A origem da heresia na Bíblia
Qual é a qualificação mais importante 
para um sacerdote?
Ele deve ser nascido de novo.
Vamos  ler I Reis 12:25-26, “Jeroboão edificou Siquém, na região montanhosa de  Efraim, e passou a residir ali; dali edificou Penuel. Disse Jeroboão  consigo: Agora, tornará o reino para a casa de Davi.” Jeroboão era um  dos subordinados de Salomão. Quando Salomão tornou-se corrupto em seus  últimos anos, Jeroboão rebelou-se contra o rei e mais tarde tornou-se  rei das dez tribos de Israel, no tempo de Roboão, filho de Salomão.
A  primeira preocupação de Jeroboão quando se tornou rei foi sobre a  possibilidade do povo retornar para Judá, onde estava o templo.
Então,  ele teve uma idéia para evitar que isso acontecesse. Ele fez dois  bezerros de ouro, em Betel e Dan, e ordenou a seu povo que os adorasse. I  Reis 12:28 diz, “Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois  bezerros de ouro.” Um foi colocado em Betel e o outro em Dan, então foi  dito ao povo para adorá-los, apesar de estarem cometendo um terrível  pecado. Ele mesmo, arbitrariamente, escolheu os sacerdotes para  liderarem a adoração.
“Depois destas coisas, Jeroboão ainda não  deixou o seu mau caminho; antes, de entre o povo tornou a constituir  sacerdotes para lugares altos; a quem queria, consagrava para sacerdote  dos lugares altos” (I Reis 13:33). Esta é a origem da heresia.
Mesmo  agora, os hereges escolhem para o sacerdócio qualquer um que queira  fazer a obra de Deus. Qualquer um que se forma em um seminário teológico  pode se tornar um ministro, um evangelista, um missionário ou um  ancião, mesmo se tal pessoa não é nascida de novo da água e do Espírito.
Como  uma pessoa que não nasceu de novo pode se tornar um ministro? Se tal  pessoa é escolhida como ministro, a igreja que o elege se torna uma  fábrica de produção de hereges.
Vamos pensar novamente sobre a  origem das heresias. Primeiro, Jeroboão substituiu Deus por bezerros de  ouro, para manter o seu poder político. Segundo, ele consagrou todos  aqueles que se voluntariaram como sacerdotes. Em outras palavras, ele  consagrou pessoas comuns como sacerdotes. E a mesma coisa é feita  atualmente.
A história das heresias continuou após a época de  Jeroboão. Aqueles que não são nascidos de novo da água e do Espírito  nunca poderiam ser sacerdotes.
Uma pessoa que simplesmente se  formou em um seminário teológico pode se tornar um ministro ou um  evangelista? Está tudo bem para eles servir a Deus, apesar do fato de  não serem aprovados por Deus? Nunca. Apenas aqueles que foram  reconhecidos por Deus devem se tornar Seus servos. E são reconhecidos  por Ele aqueles que nasceram de novo da água e do Espírito.
Está  escrito em I Reis 12:25-26 e I Reis capítulo 13 que o pecado de Jeroboão  provocou a ira de Deus. Nós todos deveríamos conhecer esta história,  mas se não estiver familiarizado com ela, deveria ir até a Bíblia e  encontrá-la.
Pense novamente se você está substituindo Deus por  bezerros de ouro em seu ministério. Você, por acaso, coloca ênfase em  bênçãos terrenas com medo de seus seguidores retornarem para o evangelho  do novo nascimento da água e do Espírito?
Você fala para os seus  seguidores que eles podem ser curados de doenças se eles crerem em  Jesus? Você fala que serão abençoados com propriedades? Você escolhe  aqueles que não são nascidos de novo para serem ministros ou membros da  equipe da sua igreja e afirma que a sua denominação é a única  verdadeira? Então você está cometendo o pecado de Jeroboão perante Deus e  provocando a Sua ira...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.