Subscribe:

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

AS DUAS TESTEMUNHAS DO LIVRO DE APOCALIPSE QUEM SÃO...


                     AS DUAS TESTEMUNHAS DO LIVRO DE APOCALIPSE QUEM SÃO...
As Duas Testemunhas (Ap 11)
O capítulo 11 de Apocalipse, que trata do ministério das duas testemunhas, pode ser dividido em quatro parágrafos principais:
a) identificação (11.1-3);
b) autoridade (11.6);
c) morte (11.1-8);
d) ressurreição (11.11) .  
Identificação e ministério das duas testemunhas (11.3)
Existem diversas opiniões não conclusivas a respeito da identidade das duas testemunhas. Antes, porém, é necessário identificarmos que se tratam de profetas enviados por Deus, cuja identificação externa se encontra na peculiaridade das vestimentas, característica dos profetas veterotestamentários (Ap 11.3). Por esta razão alguns tem identificado estes dois profetas como Elias e Moisés, Enoque e Elias. Em síntese, as razões apresentadas são:
1) Elias:
a) Representando os profetas do Antigo Testamento;
b  Porque  através de seu ministério evitou que chovesse (1 Rs 17.1 cf. Ap 11.6);
c) Devido a profecia de Malaquias 4.5,6;
d) Porque não morreu e precisaria para cumprir Hb 9.27.
2) Moisés:
a) Representando a Lei;
b) Porque por meio de seu ministério transformou a água em sangue (Êx 7.19 cf. Ap 11.6);
c) Seu corpo foi escondido do diabo a fim de que Deus pudesse usar seu corpo contra o Anticristo;
Por essas razões alguns consideram que será Elias e Moisés, visto estes terem aparecido na transfiguração de Cristo (Mt 17.3).   
3)  Enoque:
a)   Pelo fato de não ter morrido e a necessidade de se cumprir Hb 9.27  .
Por essa razão pensam certos comentaristas de se tratar de Elias e Enoque.
Todavia, acreditamos na identificação anônima ou incógnita destas duas testemunhas e de que não se trata de nenhum destes profetas, mas de dois personagens cristão, segundo se depreende do versículo 8 que afirma:
E os seus corpos jazerão na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, ONDE O SEU SENHOR TAMBÉM FOI CRUCIFICADO.
As cenas que estão descritas na primeira parte do capítulo 11 do livro de Apocalipse (ver Apocalipse 11:1-14) é uma continuação do período histórico da sexta trombeta. O texto faz referência ao último período profético, quando ocorreram as mais cruéis perseguições contra o povo de Deus (ver Apocalipse 11:2 e 3). Durante este período a Palavra de Deus descreve a exaltação das duas testemunhas. Elas iniciaram o seu testemunho em 538 d.C., quando o povo de Deus foge para o deserto, e terminaram em 1798 d.C., data em que houve o aprisionamento do líder da igreja romana. A respeito desse período é nos dito o seguinte: “E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias” Apocalipse 11:3.
As ações do povo de Deus em defender os ensinamentos dos profetas e preservar a eterna lei do Senhor durante esse período, também conhecido como “idade média”, foram comparadas à atuação destas duas testemunhas, identificadas como “profetas”, conforme Apocalipse 11:10, as quais no passado atormentaram os habitantes da terra. Não foi por um acaso que as duas testemunhas tiveram destaque durante o ministério de Jesus, ao serem vistas por três de Seus apóstolos em uma visão do futuro reino milenar de Cristo (ver Mateus 16:28; 17:1, 3 e 9). Com os mesmos ideais que as duas testemunhas tiveram quando enalteceram a eterna lei de Deus e quando combateram a idolatria, assim também o povo de Deus prossegue anunciando o verdadeiro Evangelho aos que habitam sobre a Terra.
Estas duas testemunhas foram:
ELIAS – Esta testemunha teria o “poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; ...” Apocalipse 11:6 (primeira parte). Comparar com I Reis 17:1 – “Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra.” O profeta Elias tenazmente combateu a idolatria e a adoração aos falsos deuses.
MOISÉS – Esta testemunha teria o poder “sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.” Apocalipse 11:6 (última parte). Comparar com Êxodo 7:19 – “Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma a tua vara, e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre as suas lagoas e sobre todas as suas águas empoçadas, para que se tornem em sangue; e haverá sangue por toda a terra do Egito.” O profeta Moisés recebeu as duas tábuas da LEI (Dez Mandamentos), escritas pelo próprio dedo de Deus e durante a sua vida defendeu o seu cumprimento.
Após as duas testemunhas serem exaltadas nos é dito: “E passado o segundo ai; o terceiro ai cedo virá.” Apocalipse 11:14.
Este texto bíblico deixa muito claro, portanto, que entre os toques da sexta trombeta (segundo “ai”) e a sétima trombeta (terceiro “ai”), haveria um período de espera. Tudo se encaixa perfeitamente, pois, de acordo com Apocalipse 10:11, haveria um tempo em que o remanescente povo de Deus receberia a incumbência de profetizar novamente a muitos povos, e nações, e línguas, e reis.
Durante esse período de espera, fatos de grande relevância deveriam ocorrer, os quais teriam como objetivo sinalizar o breve retorno de nosso Senhor Jesus Cristo.
A segunda parte do capítulo 11 do livro de Apocalipse (ver Apocalipse 11:15-19) faz referência às majestosas cenas que ocorrerão ao toque da sétima trombeta. Ela anunciará a queda de todos os reinos do mundo e a tão esperada volta de Cristo. Esta é a maravilhosa e inconfundível certeza: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos.” Apocalipse 11:15.
No auge da última e decisiva guerra do Armagedom (sexta praga), todos os inimigos de Deus serão aniquilados e os reinos do mundo serão entregues ao nosso Senhor Jesus Cristo. O Apocalipse confirma a presença e atuação do dragão, da besta e do falso profeta nesta última batalha (Apocalipse 16:13 e 14; 19:11-21).
