AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE E OS SEUS SIGNIFICADOS...
I – Introdução
O Estudo a qual você vai estar estudando é uma
das matérias da Teologia Sistemática a qual se chama “Escatologia”, que do
grego é formada por dois vocábulos, “escathos” = últimas coisas + “logia” =
discurso racional, ou seja, é o estudo Sistemático e lógico das doutrinas concernentes
às últimas coisas.
O estudo a qual será relatado é sobre As Setes Igrejas da
Ásia do Apocalipse.
Apocalipse: Significa
“revelação”, “desvendo”
Apocalipse vem de duas
palavras originais: a preposição “apo”, com o sentido de afastado, distante, e
o substantivo “kakupsis” significando remoção, retirada, revelação,
descobrimento.
“O que vai ser
desvendado”?
Cap. 1 v.1 : Deus em
sua “Onipotência” = lat amreipotencia, poder absoluto e infinito, sabendo de
todos as coisas e acerca do fim de todos os tempos, entregou nas mãos de seu
filho toda a revelação do apocalipse. Para que revelasse aos seus “servos” –
lat servos: criado e do grego; DULOS, (a melhor tradução é diakoniaforos=
administrador), sujeito ao serviço. As coisas que brevemente deveriam
acontecer; e pelo seu “anjo”, gr = angelos = mensageiro. Os enviou e os
notificou, ou seja, dEU conhecimento ao seu servo João.
V.2: O apostolo João
foi um grande servo e realizou grandes obras, ele testificou, ou seja, declarou
a Palavra de Deus em sua época aos povos
e a sua igreja ao qual pastoreava em Éfeso. Não somente testificava da Palavra
de Deus como também acerca da vida de Jesus Cristo aqui na Terra, e também de
todos os milagres que Jesus fez por intermédio deles.
V.3: “Bem - aventurado”
– vem do gr = makaridro ou makario , sig, feliz , bendito. Aquele que lê, e os
que ouvem as palavras desta
“profecia” lat: prophetia =
revelação inspirada, sobrenatural e único do conhecimento e da vontade de Deus. Feliz será a pessoa que
guarda essa revelação em seu coração; Porque o tempo da vinda de Cristo esta
próxima. Ler – 14:13, 16:15, 19:9, 20:6, 22:7, 14.
V.4: Ásia; era á
província romana que abrangia a parte ocidental da península da Ásia menor, a qual Éfeso, era a capital.
“PAZ” = hb: shalon; gr
eirene; lat pacem é a serenidade, ou seja, a tranqüilidade que o Espírito Santo
nos enfunda no coração, mediante a fé que depositamos na providencia divina .
(filipenses 4:7).
Essas saudações eram
constantes pelos apóstolos aos seus irmãos em Cristo, pois eles estavam
desejando as virtudes de Deus para os seus destinatários que assim recebiam
suas cartas.
João quando enviou as
saudações para as igrejas da Ásia disse que a Graça e a Paz estava indo daquele
“que é,” (Jeová = é o Deus que se revela a si mesmo o nome tem sua origem no
verbo “ser”. Eu manifestei, me manifesto, e me manifestarei), e “que será” e “que há de vir”, e da dos sete
espíritos que estão diante do seu trono.
“que é” = ou seja,
daquele que trabalha
“que “era”= que eles
tinham ouvido e conhecido fisicamente”.
“que há de vir” = ou
seja, voltará para reinar.
Os setes espíritos
talvez, são sete anjos ou as “operações do E-S de Isaias 11:2.”
V.5: Fiel testemunha em
sua pessoa em sua obra, da promessa feita outrora a Davi: sal89 , Isaias 55:3 e
que se realizou nele a palavra eficaz. Por sua “ressurreição” ele foi
constituído Primogênito col 1:18, Rom: 1:4.
Príncipes dos reis da
terra = depois da destruição dos seus inimigos receber a admiração universal,
1cor 15:28 v.6 “Reis” = Reinaram sobre todos os povos apoc. 2:26, 5:10, 20:6, 22:5, “Sacerdotes Êxodo 19:6.
V.7: Esse versículo
relata a sua vinda para o Reino milenial ao qual os Judeus se lamentarão por
ter rejeitado a Jesus. Mat. 24:30 – ver = Mat. 25:31. “Sim” = “ gr Nai” “ Amém hb = amen = assim seja”
Isto indica que Jesus
vira para o Gentio e o Judeu.
V.8: “Alfa” – 1ª letra
do alfabeto grego sig. = o principio fundamental de todas as coisas.
“Ômega” última letra do
alfabeto grego sig: finalidade da revelação.
V.9: João estava preso
nesta ilha, devido a sua fidelidade para
com o evangelho.
V.10: Ele foi “arrebatado” gr. Horpagêsometha”
lat rapio, arrebatado= retirada brusca e sobrenatural da terra para receber as
revelações.
V.13:
Vestido até os pés de um vestido comprido, e ungido pelos lombos
com um cinto de ouro. Isso esta simbolizando a sua pessoa como um juiz e
suas funções e seus tributos são apresentados por meio de símbolo : “Túnica
longa: sacerdócio “ Exo 28:4, 29:5 “cinto de ouro” = realeza, justica Isai11:5.
V.14: “cabelos brancos” = eternidade Dan 7:9,
“olhos de fogo” onisciência 2:23 v.15
“pés de bronze” = estabilidade 2:31 “brilho da perna” = sua majestade é
brilhante, “voz de muitas águas” potência, autoridade.
V.16: Ele tem o
controle de tudo. “boca” seus juízos mortais, “espada afiada” - contra os cristãos infiéis He.4:12, “o sol
brilhante” – sua majestade.
V.18: Que possui e
cuida como coisa própria João 1:4, 3:15, 5:21, “chaves” – fala de domínio,
controle, autoridade, João. 5:26
V.20: “candeeiro”: São feitos para iluminar. A
igreja foi levantada e edificada por Cristo para ser luz no mundo . “estrelas”
: são astros que brilham no céu.
