Subscribe:

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

CAMINHO DE EMAÚS...


                                                       CAMINHO DE EMAÚS...
Lucas 24.13-35

Introdução
A história dos dois discípulos no caminho de Emaús é registrada apenas no Evangelho de Lucas. Possivelmente esses dois discípulos tinham estado em Jerusalém para a celebração da Páscoa, mas ficaram na cidade por causa da crucificação, e dos rumores de que Jesus tinha ressuscitado. 

A situação agora era bem diferente. Os dois discípulos só tinham conhecido Jesus na carne (II Co. 5.16). Conheceram o seu poder em obras e em palavras, mas não no poder de sua ressurreição (Fp.3.10). Note que foi Jesus que se aproximou deles quando ainda não tinham avançado muito pelo caminho a Emaús. Jesus neste momento nos dá uma lição profunda e poderosa. São quatro propósitos importantes que nos enriquece e nos edifica. 

Então precisamos aprender que ir para Emaús significa: 

1º - O caminho de nossos interesses pessoais; 
2º - O caminho de fuga de um compromisso com Cristo; 
3º - O caminho de fuga dos cultos da igreja; 
4º - O caminho de fuga da comunhão com o corpo de Cristo.

Por esta razão, caminhou com eles a maior parte da viagem que durou umas duas horas. Mas a bíblia nos diz que os olhos deles estavam como que fechados (vs.16), por isso não puderam reconhecer que Jesus estava entre eles. Na cegueira deles, esses dois homens estavam amargurados, cansados e absortos em seus tristes pensamentos (Lc.24.17). Não reconheceram Jesus quando se uniu a eles. Interessante que o mesmo aconteceu com Maria, que em circunstâncias similares, não reconheceu Jesus de imediato no dia da sua ressurreição.

Irmãos, as tristezas sugam nossas forças e energias, tiram o bom humor, afetam nosso corpo, trazem angústia para a nossa alma. Então não fique envolvido demais nas suas tristezas! Quando Jesus morreu, os seus discípulos sentiram os seus planos frustrados. Para eles não existia mais horizontes, expectativas, confiança, muito menos esperanças em 
 EMAÚS  (Lc. 24.15).

Quando estamos tristes, preocupados com nossos problemas, sempre fixamos nossos olhos neles; conversamos com alguém a respeito deles, e parece que ficamos numa roda sem soluções. 

Quando olhamos demais para nossas tristezas, o nosso mundo parece desabar!. Esta é a lição que podemos aprender sobre a vida destes dois discípulos a caminho de Emaús.

Crente que vai para Emaús só pode estar “desviado” !. Veremos a seguir Sete Princípios para não tomarmos a mesma atitude destes dois seguidores de Cristo. 

O PRIMEIRO PRINCÍPIO
NÃO PERCA A CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE JESUS
 (vs. 18.21) 
Estes versos dizem: "Enquanto conversavam e discutiam o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem.". Muitas vezes achamos que Jesus não está perto de nós. Você já se sentiu assim? O texto diz ainda: e um deles chamando Cleopas disse: Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu nestes últimos dias? 

O que foi? Perguntou Jesus. Eles responderam: o que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta de Deus, era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e nossos líderes o crucificaram. “E a nossa esperança era que fosse Ele que iria libertar Israel”. No coração daqueles homens morava uma desconfiança tão grande que não perceberam a presença de Jesus, porque tinham perdido a noção e a certeza sobre a pessoa de Jesus. Irmão, Quem é Jesus para você? 

O SEGUNDO PRINCÍPIO
NÃO DEIXE A TRISTEZA LHE CONTAGIAR POR CAUSA DAS CIRCUNSTÂNCIAS
 (v.17). 
Na nossa vida acontecem certas situações, com as quais precisamos aprender a lidar, porque nem tudo é tão fácil como pensamos ou esperamos. Aqui diz: "Eles pararam, com um jeito triste". Quando achamos que Jesus não está por perto para nos ajudar perdemos a paz. Nosso rosto se abate, entra a tristeza. A tristeza traz desconforto e provoca sofrimento.

O estado de tristeza pode ser tão forte que produz depressão. Mas também pode ser considerado um momento de reflexão quando se passa a valorizar a alegria e a felicidade. Mesmo sendo realidade a presença de situações de tristezas, é importante que aprendamos a superá-la. Para lidar com a tristeza, é necessário pedir sabedoria e ajuda de Jesus. Então Ele nos ensinará que existem maneiras de se tirar proveito dos maus momentos que a tristeza nos proporciona. 

O TERCEIRO PRINCÍPIO
NÃO PERCA A SENSIBILIDADE DE OUVIR TESTEMUNHOS
 (vs. 22-24)
O versículo diz assim: "É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e não achando o seu corpo, voltaram dizendo que também tinham visto uma visão de anjos que dizem que ele vive. E alguns do que estavam conosco foram ao sepulcro e acharam ser assim como as mulheres haviam dito, porém, não o viram". 

Outras pessoas falaram sobre a ressurreição, mas eles não acreditaram.
Nos nossos dias muitas pessoas têm testemunhado daquilo que Jesus tem feito na vida delas, mas muito tem duvidado deste milagre. E você? Acha que Jesus não vai fazer na sua?. Você tem crido nos testemunhos? É importante que tenhamos nossa fé firme nas promessas e ensinos de Cristo. 

O QUARTO PRINCÍPIO
NÃO PERCA O ENTUSIAMO PELA PALAVRA DE DEUS
 (vs. 25-27)
Vamos ler o texto: "Então Jesus lhes disse: - Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas". 

Apesar de ser o próprio Jesus que estava falando, houve certo momento que eles não o reconheceram, pois estavam desestimulados. Jesus falou sobre tudo o que a Palavra dizia sobre Ele, mas eles não o reconheceram. Você tem buscado a Deus em sua Palavra? O que a Bíblia têm a ver com seus problemas? Se você não tem experimentado isso, há duas atitudes que você deveria tomar para gerar uma mudança na sua vida: restaurar o seu relacionamento com Jesus, e santificar-se de novo. O ardor e a paixão pela palavra, lhe trará um novo ânimo de participar dos sinais e maravilhas de Cristo.

O QUINTO PRINCÍPIO
CONVIDE JESUS PARA ESTAR COM VOCÊ
 (v. 29)
Diz o v.29: "Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: -Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. Então Jesus entrou para ficar com os dois". A palavra fica conosco tem o sentido de permanecer, estar e continuar. Mostra a importância da presença de Jesus. Naquele momento eles desejavam compartilhar uma refeição em Sua companhia. Será que temos demonstrado para Jesus que ele é importante na nossa vida? É nosso desejo que ele nunca se afaste de nós em nenhum momento?

O SEXTO PRINCÍPIO
DEIXE JESUS LHE GUIAR NA SUA COMUNHÃO
 (v.30)
Lc. 24.30: "Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles". Somente se dava o direito de conduzir a comunhão do partir para uma pessoa que nitidamente fosse reconhecida como autoridade espiritual. Devemos convidar Jesus para que nos guie em sua santa comunhão com Deus. "Eu sou o caminho ninguém vai ao Pai senão por mim". É preciso restaurar a nossa consciência da presença de Cristo (vs.31). Restaurar a nossa Adoração Significa Saber que Jesus Voltou Para os Seus e Voltará Mais uma Vez. Eles voltaram a reconhecer Jesus como o Filho de Deus, o Prometido, o Libertador, o Messias, o Santo de Deus!. Você tem crido assim?

O SÉTIMO PRINCÍPIO
RESTAURE O ARDOR (PAIXÃO) PELA PALAVRA DE DEUS
 (v.32)
"Então eles disseram um para o outro: - Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?" Perceberam que aquilo que estavam sentindo quando Jesus lhes anunciava a Palavra, ardia em seu coração, mas só ficaram conscientes deste valor quando pediram a Jesus para guiá-los na Comunhão. Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém

Voltaram para Jerusalém onde estavam os outros discípulos. Voltaram para somar. Voltaram para estar juntos. Voltaram para arregaçar as mangas. Voltaram para juntos servirem a Jesus. Você tem deixado de SOMAR NA SUA CONGREGAÇÃO? Então é hora de voltar para Jerusalém. Lá era o lugar onde Jesus queria que seus discípulos permanecessem antes do dia do Pentecostes. 

Conclusão
Hoje, convide o Espírito Santo para ficar com você. Isto desviará seus olhos da sua triste caminhada. Aqueles dois viajantes puderam experimentar e sentir durante a sua caminhada que estavam vivendo um momento especial quando perceberam que era Jesus!. Mas para isso acontecer, você precisa desistir de Emaús, se levantar, e voltar logo para Jerusalém!.

Lá você terá a restauração da consciência da presença de Cristo. Terá o restabelecimento do ardor pela palavra de Deus. Ganhará a retomada da sua trajetória cristã. E por fim terá a restauração do ardor da Palavra de Deus no seu coração. 

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.