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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

VASO ORGULHOSO


                                                               VASO ORGULHOSO
Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ “

“Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo? ’ Será que a obra que você faz pode dizer: ‘Ele não tem mãos? ’
Ai daquele que diz a seu pai: ‘O que você gerou? ’, ou à sua mãe: ‘O que você deu à luz? ’ “

Vocês viram as coisas de cabeça para baixo! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado Pode dizer àquele que o formou: “Ele não me fez”? E o vaso poderá dizer do oleiro: “Ele nada sabe”?

Certa vez enquanto estava ministrando na C.C.U (Comunidade Cristã Universitária) um ministério evangelístico que tínhamos dentro da UEL (Universidade Estadual de Londrina) falando a respeito das leis e dos princípios de Deus para nós e de como temos a Bíblia como o manual do criador às suas criaturas e que Seus princípios e leis são como conselhos e diretrizes de um pai amoroso que quer o bem para o seus filhos, ouvi de um dos universitários, uma moça que estava se formando em arquitetura de boa família e muito culta: “Quem Deus pensa que é para nos dizer Oque pode e oque não pode fazer sem ao menos nos provar e nos explicar o porque?” respondi com os textos acima.
Logicamente a moça não aceitou e muito pelo contrario se sentiu ofendida com tal afirmação do criador, então comecei a me perguntar porque tamanha raiva ou indignação? A primeira explicação que me veio em mente foi a questão da sabedoria ou mais precisamente a falta dela. Como uma pessoa que diz crer em Deus tem a falta de inteligência de questiona-lo, afinal de contas ela já estava no alto dos seus 21 anos de idade com uma bagagem de vida muito grande um conhecimento teórico a respeito das coisas completo que a credenciava a questionar e debater na mesma altura com aquele que era que é e que há de vir, é a mesma coisa que sermos obrigados a explicar física quântica para uma criança ou melhor astrologia a uma formiga, é impossível! Na verdade mesmo que ela, a moça, tivesse seus 300 anos de vida não se compararia com a experiencia de toda eternidade do criador, até mesmo por ser uma simples criatura, e também nossa mente binaria e limitada pela química, biologia ao tempo e ao espaço, as informações limitadíssimas que recebemos e que podemos armazenar, tudo isso e muito mais nos tornam totalmente incapacitados a fazermos tal coisa, e isso creio que para todos que raciocinam e creem em Deus parece ser uma coisa óbvia e é por isso que esta escrito que “o temor do Senhor é o principio da sabedoria.”(Pv 1:7)
Então porque mesmo assim teimamos em duvidar e as vezes até mesmo a questionar os valores, princípios e orientações de Deus para nós? É então que chegamos na conclusão mais óbvia não é falta de inteligência, é o ORGULHO! o pecado original, aquele que fez Satanás mesmo perante a glória manifesta de Deus 24Hrs por dia, se é que podemos dizer assim rs, lá na eternidade acreditar que ele, uma mera criatura, poderia se tornar semelhante ou até mesmo superior a Deus e o diabo não é burro ou falto de conhecimento muito pelo contrario ele é muito astuto era o querubim ungido cheio de sabedoria e de poder, porém o orgulho superou a lógica a ambição superou a sabedoria e é desta mesma maneira que ele caiu, e é assim que ele deseja nos derrubar também, com o orgulho e a presunção plantadas em nosso coração pelo pecado original, que insiste em nos levar a fazer aquilo que sabemos que no fim dará errado que esta provado por a + b que terá um fim danoso e que nos faz desviar do alvo e do propósito que é o significado de pecado, por uma mera sensação falsa de prazer edonista ou enganosa ambição desenfreada que no fim não nos levará a lugar nenhum a não ser a perdição eterna.
Mas precisamos negar isso e resistir a esta tão danosa tentação e para isso só a uma cura, a humilhação, um tema que no mundo contemporâneo ocidental capitalista é completamente repugnante a nossa alma e a nossa cultura antropocêntrica porém é o único remédio que nos trará cura e salvação “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.”(1 Pe 5 :6) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”(2 Cr 7:14)
Que esta seja a nossa decisão diária para a cada dia possamos desfrutar com sabedoria do melhor de Deus o criador para nós, sua amadas criaturas, que sejamos vasos moldáveis nas mão do oleiro. AMÉM!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

BENIGNIDADE


                                                                     BENIGNIDADE

Gálatas 5:22, onde já falamos do amor, alegria, paz, longanimidade e agora benignidade.


Benignidade quer dizer afável, favorável, suave, bom, gentil, cordial.
A benignidade é um fruto que atraí o ser humano e é uma ótima estratégia para ganhar almas.
Pois quem resiste a uma pessoa suave e amável que traz em si palavras doces e gestos de carinho e amor? Pode até resistir a um tempo, ou dois, mas no terceiro há de se entregar.

Uma pessoa com esse fruto não apresenta uma índole grave, porque tem dentro de si uma afabilidade própria que é natural, verdadeira e livre na demonstração de seu comportamento diante dos outros.

É algo que já faz parte do seu ser. Não é forçado e momentâneo.
Pois quando é forçado, constata que a pessoa não possuí o fruto da benignidade mas está com uma máscara de "amável cristão" porém, por dentro de si, ainda se faz presente as raízes antigas de amargura, onde a qualquer momento acabará transparecendo para os que convivem com ela. 

O benigno possuí uma educação sobrenatural vinda diretamente do trono de Deus pelo mover do Espírito Santo dentro do seu ser, tem um caráter de excelência e usa de gentileza e amabilidade com todos. É uma pessoa que favorece as outras tendo nisso o seu prazer.
"Amai-vos uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros". (Romanos 12:10)

Tenho visto pessoas dizendo: "Eu sou de Jesus, sou sincero(a), o que tenho para falar, falo na cara não sou falso, ou hipócrita." 

Amém por isso meu irmão e minha irmã, e devemos ser mesmo, verdadeiros com todos porque a bíblia nos ensina que o amor seja verdadeiro e não fingido, mas o fato de sermos verdadeiros e de Jesus, não nos dá o direito de sermos amargos, mal educados e afrontadores de nosso amigo, irmão, parente ou quem quer que seja. 
Verdade e sinceridade não são sinônimos de amargura e falta de educação.

Jesus quando proclamava a verdade, ele a transmitia de uma forma tão singela e agradável que a pessoa que o ouvia se sentia constrangida de não atender e não aceitar a tão grande verdade revelada, e com tanta simplicidade. E ainda que houvesse os que não aceitassem, porém havia nessas pessoas, um reconhecimento de que em Jesus, existia algo de diferente. Sabe porquê? 