Obs: a carta foi enviada para o pastor e para a
igreja
CARTA À IGREJA DE ÉFESO
Éfeso: sig.
“desejável”, era metrópole política (cidade principal ou capital de divisão
territorial de um país) e comercial da província da Ásia. Era cidade marítima,
seu porto era o mais importante da Ásia, por esse motivo estava sempre em
contato direto com as pessoas e culturas de várias partes do mundo. Estava
exposta também, a influência do mundo por parte dos visitantes que recebia de
vários lugares. Havia aí , numerosos cultos pagãos, entre os quais de “Ártemis”
Atos 19:24,40. Ela foi bem instruída e estabelecida na doutrina bíblica. Paulo
ensinou durante três anos “ atos. 19:10; 20:31; 20:27” toda a mensagem de Deus
, todo seu plano, todo seu propósito.
V.1: Isto diz aquele
que tem na sua destra as sete estrelas, e que anda no meio dos sete castiçais
de ouro. Isso significa que o pastor estava nas mãos de Jesus dizendo que ele
tinha o poder sobre os Pastores e sobre toda igreja e que ele é quem trabalha e
opera dentro de sua igreja.
V.2: Eu sei as tuas
“Obras gr. Ergon”: Trabalho, ocupação, ação moral: Jesus conhece todos as coisas,
e aqui ele elogia o pastor pelo seu trabalho, pela sua paciência, ou seja a
virtude que ele tinha de suportar os males e não aceitava os “maus – gr. Kakós”
= malvados “lat male” = o que é contra o
bem. E colocou a “prova gr. Dokimé” = caráter provado de cada um que se dizia
ser apóstolo, mensageiro e não eram, esses q se diziam ser apóstolos ensinavam
com a “mentira” – lat mentita” = comunicação premeditada de algo com o intuito
de enganar as pessoas de dentro da igreja a viverem uma vida errada a participarem
dos cultos pagãos. “Atos” 19:24-40.
V.3: E sofrestes, e
tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Devido toda
aquela influência ele não se deixou levar por isso. Pois essa era a sua
obrigação não aceitar o pecado entrar na igreja e muito menos as heresias, mas
tinha um problema , a sua influência foi tanta que deixou o principal que era
ajudar ao seu próximo. Deixou o amor do seu ser
mar.12:28, luc. 10:25.
V.4: deixo o primeiro
“Amor” ; grego: Ágape. É o amor em que não se preocupa em receber, mas em dar.
O seu esforço era tão grande contra os falsos apóstolos e o partido dentro da
igreja que queriam implantar a lei da sucessão apostólica ou a substituição de
um para o outro.
V.5: A sua preocupação era tanta que nem se lembrava
mais do grande amor Ágape. “ atos 2:41, 4:32”
“ Tirarei do seu lugar o teu castiçal” =
poderia perder sua posição de metrópole religiosa.
V.7: Ao que vencer o
mal e o seu egoísmo terá vida eterna.
Arrepender gr= metanoia
mudança de mente e comportamento.
Ler sobre amor 1cor.
13:1-13= paciente , benigno, não arde em ciúme, interesse, ensoberbece, irrita,
não se alegra com injustiça, tudo sofre, crê, espera, suporta. Atos 2:41-47,
4:32,35.
CARTA Á IGREJA DE
ESMIRNA
“Smirna: sig:
Amargura.” Era uma cidade tão fortemente dominada pelo culto ao imperador
Romano que todo o cidadão tinha obrigação de reverenciar e queimar incenso
“voluntariamente” a César. A conseqüência imediata por se deixar de cumprir
esse mandamento era a morte. Era uma Igreja perseguida. E os crentes
encontravam – se em intensa pressão por não aderir aos costumes pagãos que
reinava em sua sociedade. Ela representava o período dos anos 100 a 312 d.C. A
partir daí o imperador Constantino aboliu as perseguições aos Cristãos.
V.8: inicio e o fim,
permanece vivo.
V.9: Jesus sempre
começa falando de sua “ Onisciência” e Jesus estava vendo o que se passava com
os seus servos e suas condutas para com a obra.
O pastor estava
passando em uma grande dificuldade, devido a grande pressão dos romanos e eles
estavam sofrendo por isso, e até mesmo os grandes Imperadores começaram a
“retirar os seus bens materiais para q assim eles viessem a aderir os seus
cultos idolatras. Pois essa igreja era perseguida devido sua conduta e bom
exemplo e fidelidade para com Deus. Eles estavam em uma tremenda pobreza
material, mas no sentido espiritual estavam ricos, pois o E.S estava entre eles
os ajudando. “Tiago 2:5”.
E uns dos outros
problemas que acontecia era a grande “blasfêmia”, gr = “blasfhêmia” = ofensa ou
calunia verbal á Deus, daqueles que se diziam ser judeus ou povo escolhido e
não eram e com isso queriam transtornar a fé do pastor, com os seus
ensinamentos torcidos e suas orações demoníacas, e sempre se reuniam para
tentarem destruir a igreja de Deus e levantarem a sua grande “sinagoga” gr =
sinagoge = assembléia de homens, reunião
ou casa de reunião para leitura, oração e explicação da escritura e correção de
vida. Precisavam – se de ao menos “dez” homens para fundar uma sinagoga.
Mas o interessante é
que era a sinagoga de “Satanás” Hb = Satan = adversário de todo o bem, inimigo
da raça humana sua função é tríplice,
matar , roubar, destruir. A intenção daqueles homens era destruir a fé do anjo
da igreja, pois sendo assim venceriam.
