Subscribe:

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

CUIDADO COM A VAIDADE...


                                                     CUIDADO COM A VAIDADE...
 Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. Entregaram, pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.Gn 35:2-4
 A vaidade atrapalha e afasta o homem de Deus. Normalmente ela surge em pequenos sinais, mas logo se torna poderosa. Através dela, o homem adora coisas fúteis, inverte valores, passa a amar coisas terrenas e a si mesmo mais que a Deus. O objetivo da vaidade é fazer com que a pessoa se sinta bem, bonita, interessante, atraente e importante aos seus próprios olhos e aos olhos humanos em geral. Assim, passa a investir numa conduta ditada pelos ímpios, ferindo a vontade de Deus: Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (I Jo 2:15).
Este é um tema essencial para o conhecimento do cristão que deseja a salvação. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade… (Sl 24:3-4).
 1 – Por que o povo de Deus, às vezes, é desprezado? Is 3:9.
 2 – Leia Is 3:14 e responda: Quem o Senhor vai julgar e por quê?
O povo de Deus não deve seguir costumes e culturas das nações, nem se associar com os filhos dos estranhos, mas se manter em obediência e a postura de servos de Deus, pelo contrário sofrerá o desprezo e passará a ser oprimido. Deus irá julgar os anciãos (pastores) do seu povo que consomem a vinha (igreja) e que tiram o direito do pobre, quando somente os que têm ouro e prata são vistos nas igrejas. Os mandamentos de Deus foram esquecidos e a doutrina dos apóstolos foi destruída nas igrejas, e assim entraram no inevitável declínio espiritual, um caminho quase sem volta.
 3 – O que falou Deus sobre os filhos da igreja nos últimos dias? E o que fará a ela? Is 3:16-24.
Deus diz que as mulheres se exaltam, andam de pescoço erguido, e tem olhares imprudentes, ou seja, querem ser superiores, independentes; não tem pudor, andam como que vão dançando (requebrando). Então o Senhor fará tinhosa a cabeça dessas mulheres, ou seja, nojenta e repugnante. Deus descobrirá a sua nudez e tirará toda a sua vaidade, sua beleza; o cheiro se transformará em fedor. Algumas mulheres da igreja em meio ao declínio espiritual e moral são conhecidas pelo apego a jóias, modas e beleza externa em geral; são mulheres que não primam pela santidade e pelo amor a Deus. Deus viu que as mulheres se preocupavam em ser belas para despertar a sensualidade; isto também é notório em os nossos dias.
 4 – Leia 1 Tm. 2:9,15 e responda: Quais as recomendações de Paulo às mulheres da igreja de Deus?
 5 – Leia Ap. 16:15 e responda: Além de vigiar, o que deve fazer o servo de Deus?
 6 – Em Ap 2:20, o Senhor Jesus disse ser contra o anjo da igreja por tolerar Jezabel. O que fez ela e qual era o seu costume? 2 Rs 9:30-33.
Paulo não fez rodeios nas recomendações a Timóteo: que as mulheres se ataviassem, ou seja, se vestissem em traje honesto, com pudor (que não venha a ferir a decência), modéstia e vergonha, mas como convém às mulheres que fazem confissão de servir a Deus. É como disse o anjo a João, que bem aventurado é aquele que, alem de vigiar, guardar as vestes para não andar nu e que ninguém veja a sua vergonha.
O Senhor Jesus viu o anjo da igreja (pastor) de Tiatira tolerando mulheres com o mesmo costume de Jezabel, mulher que se apresentava como profetiza, a qual ficou sabendo que Jeú viria a Jizreel, então ela se maquiou em volta dos olhos (sombra) e enfeitou a cabeça, e olhou para Jeú pela janela. Como castigo foi jogada de cima do prédio, seu sangue salpicou as paredes e os cães comeram sua carne (Rs 9: 35-36).
 7 – Algumas irmãs da Igreja de Tiatira, para ficarem mais bonitas e atraentes, se espelharam em Jezabel. E quem  mais fez como Jezabel? Ez 23:4-5,40.
