Assim muitas vezes somos nós. Por vezes a vida é tão dura, o tempo passa  tão depressa levando consigo os nossos sonhos e deixando conosco apenas  a frustração de um sonho não realizado que talvez inconscientemente  “desistimos” de sonhar, passamos a nos conformar apenas com aquilo que  nos sobrou. (Genesis 15.4)
Porém, existe algo que é muito forte e  verdadeiro. Os nossos sonhos são também os sonhos de Deus e nós até  podemos abrir mão de sonhar, mas Deus jamais abrirá mão de realizá-los.
Quando  nos encontramos com total sensação de fracasso, Deus sempre nos anima e  traz à tona a nossa viva confiança que temos Nele mediante Cristo  Jesus!
A promessa e a certeza do cumprimento dela já temos em nós  através de Deus, o problema é que nem sempre Deus obrigatoriamente nos  diz a hora e data em que vai acontecer. Como se nos dissesse:
-  “Filho, vou eu fazer tal coisa, em uma segunda feira às 14 horas. Neste  dia a sua benção vai chegar. Reúna os seus amigos e espere com festa,  por que esse é o dia do seu milagre”.
NÃO.... Deus nos dá a certeza de que vai acontecer, mas nos faz passar na prova do tempo, assim como fez com Abraão.
Esperar não é mesmo uma coisa fácil. É como um pai que diz para seu filhinho: “Filho, o papai vai te dar uma bicicleta”.
Porém,  esse pai não falou a data. Então chega o aniversário, o dia das  crianças, o natal e a criança se pergunta: “Quando será que o papai vai  me dar a minha bicicleta”?
A criança confia no pai, mas aguarda ansiosamente o dia do seu presente chegar.
Assim  somos nós... Confiamos em Deus, pois demonstramos a nossa confiança  através da oração, através dos louvores, mas no fundo estamos  questionando como crianças : “Pai, quando será?”
Temos que entender que nem sempre o nosso relógio está em sintonia com o de Deus!
Justamente  por conta da ansiedade, Abraão e Sara pensaram em uma estratégia para  antecipar a chegada da sua benção. (Genesis 16.2)
Usar Agar para  conseguir a benção foi realmente muito arriscado para o casal, pois se  não fosse ali uma intervenção de Deus, toda a promessa teria ido por  água abaixo, decorrente de uma atitude precipitada.
Abraão  alterou o cenário da promessa utilizando Agar como “meio” para suprir a  falta que um filho lhe fazia, mas Deus é fiel e sempre se mostra de  maneira compreensiva a fim de tentar “consertar” aquilo que por impulso  às vezes fazemos errado. (Genesis 17.16)
É interessante observarmos que mesmo Ismael não sendo o filho que Deus havia prometido a Abraão, Ele não descartou Ismael.
Preparou um caminho para ele, pois Deus não é injusto, nem desampara a nenhum dos seus filhos.
Quantas  vezes erramos e pensamos que tudo está perdido. E o pior, que por  decorrência do nosso erro outras pessoas nas quais envolvemos serão  prejudicadas. Porém Deus cuidadosamente tem guardado os nossos caminhos,  os nossos sentimentos e nada nem ninguém se perderá nesse percurso.
É  claro que as conseqüências dos nossos erros isso com certeza nos  sobrevirá, entretanto Deus não permitirá que fiquemos envergonhados e  muito menos que outras pessoas fiquem prejudicadas devido uma atitude  tomada no calor da emoção.
Afinal, temos uma promessa e Ele mesmo  é o maior interessado em vê-la se cumprindo em nossas vidas de maneira  boa, perfeita e agradável.
O riso na história de Abraão não  necessariamente representa dúvida referente ao que Deus havia lhe  prometido. O riso tanto de Abraão quanto de Sara, me soa como demasiado  espanto frente à declaração de Deus. ( Genesis 17.17)
A Bíblia  nos diz que os pensamentos de Deus são mais profundos do que os nossos e  quando a promessa de Deus foi revelada a Abraão, humanamente ele se  assustou. É normal... é como se Abraão dissesse: “Senhor, será que o  Senhor está falando com a pessoa certa? Sou eu Senhor, velhinho, esposo  de uma senhora também velhinha”.
Mas Deus não está interessado nas nossas razões (Os pensamentos Dele são mais altos que os nossos).
Se  espantar diante da benção de Deus é normal, por que humanamente não  entendemos o Seu trabalhar, o que não devemos é duvidar da cumprimento  da promessa.
O outro aspecto do riso apresentado na história vem acompanhado já pelo cumprimento da promessa.
Quando Sara deu a luz a Isaque, ela mesma declarou “Porque o Senhor tem me feito rir e todos se rirão comigo” (Genesis 21-6)
A  benção de Deus nos trará alegria, não só a nós, mas a todos que nos  cercam, pois tudo que Deus faz é bom e todos diante das suas obras tem  que testificar que tem coisas que realmente só Deus pode fazer.
E  por fim, chega uma hora em nossas vidas, que por mais difícil que seja,  é necessário se despedir do “Ismael”,(mesmo sendo ele importante na  nossa história), a fim de vivermos a plenitude da presença e da  companhia do nosso Isaque, afinal, viver e conviver com ele é o  cumprimento perfeito da promessa.
Por isso querido, não ostente nada mais, nada menos do que o ‘’Isaque”...
Espere o tempo que for necessário, mas não deixe de viver a vontade perfeita de Deus por não saber esperar.
Fazer  do nosso jeito, pode ser muito arriscado... Por mais dificil que seja,  temos que descansar em Deus. Ele tem tempo e modo de agir...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.