"E não enfraqueceu na fé, não  atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem  anos, nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sarah. E não  duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na  fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que ele tinha  prometido também era poderoso para o fazer." ( Romanos 4:19-21 ).
Introdução
Fé  é acreditar ou confiar em uma pessoa, isso depende da confiabilidade da  pessoa em que se confia, é sempre razoável acreditar em quem é digno de  confiança. E quem melhor do que Deus para merecer nossa confiança?
Nesse  texto o apóstolo Paulo mostra-nos isso ao falar sobre a eficácia da fé,  e ao fazer isto ele refere-se a Abraão que não se refugiou em um mundo  de fantasias para escapar da realidade de sua situação, pelo contrário,  sem enfraquecer na fé ele enfrentou a dura realidade demonstrando-nos  atitudes que devem fazer parte da vida daqueles que tem certeza da fidelidade de Deus.
Não duvidou da promessa -  (ver. 20a ) Se Abraão tivesse cedido a incredulidade ele teria  enfraquecido, porque a incredulidade é um grande obstáculo para a  operação de Deus, o próprio Jesus enfrentou este problema no seu  ministério conforme descreve Mateus; " E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles"  ( Mateus 13:58 ). Isto em sua própria cidade. Paulo mostra-nos que  Abraão com sua atitude de crer contra a incredulidade glorificou a Deus,  certo que o Deus da criação e da ressurreição não iria faltar com a sua  promessa.
Se fortaleceu na fé -  ( ver. 20b )A fé olha sempre para os problemas a luz das promessas,  Abraão não fez vista grossa aos problemas, nem os subestimou, mas  lembrou-se do poder de Deus e da sua fidelidade ao ponto de mais tarde  ser chamado para andar na sua presença, conforme Gênesis; " Anda na minha presença e sê perfeito"  ( 17:1 ). Entendemos com isso que se queremos nos fortalecer na fé  precisamos conviver com Deus tendo intimidade com ele, porque para estes  ele mostrará a sua aliança " O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança" ( Sl. 25:14 ).
Crer que Deus é poderoso para cumprir -  ( ver. 21)Abraão sabia que Deus era capaz de manter sua promessa em  virtude de seu poder, também por causa da sua fidelidade, mesmo que o  homem seja infiel, ele permanecerá fiel, nisto Paulo enfatiza o poder de  Deus com muita convicção sabendo que ele é poderoso para fazer tudo  além daquilo que pedimos ou pensamos, conforme Efésios 3:20, quanto mais  aquilo que ele prometeu, é bem verdade que os homens as vezes até podem  prometer, mas quase sempre falta-lhes o poder para cumprir, Abraão  tinha fatos e atos por demais suficientes que garantia o poder para  cumprir.
Conclusão
Portanto,  amado leitor, Abraão deixou que Deus fosse Deus e confiando que ele  como Deus da criação e da ressurreição, não iria falhar, assim nós  também não devemos duvidar da promessa, e sim se fortalecer na fé, que  nos levará a crer que Deus é poderoso para cumprir. AMÉM e AMÉM...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.