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segunda-feira, 31 de outubro de 2016

COMO UM VERDADEIRO SERVO DE DEUS DEVE SEGUIR A JESUS...


         COMO UM VERDADEIRO SERVO DE DEUS DEVE SEGUIR A JESUS...
Você é um Verdadeiro Discípulo de Jesus?
A palavra "discípulo" aparece centenas de vezes no Novo Testamento, onde é usada para descrever os seguidores de Jesus com muito mais frequência do que "cristão" ou "crente". Um discípulo é uma "pessoa que segue os ensinamentos de um mestre" (Dicionário da Bíblia Almeida). Visto que o mestre dos cristãos é o próprio Jesus, o verdadeiro discípulo aprende e segue a vontade do Filho de Deus. Mas, será que todos que se dizem cristãos são verdadeiros discípulos do Senhor? Ao invés de olhar para outros e criticar hipócritas, vamos examinar as nossas próprias atitudes e ações para ver se nós realmente somos discípulos de Jesus.
Como Jesus Define o Discípulo
Três dos relatos do evangelho incluem as palavras desafiadoras do Cristo: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23; veja Mateus 16:24; Marcos 8:34). Encontramos aqui três elementos essenciais do verdadeiro discipulado, que apresentam desafios enormes:  Negar a si mesmo. Enquanto o mundo e muitas religiões começam com o egoísmo do homem, Jesus exige a autonegação. As igrejas dos homens convidam as pessoas a realizar seus sonhos de riqueza, felicidade sentimental e posições de honra, mas a mensagem do Senhor é outra. Ele pede que a pessoa negue os seus próprios desejos para fazer a vontade dele. Tomar a sua própria cruz. Jesus veio para oferecer a vida, mas o caminho para a vida passa pelo vale da morte. Não somente a morte do Cristo, mas a nossa também. Paulo disse: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:19-20). Seguir a Jesus. Várias religiões e filosofias exigem sacrifício e autonegação. Algumas ensinam "preceitos e doutrinas dos homens" e "rigor ascético" que proíbem coisas que Jesus não proíbe (Colossenses 2:20-23). O benefício não vem de autonegação em si, ou simplesmente de tomar qualquer cruz. Jesus Cristo é o único caminho que leva à vida eterna (Atos 4:12).
Neste estudo, vamos considerar algumas aplicações práticas destes princípios.
Seguir a Jesus, Não aos Homens: Lealdade.
A relação de discípulo e mestre tem sido explorada por homens em muitos movimentos religiosos. O raciocínio é relativamente simples. Tirando alguns versículos do contexto e torcendo um pouquinho o sentido de outros, é fácil ensinar aos adeptos a necessidade de submissão quase absoluta aos homens. Considere esta abordagem: "O discípulo não está acima do seu mestre.... Basta ao discípulo ser como o seu mestre...." (Mateus 10:24-25). Alguns homens na igreja são chamados "mestres" (Atos 13:1; Efésios 4:11; Hebreus 5:12; Tiago 3:1). João teve discípulos (João 1:35). Devemos obedecer aos nossos guias (ou líderes, NVI) e ser submissos a eles (Hebreus 13:17). Utilizando tais versículos, torna-se fácil obrigar os mais novos na fé a seguir quase que cegamente a liderança de homens supostamente espirituais. Vários movimentos religiosos se baseiam em sistemas de discipulado nos quais cada "discípulo" é guiado por um "mestre" ou "discipulador", num apirâmide ou hierarquia de autoridade humana.
Há vários problemas com este tipo de discipulado: Investe autoridade excessiva em homens. A palavra traduzida "mestre" quer dizer, na maioria das vezes, "professor". A ênfase está no ensinamento da palavra, não na autoridade de uma pessoa sobre outras. Quando se trata de uma relação que envolve autoridade, as palavras de Jesus são claras e estabelecem a regra que precisamos aplicar hoje: "Vós, porém, não sereis chamados mestres [rabis, NVI], porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos" (Mateus 23:8). Esquece as qualificações dadas por Deus para os líderes. Num sentido limitado, Deus deu responsabilidade de liderança a alguns homens na igreja. No primeiro século, os apóstolos guiavam as igrejas por instrução inspirada e pelo exemplo de imitação de Jesus (1 Coríntios 11:1). Eles iniciaram a prática de escolher presbíteros (também chamados "bispos" e "pastores “-veja Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Efésios 4:11) em cada igreja (Atos 14:23; Tito 1:5). Poucos homens demonstram as qualificações exigidas por Deus para exercer a função de presbítero ou pastor (veja 1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9). Estes homens têm a responsabilidade de cuidar e presidir ou liderar a igreja (1 Timóteo 3:5; 5:17). São os guias que velam pelas almas das ovelhas (Hebreus 13:17). Ignora as limitações na liderança dos pastores. Mesmo nas igrejas que têm bispos qualificados, estes são limitados na maneira de guiar ou liderar a igreja. Não têm autoridade absoluta, arbitrária ou despótica. Eles não ditam regras; pelo contrário, mostram um exemplo de como seguir as regras do Supremo Pastor (1 Pedro 5:1-4). Confunde o papel de evangelistas. Evangelistas são homens que pregam a boa nova (o evangelho). A autoridade deles é limitada ao trabalho de ensinar, corrigir e exortar pela palavra. As cartas de Paulo aos evangelistas Timóteo e Tito apresentam um modelo de homens que vivem vidas exemplares e pregam fielmente a palavra pura de Jesus (1 Timóteo 4:12-16; 2 Timóteo 4:1-5). Nada sugere uma posição de superioridade sobre os irmãos.
Homens que querem "melhorar" o plano de Deus e dominar sobre outros procurarão apoio nas Escrituras, pervertendo o sentido da palavra do Senhor. Todos os cristãos devem lembrar que temos um só Mestre, e que todos nós somos irmãos (Mateus 23:8).
Assumir Compromisso com Jesus: Conversão
Ser discípulo de Jesus exige um compromisso sério com ele. Em Mateus 28:18-20, Jesus destaca dois aspectos deste compromisso: Batismo para entrar em comunhão com Deus (veja também Atos 22:16; Gálatas 3:27; Romanos 6:3-7).  Obediência absoluta aos ensinamentos de Jesus. Muitas pessoas se dizem seguidores de Jesus sem dar os primeiros passos de obediência à palavra dele. Para sermos discípulos verdadeiros, temos de apresentar os nossos corpos como sacrifícios a ele, sendo transformados e renovados pela palavra do Senhor (Romanos 12:1-2).
Imitar o Caráter do Cristo: Proceder
Uma vez que reconhecemos Jesus como o nosso Mestre, devemos aprender das palavras e do exemplo dele. Um dos propósitos da vinda dele a terra é apresentado em 1 Pedro 2:21-22- "...Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado...."
Como discípulos do perfeito Mestre, devemos nos esforçar para desenvolver o caráter dele, tornando-nos "coparticipantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4). Assim procuraremos pensar como Jesus pensa, e agir como ele agiria. Que desafio!
Respeitar a Autoridade do Mestre: Obediência
O entendimento da relação do discípulo com o Mestre naturalmente criará em nós um respeito profundo pela vontade do Senhor. Enquanto outros defendem muitas práticas erradas, dizendo que Deus não as proibiu, o discípulo fiel examina com mais cuidado e percebe que a Bíblia não é um livro de proibição e, sim, de permissão. Ao invés de tentar justificar a sua própria vontade, o seguidor de Jesus se limita às coisas que Deus permite as coisas autorizadas nas Escrituras. Ele percebe, pelo estudo da palavra, que não devemos ultrapassar o que Deus revelou, pois tal abordagem aumenta a arrogância ao invés de demonstrar a humildade de servos do Senhor (1 Coríntios 4:6). Pessoas egoístas seguirão a sua própria sabedoria e dirão que têm liberdade para tratar a Bíblia como uma mensagem "dinâmica" que se adapta à circunstância atual (Provérbios 14:12; Jeremias 10:23; 1 Samuel 13:12). Mas as pessoas espirituais mostrarão respeito maior para com Deus, sabendo que ele é perfeito e perfeitamente capaz de revelar sua vontade aos homens "uma vez para sempre" (Judas 3) para os habilitar "para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17). O servo fiel entende que o Mestre Jesus recebeu autoridade para mudar a lei, fazendo o que não fora autorizado anteriormente (Hebreus 7:11-14). Mas o discípulo humilde jamais ousaria mudar a lei ou ultrapassar o ensinamento de Jesus (2 João 9).
