração ”.
Os demônios são anjos caídos, que pecaram
junto com o diabo, sendo este o chefe deles. Embora para o pior dos homens haja
perdão, não o há para o “menos ruim” dos demônios. Provaremos isso com quatro
argumentos, ao mesmo tempo que aproveitaremos a discussão para uma agradável e
rara abordagem sobre a natureza dos anjos maus em contraste com a humana. OBS:
não há demônio menos ruim.
1. O diabo estava perfeitamente convicto
do que estava fazendo Certa vez um homem que tinha matado o assassino de sua
filha foi perguntado se estava arrependido. A sua resposta foi: “Se tivesse uma
segunda chance, faria tudo de novo e o mataria lentamente”.
Ele fez consciente, fez porque quis, fez
o que achou que deveria ser feito. Não fez movido por impulso ou forte emoção.
Não há lugar de arrependimento para quem age assim (não estou levando em conta
a ação do Espírito Santo, que pode quebrantar o mais duro coração
humano).
É esse argumento que é usado pelo autor
do livro aos Hebreus para alertar os crentes sobre o perigo do pecado
voluntário: “ Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de
termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício
pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há
de devorar os adversários. (Hb 10:26-27)
O diabo morava com Deus, muito inteligente,
traidor consciente, quis ser Deus no lugar de Deus.
O homem difere do diabo, entre outras
coisas, porque enquanto na carne sofre de um “embotamento espiritual” que lhe
impede de ser livre em suas atitudes. Segundo o apóstolo Paulo: “O homem
natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura;
e não pode entendê-las, porque elas só são entendidas espiritualmente (1 Co
2:14). Mesmo o “homem espiritual” tem que aceitar muitas coisas pela fé, sem o
completo entendimento.
Esse embotamento permite arrependimento
ao maior dos pecadores, após ser iluminado em seu entendimento pelo Espírito
Santo e ter sua maldade exposta diante de si, o conduzindo ao arrependimento. O
arrependimento nos traz um tremendo pesar pelo mau cometido. Nas palavras de
Deus: “ Ali vos lembrareis de vossos caminhos, e de todos os vossos atos com
que vos tendes contaminado; e tereis nojo de vós mesmos, por causa de todas as
vossas maldades que tendes cometido” ( Ezequiel 20:43 ). Esse nojo de si
próprio é o genuíno arrependimento. Não remorso pelo que se fez, mas repúdio de
si próprio por ter sido capaz de fazê-lo.
O mesmo não ocorre com o diabo que, antes
de pecar, já tinha o completo entendimento e mesmo assim optou por agir
deliberadamente contra Deus. Quando nós enxergamos do nosso ponto de vista
meramente humano, onde freqüentemente nos arrependemos de algo, projetamos nos
demônios aquilo que somos, como se eles fossem iguais a nós, mas no mundo
espiritual arrependimento é um sentimento que não existe.
ESPÍRITOS NÃO SE ARREPENDEM, POIS
ARREPENDIMENTO É COISA DE HOMEM E HOMEM MORTAL: “Deus não é homem, para que
minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito,
não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” ( Nm 23: 19 ). “Também aquele
que é a Força de Israel não mente nem se arrepende, por quanto não é homem para
que se arrependa”. ( 1 Sm 15:29 ). Nenhum outro ser criado em todo o universo,
animal ou espiritual, tem essa capacidade.
DEUS É ESPÍRITO, OS DEMÔNIOS SÃO ESP
ÍRITOS, DEPOIS QUE MORRERMOS SEREMOS ESPIRITUAIS; devido ao fato de seres
espirituais não se arrependerem é que no inferno não haverá salvação e o
tormento será eterno. Se fosse possível se arrepender no inferno, também lá
haveria salvação . Em nenhum lugar da Bíblia qualquer anjo, bom ou mau, jamais
se arrependeu de ter feito algo.