V.10: Jesus então dá
animo para o seu servo dizendo: não tenha medo das coisas que há de “sofrer” gr
= patein = “suportar”, “tolerar”, “mat.10:22”. Eis que o “Diabo” gr: dialobos=
caluniador, difamação por meio de acusação conscientemente falsos. “lançará”
alguns de vós na prisão. “Lançará” gr. Ekbállo = expulso, fora, com pressa e
urgência e com força. “prisão” gr= psilaké = lugar em que alguém esta preso ou
que é destinado a prisão. O diabo a qual se refere o texto não é o diabo da
qual conhecemos, mas, sim os imperadores romanos que viviam naquela época ou
seja do ano 64 – 305 d.C ao quais 10 imperadores romanos reinaram naquela
época. Mais precisamente o último imperador de Roma chamado Diocleciano
perseguiu o povo “por 10 anos” e tentando os fiéis para que eles viessem a se
corromper e negar a sua fé, e fidelidade
para com Deus, “Tentação e provação” é o mesmo no gr. “peiramós” =
“pepeipasmai” aflijo para experimentar o caráter ou provar a fé e paciência
(usado de Deus), E Jesus sabendo de todos essas coisas exortou ao seu servo que
permanecesse “fiel” gr= pistós= firme até que tenha que dar a vida. “até” = o
fim, pois sua recompensa seria a “coroa” gr = stépsanos, “lat. Corona” = marca
de nobreza ou realeza ou galardão, dado ao vencedor nos jogos atléticos gregos,
poder, dignidade,. Da “vida” = gr. “dzao” plenitude absoluta de vida abençoada
e eterna no Reino de Deus.
V.11: Quem tem ouvidos,
ouça o que o Espírito diz as igrejas gr:
“os ekei ata akoúeto ina pneuma logon to ekklesia”
Entendam o que eu estou
dizendo.
E aquele que vencer
usando a fé, que era a única forma de vencer, e era isso que o diabo queria
destruir,.Eles não receberiam o dano da segunda morte.
CARTA À IGREJA DE
PÉRGAMO
Pérgamo: parece sig.
“casamento” É a igreja mundana = representa a igreja dos anos 313 à 600 d.C
quando se deu a união da igreja com o Estado. Era o centro intelectual de sua
época por ter sido a “cidade a construir um templo ao imperador de Roma”. Era
também considerada uma cidade progressiva. O acervo de sua biblioteca com mais
de “duzentos milhões” de volumes, perdia apenas para a gigantesca biblioteca de
Alexandria. E isso a deixava “orgulhosa”. E também o fato de abrigar a famosa
estátua de “Zeus”. O protetor da cidade. Por ser o centro de culto pagão e a
capital administrativa da província romana da Ásia, grandes multidões de
pessoas participavam dos eventos pagãos realizados nos templos e regalavam – se
com as iguarias oferecidas aos ídolos. Um dos pontos altos dessas festividades
era a promiscuidade sexual. “A igreja
sofria fortes pressões para transgredir as leis de Deus”, e aderir á adoração
aos deuses romanos e gregos. Ela era
acidade mais idolatra de toda província da Ásia. Era também famosa por
sua escola de medicina, o deus da saúde – “Esculápio” sib: por sua serpente era
adorado aí.
V.12: Esse versículo começa já anunciando os
juízos mortais contra os cristãos infiéis, ou seja, a “espada aguda de dois
fios” = Jer 47:6 eze. 21:9
Heb. 4:12. Isso se
refere a sua própria palavra viva e eficaz.
V.13: Jesus de sua
Onisciência, sobre as obras e o seu lugar e também onde está o trono – Gr.
“thronos” e Lat. “throni” = primeira categoria ele estava se destacando nessa
época e reinava sobre todos, ou seja, isso é a influência de Satanás, sobre os
imperadores romanos. Mas o anjo da igreja foi “fiel Gr. Pistós = firme digno de
confiança”e conservou firme, “retendo, segurar, guardar em seu poder, guardar
com cuidado”, ou seja não abriu mão de negar o nome de Jesus e nem negar a “fé
Gr. Pistis = absoluta confiança e dependência do seu “poder , bondade,
sabedoria.” Heb 12:2 = “minha fé” é de jesus Diante de todos os problemas naquela
época, o pastor não se abalou diante da morte de seu amigo ao qual era a fiel
“testemunha” Gr. Marturéo testifica o que viu e ouviu que foi entre eles mortos
pelos imperadores romanos.
V.14: A única coisa que
Jesus não estava se agradando era os que seguiam os ensinamentos de “Balão” Hb
= “devorador”, o qual ensinava “Balaque Hb = devastador” a lançar tropeços
diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e
se prostituíssem. Dois males citados da
parte de Balão o “caminho 2pedro1:5” “e o erro de Judas 11”. O “caminho está em
Nm22 á 24. Ele queria ganhar o premio oferecido pelo rei Balaque e ao mesmo
tempo agradar o Senhor Mat 6:24 Nm 31:15:16. “ Erro de Balão” = raciocinando do
ponto de vista humano via um mal em Israel, e achava que Deus sendo Santo devia
amaldiçoa – lo. Hoje é o mal do “racionalismo” humano dentro da igreja é querer
interpretar a sua palavra pela razão, sua doutrina somente pelo seu raciocínio.
A palavra Hb. “Balão” é equivalente a “Nicolau” em grego o que era “obra dos
nicolaitas em 2:6” – Tornou – se “doutrina” em 2:15.
O que ocorria em
Pérgamo é que o pastor não tomava providência e deixava aqueles ensinamentos
fluírem dentro da igreja e isso ia contaminando a todos.
V.16: Jesus pois deu
chance para q ele viesse a se “arrepender” – gr. “metánoia” = mudança da mente,
do homem interior, radical e profunda da mente, de ter deixado aquilo
acontecer, agora era hora de ele mudar todas as coisas, pois se isso não
acontecesse, Jesus viria a ele por intermédio de uma guerra pela sua vontade e
destruiria a ele e as pessoas que estavam contaminadas por tudo aquilo. “a
espada da minha boca” = fala de juízo, e justiça “salmo 45:5.”
V.17: Esse versículo já
se refere, quem ainda não se contaminou, ouça o que o E.S diz a igreja. E as
promessas ao que “vencer”, ou seja, toda aquela heresia e pecado, Jesus daria
do “mana” = hb = manhu, que é isto? É o alimento do reino celeste e só poderia
vencer pela “fé” = I João 5:4
Pedra branca = 1ª - nos
tribunais, os juizes tinham “pedrinhas brancas” e pretas. Se o acusado recebia
uma pedrinha preta, estava condenado; se branca estava livre ou perdoado.