Buscar a Unidade que Jesus Pede: Cooperação
Jesus quer a unidade dos seus discípulos (João 17:20-23). Esta cooperação não vem por estruturas e regras humanas, e sim por amor a Deus. Homens podem forçar uma conformidade superficial por regras e sistemas de organização e controle. Deus trabalha de outra forma. Ele confia na sua própria palavra para criar a unidade que ele quer (1 Coríntios 1:10). Se cada discípulo continua se aproximando do Senhor, naturalmente estará se unindo cada vez mais aos outros discípulos verdadeiros. Cristãos se reunindo em congregações locais edificam e encorajam um ao outro (Efésios 4:16; Hebreus 10:23-25). Divisão vem quando pessoas seguem diversas revelações (Isaías 19:2-3), ou seguem líderes humanos e não o próprio Senhor (1 Coríntios 1:11-13). Cristo morreu por nós. Somos batizados em Cristo. Ele é o nosso Mestre e o foco das nossas vidas!
Produzir Fruto: Perseverança e Crescimento
O discípulo de Jesus produz fruto (João 15:8). Pelo fato que aceita a palavra de bom e reto coração, e desenvolve a sua fé com perseverança, ele se torna frutífero (Lucas 8:15). O discípulo produz fruto pelas boas obras que faz (Tito 3:14; Efésios 2:10). Produzimos fruto quando obedecemos ao nosso Senhor (Lucas 6:46), progredindo com perseverança (Hebreus 12:1).
Sejamos Discípulos de Jesus!
Reconhecendo o amor de Jesus para conosco, livremo-nos dos sistemas de domínio inventados por homens que querem liderar seus próprios discípulos. Porém, esta liberdade não nos deixa sem responsabilidade de servir. O verdadeiro discípulo de Jesus fará sempre a vontade do Bom Mestre.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

domingo, 30 de outubro de 2016

SENHOR VEM ME SOCORRER...


                                              SENHOR VEM ME SOCORRER...
Mateus 14.26-29
E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!
Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.
Sabe, por muitas vezes eu já ouvi pregadores malhando o Apóstolo Pedro, porque afundou nas águas quando "tirando os olhos de Jesus e olhando o mar agitado"... Muitos diziam que ele havia perdido a fé naquele momento e o milagre havia deixado de existir. Eu não podia acreditar nessas coisas!!
Acho que ganhei uma missão: TIRAR A IMAGEM DE COVARDE DE PEDRO. Quando lemos o texto acima, notamos que TODOS os 12 apóstolos ficaram tomados de um medo e gritavam. Eles ficaram apavorados, escondiam-se atrás de Pedro que, por sua vez, foi o único CORAJOSO a perguntar ao "suposto" fantasma: SÉ ÉS TU MESMO, MANDA-ME TER CONTIGO.
Já pararam para pensar: E se fosse um fantasma (demônio) mesmo? Pedro Iria ficar face a face com ele, no meio de uma tempestade e no escuro. Mas mesmo assim teve a coragem de ir até lá!!
Claro que Pedro deu uma vacilada sim e o medo (que anula a fé) fez com que ele afundasse, mas pelo fato de ele ter ido até lá, Jesus o levantou novamente e AMBOS, Jesus e Pedro voltaram andando sobre as águas para o barco!!
Nós sempre imaginamos a primeira cena: Mar tempestuoso, ondas gigantescas, Pedro perdido em meio à escuridão da tempestade... sua fé acaba e ele afunda.
Esquecemos da mais importante:
A 2º CENA!! --> Jesus lhe segura a mão, o sustenta e o levanta. A tempestade acaba e um lindo céu estrelado se abre. Pedro e Jesus voltam ao barco CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS, para NUNCA MAIS AFUNDAR!!
Só quem passou por uma situação sabe como não passar mais por ela! Talvez qualquer um dos outros 11 apóstolos afundariam a qualquer momento, mas PEDRO NÃO MAIS!!! Ele recebeu de Jesus um "certificado anti-imersão"!!
Quando Deus nos permite que passemos por situações difíceis, é porque quer com que sejamos aperfeiçoados!! Pedro passou por um estágio de aperfeiçoamento com Cristo. O Mar da Galiléia foi uma sala de aula para Pedro.
NÃO ESQUEÇAMOS: Quando Deus nos chamar para andar sobre as águas no Mar dos Problemas, ou no Mar das Preocupações, ou então sobre o Mar das Discussões... mesmo que você afunde uma vez, Jesus estará lá para lhe estender a mão e lhe levantar e aí, você poderá voltar para o barco (sua casa, relacionamento...) andando sobre essas águas, ao lado do Rei Jesus, para nunca mais afundar!!

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

ÊUTICO DORMINDO EM UM CULTO COMPARO A IGREJA LOCAL...


              ÊUTICO DORMINDO EM UM CULTO COMPARO A IGREJA LOCAL...
Atos 20.7-12
''No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos.Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto. Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está. Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu.  Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados''. (Atos 20.7-12)
Encontramos neste texto o exemplo claro de um culto de domingo à noite, igreja cheia, muito calor. Agora estava na hora da Palavra e o Apóstolo Paulo estava inspirado pelo Espírito Santo. Nesse culto, tinha um jovem chamado Êutico sentado na janela, olhando para a rua, achando o sermão uma chatice, prestando atenção na movimentação da rua.
O sono mais problemático é o sono espiritual. A desobediência à vontade de Deus provoca isso. Anestesia o coração como o veneno da vespa-caçadora. O efeito nos deixa mortos-vivos, como num tipo de conserva espiritual.
· Esse sono para nossa vida espiritual pode ser fatal. Não sabemos como será nosso encontro com Deus. Ele quer ver uma igreja forte, um povo diferente e dormir espiritualmente pode ser fatal.
· O sono da indolência pode significar para nós a desobediência ao Senhor.
· Se dormir fisicamente faz bem. Dormir espiritualmente nessa terra faz mal.
Romanos 13:11-“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo; já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos”.
· O texto bíblico nos informa que o apóstolo Paulo juntamente com alguns irmãos se reuniram no domingo (primeiro dia da semana) para o Culto e a Celebração da Ceia do Senhor. E, Paulo se empolgou e pregou até meia-noite.
Exemplos bíblicos de indolência:
-Sansão: dormiu e perdeu os cabelos e a força;
-Sulamita: (aquela do Livro “Cântico dos Cânticos”, que vivia dizer “Eu sou do meu amado”), dormiu e perdeu o homem amado;
-Êutico: livro de Atos, dormiu no culto e caiu da janela;
-Isbosete: filho do rei Saul, dormiu ao meio-dia, e foi morto por dois de seus empregados;
-Dez Virgens: Jesus conta nesta parábola – que elas dormiram e as suas lâmpadas apagaram, fazendo com que perdessem o noivo.
Fazendo uma analise nos dias de hoje, encontramos em Êutico o exemplo clássico, do jovem despercebido com a Palavra de Deus. Vejamos:
1.  Jovens atraídos pela janela do mundo
Jovens criados na igreja que começam a ser atraídos pela janela do mundo e do pecado. Atraídos pela curiosidade, pelo gosto do perigo, as novidades, as aventuras, liberdade, ação, emoção…
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” 1Jo 2.15,16
A palavra “mundo” (gr. kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, fomentado por Satanás e existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Cristo. Na presente era, Satanás emprega as ideias mundanas de moralidade, das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura, educação, ciência, arte, medicina, música, sistemas econômicos, diversões, comunicação de massa, esporte, agricultura, etc, para opor-se a Deus, ao seu povo, à sua Palavra e aos seus padrões de retidão (Mt 16.26; 1Co 2.12; 3.19; Tt 2.12; 1Jo 2.15,16; Tg 4.4; Jo 7.7; 15.18,19; 17.14 ). Por exemplo, Satanás usa a profissão médica, para defender e promover a matança de seres humanos nascituros; a agricultura para produzir drogas destruidoras da vida, tais como o álcool e os narcóticos; a educação, para promover a filosofia ímpia humanista; e os meios de comunicação em massa, para destruir os padrões divinos de conduta. Os crentes devem estar conscientes de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito, força ou poder maligno que atua contra Deus e a sua Palavra. Nalguns casos, essa ação maligna é menos intensa; noutros casos, é mais. Finalmente, o “mundo” também inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e igrejas mundanas, ou mornas.
(1) Satanás (ver Mt 4.10, nota sobre Satanás) é o deus do presente sistema mundano (ver Jo 12.31 nota; 14.30; 16.11; 2Co 4.4; 5.19). Ele o controla juntamente com uma hoste de espíritos malignos, seus subordinados (Dn 10.13; Lc 4.5-7; Ef 6.12,13).
(2) Satanás tem o mundo organizado em sistemas políticos, culturais, econômicos e religiosos que são inatamente hostis a Deus e ao seu povo (Jo 7.7; 15.18,19; 17.14; Tg 4.4; 2.16) e que se recusam a submeter-se à sua verdade, a qual revela a iniquidade do mundo (Jo 7.7).
(3) O mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de Satanás (ver Jo 12.31 nota); a igreja pertence exclusivamente a Deus (Ef 5.23,24; Ap 21.2). Por isso, o crente deve separar-se do mundo.