O apóstolo Paulo diz: “Eis aqui vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis. E nós seremos transformados.” I Coríntios 15:51 e 52.
Aos tessalonicenses o apóstolo Paulo tem declarado o seguinte: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:16.
Portanto, ao soar a última trombeta, os justos mortos serão ressuscitados e os justos vivos serão transformados.
O profeta Daniel assim descreve esse grandioso evento, ao revelar o sonho do rei Nabucodonosor:
“Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra. ...Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.” Daniel 2:34, 35 e 44.
Diz também a Palavra de Deus que, ao soar a sétima trombeta “abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremotos e grande saraiva.” Apocalipse 11:19. Esta cena é descrita novamente quando o sétimo anjo derramar a sua taça no ar: “...e saiu uma grande voz do santuário, da parte do trono, dizendo: Está feito. E houve relâmpagos e vozes e trovões; houve também um grande terremoto, qual nunca houvera desde que há homens sobre a terra, terremoto tão forte quão grande; ...e sobre os homens caiu do céu uma grande saraivada, pedras quase do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraivada, porque a sua praga era mui grande.” Apocalipse 16:17-21.
Os textos de Apocalipse 11:19 e Apocalipse 16:17-21 tratam do mesmo evento. Ao som da sétima trombeta dar-se-á a volta de nosso Senhor Jesus, a queda total das nações, a recompensa dos santos e a implantação do Reino Milenar de Cristo.
A citação sobre as duas testemunhas se encontra em Apocalipse 11,3-12. Trata-se, sem dúvida, de personagens extraordinários. As suas ações são descritas em 3 fases: a pregação acompanhada pela capacidade de realizar prodígios; a sua perseguição e morte por parte daqueles que se sentiam atingidos pela pregação; a sua ressurreição e assunção aos céus, onde os inimigos lhes contemplavam. Trata-se, como se pode logo intuir, de um esquema típico que encontramos também na vida de Jesus. Por isso poderíamos dizer que o autor pretende que imaginamos que estas personagens são semelhantes ao próprio Cristo. É exatamente por isso que provavelmente são chamadas de “testemunhas”, pois encarnaram em suas vidas o objeto de seus testemunhos, isto é, o ensinamento e o mistério pascoal de Cristo.
O fato de serem dois tem a ver com a autenticidade de seus testemunhos. Nos processos era necessário que as testemunhas de acusação fossem ao menos duas ( cf. Números 35,30; Deuteronômio 17,6; 19,15; Mateus 18,16; Gv 8,17; Hebreus 10,28). Da mesma forma, aqui nesse texto, o número dois indica a credibilidade das suas palavras.
Outro elemento que dá autoridade a eles é o fato que lhes são atribuídos alguns poderes típicos dos profetas Elias (não fazer chover) e Moisés (transformar a água em sangue e infestar o território com pragas) e que da boca deles sai fogo, como daquela de Jeremias, a quem o Senhor diz “Porquanto disseste tal palavra, eis que converterei as minhas palavras na tua boca em fogo, e a este povo em lenha, eles serão consumidos” (Jeremias 5,14). Diz isso para indicar o poder divino e ‘destruidor’ da palavra divina que sai da boca dos profetas (trata-se da ‘potência destrutiva’ que esta palavra opera quando entra em contato com a vida das pessoas e que pode provocar uma tremenda oposição que leva a matar ao profeta).
Por último, temos o elemento de credibilidade por excelência que é a ressurreição/assunção aos céus das testemunhas, que – como na morte – têm o mesmo destino de Cristo também na glória, uma realidade que aparecerá aos olhos de todos e que será ‘contemplada’ (com um sentido de reflexão sobre aquilo que se vê) pelos seus próprios perseguidores.
Agora abordemos especificamente a pergunta: ‘as duas testemunhas estão entre nós’? A resposta que dou em seguida dá a oportunidade de introduzir um princípio que é muito importante para compreender o mecanismo dos símbolos nas narrações bíblicas.
O aspecto simbólico das imagens usadas no Apocalipse (assim como em outros lugares na Bíblia) nos permite poder sempre identificá-los com pessoas e acontecimentos do nosso tempo. O Apocalipse, que é – como se traduz o grego apokalypsis – ‘revelação’, nos fornece chaves e critérios que nos ajudam a distinguir, dentro duma realidade, algo de negativo ou positivo e nos auxilia no discernimento diante de pessoas e suas ações e da história. Para poder ter esse efeito, porém, o símbolo deve também transcender a realidade que temos diante de nós. Deve valer agora e no futuro. Não podemos dar nome e sobrenome para as duas testemunhas (como também não podemos dá-lo à Besta ou a outras imagens simbólicas do Apocalipse), pois, se fizéssemos isso, anularíamos o símbolo, transformando-o em algo não mais aplicável a ninguém no futuro. Uma pessoa, um reino, uma nação podem ter, na história, nomes diferentes, mas também aspectos positivos e negativos que reaparecem.
Falando em perspectiva inversa, no símbolo temos características típicas do bem – beleza, convivência pacífica, harmonia, amor, etc. – ou também do mal – confusão, violência, guerra, humilhação, etc. – que na história podem assumir traços físicos diferentes em períodos diversos. Aquilo que importa não é identificar anagraficamente isto ou aquilo, mas é ter em mãos os instrumentos para se comportar conforme a maneira que o Apocalipse nos ensina, que é típico do cristão: exercitar o nosso juízo crítico em relação à realidade em que vivemos e seus protagonistas, para permanecer atentos, para abraçar com confiança aquilo que é bom e, igualmente com confiança, afastar-se do mal.
Mas certo com a vinda de Jesus Cristo essa duas testemunhas será Enoque e Elias, pois ambos não viram a morte.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O PODER SOBRENATURAL DA FÉ...


                                           O PODER SOBRENATURAL DA FÉ...