2ª Nos jogos públicos
os vencedores recebiam pedrinhas brancas com seus nomes gravados nelas, isso
dava – lhes direito a auxilio do governo pelo resto da vida.
3ª pedrinhas eram
fornecidos a certas pessoas para livre transito em certas regiões, situações e
reuniões. Era o passe, a “entrada livre”, nesses casos especiais “novo nome” =
exprime a renovação interior que torna digno dele.
CARTA À IGREJA DE
TIATIRA.
Tiatira: quem sacrifica
sempre, ficava na estrada que de pergamo vai a Sardes . Era a cidade de “lídia
Atos 16”, gaba – se das habilidades de seus artesões as quais formavam as
grandes associações comerciais dessa cidade. O poder desses profissionais devia
a sua aptidão em moldar belíssimos e também pelo fato de seus produtos
monopolizarem o mercado. Os trabalhos desses artesãos era usados ainda como
ornamento centrais na maioria dos cultos aos ídolos nos templos pagãos. Em
função do domínio exercidos por essas associações, o sucesso de qualquer
artifício dependia de fazer ou não parte desse grupo. Pelo fato de lucrarem
muito com a venda de seus artigos para os templos. Esses profissionais tinham
uma participação extremamente ativa nos cultos aos ídolos, por grande parte dos
seu sustento depende o culto pagão, os componentes das associações, para
proteger sua estabilidade financeira, exerciam forte pressão sobre os crentes
de “Tiatira”, na tentativa de leva – los á idolatria e a uma vida cômoda. Ela
representa a igreja dos anos 60 à 1517 d.C, quando aconteceu a reforma.
V.18: Isto diz o “filho
de Deus” – Hb= “ben elohin” em gr: “ Huiós Tou Theou”, titulo conferido a Jesus
quem identifica como a segunda pessoa da trindade, indica ainda, possuir Ele os mesmos atributos naturais e morais
encontrado em Deus Pai.
Como filho de Deus, o
Senhor Jesus é destacado em toda a Escritura. Pois sua vinda ao mundo para
executar o Plano da salvação, deu – se por intermédio de uma geração
sobrenatural e divina conduzida pelo Espírito Santo. A palavra profética é mais
que clara em “Salmo” 2:7 e “Lucas” 1:35.
Para os Judeus do V.T
identificar – se como filho de Deus equivalia colocar – se em pé de igualdade
com o próprio Deus. Aquele que tem a onisciência, e purifica todas as coisas e
os seus juízos são firmes e brilhantes.
V.19: novamente ele
dizendo de sua onisciência conhecedor de todas as coisas, ou seja, das obras,
do amor, do serviço e a fé e paciência e que as última obras foram mais do que
as primeiras. Jesus ele aqui estava elogiando o seu trabalho e suas ações
etc... Mas isso tudo não era suficiente não adiantaria ter um grande esforço para
com a obra de Jesus e se esquecer das ovelhas que estão dentro da igreja e
tolerar os ensinos absurdos.
V.20: Jesus não estava aceitando a forma do
Pastor “tolerar” = permitir que a pseuda profetiza, ensinasse a sua teologia
diabólica. Pois esta “profetiza” Hb = “nabi”; Gr = “prophetes” = porta voz
oficial da divindade, sua missão é preservar o conhecimento divino e manifestar
a vontade do Único e verdadeiro Deus. O profeta jamais poderá modificar artigos
de fé, alterar doutrinas ou trazer novas revelações “I cor 14:26” e era isso tudo q a profetiza “Jezabel” =>
Hb = “casta” = raça ( qualidade filha de Etbaal = Hb. Com Baal (I reis 16:31)
reis dos “sidônios”oprimiram Israel “Juizes 10:12”, Em volta de sua mesa reunia
a ela 450 profetas de Baal e 400 sacerdotes de matarote I reis 18:19) fazia dentro da igreja reunindo
seus servos para contaminar a igreja, “enganando” – gr = “ápatao” = iludir
seduzir ao erro os servos para se “prostituírem” gr = “pornéia” – corromper,
desmoralizar e comerem dos “Sacrifícios” – gr “tisia” - Lat = “sacrificium” oferenda de frutos e
produtos da terra, da “idolatria” = adoração. Então vejamos bem, no primeiro
versículo Jesus deixa bem claro que ele é o filho de Deus, e não existe outra
pessoa em seu lugar, o que estava ocorrendo é que “Jezabel” se dizia ser Deus,
e o povo acreditava devido a sua “inteligência”, mas o povo não sabia o que
estava por trás disso tudo, pelo fato do povo dar ouvido aos seus ensinamentos,
estavam todos cauterizados e contaminados, e o pastor ficou até mesmo
preocupado como resolver o problema. Ma não tomava nenhuma decisão e nisso ia
se agravando mais e mais; se nós formos analisar a vida de “Jezabel” do antigo
testamento nós veremos a sua conduta 2 reis 9:22, e vida. Ela era a mais
perversa rainha de Israel e planejava a morte dos profetas “I reis 19:2” e o
que estava acontecendo e que essa mulher
que tinha os mesmo traços de caráter procurava uma forma de destruir o
pastor e a igreja usando as pobres
ovelhas inocentes.
V.21: Nós temos o
relato do Amor de Cristo, pela sua ovelha que se transformou num lobo. Jesus
deu tempo, ou seja, não somente tempo mas palavras e correções para que ela
viesse a se “arrepender” = gr = “metanoia”, “mudança da mente, radical e
profunda”. E se tornar novamente uma ovelha. Mas ela não deu ouvido a voz do
Senhor e não se arrependeu de suas prostituições, ou seja, a sua idolatria e
loucura.
