Subscribe:

domingo, 14 de janeiro de 2018

O CRISTÃO E O SUPER PODER...


                                                    O CRISTÃO E O SUPER PODER...
Um dos fatos mais interessantes das histórias em quadrinhos, dos filmes e dos diversos “universos” onde existem super-heróis é: “de onde veio o poder de tal personagem?”. Nos extasiamos ao saber porque o Super-Homem é o Homem de Aço, ficamos surpresos ao ver o “nascimento de Wolverine”, com o projeto Arma X, queremos ver como aconteceu o nascimento do Homem Aranha, assim como de muitos outros.
Penso que todos nós que vemos alguém com algum poder especial, alguém com alguma capacidade que foge da nossa compreensão humana, nos pegamos nessa mesma pergunta: “De onde vem todo esse poder?”.
Na verdade o que penso é que essa pergunta diz mais do que está escrito, na verdade quando perguntamos de onde vem o poder, não queremos saber por curiosidade sobre o passado, mas queremos ter o mínimo traço de esperança que nos leve a ter o mesmo poder. Queremos saber como o Super-Homem ganhou poderes para vermos se também podemos ter poderes, queremos saber se é verdade que alguém picado por uma aranha radioativa ganha os superpoderes do Homem Aranha, porque queremos ser poderosos como o Homem Aranha.
Isso me recorda uma história bíblica que gostaria de compartilhar com você:
“CONTE-ME, POR FAVOR, DE ONDE VEM A SUA GRANDE FORÇA E COMO VOCÊ PODE SER AMARRADO E SUBJUGADO.” JZ.16:6
Todos já devem ter ouvido a história de Sansão. Ele foi um homem com um “superpoder”, dado pelo Espírito Santo, que era a força descomunal para livrar o povo das mãos dos filisteus (povo que lutava contra Israel naquele tempo).
Sansão teve alguns amores, contados no relato bíblico, mas o romance mais marcante sem dúvida é de Dalila, que foi quem o seduziu e depois o traiu, fazendo com que ele fosse aprisionado, cegado e depois sabemos de sua morte.
Mas não quero tratar hoje sobre a morte de Sansão – que é bem conhecida, quando ele se coloca entre duas colunas e as empurra, matando uma infinidade de filisteus -, mas quero falar sobre a resposta à essa pergunta de Dalila.
Muitos homens da época de Sansão eram fortes, naquele tempo ainda existiam alguns gigantes, o próprio povo filisteu tinha um gigante que séculos mais tarde ficou famoso ao lutar com o rei Davi, Golias, então provavelmente naquele tempo, dos ancestrais de Golias, haviam gigantes na Filistia.
Então vemos que Sansão não era forte porque os homens de seu tempo eram fracos, mas por outro fator, que fator é esse?
Após de muito insistir, de forma que a Bíblia diz que ele até queria morrer de tanto que Dalila lhe importunava (v.16), Sansão lhe contou o segredo:
“JAMAIS SE PASSOU NAVALHA EM MINHA CABEÇA”, DISSE ELE, “POIS SOU NAZIREU, DESDE O VENTRE MATERNO. SE FOSSE RAPADO O CABELO DA MINHA CABEÇA, A MINHA FORÇA SE AFASTARIA DE MIM, E EU FICARIA TÃO FRACO QUANTO QUALQUER OUTRO HOMEM” JZ.16:17
Muitas vezes, quando contamos a história de Sansão, lembramos do cabelo como fonte de sua força, mas eu lhe digo hoje, não eram os cabelos de Sansão que o deixavam forte. E vemos isso no trecho que diz: “a minha força se afastaria de mim”, pois logo após o texto nos conta:
“ELE ACORDOU DO SONO E PENSOU: ‘SAIREI COMO ANTES E ME LIVRAREI’. MAS NÃO SABIA QUE O SENHOR O TINHA DEIXADO.”JZ.16:20B
Quem deixou Sansão foi o Senhor, os cabelos nem são mencionados aqui, então vemos que o poder de Sansão tinha uma raiz, que era o Senhor, o cabelo era só simbolizava o compromisso de Sansão com Deus, que era seu nazirado (voto onde os homens não podiam cortar o cabelo, comer comidas impuras, etc.).
Amados, nós, quando temos a Cristo, temos uma força incrível, assim como a de Sansão, mas nossa força não é contra homens, contra carne ou sangue, mas a força que Cristo nos dá é a força que nos diz que ninguém conseguir nos matar eternamente.
Nem nossos pecados, nem Satanás poderão matar a nossa alma, pois com Cristo somos fortes e vencemos a morte, Satanás e seus anjos.
Porém, para mantermos essa força, temos que ter um compromisso fixo com o Senhor, não podemos deixar com que nosso compromisso se abale por uma influência, às vezes de uma mulher, às vezes de um homem, às vezes de uma situação ou pessoa. Temos que manter o nosso compromisso, que hoje chamamos de Fé, inabalável, pois é a Fé em Cristo que hoje nos mantém fortes para enfrentar a morte.
Meu irmão, se você perder seus cabelos da fé, você também ficará cego, você também será um escravo de seu pecado, por isso, mantenha seus cabelos na cabeça, mantenha sua fé em Deus, pois essa é a fonte de seu poder, que lhe dará a Vida Eterna, a Fé em Cristo Jesus.
Se você se pergunta de onde vem esse poder para vencer a morte de que os cristãos tanto falam, saiba, esse poder vem de Cristo e na fé que Ele morreu e ressuscitou por nossos pecados. Você não pode ter os poderes do Super Homem ou do Homem Aranha, mas pode ter esse poder de vencer a morte, se crer em Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.
Não foram os cabelos que davam força a Sansão, mas sim seu compromisso com Deus, por isso, mantenha sua fonte de força e poder, mantenha seus cabelos, mantenha a Fé em Cristo e assim você viverá e não será destruído eternamente.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.