Porque Ele repreendia, exortava, com amor. 
A visão de Cristo é resgatar vidas e não de envergonhá-las em seus erros.

"Com amor eterno eu te amei, por isso, com benignidade te atraí". 
(Jeremias 31:3)
Jesus NUNCA humilhou ninguém. A benignidade é parte integrante de seu caráter.

Em toda sua trajetória aqui na terra, Cristo nunca deixou de falar a verdade porque Ele é a verdade, e através dessa conduta, ELE traz o ser humano a uma auto análise nos fazendo verificar que não somos perfeitos, que possuímos erros e que precisamos estar em um constante processo de restauração com o auxílio de Deus. 

Ele é o oleiro celestial, e nós, vasos de barro em suas mãos.


O AMOR é o pilar de todas as coisas no Reino de Deus. Para que tudo se faça, é necessário amor. Tudo se inicia nele e termina nele, no amor. 
Porque Deus é Amor.

Portanto:
"Não difamem a ninguém; nem sejam polêmicos, mas pacíficos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens, pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos". (Tito 3: 2-4)

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

TÍTULO DE COMENDADOR OFERTADO AO APOSTOLO DR. BENEDITO EDSON CAVALCANTE



APOSTOLO. DR. EDSON CAVALCANTE RECEBENDO O TÍTULO DE COMENDADOR. COMENDA PASTOR JOSÉ ANTÔNIO DOS SANTOS/PASTOR ZÉ NECO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE DEUS/MISSÃO (IM MEMORIAM.)
Sessão especial concederá comendas a pessoas que se destacaram em diversas áreas
Honrarias serão conferidas por iniciada do vereador Dudu Ronalsa, na próxima segunda-feira (26),novembro de 2018, às 9h, na Associação Comercial, em Jaraguá
A Câmara Municipal de Maceió realizou, na segunda-feira (26)de novembro de 2018, às 9h, no auditório da Associação Comercial, em Jaraguá, sessão solene para entrega das Comendas Pastor José Antônio dos Santos, Arthur Ramos, Escritor Graciliano Ramos , Zumbi dos Palmares, Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros e a Medalha Padre Cícero. As outorgas foram propostas pelo vereador Dudu Ronalsa (PSDB) e aprovadas pelos demais parlamentares que integram a Casa.
“As homenagens vêm em reconhecimento ao trabalho e ações desenvolvidas nas áreas de atuação de cada um dos agraciados, em prol da sociedade alagoana”, afirma o parlamentar, ao destacar como exemplo o diácono José Paciência Sobrinho. “Além do.trabalho dele como religioso, realiza um importante serviço em âmbito social. Por conta disso, passou a ser uma referência na paróquia de São José (no Trapiche da Barra) e no catolicismo de nossa sociedade”, afirma Dudu Ronalsa.
Receberão a Comenda Arthur Ramos a psicopedagoga Maria Helena Russo e o médico Lourenço Lins Ferreira Lopes. A Comenda Graciliano Ramos será conferida ao motorista de ônibus Mário Jorge Pontes de Oliveira. Já a Comenda Zumbi dos Palmares será concedida ao Grupo Afro Afoxé. Receberá a COMENDA PASTOR JOSÉ ANTÔNIO DOS SANTOS/PASTOR ZÉ NECO, O Apóstolo. Capelão. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Benedito Edson Cavalcante da Silva. O diácono José Paciência Sobrinho será agraciado com a Comenda Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros e a Medalha Padre Cícero vai ser concedida a Maria Bernadete Silva Eufrázio e a Regina Celia Gomes do Nascimento.
Honrarias - A Comenda Zumbi dos Palmares é outorgada a personalidades, entidades e instituições que tenham se destacado na luta pelo fim da discriminação cultural, racial e de cor. A Escritor Graciliano Ramos surgiu para homenagear personalidades que tenham, por qualquer meio, prestado serviços relevantes em prol do desenvolvimento de Maceió, em qualquer ramo de atividade. Arthur Ramos, é concedida a personalidades, entidades e instituições nacionais e locais, que tenham serviços relevantes em benefício da área de saúde em Maceió.
Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros é outorgada a educadores, filósofos, sociólogos, teólogos, personalidades da sociedade civil que tenham contribuição importante para os rumos da educação e da cultura na capital. COMENDA PASTOR JOSÉ ANTÔNIO DOS SANTOS/ PASTOR ZÉ NECO, foi instituída para reconhecer e valorizar a atuação de pessoas que se destacam ou se destacaram através de seus serviços no meio cristão. E a Medalha Padre Cícero é concedida a cidadãos que tenham relevantes serviços religiosos prestados à sociedade.
Apóstolo. Comendador Dr. Benedito Edson Cavalcante da Silva.

A FACE DE CRISTO


                                                            A FACE DE CRISTO
No Salmo 27, Davi suplica a Deus com urgente e ardente oração. Ele clama no verso 7, "Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me". Sua oração focaliza um desejo, uma ambição, algo que o estava consumindo totalmente: "Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei" (27:4). 

Davi está testificando, "Tenho uma oração, Senhor, um pedido; é o meu único e mais importante objetivo na vida, é a minha oração constante - a única coisa que desejo. E buscarei isto de todo o meu coração. Isto me consome como objetivo contínuo". 

O que era esta coisa que Davi desejava acima de tudo - a coisa que ele fixou no coração como conquista? Ele nos diz: "Que eu posso habitar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a sua beleza, e para meditar no seu templo" (27:4). Não se engane: Davi não era um asceta, evitando o mundo lá fora; não era um eremita, procurando se esconder solitário em um lugar deserto. Não, Davi era um homem apaixonado pela ação. Era um grande guerreiro, com imensas multidões cantando suas vitórias em batalha. Era também apaixonado em sua oração e devoção, com um coração que anelava por Deus. E o Senhor o tinha abençoado com muitos desejos de seu coração.

De fato, Davi experimentou tudo o que um homem gostaria de ter na vida. Ele conheceu riquezas e opulência, poder e autoridade.

Havia recebido o respeito, louvores e adulação dos homens. Deus tinha lhe dado Jerusalém como capital do reino. E Davi era cercado por homens dedicados que estavam dispostos a morrer por ele. 

Mais do que tudo, Davi era um adorador. Era um homem de louvor que agradecia a Deus por todas as Suas bênçãos. Ele testifica dizendo: "O Senhor Deus tem me abençoado a cada dia". Ainda assim, ao mesmo tempo Davi era um homem de guerra. Ele encarou inimigos e problemas por toda a sua vida. Todo o inferno estava engajado em destruir este bom homem. Na realidade, Davi agora enfrentava um exército inteiro acampado ao seu redor, inimigos ímpios que tinham jurado "destruí-lo" (27:2).