V.22: Pelo fato da
falsa profetiza não se arrepender de seus pecados que é uma coisa inevitável,
ser bem sucedido sem se arrepender, ele decretou sua sentença, e a conseqüência
seria ela ficar inutilizada de suas funções físicas e até mesmo espirituais. E
a conseqüência dos que “adulteravam” = Gr: “ moikheuo”, adultero = com ela
seria um grande sofrimento – ou “ tribulação” Hb = sara; Gr Thilipsis; Lat
tribulationes = aflição, sofrimento, provação moral e adversidade se não se
arrependessem de suas obras.
V.23: Veja bem se Jesus
já sentenciara a falsa profetiza e prometeu sentenciar os que não tivessem
arrependido, ele diz no versículo “23” que feriria de morte a “seus filho”,
veja bem, a quem se refere esses filhos, seria os homens que seguiam a sua
doutrina considerada como filhos, ou seja, os filhos dos que adulteraram com
ela.
Pois aqui nós temos
duas interpretações, vejamos, sobre a palavra “tribulação” que Jesus falou
sobre aqueles que tinham se contaminado com ela, existe algum sofrimento maior
em ver os seus próprios filhos morrendo, pois aquela mulher não fazia caso,
pois se fizesse caso teria se arrependido de suas ações. E essa tribulação que
viria se não se arrependessem seria propagado a desgraça, em todas as igrejas
daquela época. Então dizemos que os “filhos” daqueles que adulteravam com ela,
pois esse seria o maior sofrimento.
No mesmo versículo
Jesus fala sobre a artimanha da
profetiza, que se passava como uma reveladora enganando a todos e
atraindo – os as suas idolatrias, dizendo que conhecia o desejo de cada
coração, e Jesus afirmou que ele é o “Eu sou “ aquele que “sonda” ou “prova” gr
= kimádzo”, prova, examina, prova os “rins” = A sede das emoções, e os
“corações” gr= “kardia”, Hb = “leb” e Lat “cordis” = mente, personalidade,
caráter, vida intima. Também temos a palavra no grego = “ kardiognóstes”,
conhecedor do coração da vida intima ( caráter). Continuando o versiculo 23
Jesus relata que daria a cada um uma punição segundo as suas ações mediante a
todos os problemas o qual encontrava na igreja .
V.24: No versículo “24” nos encontramos
algumas pessoas que não se contaminaram com aqueles ensinamentos e nem fizeram
caso e nem procuram se introduzir naquele meio, ou seja, não “conheceram”, mas
sabiam que aquilo era a “profundeza”= grandeza, intensidade extraordinária de
Satanás, ou seja, era em tudo isso que o
adversário se vangloriava, em ver as pessoas se corrompendo e perdendo a sua fé
e Santidade diante de Deus. Jesus não deu mais nenhuma responsabilidade para os
seus servos enquanto eles não resolvessem esses problemas, pois o Senhor é
sábio.
V.25: No que diz aqui,
que o que eles tinham deviam “reter” , ou seja, guardar em seu poder, o que
será que eles tinham e teriam que guardar? Era a sua própria fé, e essa fé
teriam que guardar até que Jesus mandasse a sua providencia; e outra coisa.
Essa frase: “ até que eu venha” não se refere ao arrebatamento, mas sim em uma
providencia divina, pois a carta as igrejas , não se referem ao nosso tempo,
mas no período em que João estava vivendo, e a perseguição contra os cristãos
era dura.
V.26: O maior problema
não é o problema, mas sim em resolve – lo , a expressão ao que “vencer”, seria
o caso de a pessoa rejeitar todas aquelas coisas e se preservar fiel na
presença do Senhor, e como fazer isso? Guardando a palavra do Senhor até o fim,
e as suas obras, q eram as mais importantes na vida de um homem, e a recompensa
seria que no “milênio” de Cristo ele lhes daria “poder” gr =
dínamis força física, força idiomática. Temos que tomar cuidado com a
palavra “poder” pois ela se refere tanto a um “substantivo” como um “verbo”, no
caso do “substantivo” nós teríamos, “vigor”, potencia, autoridade, que é esse o
caso da palavra ao qual nós temos aqui e a outra forma seria o “verbo” no
sentido de ter força para fazer algo. Sabemos que no “milênio”, estaremos nós
salvos com um corpo glorificado e Jesus nos dará poder ou seja autoridade, e
não força para fazer algo, força no sentido de capacidade.
V.27: O interessante é
que “regeremos” : ( ter o supremo poder sobre; governar, reinar) com “ vara”
aqui não se trata no sentido literal, mas figurativo, a palavra “vara” é
conhecida como cajado e significa “comando” Juizes 5:14 , I cor 4:21 ou seja,
nós teremos o comando em nossas mãos para fazer isso, que privilégio! E o
comando será com “dureza” devido a expressão do “ferro” que é um metal duro,
pois as nações do milênio terão muitos povos a serem provados para estarem com
Cristo nos céus, e para isso é necessário ter um coração quebrantado, como o
vaso de oleiro, que quebra, quando não está da forma que ele quer. Quando Jesus
disse: como também eu recebi de meu pai, ele se referia a sua “autoridade e
poder” também pois ele será o grande rei no milênio e regerá as nações com seu
“cetro” que era um bastão de comando que antigamente designava autoridade Real
“Éster 4:11” apoc. 12:5 , 19:15” em sentido figurativo refere – se a sua
autoridade Real.
V.28: Que mistério será esse? Dar a estrela da
manhã!
A estrela da manhã da
qual se refere o versículo, é o Sol, e agora, como será esse mistério de dar o
sol! Isso não é um sentido literal, mas sim figurativo o “sol é a estrela que
governa o dia” em “Gên 1:16” fala sobre ele. Mas em “malaquias” 4:2 falanos
sobre o “Sol” é a estrela da “justiça” – Gr. Dikaosíne, retidão, integridade,
Hb = “ tsadik”; Lat = justitia, atributo moral e básico de Deus, manifestado
pela fidelidade com que o Supremo ser trata seus propósitos e decretos. Então
analisamos que o v.28 fala sobre a justiça que será dada aos vencedores para
governarem no milênio, ou seja, julgarão e governarão com a justiça divina. Nós
temos também sobre a “resplandecente estrela da manhã”, isso significa que
Jesus é o juiz e que julga a todos de uma forma extraordinária que excede a
todos os juizes desse mundo e suas justiças. Então esse versículo 28, falanos
sobre as formas que eles regerão as nações com a justiça divina, ao qual lhes
fora dado, e não julgarão conforme as suas maneiras quando viviam em suas vidas
corruptíveis, pois agora já tem um corpo glorificado e uma vida plena e cheia
de glória.