(4) No mundo, os crentes são forasteiros e peregrinos (Hb 11.13; 1Pe 2.11).
(a) Não devem pertencer ao mundo (Jo 15.19), não se conformar com o mundo (ver Rm 12.2 nota), não amar o mundo (2.15), vencer o mundo (5.4), odiar a iniquidade do mundo (ver Hb 1.9), morrer para o mundo (Gl 6.14) e ser libertos do mundo (Cl 1.13; Gl 1.4).
(b) Amar o mundo (cf. 2.15) corrompe nossa comunhão com Deus e leva à destruição espiritual. É impossível amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24; Lc 16.13; ver Tg 4.4). Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele (ver Lc 23.35). Note, é claro, que os termos “mundo” e “terra” não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra criada, i.e., à natureza, às montanhas, às florestas.
(5) De acordo com 2.16, três aspectos do mundo pecaminoso são abertamente hostis a Deus:
(a) “A concupiscência da carne”, que inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos e a gratificação sensual (1Co 6.18; Fp 3.19; Tg 1.14).
(b) “A concupiscência dos olhos”, que se refere à cobiça ou desejo descontrolado por coisas atraentes aos olhos, mas proibidas por Deus, inclusive o desejo de olhar para o que dá prazer pecaminoso (Êx 20.17; Rm 7.7). Nesta era moderna, isso inclui o desejo de divertir-se contemplando pornografia, violência, impiedade e imoralidade no teatro, na televisão, no cinema, ou em periódicos (Gn 3.6; Js 7.21; 2 Sm 11.2; Mt 5.28).
(c) “A soberba da vida”, que significa o espírito de arrogância, orgulho e independência autossuficiente, que não reconhece Deus como Senhor, nem a sua Palavra como autoridade suprema. Tal pessoa procura exaltar, glorificar e promover a si mesma, julgando não depender de ninguém (Tg 4.16).

(6) O crente não deve ter comunhão espiritual com aqueles que vivem o sistema iníquo do mundo (ver Mt 9.11 nota; 2Co 6.14 nota) deve reprovar abertamente o pecado deles (Jo 7.7; Ef 5.11 nota), deve ser sal e luz do mundo para eles (Mt 5.13,14), deve amá-los (Jo 3.16), e deve procurar ganhá-los para Cristo (Mc 16.15; Jd 22,23).
(7) Da parte do mundo, o verdadeiro cristão terá tribulação (Jo 16.33), ódio (Jo 15.19), perseguição (Mt 5.10-12) e sofrimento em geral (Rm 8.22,23; 1Pe 2.19-21). Satanás, usando as atrações do mundo, faz um esforço incessante para destruir a vida de Deus dentro do cristão (2Co 11.3; 1Pe 5.8).
(8) O sistema deste mundo é temporário e será destruído por Deus (Dn 2.34,35, 44; 2Ts 1.7-10; 1Co 7.31; 2Pe 3.10 nota; Ap 18.2).
2. Jovens no limite entre a Igreja e o mundo
O mundanismo na sociedade
Nas leis. Um dos propósitos da lei é regular o relacionamento entre homens, possibilitando a ordem e o desenvolvimento da sociedade civil. As leis não são maiores que os homens, mas foram constituídas para que seus direitos e deveres sejam respeitados. Atualmente, em nosso país, muitos projetos de lei têm sido apresentados com o objetivo de justificar certos comportamentos contrários à Palavra de Deus, tais como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o aborto e a utilização de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas.
Na educação. A educação secular tem como fundamento o naturalismo, o humanismo, o pluralismo, entre outros “ismos” contrários à Bíblia. Da Educação Infantil ao ensino superior, os valores são contestados, algumas vezes, ridicularizados, e não poucas, ignorados. As teorias empregadas por algumas instituições são fundamentais no ateísmo, antropocentrismo e no relativismo moral. Os livros didáticos costumam priorizar o evolucionismo e a autonomia espiritual e moral do homem. Muitas dessas escolas são conhecidas pela excelência e qualidade, entretanto, suas filosofias são contrárias à Palavra de Deus. A prioridade delas não é a formação do caráter segundo os princípios divinos, mas capacitar o educando para o mercado de trabalho, levando-o a ser mais competitivo numa sociedade que prioriza o ter em vez do ser.
Na família. A estrutura familiar no mundo está em processo de mudança. Nada se parece com o que Deus instituiu no princípio. O que vemos hoje é a banalização do divórcio, a infidelidade conjugal e a possibilidade legal de casais homossexuais adotarem crianças. Isso é um atentado contra os alicerces familiares fixados por Deus.
No entretenimento. O lazer e o entretenimento saudáveis, na medida certa, não são prejudiciais à vida espiritual. Porém, as práticas mundanas de diversão, por meio das quais as pessoas praticam toda forma de pecado, constituem um sério problema para a vida social e cristã. Atualmente, o mundanismo corrompeu até mesmo o lúdico e o entretenimento, sendo o divertimento uma ocasião para a bebedeira, a violência, as drogas e a prostituição.
“Não ameis o mundo” (1 Jo 2.15-17)
1. O que significa “amar o mundo”? Amar o mundo é estar em estreita comunhão com ele, dedicando-se aos seus valores, costumes e cultura. Em outras palavras, é ter satisfação nas coisas que desagradam a Deus e ofendem os princípios das Sagradas Escrituras. Esse pernicioso sentimento impede a comunhão do crente com o Senhor (1 Jo 2.15). É impossível amar o mundo e a Deus ao mesmo tempo (MT 6.24; Lc 16.13; Tg 4.4).
2. Aspectos do mundo pecaminoso. Em 1 João 2.16, a Bíblia descreve três vias que conduzem o crente ao mundanismo. a) “A concupiscência da carne”. Diz respeito aos desejos impuros, a busca de prazeres pecaminosos, e a satisfação dos sentidos (1 Co 6.18; Fp 3.19. Tg 1.14). b) “A concupiscência dos olhos”. Refere-se ao desejo incontrolável pelas coisas mundanas que satisfazem à cobiça do homem (Ex 20.17; Rm 7.7). Aqui estão incluídas a pornografia, a violência, a impiedade e a imoralidade promovidas pelo teatro, televisão, cinema e em certos periódicos (Gn 3.6; Js 7.21; 2 Sm 11.2; Mt 5.28). c)”A soberba da vida”. Diz respeito ao orgulho do homem pecador que não reconhece o senhorio de Deus. Tal pessoa procura exaltar, glorificar e promover a si mesma, julgando-se independente de tudo e de todos (Tg 4.16).
3.  Jovens sentados e cochilando
Gênesis 13:10-13
Mundano é um termo bem conhecido dos crentes. Os incrédulos pouco conhecem tal expressão. Nós sabemos que mundano é aquele que participa dos pecados e prazeres do mundo. É aquele que se corrompe com o mundo. Mas porque os crentes usam esta expressão? Para sabermos o que este termo significa, precisamos antes conhecer o termo “Igreja”. Se não houvesse igreja não haveria mundanismo.
EKKLESIA – Um grupo daqueles que foram chamados para fora. Separados para Deus. A igreja é formada pelos santos. Santo tem o sentido de separado, diferente.
Muitas vezes nos esquecemos do verdadeiro sentido da igreja e nos misturamos com o mundo. E os irmãos hão de convir comigo que a igreja de nossos dias está perdendo seu verdadeiro sentido, pois onde está a separação? Onde a diferença? A igreja primitiva crescia porque era caracterizada pela separação do mundo, pela diferença dos incrédulos e persuadia pela diferença.
Há quem pense que precisamos nos misturar com o mundo para ganhá-lo para Cristo – essa filosofia é diabólica. Jamais ganharemos o mundo nos tornando parecidos com ele. Não podemos nos esquecer que somos filhos de Deus – e não podemos fazer as mesmas coisas que fazem os filhos do diabo (palavras, vestes, caráter,etc).
Queremos baseados na vida de Ló, falar sobre o preço do mundanismo, pois é esse um assunto atual e que penetra em nossas igrejas:
A. O PREÇO DO MUNDANISMO É A PERDA DA FELICIDADE.
Pelo que aprendemos na Bíblia, Ló era um tipo mundano e ambicioso. Ele era independente do tio, tinha seus próprios rebanhos, e servos. A contenda começou com os pastores e chegou até Abraão.
Abraão era um tipo manso. O qual disse: “Não está toda terra diante de ti? Se escolheres para a direita irei para esquerda”.
Eu não entendo o que Ló estava fazendo junto com Abraão! Deus chamara apenas Abraão. Ló escolheu a campina do Jordão, que é regada por muitos riachos e de uma fertilidade assombrosa. Ló teve oportunidade para prosperar, mas sua escolha converteu-se em maldição. Uma vez foi levado cativo e outra teve que correr para salvar a vida, e isso graças a intercessão de Abraão.
