Subscribe:

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

SETE MONTES NA VIDA DO CRISTÃO...


                                             SETE MONTES NA VIDA DO CRISTÃO...
“ESTA MENSAGEM IRÁ LHE MOSTRAR ALGO QUE COM CERTEZA VOCÊ PRECISA SABER, PARA EDIFICAR SUA VIDA”

TEXTO
Salmo – 15:01
“Quem, Senhor, habitará na sua tenda? Quem morará no teu santo MONTE?”.

        Ao ler este versículo, viajo nas asas do Espírito, e contemplo as maravilhas do poder inefável de Deus para com as nossas vidas. A bíblia é e sempre será um celeiro de mensagens, para o alimento da humanidade.
        Mas glorifico ao Senhor, pelas infinitas revelações que Ele tem dado a muitos pregadores da palavra, e este versículo primeiramente me faz conjecturar sobre a Tenda do Senhor, mas sobre isto eu falo depois. 
        O que me é revelado é que a Tenda do Senhor fica no Santo Monte do Senhor, ainda que possam ser locais separados, pois devemos meditar no habitar na Tenda e no morar no Monte.
        Na bíblia observamos que em várias situações Jeová, o todo poderoso tem levado homens a lugares onde Ele possa tratar com estes, e quando necessário Jeová leva o próprio povo de Israel para algum lugar, ou seja, para um monte para tratar com eles, vejamos com o podemos aprender com alguns montes que a bíblia nos revela. Mas uma coisa você precisa saber, não importa qual o monte você tenha que subir, nunca vá para lá sem Deus, pois senão você pode não ter forças para sair de lá.

1º- MONTE
MONTE SEIR – Dt 2:1a3
        Por muitos dias Deus fez o povo de Israel rodear o Monte Seir. Com qual finalidade? A palavra Seir significa áspero, e estar em lugar áspero não é nada bom, mas se o Senhor estiver no controle, aí a coisa vai!.
        O que Deus nos revela? Que estar no monte Seir é estar em desorientação rodando, circulando, virando em lugar áspero, pois muitas vezes é assim que nos encontramos e enquanto não reconhecemos a dependência total de Deus, continuaremos a rodear o Monte Seir. Cada um de nós tem nossos momentos de desorientação, quando então precisamos nos voltar para Deus e pedir socorro, pois Seir esta em terra estranha, como você sabe Israel saiu do Egito sem pátria, sem terra, sem lar, “sem êra e nem bêra” e em um lugar estranho começam a rodar. Tenho certeza que Monte Seir é lugar de Desorientação. Não fique desorientado, busque o Senhor, clame a Ele, pois ainda que esteja no Monte Seir Ele é capaz de te ajudar, de te livrar. Seir não é lugar de cristão ficar; podemos até passar por lá, mas ficar lá jamais. Jeová é o teu Deus.
2º - MONTE
MONTE HOREBE OU SINAI – Ex 3:1
        Horebe significa, espinhoso, seco. Era este o lugar onde Deus falou com Moisés. Quando vejo Moisés levar as ovelhas de seu sogro em um lugar seco, penso, que ele estava desesperado, sem rumo, atordoado, pois alguém que viveu em um palácio agora vive no deserto sem uma cama macia ou um banho de leite. Chego a pensar que Moisés se dirigiu ali para dar um fim em sua própria vida, pois em toda sua vida aquela era a pior fase.
        Quando pensamos que está tudo acabado, então Deus entra em ação. Quando você estiver em lugares espinhosos, vivendo na sequidão. Cercado por problemas que você não tem forças para resolver, então se lembre de Jeová, Ele é a solução para a sua vida. Horebe é o lugar onde Deus fala, sim Deus fala nos lugares espinhosos. Pois quando Moisés desceu do Monte Sinai, que é o mesmo Horebe, a bíblia diz em Ex 34:29, que o rosto de Moisés brilhava, sabe por que? Por que Jeová havia falado com ele. Sim, para Deus o que importa é que você esteja disposto a ouvi-lo, mesmo estando em situações críticas. Quando todos olharem para você e acharem que está tudo acabado, Deus ainda te espera para colocar um brilho em seu rosto.

3º - MONTE
MONTE MORIÁ – Gn 22:1a3
        Foi neste local em que Abraão se dirigiu para sacrificar seu único filho, o seu tão amado Isaque. Muitas vezes colocamos alguns Isaques entre nós e Deus, nos impedindo de sermos abençoados, pois quando temos alguém ou algo em nossas vidas mais importantes do que Deus, precisamos ser levados ao monte Moriá.
        Moriá significa lugar de sacrifício, onde devemos colocar no altar tudo que para nós possa ter valor e sacrificarmos, mesmo que doa, será melhor. 
        Deus não quer ter o segundo lugar em nossas vidas, então é por isso que vemos muitos cristãos que vivem no sofrimento, pois não saem do monte Moriá. Não querem sacrificar algo que os impede de se chegarem a Deus.
        Quando Abraão real mente entendeu que Isaque estava ocupando um lugar que era de Deus, ele aceitou fazer a vontade de Deus e não temeu em seu coração, então entrou para a lista dos heróis da fé, e chamado amigo de Deus. Quer ser amigo de Deus? Sacrifique o seu Isaque; tire aquilo que está ocupando o lugar de Deus; assim você descerá do monte Moriá.