Compreender a verdadeira fé em Deus tem sido um desafio gigante a muitas pessoas, até mesmo àquelas que professam a fé cristã evangélica. Por muito tempo, as pessoas foram ensinadas que precisam usar “amuletos com poderes mágicos”, como rosa ungida, sal grosso, sabonete ungido e etc... Quando a realidade hermenêutica verdadeira, exegética sincera e ortodoxia pura bíblica é:
João 4:50
“Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.” Leia a sequencia desse texto e veja o resultado da confiabilidade do homem que creu na palavra dita de Jesus a ele: aconteceu o milagre que ele desejava, a cura de seu filho. Aleluia! Glória a Deus!
Muito diferente dos que usam artifícios como acima citado. Há uma realidade nos arraiais religiosos, em que pessoas com coração sincero se locomovem para esses arraiais na perspectiva de encontrar a fé verdadeira. Contudo o que encontram são frustrações e decepções, pois vivenciam uma fé sem fundamentos corretos e distantes da realidade que Jesus ensina. Esse meu relato não se baseia em uma espécie de ataque a fulano, sicrano e beltrano, mas um alerta àqueles que, com sinceridade, desejam professar sua fé no verdadeiro Deus e alcançar salvação eterna. Pois o próprio Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39). Então examine a Bíblia que é fonte única e absoluta da verdadeira fé cristã em Jesus cristo.
João 14:1
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” Aqui Jesus ensina e aponta seus ouvintes seguidores a colocar e apoiar sua fé em Deus e N’Ele, isto é, no próprio Jesus, pois Ele mesmo é a palavra
Você poderia se perguntar: Em quem, em quê e como devo crer? Essa pergunta permeia mentes e corações em meio a uma gama de ensinamentos e doutrinas prejudiciais e manipulativas em nossos dias atuais. Pois o apóstolo Paulo disse Pelo Espírito Santo de Deus o seguinte:
I Timóteo 4:1
“Mas o Espírito (Santo) expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios...” (grifo meu). Esse é motivo para você que deseja conhecer e viver a verdadeira fé em Deus que trará milagres e respostas de Deus para suas angústias e mazelas, tanto do espírito, alma e corpo.
TODO TIPO DE FÉ LEVA A DEUS. CERTO? ERRADO.
TIPOS DE FÉ
       Fé Emocional: É um problema na vida de qualquer ser humano. Pois ela se baseia em desejos e vontades que nem sempre está abalizada com a vontade de Deus. A pessoa vai à igreja, ouve a mensagem, fica animado e entusiasmado, mas quando sai do culto e começa a enfrentar o mundo real que o desafia com seus problemas, esta pessoa desanima logo, desiste e acaba voltando à igreja triste e abatida. Ela começa a ver gigantes, Golias espirituais (problemas sobremodos grandes e aparentemente impossíveis de serem removidos). Quando se depara diante de uma situação que foge ao seu controle, fica desesperado (a), deprimido (a) e toma atitudes sem o respaldo e direção de Deus que  nos conduz para as vitórias que Ele nos outorga ao crermos N’Ele.
A bíblia fala desse tipo de fé. Veja:
Tiago 1:8
“O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”
O que é um homem de coração inconstante? É o tipo de pessoa que ouve a palavra de Deus. Começa a crer, mas o tempo vai passando e ela não tem firmeza na fé, acaba enfraquecendo. Aí, ela volta ao culto, recebe de novo a palavra e depois acontece tudo de novo. Então, ela não tem firmeza para continuar, independente das circunstâncias. Não importa se elas estão favoráveis ou não, ela deve continuar acreditando. O homem inconstante tem um coração dobre, ou seja, uma hora crê e outra hora não crê. Pergunto: Como Deus pode abençoar uma pessoa dessa? Nunca. Sê firme e verás as bênçãos de Deus em sua vida. Aleluia!
ESSE É O TIPO DE FÉ EMOCIONAL QUE NÃO PRODUZ NADA, ALÉM DE FRUSTAÇÃO E DESGOSTO PELA VIDA CRISTÃ. MOTIVO PELO QUAL VOCÊ VÊ MUITAS PESSOAS APOSTATANDO (ABANDONANDO) DA FÉ EM JESUS.
       Fé sobrenatural (que provem de Deus para o coração do homem tornando-o ousado para crer no impossível): É a fé produzida pela pregação da palavra de Deus por um servo D’Ele, porém dirigida e direcionada por Ele para os ouvintes. Analise esse texto e veja o exemplo dentre inúmeros nas páginas das sagradas escrituras:
Mateus 9:18
“Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.”
Veja o exemplo desse homem:
1)      Era um homem normal como você. Tinha uma alta função religiosa: Era líder religioso de uma sinagoga (templo judaico)
2)      Tinha um grande problema: A morte visitou uma das pessoas que ele mais amava: Sua filha. Começou um período de dor, sofrimento e angústia por ver quem ele amava destinada ao cemitério. Quantas dores e angústias você carrega em sua alma por ter perdido valores que aos seus olhos são irrecuperáveis? Qual é o seu problema, agora, neste momento, que te assola e não te deixa dormir em paz?
3)      A reação de Jairo ao ver sua filha morta: Ele não se conformou com a morte, pois ele toma a iniciativa de se aproximar de Jesus no propósito de resgatar o que se perdeu. Sabemos que, se tomarmos a iniciativa correta e buscarmos a pessoa certa, veremos soluções reais em meio aos grandes problemas. Jairo estava em equilíbrio emocional, não demonstrava desespero frente à morte que se instalara em sua casa. Para onde você vai e quem você procura nos momentos de dores e problemas que surgem em sua casa? As dificuldades sempre existirão. Esse não é o problema, mas sua solução começa ou seus problemas poderão aumentar dependendo do local e da pessoa que você se envolve nessas horas difíceis. Jairo poderia ficar lamentando: não iria resolver. Jairo poderia procurar seus amigos: mas não os procurou. Ele resolve se aproximar da pessoa certa: Jesus.