Aparecem duas irmãs; ambas se entregaram à prostituição. A mais velha era a Oolá, e sua irmã, Oolibá. Para serem bem vistas pelos homens, se levaram a colorir seus olhos e se enfeitaram. O mesmo fez Jezabel para receber Jeu. Oolá representava Samaria e a Oolibá representava Jerusalém, quando pecaram e se prostituíram com outros reis. Assim a igreja de hoje, quando as irmãs se pintam e se enfeitam, querem ser vistas por outro rei, e assim se prostitui com ele, adulterando os mandamentos do Rei Eterno. Assim como Jezabel recebeu o seu castigo, também será castigada toda a igreja que seguir seu exemplo (Is 3:25), e os homens que permitem que suas mulheres sigam Oolá e Oolibá, porque elas também serão julgadas e castigada rigorosamente (Ez 23:45,48).
 8 – Que outro costume das nações Deus abomina? Dt 22:5.
 9 – Como deve ser o cabelo do homem servo de Deus e por quê? 1Co 11:14.
 10 – É certo a mulher ter o cabelo comprido? Por quê? 1Co 11:5, 15-16.
 11 – Leia 1Co 11:14-16 e responda: Segundo Paulo, nas igrejas de Deus era costume das mulheres deixar os cabelos curtos e os homens cabelos compridos?
 12 – Leia Ct 7:5, 4:1 e responda: Como Salomão considerava os cabelos da cabeça de sua noiva?
Esses cânticos revelavam o amor de Cristo pela igreja. Quando em Ct 4:12 diz: irmã minha,porque a igreja também é filha de Deus; esposa minha, porque é esposa do Cordeiro; jardim fechado, porque a igreja deve ser fechada para o mundo, e o diabo não pode entrar nela; é considerada um manancial fechado para a concupiscência.
Os cabelos dessa noiva era como a púrpura, que era um tecido vermelho usado pelos antigos. Observe que em Ct 4:1, Salomão considerou os cabelos de sua noiva como um rebanho de cabras que pastavam no monte de Gilearde. Pense e imagine um rebanho de cabras pastando no monte… Assim são os cabelos da cabeça das filhas de Deus. Por esta razão Paulo diz que os cabelos da mulher serva de Deus devem ser compridos. Se alguém quiser ser contencioso, ou seja, quer contestar ou duvidar, disse Paulo, nós não temos tal costume e nem as igrejas de Deus.
Sobre as vestimentas, os vaidosos apresentam desculpas e cada vez andam mais nus, defendem a calça para o uso feminino mais que a Palavra de Deus; estão mergulhando no uso de joias e roupas sensuais. Mas, Deus diz: não haverá traje de homem na mulher, e não vestir o homem veste de mulher, porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor teu Deus. Em Salmo 119:96 diz: Em toda a perfeição vi limites, mas o teu mandamento é amplíssimo. Lendo 1Pe 3:1-5 encontramos, entre outras recomendações, que os enfeites das mulheres não fossem na compostura das vestes. Uma mulher vestida com decência não apresenta sua sensualidade, como com roupas apertadas, principalmente com tecido de malha ou cotton, com roupas transparentes e curtas. Na verdade, a bíblia abomina esta prática e por isso, pessoas assim não tem parte no Reino de Deus.
 13 – Em Gn 35: 1 Deus fala para Jacó lhe fazer um altar. Que pedido fez o patriarca a sua família e a sua igreja? Você obedeceria a Jacó? Gn 35:2-4. Sl 101:7.
Jacó pediu para sua família e todo seu povo se livrarem dos ídolos, se purificarem e mudarem a forma de se vestirem. Pediu também para tirarem as arrecadas das orelhas, quando Deus pediu para Jacó lhe fazer um altar, viu este zelo no patriarca, e que ele teria coragem de falar ao povo. Assim o povo poderia adorar a Deus no altar que Jacó iria levantar a Ele. O sábio Salomão diz: Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. (Pv 30:31). As pessoas que vivem enganadas assim não tem lugar no altar do Senhor.
Irmãos, Deus sempre revelou o Seu desejo em relação ao Seu povo. Sereis para mim santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos para serdes meus… (Lv 20:26). Por isso, vale a pena sermos diferentes dos ímpios. Lembre-se das palavras de Cristo: Eles não são do mundo, como também eu não sou (Jo 17:16). De novo: …dele (do mundo) vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia (Jo 15:19). Aos que desejam se aparentar com o mundo, o apóstolo Tiago alerta:  Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg 4:4).
 Onde quer que haja uma verdadeira conversão, haverá sempre uma consciência para separação de tudo o que é mundano e sensual, como orienta a Palavra: Abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Ts 5:21-22).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.