Subscribe:

quinta-feira, 29 de março de 2018

CRISTÃO DE OLHO GORDO...


CRISTÃO DE OLHO GORDO...
Olho gordo é tão folclórico quanto: Mula sem cabeça, Saci-Pererê e outras figuras tradicionais e culturalmente conhecidas, porém, mais que um folclore, olho gordo, tem lá algum fundo de verdade e causa dano sim.
Pesquisando sobre o assunto, afirma-se que Lao-Tsé (Taoísmo 350 anos AC)  e Confúcio (600 anos AC) já trataram desse assunto. E a Bíblia, diz algo a respeito do Olho Gordo?
Primeiro, é preciso entender o que significa “Olho Gordo”. É um sentido figurado metafórico e precisa revestir-se de um contexto, como segue:
Olho Gordo é regra geral; inveja e cobiça. São tratados na Bíblia em Ex.20:17 “Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçaras a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.
O Olho Gordo é em tese, desejar ardentemente, algo, mesmo que isso seja um aparente prejuízo ao próximo.
Quando o Patriarca Abraão, propôs ao seu sobrinho Ló, a separação e a escolha de um lugar para habitarem separados,  a Bíblia diz: “E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada... Então Ló escolheu para si, toda a campina do Jordão e partiu Ló...” Gn 13:10 e 11. Ló engordara seus olhos.
Temos que concordar que os olhos engordam, quando o coração e a alma são igualmente gordos, para desejar o melhor, mesmo que isso prejudique a outrem, ou seja, são próprios de pessoas gananciosas.
A questão é: Olho Gordo, pega?
Não duvido de nada que pertença ao mundo invisível, Paulo, legítimo apóstolo do Senhor, declarou na carta aos Coríntios, que, Satanás se transfigura em anjo de luz e seus ministros em ministros da justiça. 2Co 11:14,15.
Os Magos do Egito conseguiram imitar alguns feitos de Moisés, para desacredita-lo diante de Faraó. Ex. 7:10. Conseguiram algumas coisas com suas ações místicas, todavia, não prevaleceram diante de Deus e de Moisés.
Quando Balaque rei dos Moabitas contratara Balaão, um profeta pra lá de aposentado, para amaldiçoar o povo de Israel, em tempo algum a bíblia declaram a inexistência do poder das trevas, senão, a declaração eterna que “...Contra esse povo, não vale encantamentos...” Nm 22 e 23.
Não posso ignorar que existem pessoas com poderes espirituais malignos, capazes de realizar um mau intento, pessoas invejosas, cujos olhos foram engordados pela cobiça.
Não posso ignorar que conheci pessoas, crentes no Senhor, com medo dessas crendices, principalmente pessoas que se convertem, trazendo no seu coração, temores por influências religiosas mal produzidas e que ainda não alcançaram uma libertação plena, pelo conhecimento da Palavra do Senhor; “Não vale encantamentos...”
Quando experimentamos o novo nascimento, Jo 3:3 e entenda-se o novo nascimento não apenas pela regeneração, mas, pela transformação absoluta para uma nova vida em Cristo, somos libertos de todos os temores produzidos por folclores, tradições religiosas ou mesmo por ações malignas.
Como pode o Olho Gordo, atrapalhar uma vida e produzir algum prejuízo?
Quando enfraquecemos nossas defesas por falta de leitura da Bíblia, falta de oração e principalmente de confiar em Deus. O  Salmo 90 nos diz: “Nem um mal chegará a tua tenda”.
O Olho Gordo pode estar em toda parte. Pessoas altamente invejosas que buscam por todos os meios, atrapalhar a vida de alguém. O invejoso tem realmente um jeito de olhar que desestabiliza qualquer pessoa descuidada.
O Olho Gordo age sempre de maneira inescrupulosa, além de cobiçar, vai usar de todos os meios para destruir alguém, atrapalhar uma caminhada, mesmo que essa caminhada tenha a ver com o Evangelho e a chamada de Deus para uma vida ao seu serviço.
O Olho Gordo é a revelação da incapacidade, tornando o seu portador, uma pessoa irresponsável que apela até para fofocas ou difamações se entender que isso lhe dê algum retorno. O único regime para Olho Gordo é o exercício espiritual, buscar insistentemente satisfazer-se em Cristo, amar o seu próximo e alegrar-se no sucesso alheio, buscando também o seu, pois, tudo é possível ao que crer.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.