Mas Davi não estava com medo. No primeiríssimo verso deste Salmo, ele declara, "A quem temerei?" (v. 27:1). Ele estava confiante na graça e na misericórdia de Deus, e sabia que o Senhor lhe daria força: "O Senhor é a força da minha vida" (27:1) É claro que Davi continuaria como sempre, vivendo sua vida com paixão. Contudo, a despeito de todas as bênçãos que tinha experimentado, algo ainda estava faltando. Olhando para trás, Davi viu uma necessidade na alma que ainda não havia sido atendida. Toda a sua vida convergia para este único ponto, e ele clama a Deus sobre isto. 

Davi disse, em efeito, "Há um modo de vida que eu agora procuro " uma posição estabelecida no Senhor, pela qual minha alma anseia. Eu quero uma intimidade espiritual sem interrupções com o meu Deus". Isto é o que Davi quis dizer quando orou. "Que eu posso habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar sua beleza e meditar no seu templo" (27:4).

Davi não estava falando aqui de deixar o trono a fim de morar fisicamente no templo de Deus. Não, seu coração anelava por algo que ele viu no espírito. Para Davi, tinha de haver algo mais do que o culto de adoração no dia de descanso. Ele sentia que havia algo do Senhor que ele ainda não tinha obtido, e não iria descansar até encontrar.

Ele diz, em resumo, "Há uma beleza, uma glória, um entusiasmo em relação ao Senhor que eu ainda não vi em minha vida. Quero conhecer como é ter uma comunhão ininterrupta com o meu Deus. Eu conheci vitórias, fui livrado tantas vezes, vi Sua mão realizar milagres " ainda assim eu anseio por algo inabalável. Eu quero que a minha vida seja uma oração viva. Somente isto me satisfará pelo resto dos meus dias". 

Creio que Davi Estava Enjoado do Ritualismo Religioso Sem Vida

Este piedoso homem estava cansado das cerimónias vazias, assistindo sacerdotes e adoradores em meio a formas de religião sem vida. Davi via nos rituais somente uma forma de religião, uma forma sem poder. Seu coração clama, "Está tudo errado. Esta é a razão pela qual o povo abandona a adoração e se volta para os ídolos. Não há beleza nisso, nenhuma paixão. Eu amo a casa de Deus, mas onde foi parar a vida? A lei é ainda ensinada, mas se tornou apenas conhecimento morto. Hoje em dia eu deixo o templo com a alma entristecida".

Davi queria conhecer vida, a realidade existente atrás dos rituais religiosos. Quem era o cordeiro do sacrifício? Qual era a realidade por trás do incenso, dos candelabros? O coração de Davi ansiava saber, e ele tomou uma decisão: "Chega não posso continuar assim. Simplesmente não estou satisfeito. Eu não vou gastar o resto da vida com esses meus desejos espirituais sem ser atendidos. De agora em diante, tenho um objetivo, um alvo na vida. Eu vou habitar na presença do Senhor e inquiri-Lo até obter o que o meu coração deseja".

Eu acredito que há milhões de bons cristãos hoje que amam o Senhor, mas percebem que há algo faltando em suas vidas. Uma grande multidão de leitores escreve que suas igrejas estão vazias de vida. "Os sermões de nossos pastores são tão mortos. Ele prega algo que tirou de algum livro, não da busca ao Senhor. Eu termino me questionando após cada culto. "Acabei de sair da igreja. Por que minha alma sente-se vazia?".

Davi não foi aos seus pastores, Abiatar e Zadoque, para falar sobre o problema. Ainda assim ele não abandonou a igreja. De fato, ele nunca parou de ir à casa de Deus. Em lugar disso, determinou, "Se a casa de Deus é uma casa de oração e se a igreja está onde a Sua presença é manifesta então eu farei de minha sala de oração um tabernáculo. Resolvi em meu coração procurar a Sua beleza até que eu consiga conhecê-Lo. Vou prender meus olhos nEle até eu ver algo que me atraia a ponto de eu saber que me satisfará até ao fim".

Então Davi foi para a sua própria casa e orou, "Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me" (Salmo 27:7). Em outras palavras: "Senhor, eu quero ter um relacionamento ininterrupto contigo. Por favor, o que preciso para alcançar o meu desejo?".

Deus respondeu com estas simples palavras: "Buscai a minha presença" (27:8). Como Davi respondeu a isto? Ele replicou, "Senhor, quando disseste, "Buscai a minha presença", o meu coração reagiu dando saltos". "Meu coração disse para ti. Buscarei, pois, Senhor, a tua presença." (27:8). 

O Que Significa Buscar a Presença de Deus?

A presença de Deus é à Sua semelhança, o Seu reflexo. Respondendo como fez, o Senhor revelou a Davi como satisfazer seus desejos: refletindo Deus na sua própria vida. Ele estava instruindo Davi, "Aprenda de Mim. Busque a Minha palavra e ore por entendimento através do Espírito, então você poderá ser como Eu. Quero que a tua vida reflita a Minha beleza para o mundo".

Isto não era meramente um chamado à oração; Davi já orava sete vezes por dia. De fato, foram as orações de Davi que criaram nele esta paixão em conhecer o Senhor. Não, este chamado de Deus era para ter fome de um estilo de vida que refletisse totalmente quem é Jesus.

Veja, no Calvário, Deus assumiu um rosto humano. Jesus veio à terra como homem, Deus encarnado. E fez isso para que pudesse sentir a nossa dor, ser tentado e provado como nós somos, e nos mostrar o Pai. As escrituras chamam Jesus de a expressão exata (isto é, a exata semelhança) de Deus. Ele é a mesma essência e substância de Deus Pai (v. Hebreus 1:3), o mesmo "entalhe". Resumindo, Ele É "tal como" o Pai em todos os sentidos.

Ainda hoje, Jesus Cristo é a face, ou a própria semelhança de Deus na terra. E por causa dEle, nós temos ininterrupta comunhão com o Pai. Através da cruz, temos o privilégio de "ver a Sua face", de tocá-Lo. Nós podemos até viver como Ele, testificando, "Nada faço senão o que vejo e ouço do Senhor".

Hoje, quando Deus diz, "Busque a Minha presença", Suas palavras têm mais implicações do que em qualquer outro período da história. Por que? Porque a questão que está sendo perguntada pela multidão hoje é, "Qual Jesus?".