Apocalipse 9 fala de anjos caídos,
representados como uma mistura demoníaca de gafanhoto/escorpião/cavalo/leão com
cara de homem, que são libertos. O longo tempo na escuridão das trevas, sofrendo
numa fornalha ardente, deveria ter sido suficiente para trazer-lhes
arrependimento e desejo de salvação. Ao invés disso, durante os cinco meses em
que ficarão em liberdade, eles sairão desejosos de destruir todos os homens que
encontrarem, porém Deus não os permitirá fazerem isso, tão somente que os
atormentem, como aconteceu com o pobre Jó:
“O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi
uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do
abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma
grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. Da fumaça
saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os
escorpiões da terra. Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a
verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na
fronte o sêlo de Deus. Foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por
cinco meses os atormentassem. E o seu tormento era semelhante ao tormento do
escorpião, quando fere o homem. Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de
modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. A aparência
dos gafanhotos era semelhante à de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre
as suas cabeças havia como que umas coroas semelhantes ao ouro; e os seus
rostos eram como rostos de homens. Tinham cabelos como cabelos de mulheres, e
os seus dentes eram como os de leões. Tinham couraças como couraças de ferro; e
o ruído das suas asas era como o ruído de carros de muitos cavalos que correm
ao combate. Tinham caudas com ferrões, semelhantes às caudas dos escorpiões; e
nas suas caudas estava o seu poder para fazer dano aos homens por cinco meses.
Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em
grego Apoliom. APOCALIPSE 9:1-11
CONCLUINDO: DEMÔNIOS NÃO SE ARREPENDEM E
POR ISSO NÃO PODEM SER SALVOS.
2. O diabo NÃO TEM FÉ
“Ora, a fé é o firme fundamento das
coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. HEBREUS 11:1
Em outras palavras: “certeza de coisas de
que se tem esperança. Não existe fé sem esperança: coisas que não vemos e
esperamos. Nós temos fé num Deus que nunca vimos, num céu aonde nunca fomos - o
diabo morava no céu, na presença de Deus, o via face a face. Como poderia ele ter
fé? “Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é
esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não
vemos, com paciência o aguardamos”. Romanos 8:24-25
“Para que a prova da vossa fé, mais
preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para
louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, sem o terdes
visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo
inefável e cheio de glória, alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas
almas. 1 Pd 1:7-9. Sem ver, mas crendo, isso se chama fé.
Não há fé no mundo espiritual: não há fé
no inferno, não há fé no céu, Deus não tem fé, Jesus não tem fé, os anjos bons
não têm fé, os demônios também não.
Mas Tiago diz que os demônios Crêem, você
argumentará. Vamos ao texto: “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em
si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem
as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês tu que Deus é
um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem”. Tg 2: 17-19
Na verdade, à luz de Hebreus, os demônios
não teriam fé. Eles não “crêem” que Deus existe, eles “sabem” da sua
existência. O sentido com que Tiago fala não pode ser o mesmo ou haveria
contraste entre os dois livros. Tiago diz apenas que saber que Deus existe e
não fazer a sua vontade não conduzirá o homem ao céu. Seria uma fé intelectual,
que sabe a verdade mas não a segue, pois os demônios são incapazes de ter a fé
salvadora citada em Hebreus, onde os heróis da fé abandonaram tudo porque
“almejavam uma pátria melhor, isto é, a celestial, invisível aos seus olhos (
Hb 11:6 ).
Se os anjos bons não têm fé, como
conseguem agradar a Deus, já que as escrituras dizem que “ sem fé é impossível
agradar a Deus?” (Hb 11:6).
Porque os anjos bons não precisam de
Cristo para serem salvos, uma vez que, ao contrário dos homens e dos demônios,
nunca estiveram perdidos. Mas se eles se rebelassem e necessitassem do perdão
de Cristo, teriam que ter fé - ou seja, para eles seria impossível agradar a
Deus, visto que demônios e anjos não têm fé.
3. O diabo NÃO TEM CORPO
Nosso corpo, e não nosso espírito é
templo do Espírito Santo. Ele habita em nosso corpo e fortalece nosso espírito
contra as tentações. Recebemos em nosso corpo mortal o sêlo do Espírito Santo,
que nele permanece e nos garante vitória sobre o mal, enquanto não vamos ao
céu.
