Subscribe:

sexta-feira, 6 de abril de 2018

AS FRUSTRAÇÕES NA VIDA DO POVO DE DEUS...


                                       AS FRUSTRAÇÕES NA VIDA DO POVO DE DEUS...
“Mas eu não pude contar com vocês, meus amigos, que me desapontaram como um riacho que seca no verão.” (Jó Capitulo  6 , versículo 15)
Você já enfrentou ou está enfrentando uma situação de frustração ou desapontamento em sua vida? No verso que acabamos de ler, encontramos o relato de que Jó vivenciou uma experiência de desapontamento em relação a seus amigos.
No entanto, o que é uma frustração ou um desapontamento? Quando acontece uma frustração? Diz o dicionário que a frustração é uma ilusão da expectativa que criamos com algo ou alguém. Uma frustração acontece, quando você nutre alguma expectativa com relação a algo ou alguém e tal expectativa não se confirma. Exemplos:
  • Você esperava que ele fosse um ótimo funcionário, mas não foi;
  • Você esperava que aquela pessoa fosse leal, mas ela foi desleal;
  • Você tinha a certeza de que aquele negócio seria um sucesso, mas faliu;
  • Você tinha a certeza que esse namoro iria te levar ao altar, mas nada deu certo;
  • Você achou que seria feliz no novo emprego, mas sofreu uma grande decepção;
  • Você achou que seus amigos estariam com você em qualquer circunstância, mas você foi abandonado por eles quando mais precisou;
  • Você achou que seria a esposa mais feliz do mundo, mas se enganou e se tornou a mais infeliz.
Sempre que nutrimos expectativas com relação a algo ou alguém e a expectativa não se confirma, acontece o desapontamento e a frustração.
Sendo assim, por que nos frustramos? Com que nos frustramos? Quais são os tipos de frustração que experimentamos na vida? Vamos analisar alguns tipos de frustração que enfrentamos.
a) Você se frustra com VOCÊ MESMO
Você mesmo se decepciona, se desaponta com o que faz e com o que diz. Talvez você esteja vivendo uma grande frustração em sua vida, exatamente por algo que você fez ou que falou para alguém. O apóstolo Paulo se sentia frustrado com algumas questões em sua vida. Ele, escrevendo aos Romanos, diz:
“Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.” (Romanos 7.19, NTLH)
Paulo se sentia frustrado porque o bem que ele queria fazer ele não conseguia. E isso trazia desapontamento ao seu coração. Há pessoas tão frustradas com aquilo que fizeram ou disseram que acabam não se perdoando ou até ficam refém desse sentimento que os tem feito viver aprisionados a ele. Às vezes o desapontamento que você tem consigo mesmo torna-se o maior obstáculo para que você pessoa possa resolver as suas pendências. Se você está frustrado consigo mesmo, isso é um sintoma de um problema mais profundo que precisa ser tratado em sua vida.
b) Você se frustra com as OUTRAS PESSOAS.
“Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.” (Jeremias 17.5)
Confia-se em alguém e essa pessoa nos desaponta. Esse é o maior tipo de frustração que temos. Vez por outra estamos sempre nos decepcionando em nossos relacionamentos. Quem nunca disse isso: “Olha eu nunca imaginava que ela poderia me decepcionar” ou “Olha eu nunca pensei que ele pudesse fazer isso comigo”. Todos nós já falamos isso ou iremos falar um dia. O certo é que pessoas nos frustram ou nos decepcionam na vida.
c) Você se frustra com PROJETOS que idealiza.
Nem sempre os projetos que idealizamos acontecem. E quando isso ocorre vem sobre nós o sentimento de frustração e fracasso. Talvez você seja uma pessoa frustrada na vida porque um projeto seu não deu certo.
Depois de observar os vários motivos que podem levar uma pessoa ao sentimento de fracasso, quero pensar com vocês onde encontrar a solução para o problema da frustração e do desapontamento que persegue a vida de muitas pessoas. Como vencer esse sentimento?
Para vencer a frustração…
1. Nunca esqueça que você é FALHO e CONVIVE diariamente com PESSOAS FALHAS.
Se a sua frustração está no nível dos relacionamentos interpessoais, essa é uma verdade que lhe ajudará a vencer seus sentimentos de frustração. A bíblia diz:
“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (1ª João 1.8)
Todos nós somos pecadores. Ninguém é perfeito. Todos nós estamos aquém do padrão de perfeição que Deus deseja para nós. Considere essa verdade e a sua frustração será bem menor. Considere que ninguém é perfeito, nem mesmo você. Considere que todos nós ainda somos uma obra em construção nas mãos do criador para melhor conviver com as pessoas. O apóstolo Paulo confirma essa verdade de que estamos em obras quando diz:
“E tenho a certeza de que Deus, que começou essa boa obra na nossa vida, vai completá-la até ao momento em que Jesus Cristo voltar.” (Filipenses 1.6)
O tempo verbal indica que Paulo estava certo desde o princípio, e que ainda estava certo até aquele dia, da obra contínua que Deus estava realizando na vida dos crentes. Então, não se frustre e nem se desaponte consigo mesmo, pois você ainda é uma obra em construção. Você ainda está num processo contínuo de crescimento e amadurecimento da fé.
Para vencer a frustração…
2. Nunca DEIXE Deus FORA dos seus PROJETOS DE VIDA.
A razão de termos muita gente frustrada em projetos que não deram certo, é porque Deus nunca foi convidado para fazer parte deles. Se a sua frustração está no nível dos projetos que você idealizou e não deram certo, é possível que essa verdade lhe ajude a vencer suas frustrações. A bíblia diz:
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)
Somos desafiados por esse verso a colocar sempre Deus em primeiro lugar em nossa vida. Antes de saber se é isso que quero como projeto para minha vida, preciso saber se é isso mesmo que Deus quer. Eu preciso saber se Deus aprova ou não o meu projeto pessoal de vida. Colocar Deus em meus projetos pessoais de vida evitará desapontamentos e frustrações no futuro. Talvez você pergunte – mas porque devo convidar Deus para meus projetos pessoais de vida? A bíblia tem a resposta para isto, veja:
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor… Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55.8,9)
Ainda diz a palavra:
“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15.22)
Veja o que Tiago diz:
“Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro… Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa… Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (Tiago 4.13-15)
Quando se coloca “se o Senhor quiser…” antes dos projetos e sonhos que se tem na vida, isto prova que você amadureceu e está se prevenindo das frustrações. Por isso, quando você fizer seus planos ou projetos pessoais de vida, pergunte a Deus se é da vontade dele que você os realize. Avalie o que vou dizer agora. Você pode até desejar… Mas será que Deus vai permitir? Você pode até ter vontade… Mas será que Deus autoriza? Se Deus não autorizar, se Deus não permitir, se não estiver no centro da vontade de Deus e você insistir, então se prepare para se afundar na frustração. Nunca esqueça que a vontade de Deus para sua vida sempre será boa, perfeita e agradável.
Para vencer a frustração…
3. Entregue-se INTEIRAMENTE àquele que nunca o DESAPONTARÁ.
Se você tem vivido dias de desapontamentos e frustrações, renda-se a Deus nesta manhã. Sobre o caráter daquele que não lhe desapontará nunca, a bíblia diz:
“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” (Números 23.19)
Tudo o que Deus faz se cumpre. Tudo o que Deus diz se realiza. Tudo o que Deus promete se cumpre. Isso é marca do caráter de Deus. Por isso, creia que Deus é maior do que tudo o que você está sentindo em sua vida. Ele é maior do que as suas frustrações, fracassos e decepções. Ele é maior do que as promessas que lhes foram feitas e que nunca se cumpriram em sua vida. Não importa quão grande seja o seu desapontamento com as pessoas, com os projetos que não deram certo em sua vida, Deus é maior e Ele está com você e não vai desapontá-lo: Ele diz:
“Nunca te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13.5)
Por isso, vale a pena viver na total dependência de um Deus que assume conosco um compromisso de estar ao nosso lado todos os dias da nossa vida. Ele ainda confirma essa promessa ao dizer em sua palavra:
“Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Josué 1.5)
A palavra do Senhor nos conclama a confiar nele, a depender dele, a andar com ele, a entregar a vida para ele, a deixar que ele conduza os nossos passos. Guarde o que vou dizer ao seu coração:
  • Quem CONFIA em Deus não se frustra;
  • Quem DEPENDE de Deus não se decepciona;
  • Quem ENTREGA a vida para Deus nunca se desapontará com Ele.
O Senhor cumpre sua palavra, porque Ele é fiel! Por isso, vale à pena confiar totalmente nele.
Conclusão:
Quer vencer suas frustrações e desapontamentos?
1. Nunca esqueça que você é FALHO e CONVIVE diariamente com PESSOAS FALHAS.
2. Nunca DEIXE Deus FORA dos seus PROJETOS DE VIDA.
3. Entregue-se INTEIRAMENTE àquele que nunca o DESAPONTARÁ.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.