O pobre Ló foi enganado pela vista, mudando continuamente de lugar chegou a corrupta cidade de Sodoma onde se estabeleceu e parece – casou-se, chegando a ocupar lugar de destaque.
Na experiência de Ló encontramos uma grande ilustração do preço que o crente tem que pagar quando se afasta de Deus para seguir os vagos prazeres deste mundo.
A Bíblia diz que o povo era corrupto e devasso, e Ló ficou lá, afligindo sua alma, mas sem sair do lugar. Triste exemplo de um homem que só busca os interesses deste mundo.
O apóstolo Pedro na 2ª carta 2:7, 8 diz: “E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (porque este justo habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma pelo que via e ouvia)”. Não conheço um crente mundano que seja feliz, realizado.
Vocês podem me apresentar um? Creio que não. Antes vivem reclamando, insatisfeitos e deprimidos. Preocupo-me muito quando vejo crentes tristes. Ló era um crente mundano, e por isso vivia aflito “afligindo sua alma”.
Então vemos que o preço do mundanismo é a perda da felicidade.
Não conheço sua vida. Mas pergunto: Você é feliz (como crente, esposo, filho, pai)? Analise sua vida, quem sabe és mundano como Ló.
Rei Davi – Urias – Bete-Seba. Salmo 51 – Qual foi o preço do mundanismo deste rei? A perda da felicidade (51:12).
B.  O PREÇO DO MUNDANISMO É A PERDA DO PODER NO TESTEMUNHO.
É difícil dar testemunho daquilo que não temos e não somos. Ló não tinha poder no seu testemunho. Mesmo tendo uma posição elevada naquela cidade, o povo continuava corrupto. Ele não influenciou as pessoas, mas foi influenciado. Creio que Deus só o livrou pela intercessão de Abraão. Como Abraão insistiu: Se houver 50; 45, 40. 30, 20, 10 justos.
Deus enviara 2 anjos para tirar Ló, mas ele estava cego e não percebeu que eram vindos de Deus. O crente mundano não vê as coisas de Deus. Vejamos o exemplo de Balaão (dinheiro estava em jogo, a jumenta via o anjo e desviava – Balaão não via nada) 18 (3 vezes) Nm.22 – Se tornou mundano.
O crente mundano não tem poder no testemunho. Não influencia as pessoas com quem vive. Não ganha almas para Cristo.
Vejamos o exemplo de Sansão: A vida dele antes de se tornar mundano era conhecida, e muitos creram em Deus – o povo sabia que o espírito do Senhor estava sobre ele – mas quando pecou casando-se com uma mulher incrédula o espírito do Senhor retirou-se de Sansão – perdeu sua força, os olhos foram vazados e o povo zombava dizendo: onde está teu Deus? Vejam o perigo do casamento com incrédulo… Que escândalo para a obra de Deus! Assim acontece com os crentes mundanos, são escândalo para o evangelho, pois seu testemunho perde o poder, e as pessoas zombam. Quanto mais a igreja se mistura com o mundo, tanto mais perde seu poder… A igreja primitiva era separada…
C.  O PREÇO DO MUNDANISMO É A PERDA DA FAMÍLIA.
Ló constituiu família em Sodoma, 2 filhas. Os anjos perguntaram: Tem mais alguém? Tira-os para fora desse lugar… Nada!
Pela manhã os anjos novamente disseram: levanta-te, toma tua mulher e filhos e sai daqui para que não pereças. Gen.19:16 –“ Ele porém, demorava-se e aqueles anjos lhe pegaram pela mão e tirando todos, os puseram fora da cidade. E disseram: Escapa-te por tua vida e não olhes para trás.” Mas a esposa olhou – Foi transformada em uma estátua de Sal.
Ló perdeu a mulher, filhos e toda fazenda (onde os rebanhos?).
Demorava-se – foi a cobiça que o levou para lá, e pela cobiça teria perecido. O amor ao pecado o fazia demorar. Um pecado leva a outro pecado. Aquelas cidades foram destruídas por causa da depravação moral. O homossexualismo. O que aconteceu com Ló e suas filhas podemos chamar de reflexo da vida moral das cidades destruídas.
Elas pecaram contra Deus, e delas se originaram duas nações – terríveis inimigos de Israel – Moabitas e Amonitas. (Alguns dizem que melhor seria se tivessem ficado lá).
Ló perdeu sua família e bens. Este é o preço de mundanismo. Os irmãos estão percebendo como o mundo engana? No início campina verde, linda pastagem – depois fogo e enxofre. É assim também em nossos dias. No início tudo muito lindo, agradável, desejável, e depois destruição, desespero, morte! Quantos encheram os olhos com o mundo e hoje estão na miséria?
Infelizmente, muitos vivem assim: meio nas trevas, meio na luz; meio no mundo, meio na igreja; na tentativa frustrada de agradar a dois senhores, a Deus e ao diabo. São jovens que vão, aos poucos, ultrapassando o limite e experimentando o pecado e a janela do mundo. No início, são poucos e doces momentos, mas depois a mente fica cauterizada até a queda total e o amargo da destruição.
4. Jovens vencidos caídos e mortos
O texto diz que o jovem foi vencido pelo sono, caiu do 3º andar e morreu. Morreu para a igreja, morreu para a sociedade, morreu para a família. É dessa forma que muitos jovens são vistos: caídos, destruídos e mortos. Gente bonita, que louvava a Deus, estava na igreja, vivia em família, trabalhava. Jovens que foram vencidos pelo sono e da janela caíram.
Veja este texto bíblico:
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10:25)
Quero destacar três coisas, que os cristãos hebreus estavam deixando de fazer, e pelo fato deles deixaram de fazer, estavam sendo vencidos pelas perseguições que estavam passando. De forma similar, se nós cristãos hodierno, deixarmos de fazer as mesmas coisas que eles, fatalmente seremos derrotados em nossa vida espiritual.
A.  O cristão nunca deve deixar de congregar regularmente.
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10:25)
O grande problema dos destinatários desta carta, e que motivados pelas perseguições, umas das primeiras coisas que “alguns” fizeram, foi deixar de congregar, e o que nos mostra o versículo supracitado. E é exatamente o que esta acontecendo com muitos cristãos atualmente! Quando as lutas chegam, à primeira coisa que tem acontecido com muitos, e o desanimo, e em seguida, o abandono da congregação.
Tenho uma amiga que morra na cidade de São Paulo, que estava uma bênção na presença de Deus, com o passar dos dias, por meio de dialogo com ela, percebi que a mesma já não falava mais de Jesus como era hábito dela. Preocupado, perguntei a ela: Você esta bem? Prontamente ela disse: Não estou às lutas são muitas, fui perdendo a motivação de ir aos trabalhos que tem semanalmente na igreja, e acabei me desviando do evangelho.
Ao ouvir este triste relato por parte dela... Deixei uma palavra de encorajamento com o objetivo de motivá-la a permanecer firme com Cristo. Mas lamentavelmente, ela disse que naquele momento, ela não tinha força para voltar. Quanto a mim, acabei perdendo o contato com ela, não sei como esta a vida dela neste momento, minha oração e para que ela volte a sentir um ardente amor por Jesus, e fique firme em sua presença independente das circunstâncias.
E prudente de nossa parte, termos sempre em mente que Cristo não disse que a vida do cristão seria um mar de rosas.
"No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (Jo 16.33)
Mesmo já predito por Jesus, que as aflições seriam uma realidade na vida de seus fieis seguidores neste mundo, o que estamos presenciando no meio evangélico, são muitos cristãos deixando de ser assíduos aos cultos de adoração a Deus, as reuniões de orações, aos estudos Bíblicos e a escola Bíblica dominical - e quando lhes e perguntado qual o motivo de tantas ausências nos trabalhos da igreja local em que congregam, a resposta geralmente e uma só, são as lutas.
E bom salientar, que a luz da Palavra de Deus, as provações que passamos, tem seu lado positivo, pois, permanecendo firmes em meio às aflições, damos chance a Deus, de paulatinamente ir realizando a obra em nos, que culminará em plena perfeição, como Tiago relata no três versículos que subsegue.
Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. (Tg 1:1-3)
Há uma urgente necessidade de perseverarmos em estar na casa do Senhor. Pois as lutas atingem a todos os cristãos (1Pedro 5:9). O fato do cristão decidir deixar de congregar por causa das adversidades, só vai aumentar o grau de dificuldades a ser enfrentado por ele.
Claro que temos ciência que passar por adversidade não e nada agradável. No entanto, saber lidar com ela como a Bíblia ensina, faz com que a gente nunca venha desanimar, e no fim de cada adversidade, percebemos que nós tornamos mais dependente de Deus, mais maduro, mais fortalecido, mais experiente, mais confiante e mais próximo de Deus. Sendo assim, vejo que as aflições da vida, têm contribuído para aproximar-nos cada vez mais para perto de Deus, até Ele levar-nos para céu. Senão, tire sua própria conclusão no versículo seguinte..