4)      Aproximação de Jesus, a garantia de milagres: Seu milagre acontece quando você procura Jesus mesmo que seu problema, humanamente, sendo impossível de ser revertido. Você pode agora mesmo se deslocar de sua casa ou sair desse quarto, dessas prisões de dores e sentimentos de derrota, tipo: está tudo acabado, não tem mais solução, já não creio mais, não quero ver o resultado, estou perdido (a) etc. Jairo teria mais motivo que você para ficar assim. Mas não aceitou essa condição. E porque você não toma o exemplo de Jairo? Tome uma decisão de recuperar o que você perdeu ou está perdendo. Você vai deixar seu casamento acabar ou vai lutar por ele? Você vai abandonar seu filho drogado e alcoolizado entregando-o(a) sem tomar uma atitude de fé, aproximando-se de Jesus? Você tem desejo de se aproximar de todo mundo: do galã da novela, do Ronaldinho gaúcho, do Presidente da República do Brasil, pessoas que estão em destaque na mídia, atores, jogadores de futebol... Pessoas que não podem te socorrer agora, não se importa com sua realidade de vida, nem sabem que você existe, enquanto despreza o aproximar de Jesus. Mas Deus diz ao contrário acerca de você e veja como Ele se importa contigo, deseja realizar tuas aspirações, e quer acabar com esse cativeiro (prisão) que te traz dor e sofrimento. Veja:
Jeremias 29:11
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”
Deus sabe o quanto você está sofrendo, agora, neste momento que você está lendo esse artigo. Mas Ele espera que você faça como Jairo que se aproximou D’Ele. Vamos prosseguir enumerando.
5)      Adore e convide-o a ir até sua casa com você: isto é, convide Jesus ir até o seu problema. O de Jairo estava em sua casa (sua filha morta). Onde está o seu problema? Em sua casa, seu trabalho? Começou lá no seu trabalho? Ou talvez seu problema esteja dentro de você mesmo(a) em forma de depressão, neurose mental, raiva, ódio, falta de perdão. Não consegue perdoar aquela pessoa que lhe machucou. O remédio é esse: faça como Jairo, aproxime-se de Jesus, se prostre ante sua presença, exponha sua dor e dificuldade e, logo em seguida, numa atitude de fé e confiabilidade, convide-o a ir até o lugar onde reside o problema e verás o resultado de sua fé. Jairo era um homem religioso e sua religião não pode fazer nada por ele. Ele teve que abrir mão da tradição religiosa e se aproximar de Jesus. Ele conhecia a religião, mas nunca tinha se aproximado de Jesus (A religião faz o contrário: separa as pessoas, cria grupos isolados exclusivistas e excludentes, gerando uma mentalidade de superioridade aos demais. É o mesmo estigma hitlerista segregacional ético) O que resolveu seus problemas foi Jesus e não um sistema religioso. Que homem decidido a mudar! Que homem corajoso e disposto a entrar numa fé sobrenatural com Jesus! Isso é o que verdadeiramente significa ser cristão.
Tiago 4:8
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” Isto é, se aproxime de Deus que Ele se aproximará de você. A partir daí, ele se envolverá com você, pois primeiro você decidiu se aproximar D’Ele. E se você decidiu, é por que você crê N’Ele. Veja essa confirmação em outro texto que explica que, se você fizer isso, demonstra uma atitude de fé:
Hebreus 11:6
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador (recompensador) dos que o buscam” (grifo meu).
Comece agora mesmo a mudar sua história com Jesus. A de Jairo mudou. Mas lembre-se: Só mudou porque ele resolveu se aproximar de Jesus. Entre no seu quarto agora mesmo e exponha se coração na presença (Jesus).Faça como Davi que abriu seu coração para Deus:
Salmos 142:2
“Derramei a minha queixa (dificuldades) perante a sua face; expus-lhe a minha angústia” (grifo meu).
Que Deus te ilumine e abra os seus olhos para ver o quanto Ele te ama e se importa com você.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

domingo, 26 de fevereiro de 2017

O PREÇO DA SALVAÇÃO...


                                                O PREÇO DA SALVAÇÃO...
Qual é o preço da salvação? Você sabe quanto custa ser salvo? Você acha que precisa dar dinheiro para obter a salvação? Ou acha ainda, que precisa fazer algum sacrifício especial para ser salvo? Como podemos conhecer o preço da libertação?
QUANTO CUSTA A SALVAÇÃO?
Nenhum bem se iguala em valor ao bem da salvação da alma.
E porque esse bem é assim tão precioso, quase todos os homens crêem que para alcançar essa dádiva preciosa que é a salvação, terão que dar algo em troca.
Alguém disse que há no mundo apenas duas religiões: A dos que crêem que devem dar alguma coisa – dinheiro, sacrifício, serviço – para adquirir a salvação e a dos que crêem que a salvação é gratuita, ou em outras palavras: Nada temos que dar ou fazer para sermos salvos.
Mas, afinal de contas quem está certo?
A Bíblia declara, realmente, que a salvação é gratuita. Em Isaías 55:1 lemos:
“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”
E o apóstolo Paulo diz: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:23, 24.
Nem todos os tesouros do mundo, nenhum sacrifício, nenhuma quantidade de boas obras podem comprar a salvação. O preço dela transcende  o que possa dar ou fazer o homem.
O pecado trouxe a sentença de morte. Em Romanos 6:23 nós lemos: “O salário do pecado é a morte.” Pela verdadeira justiça, o que o ser humano merece é  a morte. Não são os tesouros, não é o sacrifício, não são as boas obras, mas sim a morte.
Se o ser humano fosse pagar a salvação, teria que dar a vida. Assim, o mal do homem era maior do que ele poderia remediar, e não lhe restaria nenhuma esperança.
