Subscribe:

domingo, 17 de dezembro de 2017

SANTIDADE AO SENHOR...


                                                        SANTIDADE AO SENHOR...
Com o aumento do pecado na história da humanidade nunca foi tão difícil manter Santidade, más sera que ainda é possível? ou realmente Santidade é coisa do Passado? Deus não mudou ele é o mesmo ontem,hoje e eternamente (Hb 13.8), Santidade esta tão atual como antigamente!.
Em pleno século XXI tem surgido diversas coisas que paulatinamente tem nos afastados das verdades Bíblicas sobre assuntos típicos, más a verdade seja dita o Cristão ele tem que ter o mesmo coração de Jesus Cristo e ser imitador dele (1 Co 11.1), Jesus em nenhum momento perdeu a Santidade nem se quer esqueceu dela, “Más na sua época não existia tantos atrativos” este é um argumento das pessoas que trocaram “oque é certo para oque eles acham que dão certo” (Hernandes Dias), para argumentos mais enraizados precisamos de um estudo aprofundado sobre o tema.

Significado Santidade: Separado, puro, virtude de santo e pureza. Conceito: Ser separado para o Senhor, fazendo sempre a vontade dele, esforçando para cada dia estar cumprindo seus mandamentos.


“Más, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” 1 Pedro 1.15,16
Em todo o tempo Deus queria um povo santo, se pararmos para analisar desde a fundação do mundo quando ainda havia apenas Adão e Eva, ele queria que fossem santos, tanto que eles não tinham consciência das coisas impura, isto foi adquirido através do pecado ao comerem da arvore da ciência do bem e do mal. Logo todos que vieram após eles também herdaram esta natureza, a tal ponto que a Bíblia nos diz que Deus olhando do céu não achou nenhum justo (Rm 3.10).
Vale ressaltar que a Santidade não é algo concedido em segundos más sim adquirido, veja:

“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espirito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2 Co 7.1)



Temos que aperfeiçoar (procurar desenvolver) a santidade, não importa aonde estivemos temos que procurar desenvolve-la, pois temos que nos abster de toda imundícia da carne e do espirito, interessante que para aprimorar isto não é ser separado de todo o povo e de tudo, na antiguidade se havia um grupo religioso entre os judeus chamados Essênios, estes eram conhecidos por serem “separatistas” viviam geralmente em desertos ou lugares escondidos, porque achavam que assim estariam isento de pecar contra Deus, pensamento este sem base Bíblica porque Jesus em nenhum momento se afastou completamente do povo más aonde ele estava seja no deserto ou na sociedade conseguiu ser Santo.
Existe um versículo na Bíblia que confirma de forma clara este pensamento:

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, más transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” (Rm 12.2 pt.A)

Conformeis= Tomar a forma.
Transformai-vos= Sejam transformado em meio o mundo, Vocês mesmo se transformem.

Em nenhum momento devemos tomar a forma da sociedade que esta nos dias atuais, homossexualismo, pensamentos liberais, seitas e heresias. Nada disso pode nos contaminar antes temos que ser transformado em meio este mundo incrédulo e ser transformado é ter Santidade, ainda mais se vocêquiser ser um pregador aprovado.

Ser santo é ser transformado independe-te das circunstâncias ou da ocasião.

A Bíblia nos conta que 4 Jovens durante o exílio Babilônico foram escolhidos para ser treinados pelo rei Nabucodonosor (Daniel 1.4), cujos nomes eram Daniel, Hananias, Misael e Azarias, estes receberam ordem direto do rei que deveriam comer do manjar do rei , más assentaram no coração que não cumpririam esta ordem (Dn 1.8) com a permissão do chefe dos eunucos Aspenaz, desde então comiam apenas legumes (Dn 1.16) de sorte que não foram achados jovens iguais eles na Babilônia sendo até 10 vezes mais doutos (Dn 1.18-21).
Ser santo é fazer igual estes jovens, mesmo vivendo na Babilônia não se contaminar com o manjar dela, vivemos em uma sociedade que para eles tudo pode, “é apenas uma cerveja”; “é só uma vez não acontece nada”; “é só mais uma mulher” . Mesmo quando tudo lá fora dizer Sim nós temos que GRITAR NÃO, porque somos puro e o manjar que tem lá fora não nos pertence, ser Santo é buscar ser diferente, não só no aspecto físico más moral, espiritual, material entre outros.

Nós temos algo que rege a nossa vida e é a palavra de Deus, nela temos que buscar auxilio sabendo como se portar em diferentes locais.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17.17)


A palavra do Senhor (que é Jesus Cristo ver 1 João 5.7)  é o único caminho (Jo 14.6) que pode nos levar a Santidade, quando deixamos nas mãos de Jesus ele nos conduz o caminho ao qual queremos, não adianta pensarmos que nós sem aio de Cristo conseguimos alcançar algo, a própria palavra diz que sem ele nada podemos fazer (Jo 15.5), o questionamento “qual o melhor caminho para a Santidade?” seria facilmente respondido: ” o ÚNICO caminho é Jesus Cristo”, analisando cada detalhe da vida deste grande mestre , cada atitude e também orando sempre a ele buscando ajuda com certeza conseguimos chegar no lugar almejado.
Quando depositamos sobre eles nossos pensamentos mudam,nossas conversas trocam, nossa vida vai pelo caminho certo, pode ser estreito? (Mt 7.13) más mesmo assim é o caminho ao qual devemos trilhar para um dia chegar ao estado de varão perfeito porque sem Santidade não veremos o Senhor (Hb 12.14).

Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. (Josué 3.5)


Não que busquemos por causa disto, más a santidade traz consigo benefícios, nos trazendo maravilhas, quando um servo do SENHOR o busca verdadeiramente, o próprio Deus o ajuda e esforça por ele lembra que somos pó (Sl 103.14) e sabe que não temos força suficiente, más as maravilhas de Deus segundo sua misericórdia cai sobre as nossas vidas.
“Santificai-vos” neste versículo seguido de “porque amanhã” nos da a impressão de uma ordem com urgência, o Senhor tem urgência na nossa santificação ele precisa disto para hoje e agora, muita das vezes queremos fazer as coisas depois porque no momento “não estamos dispostos”, más o melhor momento para se inciar algo é no presente e não mês que vem ou ano que vêm, o Espirito Santo quer olhar para você hoje e te ver santo.
Verdade seja dita: Com urgência venhamos buscar a santificação em Cristo Jesus. (Hb 13.12)

A Santidade não é uma moda por isso não é um assunto “relâmpago”, nos dias atuais ainda podemos busca-la como vimos, é uma ordem ao qual Deus nos “pede” com urgência, ainda nos dias atuais podemos conquista-la. Quem pensar que isto é algo do passado esta muito engado, ela ainda é muito atual, o Senhor Jesus nos chamou más não para impureza e sim Santificação:

“porque não nos chamou Deus para imundícia, mas para a santificação” (1 Ts 4.7)


Irmãos meus, que venhamos cada dia mais estar em busca de ser separado para Deus e cumprir sua vontade, não deixe em nenhum momento a mídia ou pessoas te manipular para fazer o contrario, a verdade é a palavra de Deus e estudamos oque ela fala, devemos ser transformado cada dia mais pois essa é a vontade de nosso Deus e aquele que cumpre a sua vontade é dele e ele o ama (Jo 14.21).

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.