Anjos são espíritos: “Mas a qual dos
anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus
inimigos por escabelo de teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores,
enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hb 1:13-14. O
diabo também é espírito e, ao contrário dos homens, não tem corpo.
Se tivessem corpo, não poderiam possuir
os corpos humanos. Essa posse, de alguma forma, parece dar-lhes alguma espécie
de repouso.
“Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao
encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não
vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros. Quando ele viu a Jesus,
gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Que tenho eu
contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes. Porque
Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito
tempo que se apoderara dele; e guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas
ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham
entrado nele muitos demônios. E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo.
Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe,
pois que lhes permitisse entrar neles, e lho permitiu. E tendo os demônios
saído do homem, entraram nos porcos; e a manada precipitou-se pelo
despenhadeiro no lago, e afogou-se ( Lc 8: 27-33).
Eles disseram a Cristo: “Não me
atormentes”, e Lucas explica: “Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que
saísse do homem”. Diz ainda que eles não queriam ir para o abismo. Deduzimos
com cautela que estar no corpo humano, ou talvez até de um animal, é mais
confortável que estar “no abismo”, para onde eles vão quando não estão no
corpo. Parece que nosso corpo é um refúgio para eles. Por outro lado, fora do
corpo vivem em tormentos.
Vejamos outro trecho de Lucas : “Ora,
havendo o espírito imundo saindo do homem, anda por lugares áridos, buscando
repouso; e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E
chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete
espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse
homem vem a ser pior do que o primeiro ( Lc 11: 24-26 ).
Dizem, isso eu não afirmo, que através do
corpo ele sente os prazeres da carne como sexo, drogas, bebida... Isso talvez
amenize a tremenda angústia de consciência, da ausência de Deus, do ódio
tremendo que os angustia continuamente. Mas não quero me alongar naquilo que
não posso biblicamente provar. OBS: Em Ap 20:1-3 o diabo é preso no abismo
durante 1.000 anos. Outros trechos bíblicos falam de anjos presos (Ex 1 Pd
3:19); outra explicação é que os demônios temiam que Jesus os mandasse para a
prisão.
O pensamento platônico valorizava o mundo
inteligível em detrimento do sensível. Para Platão (427 a.C.) a alma era
detentora da sabedoria e o corpo a prisão da alma , capaz de dominá-la e
impedí-la de regrar os desejos e as tendências do mundo sensível. Em outras
palavras, a alma seria boa e o corpo mau. Na linguagem evangélica já ouvi
dizerem que “o homem é um espírito que habita num corpo”, que aprisiona aquele
até libertá-lo na morte (na verdade o homem é corpo e alma - mesmo no céu
teremos os dois, com um corpo glorificado. Só a alma não é o homem, só o
espírito não é o homem). (OBS: tratamos alma e espírito como sinônimos, pois
cremos no homem dicotômico).
Já ouvi dizer que no jejum a alma se
fortalece enquanto o corpo se enfraquece. Resquícios platônicos. O bom é que os
dois estejam fortes: o homem sadio serve muito mais a Deus. Não sou contra o
jejum, mas enfraquecer o corpo não é o propósito dele e parece coisa de
“penitente” (aqueles que andam de branco e se autoflagelam na quaresma). Porém,
voltemos ao nosso tema.
Na verdade devemos amar nosso corpo, não
apenas por ser ele o templo do Espírito Santo - Ele não habita na alma humana,
mas no corpo humano - mas também por ser ele o nosso passaporte para o céu.
PRESTEM ATENÇÃO: SÓ TEREMOS CHANCE DE SALVAÇÃO ENQUANTO ESTIVERMOS NO CORPO.
“Aos homens está ordenado morrerem uma só
vez, vindo depois o juízo” (Hb 9: 27) . Após a morte vem o juízo - purgatório é
ilusão, assim como oração e missa pelos mortos. Só existe chance de salvação
para quem ainda está no corpo. Seja um corpo aleijado, mudo, surdo, cego...
tanto faz, é maravilhoso se me permite-me receber a Cristo pela fé e ir para o
céu. Espírito sem corpo, uma vez longe de Deus, não tem como escapar das chamas
ardentes do inferno.