 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. (Tg 1.12)
B.  O cristão nunca deve deixar de adquirir conhecimento Bíblico.
Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. pois com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente , necessidade alguém que vos ensine, de novo os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. (Hb 5:11-12)
 Nesse texto, o escritor anônimo revela que os cristãos judeus eram tardios em ouvir. Então fico me perguntando: Como estariam sempre prontos para ouvir e aprender a palavra de Deus, sendo que a maior parte deles, nem congregava (Hb 10.25).
O texto também revela que muitos deles já deveriam ser mestres pelo tempo de crente que tinham, contudo, muitos estavam com seu conhecimento sobre Deus estacionado, e necessitavam que lhes fosse ensinado de novo, tudo que o cristão aprende quando e novo convertido, por meio do discipulado.
 Fico pensando como esse problema e tão antigo e ao mesmo tempo tão contemporâneo, e exatamente isto que vem ocorrendo com a vida de muitos cristãos atualmente. São tardios em ouvir a palavra de Deus, e por este motivo, levam uma vida espiritual isenta de êxodo, porque não tem fé.
 Porque em Romanos 10.17, esta escrito, que a fé e gerada em nossa vida é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Muitos cristãos de diversas denominações já deveriam ser cooperadores na expansão do Reino de Deus neste presente século. Contudo, mesmo já sendo crentes há anos, seus conhecimento e semelhante à de um novo convertido... Porém, isto tem acontecido, pelo fato de ter existir crentes negligentes com sua vida espiritual.
 E alguns mesmo sabendo de sua grave limitação imposta por ele mesmo, por ser tardio em ouvir a palavra de Deus, quando aparece no templo, querem ensinar aquilo que o mesmo nunca dedicou-se em aprender.
 Em Romanos 12:7 Paulo diz: “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” No que se diz respeito a estudar a palavra de Deus, precisa ser um ato espontâneo e continuo da nossa parte.
Acerca da palavra de Deus Herbert Hoover disse: "Não existe nenhum livro que tenha tanta variedade como a Bíblia, nenhum que tenha tanta sabedoria concentrada. Quer se trate de lei, negócios, moral, etc., quem busca orientação pode olhar dentro de suas capas e encontrará luz.
 Abraham Lincoln disse: Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor.
Em 2 Pedro 3:18 recebemos a orientação para crescermos na graça e no conhecimento. Este foi o grande erro dos crentes hebreus. Não cresceram nem na graça, e muito menos no conhecimento. Este comportamento impossibilitou Deus os usar como mestres no ensino de sua palavra.
 Outro fato lamentável, e que aqueles que não são zelosos em estudar a palavra de Deus, e praticá-la, sempre cometerá erros, pois Jesus disse:
 Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22.29)
O profeta Oseías nós faz saber, que a falta de conhecimento bíblico, tem levado muito crentes a serem derrotados (Oseías 4.6)
Entretanto, por meio do Salmo 119:11, fica evidente que os crentes que são diligentes no estudo das escrituras, e que esconde a mesma em seus corações, vivem em plena comunhão com Deus, pois seus corações ficam cheios da Palavra de Deus, que e viva e eficaz (Hebreus 4.12).
Diante destas verdades inquestionáveis, nos que somos dirigidos não pelos padrões de vida deste mundo, com seus conceitos que são contrario a palavra de Deus, devemos primar pelo estudo metódico e sistemático da palavra do Senhor, pois Jesus disse:
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim (Jo 5.39)
C . O cristão nunca deve deixar de seguir o exemplo de Cristo.
Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado (Hb 12:2-4).
Para mostrar aos cristãos Judeus que eles deveriam perseverar firmes contra as dificuldades, o escritor anônimo usou o exemplo de Cristo, que renunciou seu trono no céu, a adoração dos anjos, assumiu a forma de homem, e veio viver entre os homens.
No exercício de seu ministério terreno, Ele foi tentado em tudo. (Hb 4.15), porém sem pecar. Enfrentou a fúria de seus opositores, que pretendia matá-lo (Mt 12:14-15). Foi humilhado, maltratado e incompreendido, mas não desistiu de sua missão, foi ate o fim (João 19:30).
Vejamos agora OS dez SINAIS DA MORTE NA VIDA DO CRENTE
a.  O SILÊNCIO Ap. 4:8.
No céu não há mais silêncio. Aquele que está vivo não deve se cansar de glorificar a Deus, pois no céu existe adoração constante dia e noite. Musicas do mundo só satisfazem a alma. Quando o crente parar de ouvir e ler a Palavra, é um sinal que a morte entrou na vida espiritual dele. Crente que não lê a Bíblia, simplesmente não está alimentando o espírito, e por isso acaba deixando a morte entrar na sua vida.
b.  A FRIEZA Rm.12:11 - Mateus 6:21
O crente que permitiu a morte começa a esfriar com as coisas do Reino: os cultos, a escola dominical e até os irmãos. Se a sua fome por Deus tem diminuído no decorrer dos dias, meses ou anos é um sinal que ela tem aumentado em outra direção.
Onde está teu tesouro, lá está o teu coração, o teu fervor.
Ninguém vive sem comer, então muito cuidado com o que está lhe alimentando. Comer é um princípio espiritual. Você se alimenta daquilo que você valoriza, investe e aplica o coração. O teu tesouro fala da tua fome, das tuas prioridades. Quais são elas?
c.  A IMOBILIDADE.
Tudo vira Mesmice. Um sinal que alguém morreu é ausência de movimentos. Passividade é sinônimo de morte. Aquilo que era prazer virou fardo porque a morte entrou. Todos os eventos da igreja não lhe despertam entusiasmo. Ficar parado nos leva a ausência de crescimento espiritual. A imobilidade sempre vem com a finalidade de paralisar o crente por completo, trazendo também enfraquecimento das forças morais, apatia, indiferença e estagnação.
d. A ESTAGNAÇÃO. At 1:8
“e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
Isso é quando tudo vira mesmice. Um sinal de que alguém morreu é ausência de crescimento. A vida cristã sadia é sempre progressiva, nunca estagnada, muito menos regressiva. Um sinal de vida é o crescimento, mas um sinal de morte é a estagnação.
A estagnação evidencia-se na pouca participação nas coisas que dizem respeito ao Reino de Deus. Não foi assim no começo, mas conforme o tempo passou, o que era prazer virou fardo porque a morte entrou. Se você tem diminuído sua participação nos eventos da igreja, você pode estar sendo enredado pela morte através da estagnação. Todo membro parado atrofia e adoece. Ficar parado nos leva a estagnação e nos priva de experimentarmos crescimento. A estagnação sempre vem com a finalidade de paralisar o crente por completo.
Você precisa crescer em todas as áreas da sua vida!
e.  O ENDURECIMENTO
Quando uma pessoa morre espiritualmente, os seus membros de enrijecem. Não muda de opinião mesmo sabendo que está errado. Não aceita ser confrontado ou discipulado, pois prefere o isolamento. Não se abrir com os irmãos, especialmente com sua liderança, é sinal de enrijecimento, dureza, e consequentemente a morte espiritual já tomou conta da sua vida.
f . O ISOLAMENTO Gn 3:9
O pecado produz isolamento, mas a santidade produz comunhão. Uma pessoa morta deve ser enterrada, isto é, isolada daqueles que estão vivos. Quando um irmão se isola é sinal que a morte está avançando. O pecado tem a tendência de ser escondido, às escuras, mas a verdade é clara e não se esconde.
Quando Adão pecou, ele se escondeu tentando se isolar de Deus. Por que ele fez isso? Porque essa é a reação de todo crente quando a morte entra. Quando erramos não queremos ser vistos, não queremos conversar, muito menos ser confrontado. Quando fazemos isso a morte avança ainda mais.
g .  OLHOS FECHADOS
Quando um crente está morrendo ele vai perdendo a visão. Só fala de coisas naturais. Não tem revelação. Sua alma é vazia. Não tem mais a visão que quanto mais vida em Deus, mais Luz, mais Clareza, mais Revelação.
Visão nos fala de enxergar o Senhor nas circunstâncias da vida.
Aqueles que estão morrendo são naturais, só enxergam as circunstâncias e não Deus através das circunstâncias. Não enxergamos mais com benignidade e amor, mas com desconfiança. A igreja, os irmãos, os pastores são sinônimos de cobrança e fardo. Isso é sinal de morte.
g .  A TRISTEZA
Quando um crente é contaminado pela morte espiritual, perde a alegria, a fé, o ânimo, o vigor então começa a diminuir. Um dos sinais da morte na vida do crente é o cansaço da alma. O cansaço físico tem relação com o corpo e mente, mas o cansaço da alma é um sinal da morte espiritual. O desânimo para com tudo e a apatia são evidências que a morte está inundando a nossa alma.
h .  A DECOMPOSIÇÃO
A igreja, o discipulado começa a perder a importância. Um corpo entra em decomposição por falta de alimento. Não se alimenta da Palavra, da oração, da Ceia do Senhor. O crente em decomposição deixa as coisas de a sua vida espiritual morrer aos poucos: perde a liderança, perde seu ministério, perde o prazer de voltar para a casa, perde o governo do seu lar. Sua vida espiritual muda completamente. Embora possamos estar vivos as nossas virtudes estão corrompidas, apodrecidas, se decompondo.
i .  O SEPULTAMENTO (Mt 25:24)
O sepultamento dos sonhos, dos projetos, do ministério, da igreja, da família, e por fim do chamado. A morte é inimiga de Deus( I Co. 15.26) - Um dos sinais de Deus é a vida. Quando um crente cultiva a morte em sua vida, em sua casa, no seu trabalho ele desperta a ira de Deus porque Deus é contra a morte.