Deus interveio e assumiu a culpa do homem. A Bíblia nos diz: "Todos andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” Isaías 53:6
Quando Jesus assumiu os pecados do homem e provou o castigo, morrendo morte de cruz, Ele tornou-Se o Autor e a Fonte da salvação do homem. A Bíblia chama Jesus de: “O Senhor Justiça Nossa”. Jeremias 23:6
E em II Coríntios 5:21, encontramos o seguinte pensamentos: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”
A justiça de Deus acha-se concretizada em Cristo. Quando aceitamos a Cristo como Salvador, recebemos a justiça Divina.
“Não é por meio de penosas lutas ou fatigante lida, nem de dádivas ou sacrifícios, que alcançamos a justiça; ela é, porém, gratuitamente dada a toda alma que dela tem fome e sede.” O Maior Discurso de Cristo, página 23.
Em Romanos 3: 22-24, encontramos a declaração maravilhosa de que a justiça de Jesus nos é concedida mediante a fé em Jesus Cristo.
 A fé é a condição sob a qual Deu achou por bem prometer perdão aos pecadores; não que haja na fé alguma virtude pela qual a salvação é merecida, mas, porque a fé pode lançar mão dos méritos de Cristo, o remédio provido para o pecado.
Quando pela fé aceitamos a morte substituinte de Cristo como a justa pena dos nossos pecados, Deus de Seu lado aceita a nossa fé em lugar de justiça – de obediência, retidão, santidade – e põe a justiça de Cristo a nosso crédito.
A obediência, a perfeição de Cristo substitui a nossa passada desobediência e imperfeição pecaminosa.
Cristo nos proveu um meio de escape. Viveu na terra em meio de provas e tentações como as que sobrevêm a nós. Viveu uma vida sem pecado. Morreu por nós, e agora Se oferece para nos tirar os pecados e dar-nos Sua justiça.
Se nos entregarmos a Ele e O aceitarmos como nosso Salvador, seremos então, por mais pecaminosa que tenha sido nossa vida, considerados justos por Sua causa. O caráter de Cristo substituirá o nosso caráter, e seremos aceitos diante de Deus exatamente como se não houvéssemos pecado.
Que maravilhosa provisão do amor de Deus! Ele faz por nós, em Cristo, o que não podemos fazer de nós mesmos, o que se acha totalmente além do dinheiro, das honras e obras humanas: perdoa nossos pecados, livra-nos da condenação, reconcilia-nos com o Céu e faz do maior pecador  um filho amado.
O apóstolo Paulo nos diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8, 9.
 A justiça que Cristo dá é santidade, e perfeição de caráter, justamente o que a lei de Deus requer. Ela não é um manto que cobre o pecado – noutras palavras, uma transação pela qual o homem continua pecando e Deus passe a olhá-lo como justo e reto.
Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, Ele não apenas perdoa o nosso passado, mas pelo Seu Espírito ocupa também o trono do nosso coração. Vive em nós.
“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2:20
E assim, o Salvador Jesus Cristo, implantando no coração a Sua justiça, faz que amemos os santos princípios da lei do Senhor, e movidos por esse amor, nós os praticamos espontaneamente.
Este é o preço da salvação, do maior dos bens; ter fé em Jesus, como Salvador pessoal, e  recebê-Lo no coração com o sincero propósito de viver para Ele!
O perdão é a dádiva da graça de Deus. Mas, dádiva possível através do sangue de Cristo.
O sacrifício de Cristo nos possibilitou a Salvação. E quando pensamos em Seu sofrimento, é impossível deixar de abrir o coração para que Ele, Jesus Cristo, possa ocupar o trono do nosso viver.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da religião Dr. Edson Cavalcante




sábado, 25 de fevereiro de 2017

ANSIEDADE ESSE NEGOCIO NÃO É DE DEUS...


                                ANSIEDADE ESSE NEGOCIO NÃO É DE DEUS...

(V.1) E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
(V.2) E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
(V. 3 ) E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
(V.4 ) E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e
lançai as vossas redes para pescar.
(V.5 ) E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
(V.6 ) E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
(V.7 ) E fizeram sinais aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
(V.8 ) E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
(V.9 ) Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
(V.10 ) E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
(V.11) E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram. (Lc 5:1-11)
A ansiedade é um grande mau, um sério problema na vida de qualquer pessoa! Porque a ansiedade não permite que enxerguemos as maravilhas e as grandezas do nosso Deus… (Mt 6:25) “Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes”
"Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo" (Sl 91.3-4).
Embora em muitas passagens da Bíblia tenhamos promessas da fidelidade, da provisão e da proteção de Deus, a tarefa mais difícil dos cristãos, a meu ver, consiste em seguir a ordem expressa nas três palavras "não andeis ansiosos".
Eu creio que, quando nos preocupamos, praticamente nos comportamos como ateus. Ou cremos em Cristo, ou não cremos. Ele disse: "Eu venci o mundo". Ele venceu? Ou Ele apenas nos prega uma peça de mau gosto?
Muitas vezes procedemos como pessoas que usam o elevador, mas não colocam a pesada mala no chão, preferindo segurar todo o peso.
Na verdade somos crentes, mas simplesmente não nos aventuramos a entregar a nossa carga de preocupações Àquele que quer se preocupar conosco, que cuida de nós e nos conclama na Bíblia:
Não se preocupem!
Na prática, como demonstramos que "não nos preocupamos com nada"? Fp 4.6-7 nos diz:
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."
"Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas" (Fp 4.6, ). A exortação de Deus "Não andeis ansiosos" não é um conselho amoroso, um desejo ou um pedido, mas uma ordem! Nela somos chamados a assumir a tarefa mais pesada dos cristãos.
De fato existem muitas coisas que podem nos preocupar. Problemas familiares: o que será dos nossos filhos? O que acontecerá se eu perder o emprego – o dinheiro ainda será suficiente para todos?
Nos negócios: no último ano as coisas correram bem. Mas neste novo ano, será que venceremos todos os obstáculos? Outras preocupações: medo de câncer, medo de infarto, de qualquer outra doença ou de um acidente.