V.29: Encerrando todos as cartas aparece esse
versículo aqui dizendo: Quem quer vencer ouça isso que o E.S está dizendo, ou
seja, entenda a verdade e se liberte do pecado para ter vitória.
CARTA À IGREJA DE SARDE
Sarde ou Sardes: os que escapam, remanescente. Era
a principal cidade da lídia, cidade situada no vale de rochedos íngremes, quase
intransponíveis, entre o cruzamento das estradas imperiais que ligavam Éfeso, Pérgamo e Esmirna, com o
interior da Ásia menor. Os sacerdotes, podia – se avistar, a uma distância de
cerca de 10 Km, a necrópole, um famoso cemitério em toda a região. Sardes não
era uma cidade famosa apenas por suas prósperas industria de tingimentos de
tecidos e de lã, mas também por sua artes e artesanatos. Talvez pelo fato de
pactalo, um riacho que a cortava de uma ponta a outra, ser uma fonte natural de
ouro, Sardes tornou – se a primeira cidade a ganhar sua próprias moedas em ouro
e em prata. Sua prosperidade inicial tornou – se um epíteto = (apelido) para
sua opulência = ( magnificência)
Embora Sardes fosse uma
cidade bem protegida contra invasões, pelas suas cercas foi conquistada em 546
a.C, por exércitos que escalaram os rochedos. A mesma tática levou a uma
segunda queda em 214 a.C. A cidade não havia aprendido com sua experiência
passada, a ser vigilante.
É a igreja morta,
representa a igreja no período 1517 á 1750 d.C em 1750 teve inicio a intensa
fase contemporânea de evangelizações e missões.
V.1: Jesus com sua
introdução, relata sobre a sua soberania sobre todos as coisas anunciando sobre
aquele que tem “autoridade” sobre os anjos no céu e sobre os pastores nesta
terra.
Agora podemos ver sobre
um dos seus atributos que é “onisciência”, no fato de ele dizer que conhece as
nossas obras.
O mais interessante é
sobre esse.“
Nome de que vives, e
estas morto”, ou seja, o pastor ou a igreja só tinha aparência exterior mas o
seu interior estava corrompido, ou seja, deixou as coisas espirituais e se
preocupou com as coisas terrenas e esse foi o grande perigo. Os anjos falam de
luz e as estrelas também, só tinha um problema ele já não tinha mais essa luz,
era necessário reacender novamente para ser feliz.
V.2: Jesus tendo o seu
imenso “amor” para com todos, ele agora pede para que seu servo seja
“”vigilante” ou seja cauteloso, com o que! Com a sua própria vida, e também
para com o rebanho. A expressão, “confirma” ou certifica significa – verifique,
averigúe, torna ciente o restante das ovelhas que estavam para corromperem.
O maior problema é que
Jesus “não” achou as suas obras ou ações “perfeitas” gr. = “artios” adequada,
completa, ou seja, não achou adaptado e pronto para toda a responsabilidade que
surgiu em seu ministério, o qual Deus lhe conferia; devido a sua preocupação
com as coisas do mundo do que as de Deus.
V.3: Tanto é que nem
mais se lembravam do que tinha recebido, o que ele tinha recebido? Em primeiro
lugar sua salvação, a fé o amor e a sua grande responsabilidade que era a
“palavra de Deus” e o “rebanho”, tanto é que ele tinha ouvido sobre tudo isso,
mas não guardou nada. Então Jesus pede para que ele se arrependa e cumpra todas
essas coisas, pois se ele não guardar, ou seja, vigiar, que é estar atento,
protegendo ou defendendo por si ou por alguém, Jesus viria sobre ele como um
“ladrão” e ele não saberia que hora seria isso, e perderia a sua benção e
talvez até a vida.
V,4: Nem todas as
pessoas são infiéis, ainda restou algumas pessoas que não tinham se
“contaminado”. Corrompidos, quem é o mesmo que “perverter”, ou seja, passar
moralmente do bem para o mal, o que ocorria é que se o pastor ou a igreja
estava corrompida existia as ovelhas fiéis , para lhe ajudar. E essas ovelhas
seriam privilegiadas em passar deste mundo para um mundo melhor, pois a palavra
“andar” sig. = passar de um lugar para o outro, essa era a promessa que Jesus
fez para os fiéis, e ainda mais a expressão de “branco” sig: na simbologia
bíblica, fala sobre pureza, alegria, poder, o que isso significa? Significa que
isso ocorreria com as transformações em um corpo de glória que é a maior pureza
e o poder e a operação do E.S sobre isso e iriam gozar a alegria eterna com
Cristo, pois eram digna, ou seja, merecedoras disso.
V.5: O relato do V.5
fala sobre aqueles que teriam de vencer todos aqueles problemas que dificultou
as suas vidas espirituais, assim sendo, eles teriam novamente o perdão de seus
pecados que é “ vestir de vestes brancas”
a promessa da vida eterna que é ter o seu nome no livro da vida e ser
apresentado diante de Deus e dos anjos como filho amado e Santo.
V.6: Quem quer ser
vencedor e ir para o céu, ouça isso que o E.S está dizendo, pois é ele quem
opera e convence o homem do pecado.