Cristo alertou que muitos impostores viriam se apresentando como Ele. E estes falsos cristos apareceriam exatamente antes da Sua vinda, no fim do mundo. Os discípulos de Jesus haviam lhe perguntado, "Que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século?". E Ele lhes respondeu: "Virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos" (Mateus 24:3-5). Jesus então dá a eles instruções claras: "Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis" (24:23).

Não acredito que Jesus esteja falando de pessoas perturbadas com técnicas brancas e barbas desgrenhadas, clamando, "Eu sou o Filho de Deus". Não, Ele está descrevendo ministros enganadores que pregam um evangelho diferente e um cristo diferente. Paulo adverte quanto a homens que "pregam um outro Jesus, que nós não temos pregado... outro evangelho" (2 Coríntios 11:4).

Dá mesma forma, Jesus advertiu, "surgirão falsos cristos e falsos profetas... para enganar, se possível, os próprios eleitos" (Marcos 13:22). Estas palavras de Jesus sempre me intrigaram. Eu me perguntava, "Como seria possível os eleitos serem enganados por alguém que ostente ser Cristo? Tal pessoa seria dispensada como piada".

Mas Jesus e Paulo não estão falando somente de pessoas que declaram ter poderes divinos. Estão se referindo também a conceitos que invocam a semelhança de Cristo, inclusive novos "Movimentos de Jesus". Isto acontece quando as pessoas dizem, "Aqui está a presença de Jesus. Ele é assim. Descobrimos o verdadeiro Cristo - então vamos lhe mostrar como Ele é".

Tais movimentos serão conduzidos não por malucos, mas por pessoas instruídas que conhecem como alcançar as multidões. Tais mestres bem relacionados abandonam a autoridade da escrituras, e não acreditam mais no poder da oração. Antes, posam como anjos de luz para introduzir conceitos novos e "iluminados" que dizem refletir Jesus. Eles irão atrair especialmente os jovens, que estão enfadados com a religiosidade morta que têm experimentado na igreja.

Paulo nos adverte de forma clara sobre tais ministros, que terão a mente "corrompida..." e se apartarão "da simplicidade e pureza devidas a Cristo...falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo" (2 Coríntios 11:3,13). 

Há um Novo Movimento Hoje Chamado "Igreja Emergente"

Este novo movimento se diz estar "repensando a cristandade". Ele começou há cerca de 10 anos atrás com um pequeno grupo de crentes desiludidos com o movimento "amigável com os pecadores" das mega-igrejas. Um jornalista chama este movimento de "mega combustão completa", montado por jovens cansados do evangelho superficial da auto realização.

Uma pesquisa do grupo Barna descobriu que de 10 a 12 milhões de cristãos "nascidos de novo" pararam de ir às igrejas nos Estados Unidos, muitos vindos da geração baby boom. Eles dizem que buscavam e procuravam uma igreja que lhes concedesse um abrigo da cultura dos iPods, TéVês, Xboxes, competição e grandeza. Mas dizem que a igreja os enganou. Não era de jeito algum abrigo para o mundo, mas era como uma Disney World, com skatistas, ligas esportivas, cafés, sala de jogos " tudo aquilo de que estavam tentando fugir.

Um escritor declara, "Nos disseram que todas estas coisas na igreja tinham a intenção de "atrair os que buscam." Mas perguntamos, "Atraí-los para o quê?" Nós buscamos nas escrituras, e nada encontramos nestas igrejas que se pareça com a igreja do livro de Atos".

A verdade é que a maioria dos que buscam são os que genuinamente "buscam a face de Cristo". Eles procuram em todo lugar por uma igreja onde a presença de Jesus " o Cristo da palavra de Deus " seja sentida. Buscam pastores cuja única ambição é ser como Cristo e que vivam como Jesus, não homens astutos que ofereçam um evangelho misturado. Eles querem uma igreja fundamentada na realidade " não conferências sobre como alcançar seu potencial, mas mensagens convincentes vindas do coração de Deus, que exponham o pecado e quebrem seu poder sobre as vidas.

Muitos dos que se desiludiram estão agora se movendo para o movimento da igreja emergente. Um jornal caracterizou o movimento desta forma: "Muitas igrejas emergentes entrelaçam elementos de diferentes tradições religiosas, especialmente Catolicismo e Ortodoxia oriental. Algumas estão renovando práticas místicas medievais como o "caminhando pelo labirinto". É uma abordagem do tipo "você-mesmo-escolhe", "misture-e-combine-como-quiser" que enfatiza trabalho comunitário e justiça social. O inferno é rejeitado "porque faz Deus parecer um torturador". Tais igrejas usam imagens, velas, incenso e outras coisas na adoração.

Muitas destas igrejas se conectam através de blogs na Internet, e o movimento está fazendo incursões nas denominações já estabelecidas. A reivindicação em comum delas é: "Estamos tentando nos reconectar a Jesus " ao Jesus radical". "Queremos colocar uma face mais humana em Cristo". "Vamos conversar e tentar compreender Jesus juntos". Não! Eles estão colocando suas próprias faces em Cristo, e não é o Cristo das escrituras. Toda a teologia, todos os conceitos de Jesus são negociáveis para eles. Eles encorajam "empregar a imaginação sobre o que Jesus estava dizendo". Um de seus principais porta-vozes declara, "A clareza é boa, mas às vezes a intriga (o mistério) pode ser até mais preciosa".

Pense no que está sendo dito. Clareza é o fundamento do cristianismo bíblico. Nada pode ser mais claro do que a revelação de Paulo sobre o verdadeiro Cristo das escrituras. Ele admoesta:

"Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema...".

"Se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema... Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo" (Gálatas 1: 6-12).

Pense agora no que a igreja emergente está dizendo quando valoriza a intriga acima da clareza. "Intriga" significa "trama secreta, dissimulada", ou "esforço obscuro para despertar interesse". Paulo chama isto de perversão do evangelho de Cristo. Somente a revelação de Jesus revelada nas escrituras é aceitável a Deus. E Paulo adverte sem incertezas: "Não importa se um anjo do céu pregue um novo evangelho " é um evangelho falso, vindo diretamente do inferno. Seja anátema quem prega este evangelho".

Tenho também uma solene advertência para todo jovem pastor e toda pessoa que busca a verdade surfando na Internet, ou folheia paginas de livrarias. Você verá livros, artigos e blogs sobre novos modelos de cristianismo que são muito articulados, muito bem escritos, muito bem apresentados. Mas cuidado: o gancho usado é Jesus e é um outro Jesus. A não ser que você conheça o Cristo da palavra de Deus, você será enganado.

