DEUS VAI FAZER ALGO GRANDE
Ezequiel 37.1-10
Ezequiel 37.1-10
Introdução
 Esta passagem do livro  de Ezequiel é a sua parte mais conhecida... ela nos revela o poder do Espírito  Santo.
 Aqui, aprendemos sobre  como Deus levou o profeta Ezequiel a ver, numa visão espiritual, um grande  exército que havia caído depois de uma guerra. Esse exército, com certeza, havia  sido derrotado e durante muito tempo, muitos anos mesmo, os ossos dos soldados  ficaram expostos e foram ressecando e se espalhando pelo terreno.
 Naturalmente, a força  dos ventos e à medida que o tempo passava, foram desordenando esses ossos,  fazendo com que se misturassem e se espalhassem por toda a parte.
 Então, Deus mostrou pra  Ezequiel, provavelmente do alto de um monte, onde pudesse ver este cenário: um vale  cheio de ossos secos. E desse lugar, Deus fez uma pergunta pra Ezequiel: “Homem  mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo?”  Deus estava perguntando:  “Ezequiel, será que Eu  posso fazer algo?  ...algo muito grande, mas muito grande  mesmo, a esses ossos?”
 E, irmão, esta é a  mesma pergunta que, hoje, Deus está fazendo pra você, enquanto você fica vendo,  fica olhando o que está acontecendo na sua vida, o que está acontecendo na sua  família...
 Deus pergunta pra você: “Será que Eu posso tocar o seu coração? ...será que Eu posso tocar a  sua família? Será que Eu posso trazer de volta a ordem aonde só tem desordem?  Trazer de volta a paz aonde há discórdia? Trazer ânimo aonde há depressão? Amor  aonde há fracasso?”
 Deus pergunta:  “Será que Eu posso tocar numa pessoa que está muito enferma e fazer com que  fique curada? Será que Eu posso restaurar o que o diabo destruiu? Será que Eu  posso, com o meu poder, fazer algo grande, muito grande nestes dias?”
...pois, consideremos:
DEUS É  PODEROSO
Não tem desafio, não  tem batalha, nem situação alguma que obrigue Deus a dizer: “Não posso”,  porque para Deus tudo, tudo, tudo é possível!
Deus pode mudar a  maldição em bênção, a desordem em ordem, a doença em saúde. Porque Deus é  poderoso! Ele apenas diz uma palavra e aquilo que está desordenado, que está  quebrado, que está seco, sem vida, Deus restaura.
Portanto, se você sente  que os melhores anos da sua vida viraram passado... se você sente que o tempo  levou embora suas forças, suas capacidades, o amor, a família, a paz... se você  se sente só, abandonado, vendo pura desordem no terreno da sua vida, tenha fé no  poderoso Deus porque hoje é o seu dia de mudança... hoje Deus te  pergunta: “Será que Eu posso fazer algo grande, muito grande?” E  quantos crêem em Deus aqui?
Então vamos considerar  isto: Imagine Deus perguntando pra uma pessoa que está  de frente para um vale de ossos secos, de frente para uma situação humanamente  impossível de resolver...
Ezequiel estava numa  situação assim, de frente para um problema que não tinha nenhuma solução, a não  ser por um milagre mesmo!
E justamente isso é o  que enfrentamos muitas vezes. Há situações na família que ficamos vendo o  inimigo trabalhar e destruir tudo, até quebrar nossas vidas... há situações que  nos trazem desânimo e pensamentos de morte.
Todavia, o poderoso  Deus está presente e pergunta: “Será que Eu posso fazer algo grande em  sua família? Será que Eu posso quebrar esse espírito de maldição? Será que Eu  posso por um fim a isso que tem te entristecido?”
Amado, Deus tem o poder  para mudar tudo... o que o diabo tem preparado de mal, Deus transformará para o  bem! Aleluia!
...quero que entenda:
O IMPOSSÍVEL,  PARA DEUS, É SÓ UM DETALHE
A primeira coisa que  vemos aqui é que Deus leva Ezequiel para um lugar aonde ele pudesse ver a sua  impossibilidade, a sua incapacidade humana. Não é sem propósito que Deus o chama  de “Filho do homem” ou de “homem mortal”... Deus  mostra que Ezequiel não tem poder para enfrentar nem mudar a situação.
Porque, tem vezes, nós  somos teimosos, achamos que podemos resolver  tudo, mas na  verdade, as nossas forças e capacidades não são suficientes.
Quando reconhecemos  isso, então temos chegado ao lugar onde Ezequiel chegou, e ali é onde o Senhor  manifesta o Seu poder... porque quando você diz pra Deus que já não pode fazer  mais nada, aí é que o Espírito Santo, o Espírito de Deus, começa a soprar com  maior força.
Então, hoje Deus  pergunta pra você: “Poderei fazer algo grande nestes dias?” Você  que está olhando pro índice de uso de drogas na cidade... será que há esperança  para os jovens? ...você que está olhando para a crise econômica no mundo, para a  situação de violência no Seu Estado, País? Será que Deus pode fazer algo?
