Subscribe:

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

JANELAS DO AMOR E DO DESPREZO...


                                      JANELAS DO AMOR E DO DESPREZO...
“E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi. que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração (2 Sm 6:16).
Amados, quantas vezes percebemos e nos achamos em atitudes que desagradam a Deus ?
Quantas vezes temos exposto diante de Deus, aquilo que professarmos a Ele?
Quantas vezes reconhecemos nossas falhas quando pecamos contra Ele?
Davi era um desses homem autênticos, sincero diante de Deus, pecador como eu e você,mas que expressava sem reservas a alegria de estar com Deus, de viver com Ele.
Em contrapartida Mical era a instável filha do rei Saul, cobiçada e a título de prêmios aos homens, que amava Davi, mas cujo o coração expressam a de muitas pessoas hoje.
Mical expressa a vida de muitos religiosos hoje que estão na janela. Estar na janela é vislumbrar a vida de um lado, estando de outro. Diz a palavra que Mical acabou servindo de laço para Davi.(I Sm 18:21).
Fazendo uma conjectura da vida de Mical podemos deduzir que sua vida com o Senhor era superficial e aparente, ou seja, não havia um relacionamento profundo com Deus. Também se deduz que vivia em torno de seus sentimentos, pois sua vida com Davi foi marcada por amor, mas também por amarguras e ressentimentos. Pode-se dizer que Mical personifica aquelas pessoas que sendo de Deus , vivem uma vida
de aparências. Tem muitas pessoas dentro da Igreja com a visão de Mical, visão essa que só enxerga aquilo que convém para si. Mical não desprezou apenas Davi, ,mas desprezava o Senhor, quando na impulsividade vivia sua vida. Alguns religiosos fariseus de hoje são como Mical, que se preocupam mais com os outros , de que com si mesma, que se preocupam apenas com a aparência exterior. Na época do NT os fariseus não se cansavam de “enredar” Jesus por que este andava com as pessoas desprezadas da sociedade (Mt 9:11-12;Mt 11:19.Lc 5:30). Como Jesus, Davi também andara com o povo e isso trouxe “desconforto” ao olhos de Mical.
Muitas vezes quando acontece algo diferente daquilo que estamos “acostumados a fazer”, nos sentimos desconfortados. Mical pensou na sua reputação, o que que os outros iam dizer, mas nunca analisou se aquilo que Davi fez agradava a Deus. O religioso nunca leva em conta a manifestação espontânea de adoração a Deus pelas pessoas, mas sempre arranja motivo para reprimi-la e critica-la por isso.
O espírito crítico de Mical não levou somente a desprezar no seu coração, Davi, mas acima de tudo ao Senhor. Infelizmente em nossas igrejas existem pessoas como Mical que são observadores de culto, “que ficam na janela”, observando os atos dos outros. São estes que sempre procuram algo para criticar, algo para comentar, esquecendo de cultuarem a Deus e adorarem a Ele com suas vidas. São pessoas que vivem de aparência exterior, mas que por dentro, no interior, estão cheios de hipocrisia e iniquidade(Mt 23:28). Aqueles que não possuem uma intimidade com Deus não conseguem enxergar a adoração daqueles que o fazem de todo coração. Quando a mulher pecadora entrou na casa de Simão, para ungir os pés de Jesus, o o religioso dono da casa questionou consigo: “Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora”(Lc 7:39). Assim são aqueles com visão de Mical que a tudo questionam e a tudo criticam. Normalmente essas pessoas não enxergam seus pecados, mas o do outro. Não adoram a Deus em espírito, mas criticam aqueles que assim o fazem. Quando alguém religioso, de janela, vê a dedicação de um servo em espontânea adoração a Deus, logo se sentem enciumadas e ficam cheias de presunção. Usam todo tipo de julgamento.
A expressão que mais se ouve dos religiosos da janela é:
“Este gosta de se aparecer.
Existem pessoas que ao ver o cônjuge se consagrar a Deus, sentem-se traídas, amarguradas e abandonadas, pois querem total atenção para si. São pessoas que gostam de ser mimadas, de bajuladas, que gostam de ser saudadas pelas pessoas. Mical odiou Davi quando este demonstrava seu amor a Deus, mas esqueceu que sua própria vida estava nas mãos de Deus. Por viver uma vida sem a total direção de Deus, Mical acabou não tendo descendentes de Davi. Quando a pessoa acaba vivendo a vida dos outros e esquecendo de sua própria, passa-se o tempo e não se percebe o quanto tempo se perde em analizar e perceber a vida dos outros. Quando nosso relacionamento de Deus é raso, somos como Mical, suscetível a sentir-se só e deixamos ser levados pela amargura, pelo ódio e pelo ressentimento. Também através disso, acabamos respondendo de maneira errada as circunstâncias, acabamos prejudicando a nós mesmos e deixamos de herdar as promessas de Deus. Mical não estava preocupada com seu povo, com sua nação, com Deus e a benção que era a Arca da Aliança, mas com seu mundo , com seu reino terreno, com sua reputação. Mical vivia de idealizações com Davi, mas esqueceu que Deus era com Davi.
A palavra do Senhor diz: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”.(Pv 16:1).
Quando Davi abençoou o povo em nome do Senhor e foi abençoar sua casa foi repreendido por Mical. Mical teve a oportunidade de receber a benção de Deus, mas preferiu ficar com sua convicção egoísta. Quando temos uma convicção religiosa de Deus perdemos as bençãos que o Senhor pode nos dar. Mical não tinha visão espiritual. Toda vez que compartilhamos algo espiritual para pessoas relogiosas e que não possuem um entendimento espiritual o resultado poderá ser como o de Mical com Davi. Diz a palavra que aqueles que se inclinam para a carne cogitam das cousas da carne, mas os que se inclimam para o Espírito, das cousas do Espírito.(Rm 8:5).
“Ora, o homem natural não aceitam as coisas do espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (I Cor 2:14). Sabemos, entrentanto , que assim como no reino de Israel houve Mical, hoje na Igreja, no Reino de Deus, existem muitos com visão de Mical, mas cabe a todo homem e mulher de Deus não observar com visão de janela, de Mical, mas enxergar o homem pelos olhos espirituais, pelos olhos de de Deus. Se Mical tivesse visão espiritual teria enxergado Davi, mais do que um guerreiro, mais do um rei, mais do que um marido que amava, teria enxergado Davi segundo o coração de Deus.

Porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração(I Sm 16:7)...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

PONDO EM PRÁTICA O DOM DA FÉ...


                                         PONDO EM PRÁTICA O DOM DA FÉ...
Compreender a verdadeira fé em Deus tem sido um desafio gigante a muitas pessoas, até mesmo àquelas que professam a fé cristã evangélica. Por muito tempo, as pessoas foram ensinadas que precisam usar “amuletos com poderes mágicos”, como rosa ungida, sal grosso, sabonete ungido e etc... Quando a realidade hermenêutica verdadeira, exegética sincera e ortodoxia pura bíblica são:
João 4:50
“Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.” Leia a sequencia desse texto e veja o resultado da confiabilidade do homem que creu na palavra dita de Jesus a ele: aconteceu o milagre que ele desejava, a cura de seu filho. Aleluia! Glória a Deus!
Muito diferente dos que usam artifícios como acima citado. Há uma realidade nos arraiais religiosos, em que pessoas com coração sincero se locomovem para esses arraiais na perspectiva de encontrar a fé verdadeira. Contudo o que encontram são frustrações e decepções, pois vivenciam uma fé sem fundamentos corretos e distantes da realidade que Jesus ensina. Esse meu relato não se baseia em uma espécie de ataque a fulano, sicrano e beltrano, mas um alerta àqueles que, com sinceridade, desejam professar sua fé no verdadeiro Deus e alcançar salvação eterna. Pois o próprio Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39). Então examine a Bíblia que é fonte única e absoluta da verdadeira fé cristã em Jesus cristo.
João 14:1
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” Aqui Jesus ensina e aponta seus ouvintes seguidores a colocar e apoiar sua fé em Deus e N’Ele, isto é, no próprio Jesus, pois Ele mesmo é a palavra
Você poderia se perguntar: Em quem, em quê e como devo crer? Essa pergunta permeia mentes e corações em meio a uma gama de ensinamentos e doutrinas prejudiciais e manipulativas em nossos dias atuais. Pois o apóstolo Paulo disse Pelo Espírito Santo de Deus o seguinte:
I Timóteo 4:1
“Mas o Espírito (Santo) expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios...” (grifo meu). Esse é motivo para você que deseja conhecer e viver a verdadeira fé em Deus que trará milagres e respostas de Deus para suas angústias e mazelas, tanto do espírito, alma e corpo.
TODO TIPO DE FÉ LEVA A DEUS. CERTO? ERRADO.
TIPOS DE FÉ
 Fé Emocional: É um problema na vida de qualquer ser humano. Pois ela se baseia em desejos e vontades que nem sempre está abalizada com a vontade de Deus. A pessoa vai à igreja, ouve a mensagem, fica animado e entusiasmado, mas quando sai do culto e começa a enfrentar o mundo real que o desafia com seus problemas, esta pessoa desanima logo, desiste e acaba voltando à igreja triste e abatida. Ela começa a ver gigantes, Golias espirituais (problemas sobremodos grandes e aparentemente impossíveis de serem removidos). Quando se depara diante de uma situação que foge ao seu controle, fica desesperado (a), deprimido (a) e toma atitudes sem o respaldo e direção de Deus que  nos conduz para as vitórias que Ele nos outorga ao crermos N’Ele.
A bíblia fala desse tipo de fé. Veja:
Tiago 1:8
“O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”
O que é um homem de coração inconstante? É o tipo de pessoa que ouve a palavra de Deus. Começa a crer, mas o tempo vai passando e ela não tem firmeza na fé, acaba enfraquecendo. Aí, ela volta ao culto, recebe de novo a palavra e depois acontece tudo de novo. Então, ela não tem firmeza para continuar, independente das circunstâncias. Não importa se elas estão favoráveis ou não, ela deve continuar acreditando. O homem inconstante tem um coração dobre, ou seja, uma hora crê e outra hora não crê. Pergunto: Como Deus pode abençoar uma pessoa dessa? Nunca. Sê firme e verás as bênçãos de Deus em sua vida. Aleluia!
ESSE É O TIPO DE FÉ EMOCIONAL QUE NÃO PRODUZ NADA, ALÉM DE FRUSTAÇÃO E DESGOSTO PELA VIDA CRISTÃ. MOTIVO PELO QUAL VOCÊ VÊ MUITAS PESSOAS APOSTATANDO (ABANDONANDO) DA FÉ EM JESUS.
Fé sobrenatural (que provem de Deus para o coração do homem tornando-o ousado para crer no impossível): É a fé produzida pela pregação da palavra de Deus por um servo D’Ele, porém dirigida e direcionada por Ele para os ouvintes. Analise esse texto e veja o exemplo dentre inúmeros nas páginas das sagradas escrituras:
Mateus 9:18
“Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.”
Veja o exemplo desse homem:
1)      Era um homem normal como você. Tinha uma alta função religiosa: Era líder religioso de uma sinagoga (templo judaico)
2)      Tinha um grande problema: A morte visitou uma das pessoas que ele mais amava: Sua filha. Começou um período de dor, sofrimento e angústia por ver quem ele amava destinada ao cemitério. Quantas dores e angústias você carrega em sua alma por ter perdido valores que aos seus olhos são irrecuperáveis? Qual é o seu problema, agora, neste momento, que te assola e não te deixa dormir em paz?