Medo de alimentos que prejudicam a saúde, da morte repentina, da guerra, da inflação... Talvez sobre a prancheta com a lista das preocupações até existam coisas das quais poderíamos dizer: "Nesse caso, tenho razão em me preocupar".
Todavia, simplesmente devemos concordar que esse procedimento é totalmente contrário à ordem de Deus: "Não andeis ansiosos de cousa alguma".
Racionalmente nos preocupamos de fato, mas o cuidado de Deus está acima do nosso entendimento. Por isso também está escrito a esse respeito: "Não andeis ansiosos... E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fp 4.6-7).
A paz que Deus dá excede e vence qualquer dúvida da nossa mente e supera todas as ansiedades, pois está enraizada na pura confiança em Deus. Em todas as lutas da vida, quando Ele enche nosso coração com paz celestial, guarda-nos na comunhão com Cristo Jesus.
Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor Por que a Bíblia insiste tanto em, como cristãos renascidos, não nos preocuparmos? "Não andeis ansiosos.
Porque nisso resplandece a grandeza de Deus que excede a tudo. O Eterno, o Guardador da nossa vida, é tão poderoso e tão preocupado conosco que realmente não precisamos estar ansiosos por nada.
É uma honra para Ele assumir todas as nossas preocupações. Por isso Pedro diz: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7). Certamente, uma coisa não funciona sem a outra.
Somente quando lançamos todas as nossas ansiedades sobre o Eterno, Ele também cuida de nós. Mas se arrastamos as nossas ansiedades junto conosco, então nós mesmos criamos muita aflição, muito sofrimento e muita inquietação.
Além disso, toda preocupação não adianta nada, pois o próprio Senhor Jesus diz: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida... vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas" (Mt 6.27 e 32b).
Quem assim mesmo tenta resolver sozinho seus próprios problemas mostra que não reconhece a grandeza de Deus, ou seja, torna o Senhor pequeno e rouba-Lhe a Sua honra!
A seguir quero fazer algumas perguntas que podem ser úteis para você:
•          Você crê que o Senhor Jesus ouve as orações?
•          Você crê que Deus cuida de nós?
•          Você crê que Deus zela pelos nossos interesses?
•          Você crê que Deus consegue resolver mesmo as nossas maiores dificuldades?
•          Você crê que nada em nossa vida passa despercebido para o Senhor Jesus?
•          Você crê que Deus é Todo-Poderoso?
•          Você crê que Deus nos dirige e faz com que tudo contribua para o nosso bem?
Se você pode responder a todas estas perguntas afirmativamente – então, por que ainda se preocupa?
Racional e teoricamente sabemos tudo muito bem; sabemos de cor promessas como, por exemplo, o Salmo 23; somos instruídos e crescemos no discipulado cristão; podemos testemunhar de experiências que fizemos com o Senhor – mas, mesmo assim, ainda não aprendemos a entregar as nossas preocupações totalmente ao Senhor.
Quando surgem novos problemas, voltamos a nos preocupar e ficamos ansiosos, exatamente como fez Israel no deserto. Assim vemos que a ordem "não andeis ansiosos" é de fato uma das tarefas mais difíceis do verdadeiro cristão.
(1 Pe 5.7)
Não se preocupar, naturalmente, não quer dizer que os problemas são retirados de nós instantaneamente, mas sim que é levado o peso que esses fardos representam em nossas vidas. Os problemas nem sempre são solucionados imediatamente, mas somos libertos da pressão deles.
Então podemos experimentar o que diz o Salmo 68.19b: "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação". A Bíblia Viva diz: “Louvado seja o Senhor! Ele leva nossos problemas e nos dá a sua salvação."
Quão grande é o Senhor? A Bíblia está cheia de exemplos da providência de Deus para com o Seu povo e para com os Seus filhos:
•          Israel esteve por 40 anos no deserto. Nunca faltou pão e água aos israelitas, e suas sandálias não se gastaram nos seus pés (Dt 29.5). Quando Josué e Calebe entraram na Terra Prometida, ainda tinham nos pés as mesmas sandálias que usavam quando saíram do Egito!
•          Nenhum pardal cairá no chão sem o consentimento do Pai. Alguém disse: "Deus participa do funeral de cada pardal". Quanto mais preciosos somos nós do que um pardal (Lc 12.6 e Mt 10.29)
•          Ele veste os lírios no campo com glória e esplendor maiores que a glória de Salomão (Mt 6.28-30).
•          Ele que se preocupa com cada boi, quanto maior cuidado tem de nós (1 Co 9.9-10)
•          Jesus Cristo, o Bom Pastor, toma sobre Seus ombros cada ovelha perdida que encontra (Lc 15.3-7) como o sumo sacerdote trazia sobre seus ombros e sobre seu peito os nomes das doze tribos de Israel (Êx 28.6-29). E Jesus é o grande Sumo Sacerdote.
•          Nossos nomes estão gravados nas Suas mãos. Na cruz Ele nos sustenta plenamente (Is 49.16).
•          Ele conta os cabelos da nossa cabeça, e nossas lágrimas são recolhidas por Deus e inscritas no Seu livro (Mt 10.30 e Sl 56.9). Qual pai ou mãe já fez isso, alguma vez, com seus filhos?
•          Nenhuma arma forjada contra nós prosperará (Is 54.17); nós somos como a menina do Seu olho (Zc 2.8).
•          Não submergiremos nos rios e não queimaremos no fogo (Is 43.2).
•          Em toda a nossa angústia Ele é angustiado (Is 63.9).
•          Aquele que nos guarda não dormita nem dorme (Sl 121.3-4).
•          Ele nos compreende mesmo sem palavras, disse o rei Davi (Sl 139.2).
•          Ele é tão grande que entregou Sua vida por nós (Jo 10.11), e não cuidaria de nós todos os dias?
•          Ele nos carregará até que tenhamos cabelos brancos e cuida de nós "desde o princípio até ao fim do ano" (Is 46.4 ; Dt 11.12).