Deus perguntou pra  Ezequiel: “Poderei Eu fazer algo?  ...poderão viver estes ossos?”
E olhando humanamente,  talvez Ezequiel tivesse respondido: “Senhor, são ossos secos; eles  estão assim há vários anos... e eles não estão só secos, também estão  desordenados e espalhados. Todavia, Senhor Jeová, tu o sabes”.
Deus estava estimulando  a fé de Ezequiel... Ah! Nunca duvidemos de que o nosso Deus é um Deus de  maravilhas... porque.o impossível para Deus, é só um detalhe...
...por isso, creia:
O MELHOR ESTÁ  POR VIR
 Lemos no v.1 que  Ezequiel foi levado a um vale... vale na Bíblia significa lugar de luta, lugar  difícil... o salmista falou em “vale da sombra da morte”.
 Esse vale pode ser o  seu momento financeiro, pode ser o casamento, o ministério, a liderança...  enfim, vale é onde se sofre os piores medos... é onde se sofre o sentimento de  culpa, as perdas...
 O vale é como a  situação vivida pelo povo de Israel no passado, quando o primeiro templo que  Salomão havia construído em Jerusalém, cheio de majestade, com a nuvem da glória  de Deus sobre ele e dentro dele, mas que pela desobediência e dureza de coração  do povo, tudo foi perdido... a tal ponto que veio o inimigo e destruiu o templo.
 E por setenta anos  viveram como escravos na Babilônia até que, durante o império persa, o rei Ciro,  foi comovido e permitiu o retorno do povo a Jerusalém.
 E eles, ao verem o  templo queimado, as portas destruídas, todos ficaram abatidos de dor, de  desânimo e tristeza.
 Todavia, Deus disse: “Será que eu posso fazer algo nesta casa outra vez?” E eles  começaram a chorar e a pensar no que tinham perdido enquanto que o Senhor falava  sobre o que Ele ia fazer.
 Deus estava dizendo: “Eu sou capaz de levantar algo ainda maior do que vocês tinham e  perderam”. Mas a princípio, eles não creram no poder de Deus e por mais  quinze anos ficaram a chorar e a se culpar por haverem perdido tudo.
 Até que veio o profeta  Ageu e disse pra eles, que os próximos anos seriam os  melhores que eles haviam tido até então.
 Irmãos, isto é  justamente o que devemos declarar para cada dia de nossa vida.
 Os seus melhores anos,  não são os que passaram, não são os de agora... hoje, Deus te diz: os teus  melhores anos são os que estão por vir! Aleluia!
 Irmão, o que está por  vir à sua vida é maior do que você tem visto ou pensado. “A glória  desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos”  (Ag 3.9). Pois, prepare-se, porque o Espírito de Deus vai soprar vida e vai  liberar abundância!
 ...sabe então o que  Ezequiel fez?
 EZEQUIEL CONFIOU EM  DEUS APESAR DO QUE VIA
 Deus perguntou:  “Viverão esses ossos?”
 O que você teria  respondido? Penso que todos diríamos: “Não, não, nãooo!!” Mas Deus  perguntou: “Viverão esses ossos? Será que Eu posso fazer algo grande,  muito grande?
 Pois o profeta disse a  Deus, v.3: “Senhor, Tu o sabes”, dando a entender que, se é Deus  quem faz, então é possível. E no momento em que Ezequiel mostrou confiança, Deus  disse pra ele profetizar sobre os ossos.
 Profetizar é  anunciar as  coisas que ainda vão acontecer...  Profetizar  é declarar as promessas de Deus, é proclamar o que Deus disse que vai fazer.
 Agora, isso é contra a  nossa condição humana... não somos muito de declarar as coisas espirituais  porque agimos pelo que vemos. É por isso que a Bíblia diz que o homem natural  não conhece as coisas de Deus e crê que são loucura. O homem natural, que ainda  não nasceu de novo espiritualmente, só crê no que a sua mente entende.
 Por isso que um jornal  sensacionalista de um certo Estado, publicou nesta  semana, como manchete de primeira página, foto de um pastor da Assembléia de  Deus, que desistiu do vôo 447 da Air France, que iria fazer em um domingo , porque uma irmã  recebeu revelação de Deus: “Não  deixe o varão viajar...”.  Foi uma impressão espiritual que ela teve  e entregou prá ele.
 Pro jornal foi uma  loucura, coisa descabida... Ah! Mas nós, cristãos, vivemos na dimensão do  espírito! Apesar do que os olhos naturais vêem, nós podemos crer. Aleluia!
...o profeta fez isso:
EZEQUIEL  DECLAROU VITÓRIA SOBRE A DERROTA
Deus quer que você faça  assim... que em lugar de declarar derrota em sua vida, você declare vitória...  ainda que seja nas piores situações, onde existe somente ossos secos e  desordem... porque, saiba disso: mesmo nas piores condições, há poder na Palavra  de Deus!