3)      A reação de Jairo ao ver sua filha morta: Ele não se conformou com a morte, pois ele toma a iniciativa de se aproximar de Jesus no propósito de resgatar o que se perdeu. Sabemos que, se tomarmos a iniciativa correta e buscarmos a pessoa certa, veremos soluções reais em meio aos grandes problemas. Jairo estava em equilíbrio emocional, não demonstrava desespero frente à morte que se instalara em sua casa. Para onde você vai e quem você procura nos momentos de dores e problemas que surgem em sua casa? As dificuldades sempre existirão. Esse não é o problema, mas sua solução começa ou seus problemas poderão aumentar dependendo do local e da pessoa que você se envolve nessas horas difíceis. Jairo poderia ficar lamentando: não iria resolver. Jairo poderia procurar seus amigos: mas não os procurou. Ele resolve se aproximar da pessoa certa: Jesus.
4)      Aproximação de Jesus, a garantia de milagres: Seu milagre acontece quando você procura Jesus mesmo que seu problema, humanamente, sendo impossível de ser revertido. Você pode agora mesmo se deslocar de sua casa ou sair desse quarto, dessas prisões de dores e sentimentos de derrota, tipo: está tudo acabado, não tem mais solução, já não creio mais, não quero ver o resultado, estou perdido (a) etc. Jairo teria mais motivo que você para ficar assim. Mas não aceitou essa condição. E porque você não toma o exemplo de Jairo? Tome uma decisão de recuperar o que você perdeu ou está perdendo. Você vai deixar seu casamento acabar ou vai lutar por ele? Você vai abandonar seu filho drogado e alcoolizado entregando-o(a) sem tomar uma atitude de fé, aproximando-se de Jesus? Você tem desejo de se aproximar de todo mundo: do galã da novela, do Ronaldinho gaúcho, do Presidente da República do Brasil, pessoas que estão em destaque na mídia, atores, jogadores de futebol... Pessoas que não podem te socorrer agora, não se importa com sua realidade de vida, nem sabem que você existe, enquanto despreza o aproximar de Jesus. Mas Deus diz ao contrário acerca de você e veja como Ele se importa contigo, deseja realizar tuas aspirações, e quer acabar com esse cativeiro (prisão) que te traz dor e sofrimento. Veja:
Jeremias 29:11
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”
Deus sabe o quanto você está sofrendo, agora, neste momento que você está lendo esse artigo. Mas Ele espera que você faça como Jairo que se aproximou D’Ele. Vamos prosseguir enumerando.
5)      Adore e convide-o a ir até sua casa com você: isto é, convide Jesus ir até o seu problema. O de Jairo estava em sua casa (sua filha morta). Onde está o seu problema? Em sua casa, seu trabalho? Começou lá no seu trabalho? Ou talvez seu problema esteja dentro de você mesmo(a) em forma de depressão, neurose mental, raiva, ódio, falta de perdão. Não consegue perdoar aquela pessoa que lhe machucou. O remédio é esse: faça como Jairo, aproxime-se de Jesus, se prostre ante sua presença, exponha sua dor e dificuldade e, logo em seguida, numa atitude de fé e confiabilidade, convide-o a ir até o lugar onde reside o problema e verás o resultado de sua fé. Jairo era um homem religioso e sua religião não pode fazer nada por ele. Ele teve que abrir mão da tradição religiosa e se aproximar de Jesus. Ele conhecia a religião, mas nunca tinha se aproximado de Jesus (A religião faz o contrário: separa as pessoas, cria grupos isolados exclusivistas e excludentes, gerando uma mentalidade de superioridade aos demais. É o mesmo estigma hitlerista segregacional ético) O que resolveu seus problemas foi Jesus e não um sistema religioso. Que homem decidido a mudar! Que homem corajoso e disposto a entrar numa fé sobrenatural com Jesus! Isso é o que verdadeiramente significa ser cristão.
Tiago 4:8
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” Isto é, se aproxime de Deus que Ele se aproximará de você. A partir daí, ele se envolverá com você, pois primeiro você decidiu se aproximar D’Ele. E se você decidiu, é por que você crê N’Ele. Veja essa confirmação em outro texto que explica que, se você fizer isso, demonstra uma atitude de fé:
Hebreus 11:6
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador (recompensador) dos que o buscam” (grifo meu).
Comece agora mesmo a mudar sua história com Jesus. A de Jairo mudou. Mas lembre-se: Só mudou porque ele resolveu se aproximar de Jesus. Entre no seu quarto agora mesmo e exponha se coração na presença (Jesus).Faça como Davi que abriu seu coração para Deus:
Salmos 142:2
“Derramei a minha queixa (dificuldades) perante a sua face; expus-lhe a minha angústia” (grifo meu).
Que Deus te ilumine e abra os seus olhos para ver o quanto Ele te ama e se importa com você...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da religião Dr. Edson Cavalcante.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

FALA SENHOR QUE O SEU SERVO OUVE...


                                       FALA SENHOR QUE O SEU SERVO OUVE...

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porque os que dantes conheceram, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? (Rm 8:28-32).
Introdução:
Embora não entendendo tudo que aconteça conosco podemos confiar que aquele que nos chamou segundo seu propósito, reverterá todas as coisas em benefícios ao nosso respeito. Deus nos chamou e nos justificou através do sangue precioso do seu filho Jesus Cristo, e nos glorificou. Que grandiosa prova de amor. Hoje não precisamos temer, pois Deus é conosco, o todo poderoso, não poupou nem seu filho antes o entregou por nós, juntamente, não nos dará tudo que necessitamos, precisamos apenas crêr e confiar nos seus cuidados a nosso respeito!
O versículo 28 do capitulo 8 na parte “b” diz, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Podemos confiar nos propósitos do Senhor para nossas vidas, pois é o melhor, Ele faz segundo sua soberana vontade.
Gostaria de abordar neste estudo sobre o chamado, dos cristãos, neste contexto.
Como sabemos fomos chamados à salvação em cristo a justificação através de seu sangue, também fomos chamados a frutificar a produzir. Mas gostaria de abordar sobre “NOVE RAZÕES PELAS QUAIS FOMOS CHAMADOS POR DEUS”.
A PALAVRA “CHAMADOS” NO STRONG SIGNIFICA:
κλησις klesis
Convocação, convite divino para abraçar a salvação de Deus.
κλητος kletos
Convidado (por Deus na proclamação do Evangelho) a obter eterna salvação no reino por meio de Cristo, chamado a (o desempenho de) algum ofício, selecionado e designado divinamente.
Vemos ao longo da história da bíblia que varias pessoas, foram chamados por Deus, alguns entenderam e logo obedeceram outros demoraram a entender o chamado do Senhor.
Heróis da Fé chamados por Deus:
Abrão: Chamado para ser pai de muitas nações!
Moisés: Para liberta o povo to Egito!
José: Para fazer o povo herdar a terra prometida!
Davi: Para ser rei de Israel!
Jonas: Para levar a mensagem de arrependimento a Nínive!
Paulo: Para ser apostolo dos gentios! Enfim muitos foram chamado e escolhido pelo senhor, com conosco não é diferente, o Senhor também nos chamou, precisamos entender em que colocação o Senhor quer que estejamos.
A PARTIR DESTE ENTENDIMENTO GOSTARIA DE EXPOR ALGUMAS RAZÕES DA NOSSA CHAMADA, SABENDO QUE NÃO SÃO AS ÚNICAS, E SIM APENAS ALGUMAS EXTRAÍDAS DE ALGUMAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE IRÁ NOS AJUDAR ENTENDER NOSSO CHAMADO!
PARA QUE FOMOS CHAMADOS?

Fomos chamados para:
Razões:
1ª 1ª. Ter comunhão com Cristo Jesus!
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. (1co 1:9).
Andar em trevas tira a comunhão (1jo 1:6)
2ª. A liberdade em Cristo!
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. (Gl 5:13).
3ª. Um viver exemplar!
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, (Ef 4:1-2).
4ª. Para Herdar as bênçãos!
Não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes CHAMADOS, para que, por herança, alcanceis a bênção. (1pe 3:9).
5ª. Ser afligido pela causa de Cristo!
Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente.
Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteado, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. (1pe 2: 19-21).
6ª. Para a paz de Deus!
E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Cl 3:15;).
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (jo 14:27).
7ª. Dar frutos permanentes!
Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. (jo 15:16).
8ª. Fazer a obra de Deus!
E, CHAMANDO a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. (Mt 10.1).
9ª. Uma esperança eterna!
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; (Ef 4:4).
Para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tit 3:7)...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

domingo, 28 de agosto de 2016

JOSIAS UM REI EXEMPLAR...


                                               JOSIAS UM REI EXEMPLAR...
“Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaias, de Boscate”. 2 REIS 22:1. E fez o que era reto aos olhos do Senhor. O reino de Judá foi abençoado com sua última grande reforma religiosa, pois Josias foi temente a Deus, e foi com grande ajuda do Sacerdote Hilquias, Pai do profeta Jeremias, que Josias fez grande reforma no sistema Judaico.
Durante toda a história dos reis de Israel, vemos reis que desobedeceram ao Senhor, e vemos também que tiveram reis que fizeram o que era reto aos olhos de Deus, mas a bíblia declara que apesar de terem obedecido a Deus estes mesmos reis não destruíram os altares, e imagens que corrompiam o coração do povo de Israel com o pecado de idolatria. O Capítulo 34 de II Cron. nos apresenta um rei que começou a reinar ainda quando criança, com oito anos de idade (v.1), que fez o que era reto aos olhos de Deus, andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar nem para direita nem para esquerda. Com apenas oito anos Josias foi feito rei de Israel. A bíblia nos diz que Jesus nos constituiu como reis e sacerdotes (Ap. 1.6). O Senhor te fez rei e sacerdote, líder e adorador. Josias foi um rei que exerceu influência na sua época. E é isto que vamos aprender hoje estudando um pouco sobre sua vida. Como uma criança pode ser constituída como rei? Como um adolescente, jovem pode marcar sua geração? Você se acha pequeno demais para que isto aconteça com você? Vamos ver o que Josias fez para destruir a idolatria de Israel e como ele fez para que o aquele povo voltasse seus olhos para o Senhor.
O NOME JOSIAS SIGNIFICA CURADO POR JEOVÁ OU O SENHOR O SUSTENTA.
I.                   JOSIAS, REI DE JUDÁ
Josias, foi o rei de Judá no período de 640 a 609 a.c (2 Rs. 22 e 23; 2 Cr. 34 e 35) seu avô, o perverso rei Manassés, reinara por 55 anos; perseguiu as pessoas piedosas e reprimiu a verdadeira religião em Judá seu Pai, Amom, governou apenas 2 anos (2 Rs. 21.19-26; 2 Cr. 33.21-25) e deu continuidade às práticas malignas de Manassés; seu reinado foi interrompido por intrigas na corte que culminaram com seu assassinato (2 Rs. 21:24). Nessa época difícil, Josias chegou ao trono, com apenas 8 anos de idade.
Quando Josias chegou à idade adulta, reagiu às condições pecaminosas que havia em seus dias com a idade de dezesseis anos eles já buscava fervorosamente a Deus. Ao invés de amoldar-se ás práticas idolatras. Em quatro anos sua devoção a Deus se cristalizara a um ponto em que ele deu início à reforma religiosa (628 a.c).
Josias foi grandemente quebrantado a reformar a religião Israelita de quando foi achado o livro da lei dos Judeus por Hilquias o sacerdote. (2 Rs. 22:8-13). Pois o livro foi levado a Josias, por Safã o escriba; Quão grande foi à emoção do Rei Josias ao qual depois de ouvir, rasgou as suas vestes, sinal este que era para mostrar arrependimento dos pecados diante do Senhor.
Por sua piedade, Josias tinha 26 anos de idade. (622 a.c). Quando levou a cabo, a purificação da terra de Israel por meio da restauração do templo. E colocou esta restauração sob a direção de Safã, Maaséias, Joá e Hilquias, o Sumo Sacerdote.
Flávio Josefo destaca da seguinte maneira cada um deles:
Maaséias ou Amaza- era governador de Jerusalém;
Safã- era secretário;
Joá ou Joatão- era intendente dos registros reais e sacerdotais;
E Hilquias- era grão-sacrificador, ou seja, sumo sacerdote.
Nos dias de Josias havia uma grande Profetiza chamada Hulda, Josias sabia de seu ministério e enviou o sumo sacerdote- Hilquias, Safã e outros, para receber por ele, o que ela tinha a dizer ao Rei.
Grande e forte foram as suas palavras, por causa do pecado de Israel, e sua idolatria a outros Deuses, Deus traria desolação a Israel.
Mas que Josias por ser temente a Deus, o traria Paz e Descanso e Josias morreria em Paz, e não veria a desolação de Israel. (2 Rs. 22:14-20).
Josias fez uma grande reforma no templo e também no culto da religião.
Derrubou os altares pagãos, casas de culto.
Josias profanou até mesmo o altar de Jeroboão (a Tofete) e o demoliu que era o altar em que a pessoas levavam os filhos e os faziam passar pelo fogo.
Quebrou as estátuas, cortou os Bosques, Josias não apenas erradicou as coisas que estavam erradas, mas também restabeleceu as que deviam estar funcionando. O Governo de Josias se nos afigura um Oásis no deserto tais e tantos foram os desvios da fé, os crimes políticos, a anarquia religiosa, que o aparecimento de Josias, filho de um Pai idólatra e mau, com tais pendores para a religião e para Deus parece mais um milagre da História do que um fato propriamente dito.
II.                 JOSIAS FAZ A REPARAÇÃO DO TEMPLO
Entendemos pela Palavra do Senhor que o Templo do Senhor é o nosso corpo. I Cor. 6:19: “ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós...”.
A obra de Josias começa com a reparação do templo. Nessa reparação existem alguns requisitos para acertarmos com o Senhor. Eis alguns:
1)      Fazer o que é justo e reto diante do Senhor.
a.       II Reis 22:2 – Deus é um Deus justo e reto, e, para andarmos com Ele, é necessário que andemos em justiça e retidão.
 2)      Imitarmos a fé e a vida daqueles que são um exemplo para o povo de Deus.
a.              Josias andou no caminho de Davi, seu pai, homem segundo o coração de
 Deus. Os que andam com o Senhor é um exemplo de fé e de vida  para os seus familiares e observadores. Nossos passos são vigiados pelas pessoas e nossa conduta, nossa maneira de falar, agir, fazer as coisas, estão sendo observadas por uma nuvem de testemunhas. Por isso, devemos ter  muito cuidado com os nossos passos. Eles podem levantar a fé de alguém  ou  simplesmente jogar na lama.
Josias começou a obra no templo fazendo o reparo das fendas, ou brechas. Sim, temos de tirar todas as brechas que por ventura existam em nossa vida para não darmos acesso legal a demônios para nos atormentar. Os demônios não entram sem ter acesso legal. O diabo não entrou na vida de Adão e Eva enquanto eles não abriram a brecha para que ele pudesse entrar. Notamos que assim que eles abriram a brecha, Satanás entrou  e implantou a morte, a maldição, as tristezas, os hospitais, os cemitérios, etc. E Josias sabia que era necessário tirar todas as brechas para que o templo do Senhor não fosse invadido por inimigos.
Existem muitas brechas que precisamos fechar. O fingimento é uma terrível brecha. Quantos que sorriem para o irmão, mas por trás falam mal e o criticam. Quantos são infiéis, indignos de confiança. Não se pode confiar nada a eles, pois são traidores por natureza. Quantos falam a mentira por temer expor suas verdadeiras identidades. Usam máscaras para esconderem suas verdadeiras faces. Podemos ainda citar outros exemplos de brechas:
-     Ódio: muitos não conseguem perdoar. Guardam mágoas e ressentimentos por toda a vida. São, por isso, amargurados de espírito.
-         Feridas: quantos foram machucados e não conseguem se libertar seus opressores. Essas feridas nunca podem cicatrizar-se por falta de perdão.
-         Causadores de feridas: quem feri não sente a dor da ferida. Por isso, logo se esquece de que machucou alguém. Por outro lado, quem foi ferido, jamais esquece. Por isso, é importante pedirmos perdão a quem magoamos para não ficarmos presos no ódio.
-         Faudar: fraudar é lesar, é roubar com engano. Quantos que roubam o caráter de alguém, que roubam sua reputação, sua honra perante Deus e a sociedade. Quando um homem desonra uma virgem, ele está roubando-lhe a honra perante Deus e a sociedade e, pior ainda, perante sua família. Quantos fraudam irmãos, servindo-lhes de tropeço para que venham a cair no erro. Os fraudadores são um mal abominável, uma brecha terrível que precisa ser fechada.

 III. JOSIAS TRAZ NOVAMENTE A PALAVRA DE DEUS
II REIS 22:8. A Palavra de Deus estava escondida, deixada pra lá. Ninguém se importava com ela. Mas a dedicação de Josias fez com que ela viesse a ser descoberta e trazida novamente para o seu lugar. A Palavra de Deus está escondida de muitos, jogada nos porões da vida ou abandonada nos cantos da casa. Quando se restaura as brechas é necessário preencher o templo com a Palavra do Senhor. Nosso lar precisa ser preenchido com o conhecimento de Deus. Josias fez com que o sacerdote tomasse a Palavra e consultasse o Senhor para fazer um concerto de vida com Deus. Então, a Palavra é que nos leva a concertarmos nossas vidas perante o Senhor.
            Fazer concerto com o Senhor é estabelecer aliança com o Deus Vivo. Josias fez uma aliança com o Senhor para o servir e o adorar. Quando Josias fez a aliança, o Espírito de Deus veio com Seu Poder restaurador. II Reis 22:14-20.
            A aliança de Josias com o Senhor o guardou do juízo que Deus disse que traria sobre a terra naqueles dias. Sim, isso é tremendo. A nossa aliança com o Senhor nos dá direito ao arrebatamento para não termos de participar da grande tribulação que há de vir sobre toda a terra. I Tess. 4:13-18.

 IV .  JOSIAS CHAMA O POVO PARA RENOVAÇÃO DO PACTO COM O SENHOR
Josias, como rei, levou o povo que estava sob sua responsabilidade a renovar o pacto com o Senhor. II Reis 23. Ele leu a Palavra do Senhor para todo o povo e se pôs junto à coluna e fez um concerto com o Senhor para andarem nos Seus Caminhos e em obediência à Sua Palavra.
É isso o que mais precisamos nesses dias de completo abandono à Palavra do Senhor. Devemos levar todos aqueles que estão debaixo de nossa autoridade ou tutela a fazer um concerto com Deus e voltar novamente aos Seus Caminhos.
            Isso trará os tempos de refrigério pela presença do Senhor. Atos 3:19.
V. A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA
“E o Rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao Senhor, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto”.
Porque nunca se celebrou tal Páscoa como está desde os dias dos Juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
Porém no ano décimo oitavo do Rei Josias, esta Páscoa se celebrou ao Senhor, em Jerusalém 2 Reis 23:21-23.
Josias restaurou a Páscoa de uma forma que nenhum Rei de Judá ou Israel jamais havia feito.
Flávio Josefo descreve assim a celebração da Páscoa.
...Quando, assim, purificou todo o seu território, mandou reunir o povo em Jerusalém para, lá celebrar a festa dos pães ázimos, que nós citamos da Páscoa e deu, ao povo, para celebrar em festins públicos, trinta mil cordeiros e cabritos, e três mil bois. Os principais sacrificadores, dois mil e seiscentos cordeiros; os principais levitas deram aos outros levitas cinco mil cordeiros e Quinhentos bois, nenhum destes animais deixou de ser imolado, segundo a lei de Moisés. Pelo cuidado que disso tiveram os sacrificadores. Assim, não houve, desde os tempos do profeta Samuel, uma festa celebrada com tanta solenidade. Esta foi à grande celebração de Páscoa feita pelo Rei Josias.
VI. JOSIAS MARCA SUA GERAÇÃO
Josias leu todas as palavras do livro da aliança (v.30) a todo o povo. Ele ministrou a palavra do Senhor a todo o povo. Você tem noção disso? Já pensou em reunir toda a cidade abrir a bíblia e ler todas as palavras para estas pessoas? Foi exatamente isso que Josias fez. E fez ainda mais: além de ter lido ele fez uma aliança perante o Senhor, para que todo o povo seguisse a Deus e guardasse seus mandamentos de todo o coração, com toda a alma, cumprindo as palavras que estavam escritas no livro. Deus quer nos usar no meio desta geração, assim como usou Josias naquele tempo. Para que ensinemos a Sua Palavra e levemos jovens a terem uma aliança com o Senhor como nós temos. Ele quer que assim como Josias, tenhamos coragem, ousadia, para acabar com a idolatria e o pecado desta geração. Que sejamos jovens sem medo de se expor por amor a Cristo, Ele quer que sejamos conhecidos como a geração segundo o coração de Deus que faz o que é reto aos olhos do Senhor sem se desviar nem para direita nem para esquerda.
Lembre-se Deus nos fez reis e sacerdotes, reis para que como líderes sirvamos como influência para mudar e fazer uma nova história na vida das pessoas e sacerdotes para que como adoradores do Senhor, o busquemos com intensidade e profundidade, a fim de acabar e reduzir a pó todo e qualquer altar que é levantado e que não é de adoração a Deus.
VII. SUA MORTE
Poucos detalhes falam na Bíblia sobre a morte de Josias. Josias foi morto pelo Faraó Neco durante a batalha de Megido, em 608 A.C.
O Faraó não queria batalha contra Israel, mas Josias se negou a dar passagem para o Faraó, para atacar os caldeus.
Assim morreu o último grande Rei de Israel, temente ao único Deus verdadeiro.
Josias foi um rei que acabou com a idolatria.
Existe idolatria que nem sempre é com outros deuses, mas com alguma coisa ou alguma pessoa que gostamos mais do que de Deus.
Pense um pouco e vamos conversar a respeito disto. Mesmo sendo uma criança, será que isto pode acontecer com você? Gostar mais de uma pessoa ou de uma coisa do que Deus...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

sábado, 27 de agosto de 2016

SOU APENAS BARRO PURIFICA-ME Ó SENHOR...


                              SOU APENAS BARRO PURIFICA-ME Ó SENHOR...
2 Tm 2: 19-20) Deus quer que sejamos vasos de honra. Judas – vaso para desonra. Nós devemos expor desde cedo as nossas falhas a Deus, para sermos tratados e curados, assim seremos vasos de honra.
A. DEUS QUER TRAZER CRESCIMENTO ÀS NOSSAS VIDAS Is. 54:2...”
Amplia o espaço de tua tenda.” Deus quer ampliar a capacidade de cada um de nós, a capacidade de liderar a Sua Casa, a fim de receber mais do Senhor. Em Is. 60:5 diz que o coração da pessoa pode ser dilatado a fim de que seu depósito espiritual também aumente. Deus tem interesse em expandir o nosso ministério para darmos frutos.
B. DEUS QUER NOS LEVAR A UMA BUSCA INTENSA O calor das batalhas é para aproximarmos mais de Deus. Os tratamentos são para motivar o homem a se voltar para Deus como a sua única força. Um líder deve aprender a buscar a Deus em tempos difíceis, para poder ajudar outros. Jesus aprendeu pelo que sofreu. É a experiência que nos capacita a conduzir outros.
C. DEUS QUER MAIS DO SEU ESPÍRITO EM NOSSAS VIDAS Ser cheio do Espírito é uma ordem (Ef. 5.18b).
Colheita da uva – como é feita – a semente não pode ser esmagada Deus é o pisador das uvas que somos nós. Ele deseja nos ver cheios, então nos aperta. O processo é duro, doloroso, mas Deus sabe como fazer, para não nos tornarmos amargos. Deus não deseja líderes amargos. Ele quer nos ver Seu Espírito fluindo através de nós.
Vejamos agora os Quatro Conselhos para se purificar um Vaso:
• I – EVITAR A CONTENDA (v.14)
• Gente que Briga por tudo e faz caso de tudo
• Paulo diz q gente assim será vaso pra desonra... A bíblia diz troque a contenda pela paciência (v.24)
• Quer ser vaso de Honra feche a boca... Pare de levantar questão por tudo
• Tiram da prata as escórias, e sairá vaso para o fundidor (Pv 25.4).
Para sair vaso para o fundidor devem-se tirar as escórias da prata. Antes essa prata estava impregnada no meio da sujeira. Semelhantemente, nós quando estávamos vivendo no pecado vivíamos na sujeira e o Senhor nos tirou desse meio.
Mas como a prata, apesar de termos sido tirados da vida pecaminosa, há ainda resquícios de escórias (impurezas) que devem ser eliminadas para que sejamos vasos nas mãos de Deus. Algumas coisas em nós que não agradam ao Senhor (sentimentos, emoções, pensamentos, atos, etc) devem ser eliminadas e tratadas como escórias em nossa vida.
• O apóstolo Paulo escreve: E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo (Fp 3:8).
A prata é purificada através do processo de passagem pelo crisol que, segundo o dicionário Michaelis, é uma caldeira onde se derrete o metal para fundição da linha; o mesmo que cadinho (vaso de argila refratária, porcelana, grafita, ferro ou platina, geralmente em forma de tronco de cone, e próprio para nele se fundirem metais e outros minerais).
• É certo, biblicamente falando, que o processo de purificação da prata exige a passagem pelo fogo ou fornalha (Sl 12:6; Pv 17:3; Is 48:10; Ml 3:3). Em Isaías 48:10b diz : provei-te na fornalha da aflição. Apesar de num Evangelho tendencioso de resultados, como se vê nos dias de hoje, não abordar as situações de aflição e dificuldades que envolve o crescimento de uma pessoa, essas existem e, muitas vezes, se faz necessário, afinal o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho (Hb 12:6).
Jesus disse: no mundo tereis aflições (Jo 16:33). Os apóstolos Paulo e Pedro viam as dificuldades como forma de crescimento.
• Sedes sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá (1pe 5:8-10).
II. EVITA FALATÓRIOS PROFANOS, QUE CORROMPEM COMO A GANGRENA.
(2 Tm 2.14-18)
A gangrena (cancro) é uma enfermidade terrível, que amedronta as pessoas a ponto de evitarem pronunciá-la. Paulo usa a palavra para comparar os danos que podem ser causados à alma pela própria língua, em palavras impróprias, maléficas e mal usadas. São como a gangrena.
• 2 Jo 1:10 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, ele não receberá em sua casa, nem saudeis.
• 1 Tm 6:20-21
• O Timóteo guarda o que se comprometeu a tua confiança, evitando as conversas vãs e profanas e as oposições da ciência falsamente chamada: Qual professando alguns se desviaram da fé.
É muito perigoso alguém desviar-se da Santa Palavra de Deus! Seu coração será levado às dúvidas e até ao total afastamento da Verdade. Não é só a falsa doutrina que corrompe e destrói a fé cristã.
Deus adverte-nos: - "não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas apenas palavras que promovam a edificação e a adoração a Deus" (Ef 4:29). As más conversações corrompem os bons costumes (I Co 15:33).
• Tiago diz: - "a língua é um fogo, como um mundo de iniquidade... que corrompe e contamina todo o corpo, inflama o curso da natureza e é inflamada pelo inferno... é um mal incontido, que não se pode refrear e que pode inflamar tudo; com ela bendizemos a Deus e com ela amaldiçoamos... da mesma boca procede bênção e maldição..." (Tg 3:5-10).
Não esqueçamos que, por norma, a boca fala daquilo que o coração está cheio (Lc 6:45). O que é que está a falar a tua boca? Falatórios profanos, vazios e confusos?
O Conversa que não traz edificação, que não traz proveito
O Conversa de Rua, Falar mal dos outros, perder tempo falando o que não edifica.
O Vaso de Honra até pra conversar ele busca proveito
O Falatório Profano é Falar daquilo que é lixo
O E tem gente que gosta disso
O Mas se você quer ser vaso de honra saia do falatório inútil
III – APARTAR DA INJUSTIÇA (v.19)
Um vaso pode servir só como ornamento, só para ser visto. Mas em termos de utilidade prática, um vaso serve como recipiente, serve para conter algo, seja uma planta, um líquido ou uma jóia. A diferença entre os vasos reside naquilo que eles contêm. Não naquilo que aparentam.
O Ser injusto é ser desleal
O Injusto é não fazer o que se tem a obrigação de fazer
O É quebrar princípios
IV – FUGIR DOS SENTMENTOS DE JOVENS (v.22)
O Jovem é Inconstante – Uma hora quer uma coisa e depois quer outra
O Jovem é Impulsivo – Fala sem Pensar, Age sem Pensar
O Jovem quer Abraçar o Mundo com as Pernas – Fazer tudo ao mesmo tempo
O Jovem é Impaciente – Eu tenho aprendido que as promessas de Deu vão acontecer mais não será do dia pra noite... Esse é o motivo porque muitos desistem acham que vão conseguir do dia pra noite estão no sentimento do jovem, que Paulo diz que devemos fugir
Fugir dos nossos sentimentos retraí-los deixá-los lá, num sítio qualquer, isolado, onde
Eles não nos magoem nem nos tragam felicidade.
E simultaneamente fugir dos sentidos.
Retraí-los o toque não existe.
O sabor fica amargo.
A visão nublada.
Os sons deixam de fazer sentido. e o cheiro é só um.
Por mais que tentemos fugir dele.
Só o cheiro o denuncia.
Só do cheiro não consigo fugir.
Só esse sentido não consegue retrair.
Abandoná-lo junto com tudo o resto.
Mas será que esta é a melhor solução?
Será que devemos fugir dos nossos sentimentos?
Deixá-los lá naquele sítio onde nada acontece?
Tentar esquecê-los...
Alguma vez conseguiremos fazê-lo?
Nunca se esquece um sentimento.
Pode deixar-se de o sentir.
Mas esquecê-lo...
Como deixo de sentir isto? Como?
Tento, a todo o custo, fugir.
Contorná-lo. Ignorá-lo. Fazer mil e uma coisas para tirá-lo do pensamento.
Mas nada ajuda.
Como se deixa de sentir?
Como deixo os meus sentidos de lado?
O Apóstolo Pedro relata que, após padecer, o próprio Jesus nos aperfeiçoará. Seremos confirmados como uma boa prata para uso do Senhor.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5:3-5).
Paulo sentia prazer nas tribulações, não porque ele era louco, mas porque via, nessas ocasiões, a oportunidade de crescimento espiritual. No momento em que o cristão passa por momentos difíceis, ele ora mais, busca mais a presença de Deus e aprende a esperar.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa (Hb 10:36). Ao aprender a esperar com paciência e alcançar as promessas, se aprende que o mesmo Deus que livrou de uma dificuldade pode livrar de outras. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo (I Samuel 17:37). Isso chama-se experiência e, pelo visto, Davi tinha de sobra.
Que Deus nos ajude a se manter distante de tudo que possa nos contaminar e impedir a nossa comunhão o Senhor...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.