Em mais de 50 anos de ministério, tenho visto todo tipo possível de onda ou de vento de doutrina falsa. Eles sempre juntam seguidores, e em poucos anos desaparecem, deixando a fé de muitos arruinada. E tudo isso antes do advento da internet. Agora uma doutrina de demónios pode se propagar pela terra em algumas horas.

O movimento da igreja emergente não se ira. Ele continuará se desenvolvendo em diferentes formas, até que tudo o que Jesus profetizou aconteça. O que me entristece é que milhares de ministros serão transformados por estas "vozes instruídas". Muitos serão enganados e começarão a pregar um Jesus de sua própria imaginação, porque desistiram de buscar Deus e tiveram sua atenção chamada por novas teologias de radicalismo. No lugar da palavra de Deus, irão pregar um Jesus radical que é contra a guerra, que derrubara o "stablishment", que irá acabar com a pobreza.

Qualquer um que lê os evangelhos sabe o que Jesus já falou sobre todos os problemas humanos. Sim, nosso Salvador amou os pobres e ordenou sua igreja a cuidar das viúvas e dos órfãos. Devemos espelhar o amor de Deus para o mundo através de nossas próprias vidas de sacrifício e consagração. Mas a igreja emergente tem coberto este espelho com uma lona. Ela diz que podemos pintar Jesus com qualquer rosto que vier à nossa imaginação. Isso é um ataque direto à divindade de Cristo, tencionando trazê-Lo para nada mais do que um nível humano. Eu vejo isto como o último ataque do inimigo contra a igreja antes da volta de Jesus. 

Qual é a Resposta de Deus a Tudo Isto?

O que faremos sendo nós apaixonados por aquele Cristo manchado de sangue no calvário? Deus nos dá a mesma resposta que deu a Davi, quando este piedoso homem se viu cercado por um bando de idólatras: "Busque a minha presença". Este deve ser o nosso único e consumidor desejo na vida. Nossa única missão é estar em contínua, ininterrupta comunhão com o Cristo da glória " buscar e indagar em Sua palavra quanto à beleza de Jesus, até que O conheçamos e Ele se torne a nossa satisfação plena.

E fazemos tudo isto com um único propósito: que possamos ser como Ele! Que nos tornemos Sua expressão exata, tal que os que buscam o verdadeiro Cristo O vejam em nós. Todo o evangelismo, toda a colheita de almas, todo o trabalho de missões será em vão, a menos que contemplemos a face de Jesus e sejamos continuamente transformados em Sua imagem. Nenhuma alma poderá ser tocada exceto por tais cristãos. E Jesus nos chamou para refletir Sua presença a um mundo perdido, que está confuso sobre quem Ele é.

Enquanto estava estudando recentemente, eu clamei, "Oh, olhe o que estão fazendo com o nosso precioso Senhor Jesus". Mas o Espírito sussurrou para mim, "Não se preocupe. Você sabe como isto tudo vai acabar. Os céus serão abertos, e o Rei dos reis e Senhor dos senhores aparecerá em um cavalo branco. Ele virá para governar com o cetro de ferro; alcançará todo falso profeta, e destruirá com a Sua espada tudo que for do anticristo".

Todo joelho se dobrará naquele dia, quando contemplarmos a Sua face! 
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

PAULO E SILAS NA PRISÃO


                                                     PAULO E SILAS NA PRISÃO
O relato sobre Paulo e Silas na prisão é um dos textos mais conhecidos do Novo Testamento, e está registrado no livro de Atos dos Apóstolos capítulo 16. Certamente o que mais chama a atenção das pessoas nesse texto é a informação sobre um terremoto que abalou os alicerces do cárcere onde esses dois homens de Deus estavam.
Esse capítulo também é utilizado frequentemente em sermões, mas infelizmente muitas vezes é interpretado de forma completamente equivocada. Neste texto nós meditaremos em alguns pontos principais sobre a prisão de Paulo e Silas.

Conhecendo o contexto histórico da prisão de Paulo e Silas

apóstolo Paulo estava em sua segunda viagem missionária. Na primeira viagem seu principal companheiro havia sido Barnabé, porém devido a algumas discordâncias com relação ao comportamento de João Marcos, primo de Barnabé, ambos se dividiram.
Paulo, então, escolheu Silas para acompanhá-lo nesse novo empreendimento missionário. Paulo e Silas passaram por muitas cidades, porém foi na estadia deles em Filipos que ocorreu tal prisão.
Paulo e Silas não estavam sozinhos, estavam também com eles Timóteo e Lucas. Essa equipe de missionários partiu para a cidade de Filipos, uma importante colônia romana. Essa Filipos é a mesma que em aproximadamente 42 a.C. foi palco da famosa batalha em que Marco Antônio e Otaviano derrotaram Brutus e Cássius, os assassinos de Júlio César.
No primeiro século Filipos era uma cidade de destaque na região da Macedônia, pois possuía uma economia próspera, principalmente devido à mineração de ouro, e também era referência na educação, com uma conhecida escola de medicina.

Paulo e Silas em Filipos

A equipe de missionários liderada por Paulo ficou em Filipos durante vários dias. Lucas relata que no primeiro sábado em que estavam ali, eles foram para o Rio Gangites, e encontraram várias mulheres que se reuniram no local para a oração sabatina.
O apóstolo, acompanhado de sua equipe, começou a pregar o Evangelho àquelas mulheres. Entre essas mulheres estava Lídia, uma mulher que o Senhor lhe abriu o coração para que ela se convertesse ao Evangelho de Jesus.
Lídia e os membros de sua casa foram batizados no Rio Gangites, e após o batismo ela ofereceu hospedagem à equipe missionária. Com os missionários hospedados na casa dessa mulher, o Evangelho continuou sendo pregado na cidade e a Igreja começou a ser ampliada.

O exorcismo de uma jovem antes da prisão

No versículo 16 do mesmo capítulo 16 de Atos, somos informados sobre uma jovem escrava que tinha um espírito de adivinhações. Sua prática de adivinhação trazia muitos lucros aos seus donos.
Em grego, Lucas escreve que ela tinha um espírito chamado “Píton”, que em nossas traduções aparece apenas como “adivinhação”. Na mitologia grega Píton era uma lendária serpente que guardava o Oráculo Délfio, e que acabou morta por Apolo. Assim, tal termo era utilizado para se referir ao espírito de adivinhação característico dos médiuns da época.
Com tudo isso, Lucas está enfatizando que a jovem era usada por demônios. Por muitos dias a jovem clamou que aqueles homens eram “servos do Deus Altíssimo”, e que estavam proclamando o caminho da salvação.
Não devemos entender essa declaração como um reconhecimento genuíno do evangelismo que estava ocorrendo ali. Lembre-se que ela estava sendo usada por demônios, e tal declaração era uma artimanha de Satanás. Paulo entendeu dessa forma, e, em nome do Senhor Jesus, expulsou o espírito que atormentava aquela mulher (At 16:18).

Paulo e Silas são presos

Os donos daquela escrava, quando perceberam que tinham perdido uma fonte de lucro, ficaram revoltados e violentamente prenderam Paulo e Silas. O texto diz que eles foram agarrados e arrastados até as autoridades (At 16:19).
Note que apenas Paulo e Silas foram presos. Isso ocorreu porque as denúncias que aqueles acusadores fizeram foram fundamentadas na nacionalidade dos missionários. Perceba que antes de qualquer acusação eles deixam claro que “estes homens são judeus”.
Com isto, possivelmente eles estavam querendo estabelecer, de alguma forma, uma ligação entre Paulo e Silas e os judeus que tinham sido expulsos de Roma pelo imperador Cláudio, acusados de criar perturbação religiosa em aproximadamente 49 d.C. (At 18:2).
Perceba que no versículo 20 Paulo e Silas são acusados justamente de criar confusão e perturbação na cidade.Como Lucas era gentio, e Timóteo apenas um meio-judeu, então as acusações caberiam perfeitamente apenas contra Paulo e Silas.
Também é importante perceber que em nenhum momento a jovem foi mencionada na acusação. Toda denúncia partiu do confronto entre os interesses romanos e os interesses judeus.
Na época a religião judaica era permitida dentro do império, porém os judeus não poderiam tentar converter os cidadãos romanos, e naquele momento ainda não havia ficado clara para os romanos a distinção entre Cristianismo e Judaísmo.
Com todo o tumulto que se aglomerou na praça da cidade, os magistrados ignoraram qualquer procedimento legal e deram ordem para que Paulo e Silas fossem despidos e açoitados. Por serem cidadãos romanos, Paulo e Silas não poderiam, de forma alguma, ter passado por essa seção de tortura.

Paulo e Silas no cárcere

Paulo e Silas foram lançados na prisão. Ao carcereiro foi ordenado que ele guardasse os dois prisioneiros com segurança, ou seja, com total rigidez. O carcereiro então colocou Paulo e Silas no “cárcere interno e prendeu seus pés no tronco” (At 16:24).
As cadeias da época eram divididas em duas partes: o cárcere externo e o cárcere interno. Na parte externa os presos desfrutavam de mais liberdade, podendo andar e receber visitas. Já na parte interna o aprisionamento era bem mais rígido, e geralmente reservado aos prisioneiros mais perigosos. A prova disto é que o carcereiro colocou as pernas de Paulo e Silas no tronco, para que se tornasse impossível qualquer possibilidade de fuga.
Aqui também devemos considerar que após uma seção de açoites os presos ficavam completamente debilitados, o que provavelmente era, na ocasião, a condição física de Paulo e Silas.
O próprio uso do tronco nas pernas também era um tipo de tortura, pois o preso perdia praticamente toda mobilidade, além de que em muitas vezes os buracos de cada perna eram bem afastados, causando grande incomodo.

Paulo e Silas oram e adoram na prisão

Com seus corpos totalmente doloridos, e submetidos a condições sub-humanas, Paulo e Silas resolveram orar a Deus e cantar louvores a Ele. Naquele momento eles estavam com dor, fome e sede, mas seus corações estavam voltados a Deus.
O texto nos informa que os outros presos também ouvem as orações e os cânticos de Paulo e Silas. Com toda certeza esse foi um testemunho genuíno de dois seguidores de Cristo. Se seu Mestre sofreu calado no Calvário, naturalmente seus discípulos entendiam que não tinham qualquer direito de reclamar.