O que você diz é o que  você vai receber. Se você diz que é um fracasso, todos os fracassos vão escutar  e grudarão em você, porque você está chamando aquilo que declara.
Então, declarações de  derrota provocam os piores tipos de derrotas. Mas tudo será diferente se você  profetizar a Palavra de Deus com confiança.
E, irmão, é tempo de  você declarar todos os dias que Deus está contigo! Que Deus vai derramar benção  sobre a cidade, assim como sobre a sua família!
 Quando você anuncia a  poderosa Palavra de Deus, as situações adversas recebem o impacto dessa Palavra!
 Deus disse pra  Ezequiel: “Não importa o que você está vendo, importa que Eu estou  contigo e Eu vou soprar sobre estes ossos e eles vão se levantar”.
 Irmão, creia no poder  de Deus: o que não existe, vai existir, o que era impossível, vai ser  possível... porque quando você profetiza, Deus Se move.
 Ezequiel, obedecendo ao  que Deus mandou, profetizou aos ossos... ele disse, v.4-6: “Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a  estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos  sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei  em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor”.
 Claro que não era fácil  para o profeta falar aos ossos... já imaginou? Não fazia o menor sentido. Vai  que alguém o visse... que algum vizinho espiasse pela janela... iria dizer: “Que loucura! Pobrezinho do Ezequiel, tenho que orar por ele!”
 ...mas sabe o que  Ezequiel fez?
 EZEQUIEL MOTIVOU O  SOPRO DO ESPÍRITO DE DEUS
 Muitas vezes o crente  sente que o seu próprio coração está seco e vazio.
 Isso acontece por  vários fatores: Pode ser que já não ora como antes, que não está lendo a Bíblia,  que já não busca a presença de Deus... então percebe que está desesperadamente  necessitado de um sopro do Espírito Santo.
 Irmão, se isto está  acontecendo com você, se seu coração está como esse vale de ossos secos,  profetize o sopro de Deus, profetize a sua bênção! ...e profetizar, já sabe,  significa abrir a boca e declarar a Palavra de Deus.
 ...agora, pra terminar,  veja isso:
 O SOPRO DE DEUS PRODUZ  ORDEM
 A primeira coisa que o  sopro do Espírito de Deus produziu foi justamente isso, a ordem... que a ordem  voltasse.
 Irmão, quando o  Espírito Santo sopra, Ele traz ordem à sua casa, ordem ao seu coração, ordem às  suas prioridades... o sopro do Espírito de Deus põe ordem à sua vida  espiritual... na verdade, Deus ordena tudo o que o diabo tem desordenado.
 Deus vai colocar a sua  vida em ordem, amém? Em um mundo de tanta atividade, nós precisamos de ordem. E  é maravilhoso, enquanto se profetiza, enquanto se proclama a Palavra de Deus, o  Espírito Santo produz ordem. Deus soprou e está escrito, v.7: “Enquanto  eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada  um no seu próprio lugar”.
 Ezequiel profetizou e  enquanto profetizava o Espírito de Deus se movia... ele diz que houve um  barulho, era o barulho do que estava vindo, era o barulho dos momentos  gloriosos.
 Veja o que está  escrito, v.8-10: “Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e  músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos. Então o Senhor  me disse: – Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está  mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos  mortos a fim de que vivam de novo. Então profetizei conforme a ordem que eu  havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram  de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército”.
 Então, desta maneira  maravilhosa, vemos que antes eram só ossos, ossos secos, mas que foram  transformados em homens, em gente numerosa... contudo, ainda estavam mortos, mas  Deus disse pra Ezequiel profetizar novamente, porque agora viria o sopro de  vida!
 No mundo nós  experimentamos depressão, ficamos abatidos... o que precisamos é vida, é poder  de Deus!
 Ah! Quantos precisam  ser levantados? ...quantos querem o sopro da vida de Deus?
 Conclusão
 Então, vimos que  Ezequiel foi levado diante de uma situação impossível, mas apesar do que via,  ele declarou que o Senhor podia mudar a situação... no meio de um vale de morte,  ele acreditou que Deus podia fazer algo grande, muito grande.
 E assim, obedecendo a  Deus e confiando nEle, Ezequiel declarou a Palavra, ele profetizou vitória e o  exército morto voltou a viver.
 Ao vale de ossos secos  da sua vida, você precisa agir da mesma maneira... primeiro você tem que confiar  em Deus e depois, você precisa obedecer a Deus.
 Fazendo isso, apesar do  que você vê à sua frente, você profetiza e o Espírito Santo vai soprar... e o  sopro do Espírito de Deus vai trazer vida e ordem para você!
 Tão somente, confie em  Deus nesta noite, porque Ele é todo-poderoso e, pela fé, comece a profetizar aos  ossos secos, comece a declarar que aonde tem havido fracasso, agora vem vindo a  vitória em nome do Senhor!
 Profetize que Deus pode  e Ele vai fazer algo grande, muito grande na sua vida, em nome de Jesus! Amém...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.