O Senhor não irá remover a morte da sua vida a não ser que você se posicione em favor da vida. Vença a morte espiritual se posicionando em favor da vida, através do Sangue de Jesus. Vença a morte espiritual se posicionando em favor da vida, através do Sangue de Jesus.
Êutico foi "vencido pelo sono" e "caiu" - Em um local muito iluminado, onde há pessoas falando, é muito difícil dormir. Aquele jovem foi tomado pelo sono porque se reservou se desligou daqueles irmãos, deixou-se escapar do que estava sendo falado ali. A Bíblia dá a entender que Êutico não aguentava mais aquele discurso! Já era meia-noite, o cansaço tomou conta dele e, dormindo, caiu.
Para aqueles que estão na janela, a mensagem de arrependimento, santidade e busca por mais de Deus é insistente demais! Dizem: "Não consigo mais ouvir a mesma coisa!" Fazem pouco caso desta mensagem, estão cansados, o sono da frieza espiritual e da religiosidade bate à porta. Tão próximos da luz abundante, mas tão perto da queda nas trevas!
Davi estava na luz até o momento em que foi para o terraço de seu palácio. Ali viu Bate-Seba e caiu nas trevas do pecado (leia 2 Samuel 11.1-4). Aquele terraço foi a "janela" de Davi, seu lugar de escape da necessidade de ir à guerra. A partir daquele momento, só encontrou morte. Arrependimento é sair para a guerra! É um confronto direto contra as vontades da carne e contra o inferno! A voz profética do Espírito Santo traz hoje para a igreja uma mensagem de batalha, de romper com a rotina religiosa, de enfrentar seus medos e pecados, de se alistar em um exército de adoradores posicionados na luz, inflamados, apaixonados, que trarão avivamento a esta terra, em nome de Jesus!
"Foi levantado morto", mas "a sua alma está nele" - Uma notícia ruim corre rápida! Muitos servos de Deus, depois de sofrerem grandes quedas em suas vidas, são levantados mortos diante da sociedade. Mas existe um poder de ressurreição na igreja por meio do Espírito Santo! Há cura, vida, restauração, sobre todos os que um dia caíram e estão arrependidos!
Aqueles que não creem neste poder, usados pelo inferno, correm em anunciar a queda dos servos de Deus. Mas o Espírito Santo deseja vir sobre todos os que um dia caíram e não se levantaram; sobre todos os que estavam na luz, mas foram para uma "janela"; sobre todos os que estão ficando cansados, desanimados!
Se você é um destes, saiba que Deus deseja fazer uma obra de restauração em seu ânimo! Ele quer avivar a sua alma e o seu espírito! Ele sopra vida onde há sequidão! Ele te abraça e diz: A sua alma ainda está viva! Você ainda está vivo!
O Espírito Santo tem poder para te ressuscitar agora mesmo! Por isso, faça esta oração: “Espírito Santo, reconheço que não tenho ouvido a Tua voz”. Há pecados que ainda não confessei. Santidade é algo que não vivo. Buscar a Tua presença é algo que não faço. PERDOA-ME! LIBERTA-ME! MUDA AGORA esta realidade! Abraça-me e dá-me vida! Não quero mais escapar de Ti. Quero permanecer na Tua luz e ser instrumento de avivamento nesta nação. Eu já te louvo pela restauração da minha vida.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


sábado, 29 de outubro de 2016

TOCANDO O SHOFAR, QUANDO À ANGELICA TROMBETA NESSE MUNDO ESTRUGIR O MEU NOME OUVIREI JESUS CHAMAR...


TOCANDO O SHOFAR, QUANDO À ANGELICA TROMBETA NESSE MUNDO ESTRUGIR O MEU NOME OUVIREI JESUS CHAMAR...
O QUE É SHOFAR ?
Shôphar, shopar = Trombeta, chifre de carneiro. Vocábulo empregado 72 vezes. A palavra é cognata (Palavra que provêm de uma raiz comum) do acadiano shapparu, “ovelha selvagem”, e do árabe sawâfirun, “chifres de carneiro”. No AT sempre se designa o instrumento musical curvo feito de chifre de carneiro. A palavra usual para indicar o chifre de um animal é queren. Esta é usada apenas uma vez em referência a instrumento musical. A palavra yôbel significa basicamente “carneiro” (como também em fenício e árabe), mas no AT designa a um instrumento, sendo também, o nome do ano cujo iníci era assinalado por esse instrumento, o ano do jubileu.
Aparentemente as palavras yôbel e shôphar são permutáveis(cf, e.g., Ex 19:13,16; Js 6:45). Outra palavra qua significa “trombeta” é hatsot râ.
Este último instrumento é um tubo reto, frequentemente feito de metal.
O shofar desempenhou um papel bastante importante na história do AT.
Quando Israel esteve no monte Sinai, era um toque forte de shôphar que servia de sinal para Israel se aproximar. A chegada da lua nova e do ano novo era anunciada por um toque de shôphar (Sl 81: 3,4), e também a chegada do ano de jubileu (Sl 98:6; 150:3).
Era também importante em questões civis e militares. Anunciava um novo rei (1 Rs 1:34; 2 Rs 9:13). Servia para dar ordens de combate (Jz 3:27; 2 Sm 20:1). Foi importante na queda de Jericó (Js 6) e na derrota infligida por Gideão em Mídia (Jz 7).
Com frequência as escrituras mencionam o shôphar num sentido figurado.
O profeta é comparado a uma sentinela que faz soar o alarme de calamidade (Ez 33:3,6; Is 58:1; Jr 6:17).
Você já pensou alguma vez que o shofar é um dos instrumentos mais antigos usados pelo homem ? somente a flauta do pastor chamada ugav, na Bíblia o iguala em idade (de acordo com algumas opiniões). O shofar, porém, é o mesmo que aquele usado há milhares de anos. Durante a história da humanidade foram inventados instrumentos novos, abandonados os velhos e somente nos museus poderemos encontrar uma flauta antiga. Não é digno de admiração que ainda nos apeguemos ao antigo shofar ?
Naturalmente, se você considerar o shofar como um “instrumento musical” não tem grande valor. O shofar não produz sons delicados como o clarim moderno, a trombeta ou outro instrumento de sopro.
Mas, para nós, o shofar não é um instrumento “musical”; não é usado por prazer ou divertimento. Longe disto; tem um sentido muito mais profundo. É um chamado para o arrependimento.
O shofar também era tocado quando guerreávamos contra inimigos perigosos. Portanto, o shofar deve servir como um grito de guerra contra o nosso inimigo espiritual, o nosso inimigo interior, impulsos maus e paixões ilicitas.
O shofar foi tocado no ano de Yovel ( Jubileu), anunciando assim a libertação da escravidão e da penúria. O seu som, deve ser também um sinal de quebra das correntes de pecados, de maneira que possamos começar uma nova vida com o coração puro, sintonizado a servir a Deus.
O shofar é feito de um chifre de animal casher (separado). Qualquer chifre pode ser usado para o shofar, exceto vaca ou touro, pois estes chifres são chamados em hebraico de “keren” e não shofar, e também porque seu chifre poderia ser um lembrete do bezerro de ouro que os filhos de Israel fizeram no deserto, ao deixarem o Egito.
Geralmente, e de preferência, o shofar é feito de um chifre de carneiro, em memória do carneiro que foi oferecido em lugar de Isaac, que permitiu-se ser atado e colocado sobre o altar como um sacrifício a Deus.
Deus mandou seu povo fazer uma trombeta, chamada shofar e colocou este shofar nas mãos dos sacerdotes, que ficavam a porta do tabernáculo e do templo, para chamar o povo de Deus a se reunir e a se quebrantar na presença do Senhor para confessar o seu pecado e a celebrar pelas festas o Senhor no meio deles e também se arregimentar para a guerra e convocar o exercito do Senhor sobre a nação de Israel. E nestes dias, Deus esta chamando seu exercito de adoradores, para adora-lo em espírito e em verdade, para a conquista final.
O SHOPHAR É A VOZ DE YAHWEH
A palavra ocorre pela primeira vez em Êxodo 19:16: “Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu”.