CARTA À
IGREJA DE FILADÉLFIA
Filadélfia: Amor
fraternal, uma cidade da lídia, estava a 45 Km de Sardís – chama – se
“alesehir” um porto importante da Turquia. Antes o lugar onde fora fundada a
cidade de Filadélfia não passava de uma área de plantação de videiras e
produção de vinho, um centro de culto a Dionísio, o deus do vinho e da
fertilidade. Festivais religiosos e jogos faziam parte integral da cultura
dessa região, que se localizava em uma colina ampla e baixa, fácil de se
defender, mas extremamente sujeito a muitas calamidades naturais. Uma dessas
calamidades, foi o grande terremoto de 17 d.C que a destruiu completamente. Ela
é a igreja avivada e missionária. Representa a igreja Cristã na sua fase
avivada a partir de 1750.
V.7: Jesus em sua
introdução relata sobre três de suas características. A primeira dizendo que é
“Santo”; Hb = kadosh ; Gr = hagios = que se diz separado. Separado do que? Do
povo, do mundo dos animais. Não, ele está separado do pecado, ou seja, Jesus
não tem parte com o “pecado” – e sim com o pecador. A sua segunda
características é a “verdade” ou “verdadeiro” – lat. = vero, e veritatem e do
Gr. Haletés e haléteia, ou seja, ele que é sincero e que matem a verdade e fala
a verdade, em Jesus não existe o oposto que é a mentira e engano e o terceiro e
último é a “chave de Davi”, o porque ele se referiu dessa forma?
Em primeiro lugar nós
temos que saber o que ele queria dizer, mas para nós entendermos isso vamos a
história da chave. Em alguns reinos ou palácio, existiam algumas pessoas que
ficavam encarregadas das chaves do palácio, e ele tinha acesso a todos as
portas, só ele podia abrir e fechar e ninguém mais, nós temos um caso
semelhante na passagem de Isaias 22:22 quem nos fala sobre esta referência. O
fato de Jesus dizer que tinha a chave de Davi ele estava dizendo que tinha
poder e autoridade de Rei, pois Davi era um rei. Ele fazia o que queria, pois
todo o poder lhe foi dado no céu e na terra, ou seja, está em suas mãos, glória
a Deus por isso!
V.8: Encontramos neste versículo como nos
outros a grandeza de Jesus sendo revelada sobre a sua onisciência. Jesus
declara para o anjo da igreja q ele tinha colocado diante dele uma “porta”; gr.
Pilon, aberta, que porta seria essa? A porta do céu, da igreja, da impresa, que
porta seria? Seria a formidável “palavra” de Deus, tanto é que o apostolo Paulo
fala isso para o povo de Corinto
( I cor 16:9) e essa
porta ninguém pode fechar ou destruir, sabemos que existe muitas seitas e
muitos pagãos, como na época da igreja Filadélfia, que os imperadores queriam
destruir o cristianismo com os seus cultos e ensinamentos diabólicos e Jesus
declarou que ninguém podia destruir o evangelho pois ele é eterno e vivo, pois
Jesus é a própria “palavra”, a “porta”, a “verdade” e a “vida” e ninguém pode a
destruir pois ele é Eterno.
O que queria dizer
Jesus com essa expressão: tendo pouca força? Essa expressão se referia ao
pastor e a perseguição ao qual ele estava passando devido a sua fidelidade para
com o evangelho de Jesus, e tanto é que, conforme a opressão aumentou, ele já
estava fraco, moralmente e até fisicamente, ou seja, a sua preocupação em não
abrir a mão do evangelho e ele estava lutando com todos o seus recursos ou seja
usando a sua fé, mas nem por isso deixou de “guardar a pureza da palavra e nem
deixar Jesus e muito menos blasfemar contra ele”.
V.9: Ao Jesus ter visto
a conduta de seu servo e sua obediência. Jesus, ele declara que faria aos da
“sinagoga” = sinagogé = assembléia de homens governado por Satanás e aos que se
diziam “Judeus” = Hb: yeudi, gr. Ioudaios, originária da nação judaica, ou
seguidor do judaísmo, ou seja andavam na lei, mas aqueles homens não eram
judeus no sentido de raça mas uns pastores que conheciam a lei, q queriam
transformar o cristianismo usando os conceitos da lei, e mentindo a todo o
momento para que assim eles viessem obter a vitória, e o pastor viesse a se
prostrar e se rebaixar diante deles e dos imperadores, mas foi ao contrario,
pois Jesus tomou a providencia de realizar isso tudo. E eles viriam e
adorariam, a palavra aqui adorar não é o sentido de prestar culto mas sim no
sentido de humilhação, reverência, pois a palavra “adorar” aqui vem do grego a
palavra (proskineo) = prostração, e daí Jesus diz que eles se prostrariam aos
seus pés e reconheceriam, ou seja, admitiriam que aquele ministério é de Jesus
ao qual ele declarava que era verdadeiro. (Isaias 45:14)
V.10: Existe uma grande
curiosidade nesse versículo em primeiro lugar vamos analisar a palavra “como”
essa palavra é conhecia somo “conjunção” subordinativa e as suas”, ou seja ela
é a causa, e para isso existe o efeito. A expressão que Jesus usou, queria
dizer assim: visto que guardaste minha palavra de paciência, ou perseverança,
vamos entender melhor, Jesus disse assim: persevere, ou tenha “paciência” , gr:
“makrotumia” que é virtude que faz suportar os males com renuncia e qualidade
daquele que espera tranqüilamente então o efeito devido a obediência seria de
ser guardado da “hora” gr = khónias = tempo e da duração da “tentação” que
viria sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra, ou seja, o povo
pagão ( 2 Pedro 2:9).
V.11: A expressão: Eis
que venho sem demora, não se refere ao arrebatamento da igreja, mas sim em sua
providencia para o pastor da igreja , mas enquanto Jesus não vinha com a
providencia, ele teria que “guardar” gr: psilaké = vigiar, ter cuidado,
protegendo e defendendo o que ele tinha, e se não tomasse cuidado em guardar
isso perderia a sua “coroa” gr = stéphanos, sib. Poder dignidade, ou seja, o
pastor teria que permanecer fiel, em sua fé genuína, pois só com ela poderia
passar por todas as dificuldades e mais uma coisa, muitas pessoas estavam
interessados em destruí-lo, tanto é que
a palavra “ninguém” é chamada de “artigo indefinido” , ou seja, não era
somente os Judeus que queriam destruí-lo , “talvez” até mesmo um de seus
compatriotas e até o seu melhor amigo.