Um terremoto acontece

A Bíblia diz que de repente houve um violento terremoto, de maneira que os alicerces da prisão foram sacudidos.Com isso, todas as portas foram abertas e todas as correntes dos prisioneiros se soltaram.
É verdade que na Macedônia havia incidência de terremotos, porém claramente esse terremoto específico foi providência de Deus, ou seja, Deus usa até mesmo de meios naturais para prover milagres inexplicáveis. Aquele terremoto tinha um papel decisivo nos propósitos de Deus.
Apesar de todos os prisioneiros estarem livres, nenhum deles escapou. É possível que todos ficaram perplexos ao redor de Paulo e Silas admirando o poder do Deus sobre o qual os missionários cantavam.
Quando o carcereiro acordou e viu que todas as portas da prisão estavam abertas, ele planejou se matar. Na verdade ele sabia que se um único prisioneiro escapasse sua própria vida seria dada em troca pela vida do fugitivo, sendo assim morto (At 12:19; 27:42). Entretanto, antes que ele se suicidasse, Paulo o avisa que ninguém havia fugido (At 16:28).
O propósito da prisão de Paulo e Silas e do terremoto no cárcere
Aqui precisamos fazer algumas considerações, pois é justamente nesse ponto onde várias interpretações erradas são tomadas.
Algumas pessoas utilizam essa passagem para tentar ensinar que a oração da madrugada é mais poderosa, tão poderosa que até mesmo um terremoto ocorreu quando Paulo e Silas oraram à meia-noite.
No entanto esse ensino é completamente estranho, não só a esse texto, mas a toda Escritura. O terremoto aqui não serviu para mostrar a eficácia da oração feita num determinado horário da noite. Saiba mais sobre o que a Bíblia diz acerca da oração da madrugada.
Outras pessoas também usam esse relato sobre Paulo e Silas na prisão para pregar um tipo de “determinismo”, onde Deus faz qualquer coisa para resolver o seu problema. Logo, é comum ver cristãos reivindicando um tipo de terremoto figurado para que seus problemas sejam resolvidos.
Em primeiro lugar, não há qualquer evidência no texto de que Paulo e Silas tenham orado para que fossem libertos da prisão, muito menos que tenham solicitado o terremoto que ocorreu. O texto claramente parece indicar que os dois missionários estavam simplesmente rendendo graças ao Senhor.
É claro que Deus tem um zelo especial pelos seus escolhidos. Através da profecia do profeta Isaías, somos informados que ainda que uma mãe se esqueça do próprio filho, Deus jamais se esquece do seu povo (Is 49:15,16). No entanto, isso não significa ausência de problemas e dificuldades.
Devemos nos lembrar de que o próprio Paulo foi preso outras vezes, sendo que de sua última prisão em Roma ele não conseguiu sair vivo. Também em nenhuma dessas outras vezes o terremoto se repetiu.
O que houve ali foi a perfeita execução de um plano do Senhor. O terremoto foi um instrumento usado por Deus para que seus propósitos soberanos fossem cumpridos.
Obviamente a libertação de Paulo e Silas estava implícita no plano, mas não era o ponto principal e exclusivo dele. Se Deus quisesse apenas libertá-los, ele poderia tê-lo feito como fez com o apóstolo Pedro, enviando um anjo e o libertando silenciosamente (At 12:7), aliás, isso já havia ocorrido outra vez (At 5:19).
O terremoto não apenas quebrou as correntes que prendiam Paulo e Silas e abalou os alicerces do cárcere, foi muito mais além do que isto, o terremoto quebrou as correntes da incredulidade e abalou os alicerces do coração do carcereiro e também de toda sua família.
Aquele terremoto revelou o poder e a majestade do Senhor, bem como a soberania de seus propósitos eternos. O grande objetivo do terremoto pode ser notado nas palavras do carcereiro: “Senhores, o que devo fazer para ser salvo?” (At 16:30).
Os missionários lhe responderam: “Creia no Senhor Jesus” (At 16:31). A salvação havia alcançado não só o carcereiro, mas toda sua casa (incluindo seus servos). Paulo e Silas ensinaram àquela família a Palavra do Senhor, e imediatamente todos foram batizados.
Naquele momento o carcereiro já não era mais o mesmo, ele havia nascido de novo. Sua atitude já demonstra o caráter de alguém regenerado. Se poucas horas antes ele havia lançado no cárcere dois homens debilitados, sem ao menos se importar com as necessidades deles, agora ele estava cuidando das feridas dos missionários (At 16:32). Somente o Espírito Santo pode promover uma transformação tão radical.
O carcereiro também conduziu os missionários até sua casa, e ali os alimentou. Para ele, Paulo e Silas não eram mais prisioneiros, mas agora eram irmãos em Cristo.
O texto bíblico nos informa sobre a grande alegria do carcereiro por não só ele, mas toda sua família, agora crerem em Deus. A expressão grega desse texto revela uma confiança permanente, ou seja, a fé daqueles irmãos não era nominal, mas verdadeira.
Depois, Paulo e Silas voltaram voluntariamente para a prisão. Eles não tentaram se aproveitar da situação para fugir. No outro dia, pela manhã, as autoridades ordenaram que os dois fossem soltos.
É possível que a notícia do que ocorreu na prisão tenha percorrido a cidade, e aqueles homens tenham relacionado a presença dos dois missionários com o terremoto que havia abalado aquele lugar, e isso pode ter deixado os magistrados estarrecidos. Seja como for, eles queriam que Paulo e Silas fossem embora.
Entretanto, Paulo se recusou a ir, e também expôs a injustiça que tinha sido cometida com dois cidadãos romanos, e exigiu uma retratação pública. A revelação de que Paulo e Silas tinham cidadania romana perturbou os magistrados, que foram até a prisão e pediram desculpas aos missionários, implorando também que eles deixassem a cidade.
Após saírem a prisão, Paulo e Silas foram para a casa de Lídia, onde se reuniram com os irmãos e, depois de encorajá-los, partiram de Filipos.
Esse episódio também tem algumas similaridades com o naufrágio que Paulo sofreu quando estava sendo transportado como prisioneiro para Roma. O propósito do naufrágio não era para libertá-lo, mas para fazer com que o poder de Deus fosse revelado na Ilha de Malta (At 28).
Da mesma forma ocorreu no episódio da prisão de Paulo e Silas em Filipos, com o consequente terremoto que atingiu aquele lugar. Tudo serviu para contribuir com a pregação do Evangelho ali. O propósito de Deus com aqueles acontecimentos era estabelecer e fortalecer sua Igreja naquela cidade.
Depois, quando olhamos para a igreja de Filipos na epístola escrita pelo próprio Paulo àqueles irmãos, podemos entender o quão importante foi aquela comunidade cristã para o ministério do apóstolo. Na verdade, havia uma profunda comunhão entre os crentes filipenses e o apóstolo, os quais por várias vezes socorreram Paulo em suas necessidades (Fp 4:14-18).
Quando Paulo escreveu sua Carta aos Filipenses, ele se referiu também aos bispos e diáconos (Fp 1:1). Isso significa que a Igreja ali havia prosperado, o Evangelho estava sendo pregado, e o reino de Deus avançando.
Todavia, tudo isto tinha começado com a conversão de uma mulher chamada Lídia, com a expulsão de um espírito de adivinhação de uma jovem escrava, com uma prisão violenta, com um terremoto milagroso, e com a conversão do carcereiro e sua família.
Essa é a história da fundação da igreja de Filipos. Nessa história podemos ver como nosso Deus é Soberano e seus planos infalíveis. Ele poupou a vida de Paulo e Silas na ocasião do tumulto, tortura e prisão, porém não os poupou do sofrimento. Apesar disso, os dois missionários entendiam que Deus estava no controle de tudo, e ao invés de questionarem o Senhor, eles O adoraram.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, essa passagem não nos ensina a reivindicar um terremoto divino para que nossos problemas sejam solucionados, mas nos ensina a adorar ao Senhor em meios às adversidades.
O episódio da prisão de Paulo e Silas nos fornece uma grande lição sobre qual deve ser o nosso comportamento diante do sofrimento. Como escreveu o apóstolo Pedro, quando suportamos o sofrimento por estarmos fazendo a vontade do Deus, Ele nos aprova (1Pe 2:20; 3:14; 4:13-16).
Paulo e Silas sabiam que os seguidores de Cristo são submetidos constantemente ao sofrimento, e é por isso que são eles que encorajam os crentes na casa de Lídia após terem saído da prisão, e não o oposto.
A lição aqui é muito clara: em Cristo somos mais que vencedores, mesmo em meio ao sofrimento. O cristão verdadeiro diante da tristeza está sempre alegre, mesmo na pobreza está enriquecendo a muitos, mesmo nada tendo possui tudo. Ele capaz de enfrentar qualquer coisa, pois seus olhos estão fixos em Jesus (2Co 6:4-10).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