A palavra sonido em hebraico é qol, que significa voz. A palavra buzina ou trombeta é shofar. Está escrito em Êxodo 19:19: “E crescendo o sonido (qol) da buzina (shofar) cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz (qol)”. Em Êxodo 20:18 está escrito: “Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina e o monte a fumegar, e o povo vendo isto, estremeceu e pôs-se de longe”.
Isto mostra que o shophar “fala” ou ele representa a “voz” de alguém.
Logicamente o shophar é a voz de Yahweh. O shophar é tocado e a voz de Yahweh é ouvida. Nesta atmosfera extraordinária há manifestações especiais, Moisés recebe os mandamentos, as diversas leis hebraicas e a planta do Tabernáculo. Neste contexto o shophar trouxe à existência a Palavra de Deus, ele é a voz de Yahweh.
Apocalipse 1:10, 11: “ Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e eu vi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: o que vês, escreve-o num livro, e envia-os às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia”. Apocalipse 4:1: “Depois destas coisas olhei, e vi que estava numa porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvi, como que som de trombeta falando comigo, disse: sobe para aqui e te mostrei as coisas que depois destas devem acontecer”. O termo shophar surge também no final da Bíblia como voz de Deus dando comandos à igreja e revelando o futuro da igreja, da humanidade, dos seres espirituais, a história final. O apóstolo João recebe a ordem de registrar tudo. Ele não tem dúvida de que aquela voz, o shophar, era a voz de Deus, conclamando e conduzindo a sua vida e a igreja de Yeshua Hamashiah.
A IMPORTÂNCIA DE SER UM BAAL TEKIÁ
Baal Tekiá significa Shofarista.
Ser um shofarista não é simplesmente tocar uma trombeta feita de chifre de animal. É algo profético, está nas escrituras; assim como pastorado, sacerdócios, profetas, e outros relacionados na Bíblia, porém quando somos chamados para exercer qualquer um destes ministérios é algo muito especial, cada um na sua função, fazendo se cumprir a palavra do Senhor.
Deus te escolheu no ventre de sua mãe, e já estava anunciado o que você seria, qual o seu papel na Terra.
O Eterno nos dias de hoje está despertando a igreja com relação a seu papel na face da Terra, e isso inclui também a restauração das raízes Bíblicas e Judaicas dentro da igreja.
O uso do shofar faz parte desse despertar e esta sendo restaurado na igreja, mas infelizmente à muitos crentes que não estão entendendo a seriedade do uso do shofar e estão usando e tocando de qualquer forma, e desrespeitando toda a tradição e os toques com seus significados proféticos.
Veja esta revelação:
Antigamente, os casamentos eram feitos de forma muito diferente dos dias de hoje. Quando o noivo se interessava pela noiva, o pai dele acertava o casamento junto ao pai da noiva e ficavam aguardando e se preparando para o grande dia do casamento; nem o pai da noiva sabia o dia do casamento, de tempos em tempos o noivo mandava um mensageiro (Amigo) até as terras do pai da noiva e este tocava o shofar,(ele levava mensagens do noivo, como o noivo gosta das coisas) isto se repetia varias vezes para que a noiva se preparasse, se arrumasse, e estivesse aguardando o seu amado, quando o noivo resolvia ele mandava o mensageiro dar o último toque de trombeta, um som longo e agudo, este era o sinal que o noivo estava a caminho; porem, se nao estivesse tudo preparado, se não estivesse do jeito que o noivo gosta e a noiva pronta e limpa simplesmente o noivo partia sem realizar o casamento. Hoje este papel é nosso: o pai do noivo é Deus,o Noivo é Jesus Cristo, a Noiva a Igreja o pai da noiva o Espírito Santo e os mensageiros a geração de Shofaristas que esta se levantando nos dias de hoje. Você como um shofarista é a revelação da palavra de Deus, você faz parte disto e pe do apocalipse. Veja então a seriedade que está em suas mãos e procure fazer e estar nesta qualidade de profeta do Senhor, sacerdócio real, se consagre, e busque saber o que deve ser feito e o que você esta fazendo e como esta fazendo as coisas do Senhor.
TIPOS DE TOQUES
Ao iniciar as festas bíblicas, o shofar é tocado diante de todo o povo com o propósito de reuni-los. Na festa de Yom Teruah (Trombetas), o shofar soa com o objetivo de se cumprir o mandamento de escuta-lo.
Os diferentes toque que são emitidos pelo shofar são composto em sequências. Estas seqüências são as que se utilizam para fazer soar o shofar de maneira linda e chamativa. Quando juntamos os toques, “Tekiá”, “Shevarim” e “Teruah”, obtemos o que chamamos de sequência. Os diferentes toques são intercalados em diferentes ordens e assim obtemos diferentes sequências. Estas sequências podem variar, menos para o Yom Kipur e Yom Teruah, onde as sequências estão estabelecidas.
Quando o shofar é utilizado em guerra espiritual ou em outras festas bíblicas onde as sequências não estão definidas nem pré-estabelecidas, uma variação de sequências é permitida, mas não seus toques. Ou seja, podemos fazer uma sequência como “Tekiá, Teruah, Tekiá” ou “Tekiá, Shevarim, Tekiá...” podemos variar e intercalar os três toques tal como nos guie o Espírito Santo e assim produzir sequências proféticas.
O primeiro toque: Tekiá
O primeiro som é o Tekiá, que se caracteriza pela emissão de uma nota longa que anuncia a Majestade do Senhor e Rei de Israel, que tem dado a promessa do Reino e sua recompensa aos justos. O toque “Tekiá” nos traz também uma mensagem e ensino bíblico sobre a separação que houve entre o homem e seu Criador. Lembra-nos o dia que o homem pecou contra Elohim no Éden, onde ocorreu a grande separação. Por isso é um tom longo, tão largo como a separação entre os homens e Elohim. É por isso que o Tanach diz: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Is 55:9
Tekiá: TuUUUUUUUUU’U, tocado por não menos de 9 segundos e não mais de 18 segundos e num só fôlego.
O segundo toque: Teruah
É o segundo som do shofar. Uma combinação de nove sons curtos que convoca-nos a despertar do sono e leva-nos a uma reflexão profunda sobre nossas vidas diante do Senhor. Teruá é como uma voz que nos convida a analisarmos retrospectivamente e ver como estamos em nossa relação com Yeshua e com nosso próximo.
O toque “Teruah” também nos revela o ensino bíblico da dor intensa que sentiu Adonai quando o homem pecou contra Ele. A combinação dos nove sons curtos expressa as lágrimas de Adonai por seu povo ao ser separado pelo pecado.
Teruah: “Tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu” tocado por 9 pequenos sons de uma duração de 1 segundo cada e que deve ser tocado de um fôlego só.
O terceiro toque: “Shevarim”
Este terceiro som do shofar, o Shevarim, é uma série média de três sons que, colocados entre os dois primeiros; expressam o gozo interior em meio às aflições do mundo, confiados que finalmente o Reino dos céus será implantado em toda a terra. Quando Shevarim é tocado, afirmamos nossa fé na volta do Messias. Este toque também manifesta o ensino bíblico do chamado de Adonai para voltarmos para Ele. É um convite pessoal que o Senhor faz a todos, a que voltemos à Sua herança, sua provisão, ao Messias de Israel, a Yeshua.
Shevarim: “TuUUU, TuUUU, TuUUU”, tocado por três sons uniformes, de duração de 3 segundos cada som e que deve ser tocado num só fôlego.
4 – Tekiah Gadol – 1 Tekiá longo ( o grande toque) – Usado para anunciar o juízo de Deus e simboliza também alegria pois o Senhor perdoou nossos pecados e por isso somos livres para adorá-lo !
Agora, te incentivo a que tome o shofar, e guiado pelo Espírito Santo, toque-o lembre-se que quando alguém se levanta para cultuar Elohim e isto faz parte de sua vida diária, o inimigo tratará de opor-se. Porém, hoje Adonai te diz que não deves temer, Ele está contigo e a batalha é dEle.
“TOCAI A TROMBETA EM SIÃO E DAÍ VOZ DE REBATE NO MEU SANTO MONTE”
Assim se inicia o capítulo 2 de Joel, com uma ordem direta do Senhor;
Este toque da trombeta é o som de manobras militares. Em números 10:9, está escrito: “Quando, na vossa terra, sairdes a pelejar contra os opressores que vos apertam, também tocareis as trombetas a “rebate”. A rebate, é a maneira de soar a trombeta com um som inesperado, seu som é rebatido – um som trêmulo, repicado – este é o toque da trombeta para o povo de Deus se arregimentar para a guerra.
AS TROMBETAS
“Disse mais o Senhor a Moisés: Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; servir-te-ão para convocardes a congregação e para a partida dos arraiais”.(Nm. 10:1, 2).
