Subscribe:

terça-feira, 1 de maio de 2018

JESUS CRISTO RAIANDO NAS NUVENS...


                                           JESUS CRISTO RAIANDO NAS NUVENS...
Representações artísticas, tanto da ascensão de Jesus ao céu como da sua esperada vinda, frequentemente o mostram em cima de nuvens. Não é difícil entender a base de tais imagens quando lemos o relato da ida de Jesus para o céu, seis semanas depois da sua ressurreição: “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1:9-11).
Quando estudamos o conceito de Jesus vir nas nuvens, porém, descobrimos muito mais do que apenas o fato de ele sumir da presença dos apóstolos em uma nuvem. Um pouco mais de 40 dias antes da ascensão, Jesus teve uma conversa com o sumo sacerdote em Jerusalém. Esse líder religioso estava conduzindo a reunião do Sinédrio, o concílio governante dos judeus, procurando motivos para pedir a pena de morte para Jesus. Ele perguntou para Jesus: “És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito?” (Marcos 14:61).
O sumo sacerdote sabia que qualquer resposta afirmativa seria suficiente para convencer os membros do concílio a sentenciar Jesus a morte. Como ele e a maioria dos outros acreditavam que Jesus era apenas um homem, a alegação de ser divino seria motivo de condená-lo por blasfêmia.
A resposta de Jesus lhe deu um prato cheio! Ele disse:“Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu” (Marcos 14:62).
Nessas palavras de Jesus, há várias afirmações da sua divindade, mas vamos frisar, nesse momento, apenas uma: ele viria com as nuvens do céu.
Homens não descem do céu nas nuvens. Jesus e os líderes judeus sabiam muito bem que essa expressão é uma afirmação de ocupar a posição de Deus. No Antigo Testamento, as Escrituras que os judeus estudavam com muita dedicação, é Deus quem vem nas nuvens. Quando Moisés subiu no monte Sinai para receber a lei de Deus, o Senhor desceu em uma nuvem (Êxodo 34:5). Ao longo da sua jornada no deserto, o povo de Israel foi guiado pela “nuvem do SENHOR” (Números 10:34).
A imagem de Deus vindo nas nuvens se tornou comum no Antigo Testamento. Um dos salmistas escreveu em seu louvor ao Senhor: “Tu estendes o céu como uma cortina, pões nas águas o vigamento da tua morada, tomas as nuvens por teu carro e voas nas asas do vento” (Salmo 104:2-3). A figura toma um aspecto de julgamento divino quando Deus vem nas nuvens para castigar povos condenados por seu pecado:“Sentença contra o Egito. Eis que o SENHOR, cavalgando uma nuvem ligeira, vem ao Egito; os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá dentro deles”(Isaías 19:1).
Poucos dias antes de ser interrogado pelo sumo sacerdote, Jesus havia empregado a mesma figura de julgamento divino quando falou da destruição de Jerusalém, que aconteceria 40 anos depois. Ele disse:“...verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:30). Ele claramente afirmou que veio para cumprir a profecia do seu eterno domínio, feito 600 anos antes por Daniel (7:13-14).
Quando Jesus respondeu à pergunta do sumo sacerdote com múltiplas afirmações da sua divindade, a reação foi forte. “Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: Que mais necessidade temos de testemunhas? Ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o julgaram réu de morte” (Marcos 14:63-64).
Se Jesus fosse um mero homem, a conclusão dos líderes dos judeus seria correta, pois nenhum homem tem direito de afirmar sua divindade. Jesus claramente ensinou que ele é o Eterno Deus que cavalga as nuvens!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.