domingo, 24 de fevereiro de 2019

O SILÊNCIO DE DEUS


                                                           O SILÊNCIO DE DEUS
Sabei que o Senhor é Deus: foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Salmo 100:03.
1. Lançar as redes e não pegar nenhum peixe, não significa que não soube lançar, mas que o lado escolhido foi desfavorável; é preciso mudar de estratégia e voltar-se para a posição correta, pois, os peixes só caem na rede que estiver a sua frente;
2. O silêncio de Deus tem o eco mais potente que possa existir, ele ultrapassa a mais densa das profundidades, que é o espírito do homem, ressoa na zona mais sombria que existe, a sua alma; reflete pela janela mais misteriosa que há, que sãos seus olhos; sem ouvir a Deus, o homem tornar-se-á um nada, perdido no vazio;
3. A voz de Deus faz mover todos os alicerces do lugar; Quando Deus fala o homem se alegra, mas se Deus brada o homem chora; quando Deus apresenta-se, se faz festa, mas, se Deus se cala, a alma geme;
4. Doloroso é o viver que nunca experimentou o sabor mais desejado que todos os favos; que não sentiu o mais intenso de todos os aromas; que nunca visualizou a mais profunda das belezas; que nunca ouviu a mais intensa e suave de todas as vozes; e não tocou no mais belo de Todos, Jesus;
5. Deitar-se debaixo de uma arvore de frutos maduros, e reclamar porque recebeu uma pancada, é o mesmo que querer ficar debaixo da chuva e não querer se molhar, insensatez é, pois a árvore sempre esteve ali;
6. Brincar com o pecado é o mesmo que colocar a mão na boca de um cachorro enraivado; Quem abraça espinhos é porque ferido que ficar;
7. O homem que procura palavras para justiçar a Deus os seus atos infames, ele é insano dizendo ser inocente; O Insano não pensa em seus atos, perigoso se torna; o inocente pode beber o mel que envenenado estar, Porém, no Senhor está o conhecer antes de acontecer;
8. Aquele que tem o coração puro diante de Deus, inocente é, ainda que esteja cercado por perigo de morte, protegido ficará; não se ajuntarão muralhas a sua frente, todas Deus derribará;
9. Não há porque temer o justo diante das setas do mal, Deus é um escudo intransponível;
10. Sentinela falsa é a segurança vinda do invejoso, ai da vitima se cochilar, quando o dia amanhecer estará em apuros, em frente a presente de grego, sem saída vai ficar; escape este só terá, se a Deus conhecer;
11. Teias de aranha são as bajulações, quem sabe o que quer, quem si é, e o que faz, foge delas; porque bajulações são as armas dos incapacitados que sonha subir na vida sobre a sombra de outros;
12. O calar de Deus significa trabalho em prol do homem, o falar do homem é trabalho para Deus; só Deus pode concertar o estrago que faz uma boca sem sabedoria;
13. O Cavalgar é corrida para cavalos, como as flechas são armas para arqueiros, mas os que querem andar na direção correta apressam seus passos para seguir a Deus.
14. Quando as palavras são remédios o ferido erguer-se das cinzas, mas, quem empresta sua boca para ao mal, rajadas da escuridão são lançadas do abismo; preciso é, esconder-se, no esconderijo de Deus;
15. Quando Deus fala, esmiúça o ego do homem, porque a voz de Deus tem poder de batida do martelo sobre o barro, aquele que insiste em resistir-lo, vira pó na sua presença;
16. Querer dominar o valente sem ter capacidade é pedir para tornar-se refém de quem tem mais poder; quem é sábio pensa com cautela antes de agir, quem é inteligente age depois de pensar, mas o desvairado segue seus impulsos e caem em armadilhas;
17. O camponês espera o alvorecer para cuidar da sua vinha; o campeão treina exaustivamente para não perder seu posto, o insano insiste em continuar com seus mesmos atos, para este último, seu futuro nada mais é que, uma sacola sem fundo;
18. No cantar do galo, despertar o trabalhador que pensa para o futuro, conquistar; porém, o preguiçoso até o que tem, deixa apodrecer por não ter coragem para trabalhar, este, faz sua cama entre os que nasceram para fracasso;
19. Aquele que se acha forte, não deve do pecado se aproximar; porque o pecado tem perfume que envolve, tem calor que atrai, tem olhar que seduz, tem braços de aço para apertar, pés em ima para nele prender, e suas palavras são como mel; porém, sua alma e puro veneno, quem a ele se atraca, próximo está de ser conduzindo, ao som de marcha fúnebre;
20. O não de Deus para os sábios tem gosto de uma vitoria inigualável, mas para o débil é murmuração, palavras tolas não lhe faltará; só aquele que não possui entendimento pode achar que Deus faz alguma coisa errada;
21. Bandeira ateada é os pensamentos do justo, para todos os lados que ele olha sempre verá o que muitos não verem; Porém, o coração do invejoso está sempre em querer ficar em seu lugar, mas este, sempre será um trampolim para subida dos grandes;
22. Ser grande não é ter altura, como ser capaz não é ter forças, mas os que esperam em Deus tornar-se-ão grandes, porque a força que Deus colocou em sua vida, os capacita para ir às alturas;
23. Descansar em pastos verdejantes, só tem sentido para aqueles que estão no domínio de Deus, porque para aquele que não sabe por onde anda, pode significar estar perdido na relva;
24. Semelhante a um facão enferrujado é aquele que pensa ser o que não é, será preciso passar pela lixa do amolador para poder está em utilidade; enquanto ele achar que pode, sem poder, ficará lançado no esquecimento e para nada prestará;
25. Quem pode escapar do olhar de Deus? Diante dele a terra se desnuda como o revirar da sacola do dinheiro do feirante, é sacudida, torcida, revirada e revista até o avesso virar o direito;
26. A palavra de Deus é como espada de um valente, entra no peito do homem com veemência, alcança o coração com mais intensidade que o relampejar; mas, aqueles que não dão importância para a sua presença, sentirão dores, eterna;
27. O trabalhar de Deus é como o compasso de um relógio, devagar e preciso; o que Deus tem para os seus, só chega na hora certa; os que se atrasam para receber, correr o risco de nunca mais o alcançar; os que se apressam em passar a frente serão obrigados a esperar dolorosamente por mais tempo; sábio é, aquele que pronto está, na hora que Deus o chamar;
28. Mentir diante de Deus é querer brincar de esconde-esconde com quem tudo ver; pobre, miserável, pecador, quem é este homem que tentar agir com Deus como se Ele homem fosse, condenado já está;
29. As palavras têm peso justo quando são ditas por um justo, porém, ela é balança enganosa quando saem da boca do mentiroso, para morte elas são se procedem do querer do homem, mas, quando elas provêm de Deus, é vida eterna;
30. Nada é mais intenso do que querer conhecer a Deus, o que há de mais profundo está em entender que dentro de si, respira outro ser, cuja essência é incompreensível ao entender, o sábio, só é, se ele temer a Deus, porque a sabedoria humana é como uma pedra atirada ladeira abaixo, só rola para o abismo.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante