O VALE DE BACA...
"Bem aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os  caminhos aplanados, que passando pelo Vale de Baca, faz dele uma  fonte"(Sl 84:5,6)
Ao ler sobre o Vale de Baca fiquei curiosa para saber mais do local.  Depois de algumas pesquisas pude desvendar muitos fatos que tornaram a  passagem do referido salmo muito edificante. Ficou, porém a frustração  de não ter descoberto a localização exata do Vale e suas condições  atuais, creio, contudo, que a falta desses dados não diminui o objetivo  da mensagem. 
O Vale de Baca, dependendo da tradução e da edição Bíblica recebe várias  denominações: Vale das Lamentações, Vale de Lágrimas, Vale das  Bálsameiras e Vale Árido. O termo Baca significa choro, lágrima, talvez  seja esse o motivo de alguns estudos ligarem o lugar a um" Vale de  Lágrimas" literalmente, mas não é bem assim. 
As plantas de bálsamo existentes no vale "choravam", isto é, destilavam  um liquido de aroma agradável que deveria tornar Baca um lugar  perfumado. Bálsamos são conhecidos por suas propriedades confortantes e  calmantes, sendo assim, o escuro vale, de dificil passagem continha seus  segredos. 
"Que passando pelo Vale de Baca faz dele uma fonte; a chuva também enche  os tanques vão indo de força em força: Cada um deles em Sião aparece  perante Deus"(Sl 84:6,7). 
O destino de quem passava por Baca era Sião, a passagem era obrigatória,  Baca moldava os peregrinos que ansiosos por chegar à Jerusalém e ir ao  Templo se arriscavam no Vale. 
"A chuva também enche os tanques"(Sl 84:6). Em Baca o solo era árido e  em algumas áreas pedregoso, por sua extensão os peregrinos eram  obrigados a cavarem poços para obtenção de água caso contrário nem as  pessoas nem os animais suportariam. Alguns já não tinham tanto trabalho,  encontravam os poços cavados e cheios pelas águas da chuva. 
NOSSAS VIDAS E O VALE DE BACA 
Muitos de nós passamos por esse vale, alguns poucas vezes, outros  muitas; alguns até vivem em Baca, porém; assim como nós passamos por  ele, ele também se ira 
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE 
Assinar:
Postar comentários
                          (
                          Atom
                          )
                        
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.