V.12: Aqui está a promessa aos vencedores de
serem “colunas” ou seja de serem as pessoas responsáveis de sustentar a
responsabilidade d apalavra e a obra no reino do Senhor, e permanecerem fixos
em seus cargos exercendo a obra e testificando sobre o poder criador de Deus a
paz eterna e maior e único Salvador.
V.13: Como em todas as
cartas aqui esta o E.Santo convocando para se libertar dos perigos e pecados e
terem a vida , ou seja, ele estava preocupado com aqueles que não tinham se
contaminado e os exortava que entendessem e ajudassem aos outros para que
viessem a ter uma mudança de mente.
CARTA À IGREJA DE
LAODICÉIA
Laodicéia: que pertence
a laodice. Uma cidade sobre o rio lico, famosa pelos amplos muros e , como
Roma, edificada sobre sete montes. Chamava – se, antes, diósopolis, cidade de
Zeus. Foi ampliada e melhorada por Antíoco II, que lhe pôs o nome de leodicéia,
em honra de sua mulher, Laodice. A cidade foi destruída por um terremoto em 62
a.C e reconstruida por seu próprio povo.
Era a principal cidade
da província da frigia e por estar situada numa rota comercial muito importante
para o mundo de então possuía vários e grandiosos bancos. Era também conhecida
por sua industria têxtil que confeccionava belos tecidos para roupas cultivada
em seu vale. Possuía também sua escola de medicina, onde era produzido um
ungüento para os olhos.
Laodicéia = Tinha
necessidade de água, um recurso vital para a vida. A água que recebia vinha
canalizada de fontes térmicas muitas distantes, ao Sul, e chegavam morna,
depois de passar pelo canos lentos de pedra. Ela era a igreja morna
representava a igreja dos dias finais a opinião do povo substituía a palavra de
Deus.
V.14: Jesus começa sua
introdução dizendo em primeiro lugar: Isto diz o “Amém”, a palavra amém vem do
“Hb: amém” que significa “assim seja” e do “grego amén” que significa o fiel,
verdadeiro. E realmente ele é todas estas coisas, a segunda palavra é a
“testemunha fiel” => gr = “pistós” sig firme, ou seja, ele é aquele que
testificou e testemunhou todas as coisas junto ao pai e ao mundo e foi fiel em
sua missão até o fim. E também “verdadeira ou verdadeiro” gr: aletés = sincero,
em todas os seus caminhos. Essa expressão: “o principio” gr: arkhé = origem,
magistrado, primazia, de toda “criação” Gr Ktisis = criatura, ordem de coisas
criadas ou seja, ele é a ordenação.
V.15: Não podia faltar
o relato sobre sua onisciência, pois esse é um dos tributos que só a trindade
possuía, e aqui ele diz que conhecia a obra do anjo ou seja do pastor, mas essa
obra não estava lhe agradando, pois Jesus queria uma posição correta de sua
parte, pois já não estava fazendo a obra como antigamente e Jesus para relatar
sobre essa conduta usou três termos, o primeiro é “frio” = gr: psikhrós ou seja
um destituído de calorosa fé cristã e desejo de Santidade, a segunda, era
“quente” ou seja é a temperatura elevada é o ponto máximo da fé e santidade,
mas o problema é que ele não continuou e nem voltou, mas parou, estava no
“morno” gr: khiarós ou seja, pouco quente no (sentido figurativo) falta de
“energia”, Jesus queria que ele voltasse a uma das primeiras , mas , permaneceu
“morno”.
V.16: Aqui Jesus relata
a sentença sobre o seu estado, e a sentença era a “exclusão” pois a palavra
“vomitar” sig expelir pela boca a substancia que já estava no estomago, e algo
mais interessante é que a igreja é o corpo de Jesus na terra no sentido
espiritual.
V.17: Jesus não estava
aceitando a sua arrogância devido a sua conduta em dizer que era “rico” gr:
“plontéo, tornei-me rico”, ou seja estava enriquecido não tinha falta de nada,
esse foi o grande perigo se deixou levar pelas coisas materiais e ficou desprovido das virtudes espirituais e
foi o que Jesus lhe revelou que em primeiro lugar ele estava precisando da
felicidade, pois ele era um “ desgraçado ou infeliz” = gr: talaiponos e também
“miserável” gr alerimós = digno de lastima, dó, pena. Em terceiro “pobre” gr: ptokhó = mendigo, como pode uma
pessoa ser rica e ao mesmo tempo pobre, não é!
Não adiantava ganhar o
mundo inteiro e perder a sua salvação, pois esse era o seu risco. E um outro
fato era sua “cegueira ou cego” = tifláo = ou seja não enxergava mais as
riquezas da Graça de Cristo e a ultima coisa. Ele estava “nu” gr. “gimnós” sem
cobertura , divina, sem a veste da salvação , sem o E.S. E isso é um grande
perigo”
V.18: O que Jesus queria é que ele não tomasse
mais conselho dos ímpios, pois essa foi a sua queda “ler salmo 1” de deixar o
conselho de Jesus e seguir o conselho dos ímpios, e agora Jesus o aconselha a
adquirir novamente as riquezas espirituais, e a 1ª coisa é o “ouro gr khisós, que era um dos metais mais
preciosos e isso simbolizava a glória de
Deus, vinda do E.S que é simbolizado pelo “fogo” e isso Jesus relatou para que
ele viesse a se enriquecer espiritualmente e
a 2ª coisa era receber a promessa
do “perdão” simbolizado pelas “vestes brancas”
ou seja a pureza, para q ninguém viesse ver a grande vergonha de sua
vida sem ter Jesus a sua benção, e assim
sendo todos...
Bispo. Capelão/Juiz.
Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante
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