Estas trombetas seriam usadas para chamar o povo de Deus a se reunir. Paulo escrevendo para Coríntios disse “se a trombeta der o som incerto, quem se preparará para a batalha?” (I Co 14:8). O Toque das trombetas deve ter o sonido correto para que não haja duvida quanto ao seu comando.
O CHAMADO
Às vezes as pessoas se preocupam em como estão as outras pessoas; mas esquecem de se analisar de ver se realmente tem feito aquilo que o noivo tem mandado, nos preocupamos em "ver" os erros dos outros de acusar de medir, mas não estamos voltados para Deus. O que Deus fez por mim, o que faço para ele? Que preço deve pagar para o ministério, qual ministério? Devo agradar ao pastor? Devo ser um destaque em minha igreja? Ou será, quero ser destaque aos olhos do pai, quero mover o coração de Deus, quero ser orgulho para o meu Pai!
Deixa-me esclarecer algo:
Você é o shofar de Deus!
O Shofar é um instrumento que potencializa o som, mas, para que isso aconteça deve passar por uma série de etapas e que nós também passamos vamos ver:
O shofar é parte de um animal (É o chifre), para o termos, este animal deve morrer.
O Ser Humano é um animal, para ter comunhão com Deus nós temos que morrer para as coisas do mundo.
Para sair o som, não deve ter nenhum tipo de carne, cartilagem ou qualquer outra substância dentro do shofar, deve ser limpa totalmente e só assim atingirá a total potência que ele pode oferecer.
Para sair o verdadeiro som de nossas bocas que agrada a Deus, não devemos ter nenhum tipo de contaminação com a carne dentro do nosso coração, e então será automática a nossa relação com Deus, um relacionamento direto não há nada que interfira este contato com o pai.
O POSICIONAMENTO
Mas isto não é tão fácil assim, não é da boca para fora!
Ser um servo fiel não é nada fácil, quando realmente queremos fazer a vontade de Deus e não a do mundo, temos que nos separar realmente de tudo o que não é de Deus.
Tudo o que não fala de Deus é do diabo!
Por isso temos que nos posicionar e lançar fora tudo o que agrada a nossa carne.
Devemos buscar um outro nível de intimidade com o Pai!
Às vezes estamos tão cheios de compromissos, de confortos etc... Que não temos tempo para buscar mais de Deus, é como se estivéssemos em um almoço e a mesa repleta de coisas no faz comer de tudo, quando chega a hora de jantar, tem outra mesa com muito mais comida do que o almoço, porém por ainda estarmos cheios não sentimos vontade de comer, ou comemos apenas um pouco do que temos, não há como querer mais, pois estamos cheios...
Às vezes estamos tão cheios de confortos e de coisas do mundo que não temos tempo para ouvir a Deus.
Quando Deus pede para fazer um jejum, um voto de santificação, pede para orar de madrugada, interceder, orar por alguém na rua ou fazer uma visita etc... Ele não está preocupado em te tirar da área de conforto, mas para ver a nossa fidelidade.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS SOBRE O SHOFAR / ONDE TOCAR
Algumas passagens Bíblicas que nos fala sobre o significado profético do shofar:
Ex 19:16 e 20:18 = O shofar faz o povo tremer de temor do Senhor;
Ex 19:19 = O Senhor responde as orações
Lv 23:24 = O shofar lembra do descanso e faz Santa Convocação;
Nm 10:1-10 = É ordenado o Sacerdote tocar o shofar em Santas Convocações, convocações para guerrear contra os inimigos e para o dia de nossas alegrias, dia de solenidades e sobre sacrifícios;
Js 6:8-9 = O shofar é tocado constantemente na batalha e diante da Arca do Senhor que simbolicamente representa a presença do Senhor Eterno de Israel;
Js 6:16 e 20 = O shofar precede o grito como clamor profético;
Jz 3:27 = O shofar era tocado para iniciar jornadas;
Jz 6:34 = Gideão tocou o shofar após ser revestido pelo Espírito do
Senhor;
Jz 7:8, 20,22 = O shofar foi tocado pela corporação do Senhor que clamava a espada do Senhor e o clamor foi ouvido;
I Sm 13:3 = O shofar era tocado para chamar a atenção do povo;
II Sm 2:28 e 18:16 = O shofar era tocado para cessar a guerra
I Rs 1:34 = O shofar é tocado ao ungir um Rei para Israel ou Unção para Liderança;
II Rs 11:14 = O shofar era tocado para destronar os Reis fracos;
I Cr 13: 8 = O shofar era tocado em momentos de alegria e grande celebrações;
Sl 47:5 = O Senhor ascende ao som do shofar;
II Cr 29:26, 28 – Sl 150:3 – Sl 98:6 – II Sm 6:15 – Is 27:13 = Instrumento Sacerdotal de Louvor e Adoração ao Eterno de Israel;
II Cr 5:13 = O shofar era tocado e a Nuvem que é a Glória do Senhor enchia a Casa do Senhor;
II Cr 13:14 = O Shofar era tocado durante a guerra;
Jr 4:19 = O shofar anuncia a guerra;
Jr 6:17 = Um som para os Atalaias;
Jr 42: 13,14 = Um som para os rebeldes;
Jl 2:1 = O shofar é tocado para anunciar o dia do Senhor;
Jl 2: 15 = O shofar era tocado para conclamar o povo a santificar um jejum ao Senhor e convocar uma assembléia Solene;
Zc 9:14 = O Senhor mesmo fará soar o Shofar;
Mt 24:31 = O Senhor envia seus anjos com Clamor de shofar;
Ap 8:6 = O shofar é tocado por Hostes Angelicais;
I Co 15:52 = O shofar soará e os mortos ressuscitarão;
I Ts 4:16 = O Senhor descerá do céu com som do shofar;
Ap 1:10 e 4:1 = O shofar é como a voz do Senhor
O RECONHECIMENTO
Temos que saber que ser um Ba`al Tekiah não é brincadeira ! Como estudamos acima a palavra nos afirma que o som do shofar é como a voz de Deus (Ap 1:10 e 4:1), e que o toque faz o povo tremer! e santificar um jejum e convocar os Santos para a guerra contra os inimigos !
Com isso podemos saber que acontece algo tremendo no mundo Espiritual e Físico quando tocamos o shofar.
O Shofar não é um instrumento mais santo que os outros, porque santos são apenas aqueles que se tornarem “templos” do Espírito Santo, homens e mulheres salvos por Jesus. Santos somos nós, que temos uma experiência pessoal com o Senhor e nos tornamos cada dia mais separados do padrão do mundo (Rm 12.1 e 2), cada dia mais parecidos com Jesus!
O Shofar, assim como muitos instrumentos dados por Deus, têm um timbre específico que anuncia nas regiões celestes, uma mensagem precisa.
As palmas declaram “Tu és bom!”;
O som das “aleluias” declara Louvado seja o Eterno!”
Os pandeiros anunciam alegria;
Os tambores declaram guerra e festa;
O Shofar anuncia a intervenção divina...
MINHA EXPERIÊNCIA
Logo, quando vim para a Igreja que congrego hoje Deus me deu uma visão;
Em um culto poderoso Deus me mostrou: um homem, cabelos grisalhos, cabelos e barba longos, um manto sobre os seus ombros, este manto era como o céu cheio de estrelas, ele estava sobre um vale e tocava um shofar sobre a cidade que se encontrava naquele vale; após alguns meses fui a um seminário e de repente aquele homem que tinha aparecido na visão passa por mim, confesso que fiquei assustado. Então me voltei para uma das pastoras da igreja e comentei o que estava acontecendo, ela então me orientou a ir falar com aquele homem. Quando falei a ele sobre a visão ele muito se alegrou e me informou que ele é pastor e que tinha um chamado profético e que como Deus havia revelado a cidade que ele morava era um vale cercado de montes, onde ele subia para tocar o seu shofar sobre a cidade, e que também tinha um manto de pele de animal que se misturava com a barba e o cabelo e que aquela visão estava confirmando o chamado dele. Então lhe contei sobre o meu desejo de comprar um shofar; ele me orientou a não comprar, pois se realmente fosse o ministério que Deus estava colocando em minhas mãos o shofar iria chegar até elas. Fui embora e confesso que meio desanimado, pois nós como homens duvidamos do que Deus pode fazer, só pensava que era um instrumento caro e difícil de ter acesso. Mas com o passar dos dias o Senhor foi tirando este tipo de visão e mostrou-me que eu era o shofar e que ele quer me usar como tal. Então deixei de lado o desejo material de ter este instrumento e comecei a buscar o lado espiritual deste chamado. Então durante um evento de adoração em minha igreja no encerramento o meu pastor reconheceu o meu chamado e entregou em minhas mãos o shofar que ele havia comprado.
Se você sente que tem este chamado, confie no Senhor e peça para Ele te usar como o shofar na Terra. Busque espiritualmente esta condição e veja o que Deus vai fazer em tua vida.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.