A MAIS TERRÍVEL DAS BATALHAS  (II Reis 3:6-25)
Os reis de Israel, Judá e Edom se uniram para combater contra  Moabe, que revoltara-se contra o domínio de Israel.  Três reis contra um  - parecia fácil a vitória.  Porém, a vida lhes reservava uma surpresa,  um obstáculo com o qual não poderiam lidar.  Você, também, mais cedo ou  mais tarde, terá que reconhecer, se ainda não o fez, o maior embate da  sua história.  Sua força, inteligência e recursos materiais não lhe  bastam para ganhar esta luta:  a morte sempre vence os que insistem em  enfrentá-la com estas armas.  O que fazer, então, para vencer a batalha  contra a morte?
a) Deus está ao alcance dos que o buscam  (v. 14)
Não havia água para as tropas aliadas e a conclusão do rei  Jeorão, de Israel, foi de que a derrota para os moabitas seria  inevitável (v. 10).  Entretanto, ali estava Josafá, rei de Judá, homem  que conhecia a Deus e que naquela situação desesperadora requisitou um  profeta de Deus.  Avisaram-no de que Eliseu poderia ser encontrado  naquela região e assim o fizeram.  Igualmente, Deus está ao alcance  daqueles que o buscam e propenso a socorrê-los (vide Isaías 55:6).  Mas  há uma condição para isto:
- É PRECISO BUSCÁ-LO COM FÉ E  HUMILDADE!  Deus não socorreu aos aliados por causa de Jeorão (v. 13),  pois este era ímpio, idólatra.  Deus respondeu por meio de Eliseu em  virtude de Josafá realmente confiar nEle (v. 14).
E o que Deus faz por aqueles que o buscam, crédulos e humildes, para lhes dar vitória nesta batalha contra a morte?
b) Deus providenciou um rio de água da vida (v. 20)
A ordem dada pelo profeta era que fizessem poços naquele  vale.  Em nome do Senhor ele prometeu que, mesmo sem chuva, aqueles  poços se encheriam de águas no dia seguinte (v. 17).  Quer surpresa, sem  vento, sem chuva, conforme Deus falara, surgiu a tão preciosa água.   Jesus revelou-se como “a água da vida” (João 4:10, 7:37 e 38) e é a fé  nEle que nos possibilita vencer nesta terrível batalha.  Jesus é o  milagre de Deus para nos tornar vitoriosos e não somente sobre a morte,  resultado do nosso pecado, mas também sobre o inimigo de nossas almas.  
E o que Jesus fez para nos garantir esta vitória?
c) A função do sangue na nossa vitória  (v. 23)
A Bíblia ensina sobre o valor do sangue derramado por Jesus  na cruz, em sacrifício por nós, para salvação de quem crê  (Mateus  26:28, Atos 20:28, Romanos 5:8 e 9).  Este foi o plano traçado por Deus  na eternidade para nos salvar.  Interessantemente, as águas que jorraram  naquele vale da terra de Edom tinham “cor de sangue”.  Isto levou os  moabitas a pensarem que as águas estavam tingidas pelo sangue derramado  pelos exércitos aliados que teriam se auto-destruído (v. 22).   Afoitamente, os moabitas correram em busca dos depojos, tornando-se  presas fáceis.  A cor de sangue das águas possibilitou a esmagadora  vitória.  O sangue derramado na cruz é que garante nossa vitória  (Romanos 8:37).
- A DIFERENÇA ENTRE JEOVÁ E O DEUS  MOABITA  (vs. 26 e 27):  A batalha encerrou-se com um incidente  terrificante.  O rei Moabita, Mesa, adorador do deus Canos, desesperado  pela ineficiência do seu deus, decidiu sensibilizá-lo, matando seu filho  primogênito sobre o muro da cidade, em sacrifício.  Isto indignou os  soldados aliados.  Que diferença...  Jeová foi quem deu seu Unigênito  para morrer na cruz para nos salvar!  Basta crer e invocá-lo em oração e  Ele vai ouvi-lo.
Seja vitorioso diante desta  batalha contra a morte.  Creia no poder do sangue de Jesus, confesse-o  como Senhor e Salvador.  Este é o caminho para tornar-se vitorioso  (“O  céu pagará qualquer prejuízo que possamos sofrer para ganhá-lo, mas nada  poderá pagar o prejuízo de perdê-lo”.
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.