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto (Isaías 55:6). Se tenho corpo ainda posso achar a
Deus, se tenho corpo Ele está perto!.
Chego quase a ter pena dos demônios
PORQUE ELES NÃO TEM UM CORPO MORTAL. Mas não merecem compaixão, sua escolha foi
consciente, são nossos inimigos e os únicos que não merecem clemência. Vivem
sem descanso, ao nosso redor tentando nos devorar (1 Pedro 5:8), de dia e de
noite nos acusam diante de Deus (Apocalipse 12:10).
OBS: sobre corpo mortal ver artigo
anterior: “Deus quer que o homem morra”.
O diabo é 100% mau: Vós tendes por pai ao
diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o
princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere
mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (João
8:44) .
O homem quando fere alguém, geralmente se
conforma em vê-lo derrotado. O diabo não, somente após vê-lo destruído. Se
puder derruba-o, arremessa-lhe um paralelepípedo na cabeça e lhe estoura os
miolos.
Seus pensamentos são maus, sua natureza é
má 24 horas por dia, 365 dias no ano, não têm descanso. Isso lhe dá uma
inquietação - ausência de frutos do Espírito: não tem amor, alegria, paz,
paciência, bondade... O pior dos homens tem uma noção do bem e através da graça
comum é capaz de amar alguém: seus filhos, uma mulher, sua mãe... Mas os
espíritos ou são bons ou maus. Sua natureza é uma, não é dividida como a do
homem.
POR ESSE MOTIVO TAMBÉM, PARA O diabo E
SEUS ANJOS NÃO HÁ QUALQUER CHANCE DE SALVAÇÃO.
4. CRISTO NÃO MORREU PELO diabo
Com esse último argumento, enterramos
definitivamente qualquer dúvida sobre a possibilidade de salvação do diabo e
seus anjos.
“Porque também Cristo morreu uma só vez
pelos pecados, [o justo pelos injustos], para levar-nos a Deus; sendo, na
verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito” (1 Pd 3:18). Essa morte só
teve valor para a humanidade porque ele se tornou 100% homem, se identificando
com a humanidade pecadora. Sem essa identificação, sua morte não teria valor
algum para nós.
“Portanto, visto como os filhos são
participantes comuns de carne e sangue, também ele (CRISTO) semelhantemente
participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o
poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da
morte (A HUMANIDADE), estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. Pois, na
verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. Pelo
que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar
um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim
de fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo
tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados (Hb 2: 14-18).
“Ele não presta auxílio a anjos”, em
outras palavras, Jesus não morreu pelos demônios ou qualquer outro tipo de
anjo, mas somente pela humanidade, portanto sua morte não tem qualquer valor
para eles. Para que a morte de Cristo fosse capaz de purificar demônios, Cristo
teria que se tornar anjo, não pecar, morrer como anjo (morte substitutiva) ,
ressuscitar; e mesmo se isso fosse possível, já que anjo não morre (não estou
esquecendo Deus pode tudo ), os anjos teriam que se arrepender e receber a Cristo
pela fé para, enfim, serem salvos
Teríamos alguns problemas: anjo não morre
(ainda bem que Adão não comeu da árvore da vida), anjo não se arrepende nem tem
fé . Conclusão: mesmo se Cristo, como anjo, morresse e ressuscitasse, teria
morrido em vão.
Voltando ao texto de Hebreus 2, Cristo
não presta auxílio aos anjos. Segundo A. A. Hodge (1823 – 1886), fora de Cristo
Deus é "fogo consumidor", e o medo inextinguível de sua ira repele a
alma. (Dt 4.24; Hb 12.29).
Fora de Cristo, aos demônios só resta o
Deus que é fogo consumidor e seu fim já está determinado: “E o diabo, que os
enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso
profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos” Ap
20:10.
CONCLUSÃO: Graças a Deus que não somos
demônios e para nós há sim uma real salvação em Cristo: “Porque, se com a tua
[boca confessares] a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o
ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Rm 10:9). E que Deus nos conduza à
vida. Amém...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em
Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.
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