4º MONTE
MONTE DAS OLIVEIRAS – Mt 06:26
        Monte das Oliveiras, local de solidão, pois antes de subirem para lá Jesus ministrou a Santa Ceia aos seus discípulos, os fazendo terem mais comunhão com Ele, e lá no monte Jesus começa a falar que Pedro o negaria, Judas o trairia, e os outros o abandonaria. Que momento triste no ministério de Jesus, cercados de amigos, porém só, e na calada da noite, quando Jesus pede para orarem com ele, eles dormem.
        Lembra-se quando você estava atravessando aquela terrível faze, quando você mais precisava de um amigo, ninguém apareceu, todos te deixaram, infiéis. Mas enquanto na solidão de seu quarto, enquanto em meios as suas lágrimas, enquanto você mais sofria alguém também sofria por você, esperando que você somente falasse o nome Dele, para que Ele te ajudasse no monte da solidão.
        Quero te dizer uma coisa, Jesus não te quer ver sozinho, pois sozinho você corre perigo. Venha estar com Jesus, talvez você nunca entregou a direção de sua vida a Jesus, faça isso, e seras feliz. Não fique no Monte das Oliveiras, onde se chora sozinho, venha chorar aos pés do Mestre Senhor e Salvador de nossas vidas.

5º MONTE
MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO – Mt 17:01
        Agora vai começar a melhorar para aqueles que meditaram nesta pequena mensagem, e tomaram posse da palavra de Deus, se segura aí.
        Neste texto vemos que Jesus leva três testemunhas para presenciarem o que estaria para acontecer, e naquele local aparecem Moisés e Elias conversando com Jesus. Se atentarmos para Moisés, ele havia feito um pedido para o próprio Deus em Ex 33:18 em diante, dizendo que gostaria de ver Deus face a face, mas Jeová não o atendeu para que ele não morresse, mas à vontade de Moisés não morreu. Passados alguns anos, Deus diz a Moisés que Ele não entraria na terra prometida, ele somente a viria com os olhos, mas lá não entraria, então Moisés morre.
        Seria triste pensar que sendo Moisés amigo intimo de Deus e o próprio deus deixá-lo morrer assim, sem ter alguns sonhos realizados era demais. Mas o monte da transfiguração é o Monte de realizar sonhos, pois passados dois dias da morte de Moisés, pois um dia para Deus são mil anos e mil anos pra Deus é um dia, Moisés aparece vendo Deus face a face e dentro da terra prometida que mana leite e mel.
        Não desanime, a última palavra ainda não foi dada, e quem dá a última palavra é Jeová, o Senhor todo poderoso, Ele próprio realizará seus sonhos.

6º MONTE
MONTE DO SENHOR – Sl 24:03
        O monte santo do Senhor, neste versículo Davi faz uma pergunta que ainda hoje é muito boa para se fazer a alguém. Quando subirá ao Monte Santo do Senhor?
        O monte santo do Senhor é lugar de descanso. Quantas vezes nos sentimos cansados, pois a vida nos reserva momentos diferenciados, que consomem nossas energias no dia a dia, mas o homem tem buscado descanso na bebida, na prostituição, no pecado, e ao invés de descansar acaba se cansando ainda mais.
        Só existe um bom lugar para se deleitar, e esse lugar é o monte santo do Senhor, o único lugar onde você conseguirá se sentir bem, mas lave suas mãos do pecado, purifique seu coração das vaidades e não jure enganosamente (Sl.24:4). Assim você subirá no Monte santo do Senhor o monte do descanso, mas do verdadeiro descanso.

7º MONTE
MONTE SIÃO – Hb 12:22
        Sião significa ensolarado. Por ai já dá para sentirmos o calor dos braços de Jeová.
        O escritor de Hebreus fala sobre uma visão terribilíssima de Moisés, que viu a cidade Quadrangular, a Jerusalém de Deus, um lugar que não tem noite, pois a glória de Deus estará inundando aquele lugar, clareando nossas vidas. Sião é ensolarado e ensolarado é o lugar onde vamos morar. Creia na palavra de Deus, ela pode muito em sua vida.
        A verdade é que não importa em qual monte você está neste momento, mas o importante é que esteja com Deus, pois só Ele tem poder para te conduzir e te levar no monte Sião, lugar onde não há solidão, tristeza, prova, medo desorientação.
        E disse Jesus: Marta, já não te disse que se creres veras a glória de Deus.
        É isso meu amado Ele, Jeová quer nos mostrar sua glória.


Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

         

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.