•          E em Hebreus 13.5 lemos: "De maneira alguma te deixarei, nunca te abandonarei".
Por que não devemos nos preocupar
1.         Porque as preocupações são desnecessárias.
Não estamos expostos ao destino cruel, nem entregues ao acaso. Pelo contrário, está escrito que Ele – por amor do Seu nome – nos guia pelas veredas da justiça (Sl 23.3).
Quando Rute procurou ansiosamente um campo de cereal maduro para poder sobreviver com sua sogra, está escrito: "Por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz" (Rt 2.3).
Isso foi mero acaso, ou foi o Senhor que a dirigiu? Quando Rute voltou para sua sogra Noemi com bastante cevada e lhe contou tudo, será que ela disse: "Oh, que coincidência!"
Não, ela sabia muito bem que isso fora o cuidado de Deus por elas e se regozijou, dizendo: “Bendito seja ele (Boaz) do Senhor, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos" (v. 20). A graça e o fiel cuidado de Deus estavam por detrás da vida dessas duas mulheres.
2.         Porque as preocupações não adiantam
De maneira nenhuma elas são capazes de solucionar algum problema. Certa vez, alguém disse: "As preocupações nunca eliminam as dores do futuro, mas acabam com o poder do presente." Com preocupações não podemos prolongar nossa vida (Mt 6.27).
3.         Preocupações são nocivas.
Li recentemente que as enfermidades psicossomáticas têm aumentado muito. Muitas úlceras, problemas cardíacos e outras doenças têm sua origem nas preocupações. Elas provocam tensões, mau humor e nervosismo.
4.         Preocupações nos tiram a liberdade.
“as preocupações são nossos carcereiros mais constantes."
5. Preocupações é pecado
A Bíblia diz: "tudo o que não provém de fé é pecado" (Rm 14.23b). Preocupações põem em dúvida a sabedoria e o poder de Deus. Elas insinuam que Ele não age, que não se importa conosco e que não se interessa por nós.
Vejamos agora os três segredos como Vencer a Ansiedade!
I.          CRENDO NAS PALAVRAS DE ORDEM DE JESUS, POIS ÁS SUAS PALAVRAS NÃO VOLTARÃO PARA NÓS VAZIAS
Saiba de uma coisa, todo o nosso trabalho não é vão no Senhor, todo o seu esforço terá uma recompensa vinda das mãos do Senhor.
Esforça-te que eu te ajudarei diz o Senhor, Eu Sou o Seu Deus, creia e confia nas minhas palavras, pois as minhas palavras são fiéis e verdadeiras… Analisando o texto bíblico percebemos que os pescadores trabalharam a noite toda.
Estavam cansados, frustrados, e exaustos, pois eles haviam trabalhando a noite toda e não obtiveram nenhum resultado, todos os seus esforços foram em vão.
Todas as vezes que lançavam a rede, quando puxava ela retornava vazia. Talvez você possa estar nesta situação, tem se esforça e não tem conseguido alcançar os seus objetivos, os seus sonhos estão sendo frustrados, e começa a bater no seu coração um sentimento de culpa, um sentimento de a ansiedade tem dominado a sua vida.
Saiba de uma coisa, aprenda a confiar em Deus, lance todas as suas ansiedades nas mãos do Senhor, porque Ele tem cuidado de você e no tempo certo Ele o teu Deus, o teu Senhor há de colocar em suas mãos a vitória que você está buscando, as promessas do Senhor se cumprirão em sua vida Com Jesus todo o seu trabalho, todo o seu esforça não é vão.
Pedro e não somente ele, mais todos os pescadores que estavam com ele, estavam cansados, frustrados, sem forças, e sem esperança.
Mais foi neste cenário de desilusão, de cansaço e de frustração que Pedro ouviu a voz do mestre, o Senhor se fazia presente naquele momento de fracasso, de tristeza e de muito cansaço.
Não importa a situação que você esta vivendo, se você não está conseguindo enxergar uma saída, se você não está conseguindo superar as adversidades, eu quero-te dizer ousa as palavras do Senhor, hoje Ele fala contigo, hoje Ele te diz: “Sobre a minha palavra você vai vencer, sobre a minha palavra Eu o teu Senhor estou visitando este deserto que você está vivendo, e te digo assim:
“Águas brotarão neste deserto, águas da providência, águas de bênçãos, águas de vitórias, porque Eu te visitarei e te restituirei tudo àquilo que o inimigo roubou de você, tudo aquilo que o adversário tirou da sua vida, Eu o teu Senhor te digo, lance mais uma vez a tua rede, e você verá o grande milagre que eu o teu Senhor vou fazer, vou realizar em sua vida.
Não temas Pois, sobre a minha palavra, Eu o teu Senhor ordeno aos meus anjos para enviar a resposta das suas orações, a resposta do seu clamor.
Receba nesta ora a vitória do Senhor” Pedro disse: “Sobre a tua palavra eu lançarei a rede” Então lance a tua rede, ou seja, a tua fé sobre as palavras do Senhor e você verá a diferença daqueles que verdadeiramente servem ao Senhor e confiam em suas palavras” JESUS É A SOLUÇÃO PARA TODAS AS TUAS ANSIEDADES.
II.         LUTANDO CONTRA ELA, E NÃO DEIXANDO QUE A ANSIEDADE DOMINE O SEU SER.
O melhor antídoto para a ansiedade é você confiar e meditar na bondade, e no poder de Deus. É você saber, que o Senhor tem cuidado e zelado de você, não é porque você está passando por momentos de: “lutas, tribulações, provações, tristeza, solidão, momentos de dor, amargura, desespero, pranto é porque o Senhor te abandonou, ou porque Ele virou as costas para você” Não, não penses assim.
