QUÃO BOM E
SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO...
1 OH! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. 2
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de
Arão, e que desce à orla das suas vestes. 3 Como o orvalho de Hermom, que desce
sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para
sempre (Salmo 133).
Introdução: O Salmo 133 faz parte dos salmos dos peregrinos
ou dos salmos de romagem, também conhecidos como Cânticos dos Degraus. Os
salmos que se enquadram nesse grupo vão do número 120 até o salmo de número
134. Aprendemos com os peregrinos, entre outras coisas, que o culto não começa
no templo. De igual modo o culto cristão não começa dentro das quatro paredes.
Para alguns o culto começa quando os hinos congregacionais são entoados pela
Igreja, para outros quando toca o seu instrumento ou quando o pregador começa a
explanar a Palavra de Deus, mas o verdadeiro culto tem sua origem no nosso
coração quando nos predispomos a irmos à casa de Deus. O anelo do coração de
Deus é expresso pelo salmista no salmo 133, e este anelo é a doce e boa
comunhão entre os irmãos da Igreja, não importando raça, origem ou classe
social. A Bíblia nos diz que somos todos um na pessoa de Cristo.
O salmista compara a união dos irmãos a três coisas:
I - Oferta Agradável - No livro de Levíticos, temos uma série
de tipos de ofertas que podiam ser oferecidas ao Senhor (Lv. 1-7). Uma delas
era a oferta de Manjares. Na oferta de Manjares era possível se ofertar grãos
na espiga ou farinha (massa) e isso mostra dois tipos de crente, o crente que
sempre se considera individualmente, que é arrogante, presunçoso e orgulhoso.
Este tipo de crente é comparado ao grão, uma vez que preserva suas
características naturais, mas é necessário que o grão seja moído para que haja
farinha e seja deitado à farinha o óleo para que se possa fazer o bolo. Em Gl
3.28 a Bíblia nos diz: “Descarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo
nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”, é
necessário que deixemos as diferenças e, moídos, formemos uma só massa, para
que o Espírito nos una com o óleo precioso e nos transforme em oferta agradável
e de cheiro suave! (Rm 12,1,2).
II - Óleo Precioso (Unção) - O Salmista também compara a
comunhão e a união dos irmãos como o óleo precioso que desce sobre a barba de
Arão. Arão foi confirmado pelo Senhor como sacerdote do povo, quando Deus fez a
vara florescer e dar frutos. Em Nm 17, a Bíblia nos conta como a vara de Arão
floresceu e deu frutos. A vara que floresceu é um tipo de Jesus Cristo, que
viveu, morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia! Buda, Confúcio e todos os
demais líderes de outras religiões morreram, mas somente Jesus ressuscitou e
está vivo, exaltado à destra de Deus. Somente Ele floresceu e deu frutos! Deus
deu ordem a Moisés para que se fizesse um óleo para que ungisse a todos os
sacerdotes. Este óleo era tão precioso que ninguém podia fabricá-lo para o seu
uso pessoal ou comercializá-lo. Não podia ser banalizado, pois, era símbolo da
unção do Espírito Santo em nossas vidas. A Bíblia fala que o óleo era derramado
sobre a cabeça de Arão e descia por todo o corpo até as orlas dos vestidos, ou
seja, isso nos remete a Cristo que é a cabeça da Igreja. A unção foi abundante
(Jo.3.34). Deus ungiu a Jesus com seu Santo Espírito e por consequência também
fomos ungidos! (Is.61.1; Lc. 4.18;At.10.38 e Is.9.6).
III - O Orvalho do Hermom - O Monte Hermom é o Monte mais
alto da Palestina, com cerca de 2.800m acima do nível do mar. Também Jesus
recebeu um nome que está acima de todos os nomes (Fp. 2.9). No topo do monte há
sempre uma coroa de neve que alimenta as nascentes do Rio Jordão e Ap.1.14 diz
que Jesus glorificado tem sua cabeça e cabelos brancos como a neve. No verão,
que vai de Abril a Outubro, o vento norte sopra (Ct. 4.16; Ez.37.9; Jo.20.22 e
At.2.1,2) sobre o monte fazendo cair o orvalho sobre os montes de Sião, regando
toda aquela região e trazendo renovo diário de vida. Ali o Senhor ordena a
bênção e a vida para sempre. Assim é a união dos irmãos!
Conclusão: A união do povo de Deus é comparada a uma oferta
agradável de cheiro suave. Que cheiro tem a sua oferta? (Jo. 12.3). O óleo
precioso é um tipo da unção do Espírito que veio sobre Jesus, o Cabeça, e o
transbordar sobre o seu corpo, a Igreja (Is.9.6). Somente Ele tem a tríplice
unção: Profeta, Rei e Sacerdote e a deu à Igreja. O orvalho de Hermom fala de
renovo, reverdecimento, restauração, doação de vida e ordenação de bênçãos. Se
sua vida está seca, o orvalho do Senhor vai reverdecê-la e trazer bênçãos dos
céus...
BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES. DR.EDSON
CAVALCANTE
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