Saiba que é exatamente nestes momentos que o Senhor se faz presente em sua vida, para te livrar, para te ajudar, para te dar forças e condições para você enfrentar os dias maus. (Is 43: 1-2)
(V1) Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
(V2) Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Deus te ama! Ele esta pronto para te guardar, para e te livrar, O Senhor te escolheu, Ele te chamou pelo seu nome, e Ele te diz: “Meu filho, minha filha, minha igreja, meu povo tu fostes comprados com o meu precioso sangue, tu és meu, não temas” Quando passares pelas águas, pelo mar de tribulação, estas águas não vão te submergir, você não será derrotado, sabe por quê?
Porque a minha presença estará contigo por onde quer que vocês andar… Porque as minhas mãos estão estendidas sobre você para te guardar e te livrar.
Eu sempre estarei com você para providenciar a sua vitória… (Sl 23:1) “O Senhor é o Meu Pastor, nada me faltará”, Então creia… Você tem um Deus… Lute contra a ansiedade e não deixe que ela venha dominar a sua vida, dominar o seu ser.
“Tome posse desta palavra profética: “Nada te faltará” Receba em nome de Jesus, Ele suprirá todas as suas necessidades” Começa a agradecer ao Senhor… Por tudo que ele já fez, e pela coisas que ele há de fazer na sua vida. Assim diz o teu Senhor.
(Fp 4:6) “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças”.
Isto significa: “Começa a agradecer ao Senhor antes mesmos de você receber, porque o Senhor está trabalhando a teu favor, o Senhor está indo na sua frente, para abrir caminhos, para que você possa trilhar e caminhar com segurança, sabendo que Ele esta cuidando de você”Não se entregue, não desista, não recue, não fique pasmo sem saber o que fazer, mais lute com todas as tuas forças, ainda a esperança! Nem tudo está perdido.
Creia você vai sair dessa situação, você vai vencer a única coisa que você tem que fazer é Lançar todas as tuas ansiedades nas mãos do Senhor e descansar. Colocar nas mãos do Senhor é quando você busca Nele a solução, para a sua vida, para todos os seus problemas e deixar Ele fazer da forma e da maneira que Ele quer fazer, e não da forma que você quer que Ele faça, mesmo que você esteja vivendo, e passando por momentos muito difíceis, tenha certeza e tranquilidade Deus está trabalhando, endireitando todos os seus passos, colocando tudo no devido lugar. Por isso vos digo: Não Tema confia em mim.
III.        BUSQUE EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS, E TODAS AS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.
Estas palavras foram proferidas pelo próprio Senhor Jesus, isto é uma grande verdade, pois quando nos dedicamos, e damos valor ás coisas de Deus, e buscamos a sua justiça acima de todas as coisas, Deus honra e zela pela sua palavra.
A sua parte, e o seu papel é: “Buscar o reino de Deus em primeiro lugar, e a parte do Senhor é fazer que o seu reino se cumpra em nós” Deus sabe exatamente do que cada um de nós precisamos.
Ele sabe que você precisa: “Trabalhar, estudar, comer, se vestir .” Como eu já disse, Ele sabe, mais tem coisa que precisamos fazer… Não adianta ficar prostrado, não adianta ficar sem ação, não adianta ficar sem se mexer, não adianta ficar reclamando, e até murmurando, ou seja: “Nada disso adianta” Mais o que vai fazer toda a diferença é quando você adentrar na sala do trono e se prostrar diante do cordeiro de Deus e buscar toda a justiça, buscar todo o seu reino.
Então se cumprirá em vós as palavras que Jesus proferiu: “Buscai em primeiro lugar o meu reino e a minha justiça, e todas as coisas Eu vos acrescentarei” Oh! Glória… Diante da ansiedade, busque ao Senhor em primeiro lutar, tenha o Senhor como o alvo e o centro de toda a sua vida.
Porque não há ansiedade que possa permanecer diante do poder e da glória do Senhor. Você vai vencer esta ansiedade, não fique preocupado, tudo vai dar certo, a final de conta, você tem um Deus, você tem alguém em quem você pode confiar, e você sabe que Ele pode te ajudar, você sabe que Ele conhece o caminho da vitória, o caminho do sucesso, Ele é o teu Deus, Ele é o teu Senhor, e neste momento Ele fala contigo:
“Busque a minha presença em primeiro lugar, faça a minha obra com dedicação, com zelo, com responsabilidade, tenha prazer de estar na minha casa, diante da minha presença, e vocês verão que Eu o Senhor moverei as águas, e a minha glória descerá sobre a sua vida, e todas as coisas terei prazer de realizar por vocês e para vocês, porque a minha benção é e será grande para todos aqueles que buscarem a minha presença”
Então! Não se desespere, não fique agitado, não fique preocupado, não fique com aquela ansiedade de querer conseguir as coisas na hora que você quer, deixa Deus trabalhar, deixa Deus agir, porque operando o Senhor, ninguém te poder de impedir a sua vitória.
Apenas busque a sua presença em primeiro lugar, e todas as coisas o Senhor no seu devido tempo te acrescentará e colocará em suas mãos a sua vitória. Estenda as suas mãos e receba agora, receba em sua vida a unção da multiplicação, a unção da confiança, receba a unção da autoridade em nome de Jesus.
Lute, vença a ansiedade, você tem a unção de Deus em sua vida, faça a diferença. Com Jesus a vitória esta garantida.
A ansiedade é um grande mau e precisamos vencê-las de forma:
1 – Crendo nas palavras de ordem de Jesus, pois as suas palavras não voltarão para nós vazias.
2 – Lutando contra ela, e não deixando que ela domine o nosso ser.
3 – Buscando em primeiro lugar o reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas.
Devemos lançar sobre Jesus toda a sorte de ansiedade pois Ele tem cuidado de nós; Não devemos viver apreensivos pois Deus cuida dos animais que nada possui.
O que nos resta é levar uma vida de total dependência de Deus e viver pela fé entregando a nossa vida ao Senhor o mais Ele fará! Que Deus nos ajude a fazer assim em nome de Jesus. Amém.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante