Subscribe:

domingo, 31 de julho de 2016

SETE MARCAS QUE UM LÍDER TRÁS EM SEU CARÁTER...


                       SETE MARCAS QUE UM LÍDER TRÁS EM SEU CARÁTER...
INTRODUÇÃO: Vivemos tempos de carência de verdadeiros lideres, temos muitos que se fazem lideres, mas não possui as marcas exigidas pela Palavra de Deus, pois e a própria Palavra de Deus que prova e aprova o verdadeiro líder. II Tm. 2: 3, e 15.
Para se tornar um Líder Evangélico, primeiro não se aprende com sabedoria humana, ou seja, fazer vários cursos, mas tem que mostrar para o dono da obra que através das suas atitudes, que você quer ser um líder no trabalho evangélico. Sl. 101: 6; Jõ. 4: 23 e 2.
Segundo deixar a Palavra de Deus transformar a sua vida, estar sujeito as mudanças que a Palavra de Deus vai trazer para sua vida. Tg. 4: 7 – 10.
Terceiro – Aprender com os homens de Deus, ter como exemplo os personagens Bíblicos, pois com certeza eles não foram escolhidos por acaso. Atos 13: 22; Sl. 89: 19 - 21; I Sm. 13: 14; I Sm. 17: 32 - 47.
AS MARCAS – 1º. MARCA SENTIMENTO – Para ser um verdadeiro líder na  obra de Deus, necessita ter sentimento, não há lugar na obra de Deus para homens de corações duros e frios, pois se o próprio Deus tivesse um coração duro e frio, nos estaríamos perdidos. Jõ. 3: 16; Lc. 15: 1 – 6; Sl. 100: 5; Sl. 103: 7.
Vemos o Exemplo do Rei Davi, que mesmo perseguido por Saul, usou de misericórdia I Sm.18: 6 – 30; I Sm. 18: 6 – 30; I Sm. 24: 1 – 7; I Sm. 26: 1 – 9; I Sm. 27: 1; II Sm. 18: 1 – e 23, 24.
Outro exemplo a ser seguido, Moises, guiando um povo duro e rebelde, mas sendo um homem de bons sentimentos, impediu Deus de destruir todo o povo no deserto. Ex. 32: 1 – 14.
Neemias um exemplo de homem dotado de bons sentimentos, ele poderia nem se preocupar com a situação de Jerusalém, pois ele estava muito bem e a três mil quilômetros de distancia. Mas qual foi a atitude dele. Neemias 1: 1 – 4.
2º. MARCA: HUMILDADE – Em Jesus vamos encontrar todas as marcas de um grande líder, mas aqui vamos destacar a HUMILDADE. Muitos confundem humildade com qualidade de vida – Pobreza -, com o fato de alguém suportar tudo, não reagir, não abrir a boca, mas a humildade na visão Bíblica e obedecer, estar sujeito, cumprir bem o que lhe foi ordenado, não gozar dos privilégios que Deus te da, mas sujeitar-se a vontade de Deus, e da Sua Palavra. Fp. 12: 5 – 11; Tg. 4: 7 – 10; Mt. 11: 28 – 29; Lc. 22: 41,4 2.
Qualquer um que ocupa a posição de líder em alguma igreja, ou ministério, tem que saber que humildade e estar debaixo das ordens e sujeito as vontades da cabeça da igreja, do ministério, ou da obra. Cl. 1: 18 – 19.
Humildade e reconhecer a grandeza de Deus, reconhecer que Deus esta no controle de todas as coisas, que só Ele tem o poder de transformar, mudar qualquer situação. Nee. 1: 5; Ex. 32: 11 – 13; Sl. 44: 1 – 4.
3º. MARCA - ORAÇÃO: Ninguém jamais será um grande líder na obra de Deus se não tiver uma profunda comunhão com o Senhor, e esta comunhão só vem através da oração, sem a oração não há comunhão com o Senhor, e sem comunhão com o Senhor o líder será obviamente um líder sem direção. Podemos comprovar biblicamente que os grandes lideres escolhidos por Deus foram homens de oração:
Davi: Sl. 55: 17; Sl. 66: 20.
Daniel: Dn. 6: 1 – 10; Dn. 9: 1 – 3.
Neemias: Nee. 1: 1- 6; Nee. 2: 4
Paulo: Ef. 1: 6; Fl. 1: 4.
4º. MARCA – VISÃO: Todo grande líder tem que ser um homem de visão, visão aqui e pensar grande, enxergar longe, viver o presente com a cabeça no futuro, sempre planejando e trabalhando para engrandecer a obra e o nome do Senhor. Sempre procurando o crescimento da obra, visando ganhar o maximo de almas possível para o reino do Senhor. Inquieto, incomodado, preocupado sempre com a obra do Senhor. Nee. 2: 1 – 5; Mt. 13: 31 – 32.
5º. MARCA – MOTIVADOR: Para um grande líder não existe dificuldade, adversidade, problemas, lutas, provas, nada pode ser tão grande como o seu Senhor. Para um grande líder a vitória e certa. I Sm. 17: 1 – 50; I Jõ. 4: 4; II Rs. 6: 8 – 17.
Por saber da grandeza daquele que vai à frente dele Jr. 20: 11 têm tudo para motivar os desmotivados, desanimados, medrosos e fracos. Nm. 13: 25 – 33; Nm. 14: 1 – 9; Nee. 2: 17 e 18.
6º. MARCA – COMPROMISSO COM A OBRA: Muitos lideres são levantados nos dias de hoje, mas com compromisso com o homem, com a vida financeira, com nome, placas de denominações. Mas o verdadeiro líder o compromisso dele e com a obra e com Deus. Nee. 6: 1 - 4 ; Gl. 1: 10 – 18; Dn. 1: 1 – 17; Dn. 6: 1 – 10; II Tm. 2: 3, 4
COMENTARIO FINAL: O Pastor e o maior líder da igreja ou congregação, por isto cabem a ele administrar a igreja. Todo Pastor tem que em primeiro lugar ser um grande administrador, ainda que ele não seja um pregador, sendo um grande administrador, visitando as ovelhas, aconselhando, indo atrás das perdidas, e conhecendo uma por uma as suas ovelhas. Jõ. 10: 11 – 14, com certeza ele e um grande Pastor. Lc. 15: 4 e 5.
Muitos que se fazem pastor, mas não visita, não sabe aconselhar, não vão atrás das ovelhas perdidas, não sabem administrar uma igreja, só sabem pregar e sair por ai pregando em outras igrejas que não são do ministério deles, com isso abandonando as suas próprias ovelhas na mão de qualquer lobo, estes na verdade não são pastores e sim enganadores. Ez. 34: 1 – 6; Jõ. 10: 11 – 13; (leia O Pastor segundo a Palavra) Atos 20: 28 e 29; Pv. 12: 11; Jr. 23: 1 e 2.
Alguém pode dizer, mas eu sou Pastor de uma igreja que tem dois mil membros como eu vou conhecer uma por uma, aconselhar todas, visitar, ou ir atrás das que se perdem. Ex. 18: 1 – 27; Pr. 11: 14.

Outros podem perguntar, Mas se o pastor não for um grande pregador como ele vai ensinar a igreja. O fato dele não ser um grande pregador não quer dizer que ele não seja sábio, a igreja possui evangelista, profetas, mestre e doutores. Ef. 4: 8 – 16...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

sábado, 30 de julho de 2016

OVELHA OU BODE O QUE SOU FINALMENTE...


                                   OVELHA OU BODE O QUE SOU FINALMENTE...
Olhamos e vemos as ovelhas, branquinhas, bonitas, da gosto de olhar .
E quando entra algum lobo no meio, ou algum bode, logo enxergamos.
E de pronto tomamos uma atitude.
Mas uma coisa que poucos param para pensar, é que o diabo se identifica logo com a ovelha negra, ou ovelha rebelde.
Pois lobos e bodes já estão nas garras dele.
A ovelha negra ou rebelde tem pigmentações diferentes, tem marcas diferentes, pois rebeldia traz marcas.
E em seu momento de observação, tentando atacar, o diabo logo identifica as tais.
Olhando em um rebanho, notamos sempre as diferenças de cores das peles das ovelhas, e o diabo nota logo isso também.
Pois as ovelhas de JESUS CRISTO são limpas, brancas, diferente das rebeldes, negras, bodes e lobos.
Quando o diabo percebe que aquela ovelha esta suja, ele faz com que ela se suje mais, e.
o diabo tem uma fabrica de tapetes de pele de ovelhas , e as suas matérias primas para essas confecções são sempre A PELA DAS OVELHAS REBELDES ,  que amam o pecado , das que vivem na mentira ETC.
Pois as ovelhas branquinhas são sempre guardadas pelo dono do rebanho, que cuida delas com tanto amor e carinho.

Diferente das ovelhas rebeldes, que se separam do grupo e passam a andar sozinhas.
Um prato cheio para um lobo com fome.
O DIABO GOSTA DE PISAR EM TAPETE DE OVELHAS, REBELDES.
Quando um lobo tenta entrar no meio das ovelhas, o pastor logo identifica, e passa lhe o bordão no meio das fuças dele, bem como os bodes , que também tentam pastar no mesmo pasto das ovelhas.
Mas pastor atento sempre protege as suas ovelhas.
Agora , quando falamos de ovelhas rebeldes , ovelhas negras , ovelhas que não gostam de ouvir seus pastores , como agir? A ovelha rebelde
Ao visitar um aprisco, uma senhora não ocultou sua admiração ao observar a ternura e solicitude que os pastores dedicam aos seus rebanhos. Percebeu uma ovelha deitada sobre a palha, enferma. Indagou sobre sua doença e recebeu esta surpreendente resposta:
-Ele tem uma das pernas quebrada, e fui eu quem a quebrou – disse o pastor.
-Mas como? – interrogou a mulher, com um misto de assombro e indignação.
– Essa ovelha – disse o experiente pastor – era a mais inquieta e rebelde do rebanho. Apartava-se com frequência das demais, metia-se em áreas perigosas e ocultava-se em lugares de difícil acesso. Quando eu as chamava e todas me atendiam, ela se mostrava indiferente á minha voz, obrigando-me a deixar as demais em lugar seguro, para embrenhar-me nos espinheiros ou buscá-la á beira de precipícios, para recolocá-la junto ao rebanho.
Quantas vezes, empenhado no esforço de encontra-la, o pastor teve que enfrentar animais ferozes que a espreitavam, pretendendo matá-la.
Há sempre uma ovelha negra na família.
Um dia, cansado com a ovelha rebelde, tomou o cajado e bateu-lhe numa das pernas, fraturando-a. Então, pondo-a de regresso ao aprisco, onde fez o curativo adequado.
– Agora – disse o pastor- ela está quase boa. Logo estará andando e tenho certeza de que não fugirá mais.
O mesmo, ás vezes, precisa Jesus fazem com a ovelha que anda fora da trilha. O Bom Pastor afirma: “Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê, pois zeloso e arrepende-te.”
PASTORES, USEM DE TODA AUTORIDADE QUE DEUS LHES DEU PARA FAZER COM QUE AS OVELHAS SEJAM OBEDIENTES , POIS AS REBELDES COLOCAM TODO O APRISCO EM PERIGO...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

sexta-feira, 29 de julho de 2016

IGREJA DIVIDIDA POR CAUSA DA SOBERBA DAS LIDERANÇAS, REINO DIVIDIDO NÃO SOB RESISTIRÁ...

IGREJA DIVIDIDA POR CAUSA DA SOBERBA DAS LIDERANÇAS, REINO DIVIDIDO NÃO SOB RESISTIRÁ...

3º – AS DIVISÕES NA IGREJA NÃO AGRADAM A DEUS
1 Coríntios 1.10 – “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, seja inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo  parecer”.
Em Dezembro de 1912, um grande navio partiu da Inglaterra, rumo aos Estados Unidos. No meio do oceano um iceberg pôs fim à viagem. O grande Titanic foi para o fundo do mar. Sua tripulação era de 2.227 pessoas das quais apenas 705 foram salvas. Observando esse naufrágio, percebemos que centenas de pessoas poderiam ter salvado suas vidas se o navio não se dividisse ao meio. Com o casco furado, a água invadiu o navio e as partes inundadas foram fechadas para que a água não atingisse os locais onde estava a tripulação. Mesmo com tanta água dentro do navio ele não teria afundado tão depressa. O que causou a morte de tanta gente foi a divisão do navio em duas partes. Uma delas afundou primeiro e a outra foi, logo à seguir, puxada também para baixo. Se não houvesse essa divisão toda a tripulação teria sobrevivido, posto que pouco tempo depois de o Titanic naufragar um outro navio chegou ao local e socorreu os sobreviventes. A divisão do navio foi a sua ruína.
O assunto desse estudo é a divisão. Dividir é partir algo no meio ou em várias partes. É quebrar a unidade. É fracionar algo. Um pão pode ser dividido e com isso matar a fome de duas pessoas. Isto é bom! Mas um vaso não poderá transportar água para matar a sede de duas pessoas se for dividido ao meio. Os dois continuarão com sede. Existem certas coisas que a divisão propicia vantagens; já em certos casos, a divisão pode destruir a coisa dividida.
Em Mateus 12.25,26, Jesus mostra o prejuízo que causa a divisão para algo que não foi criado para ser dividido: “Jesus, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não substituirá. Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino?”. O que Jesus nos ensina nesse texto é que um reino se enfraquece quando se divide. As pessoas o estavam acusando de expelir demônios em nome de demônios, então ele mostra que até Satanás não entraria nessa empreitada, pois seria como embarcar num barco furado – se se dividisse ele mesmo se destruiria.
A igreja de Jesus não foi criada para ser dividida. A igreja de Cristo é una. É um só corpo e o corpo quando se divide fica aleijado e apenas uma das partes tem a possibilidade de sobreviver.
No início da história da igreja, os cristãos eram conhecidos como “os da seita do caminho” (Atos 9.2 e 19.23). Foi na cidade de Antioquia que, pela primeira vez, o grupo de discípulos de Cristo foi chamado de cristãos (At 11.26). Era um grupo perseguido pelo Império Romano, pelos Judeus e por gentios de várias etnias. Com o fim da perseguição em 313, na época do Imperador Constantino, e a oficialização do Cristianismo, como igreja oficial do Império, em 386 na época do Imperador Teodósio, a igreja passou a ser denominada: Católica, que quer dizer universal. A religião cristã deveria ser formada por uma Igreja única que envolvesse todo o mundo numa única missão. Mas a igreja fracassou.
O fim da perseguição fez o ânimo do povo se esfriar. Os mártires acabaram. Ninguém necessitava mais morrer por Cristo. A igreja passou a dominar a política e deter todo poder terreno. Com isso tirou os seus olhos dos céus e os fixou na terra. A Igreja nunca ficou sem as manifestações particulares de fidelidade a Deus, pois muitos cristãos verdadeiros levantaram sua voz, clamando por fidelidade aos preceitos de Deus. O pior é que a igreja, que devia fidelidade a Deus, matou os seus membros fiéis, que lutavam pelo retorno à Palavra de Deus. O povo foi impedido de ler a Bíblia; homens e mulheres foram homenageados sendo colocados no posto de “santos”; os líderes da igreja buscavam a tudo, menos ter vida íntima com Deus; o povo deixou de crer no Senhor e passou a buscar os ídolos; até a salvação passou a ser vendida por dinheiro. A Igreja deixou de ser o farol que Deus colocou no mundo para iluminar o caminho dos homens e os guiar até os céus. A Igreja deixou de ser Igreja.
Em  1517 um monge Agostiniano chamado Martinho Lutero, com muitas dificuldades e perseguições, deu um passo importante rumo ao retorno da igreja do Senhor ao Seu caminho. A igreja reiniciou os passos nos trilhos certos. Outros homens também se empenharam na Reforma Protestante e deram suas vidas para que a igreja não voltasse aos níveis deprimentes que tinha chegado. A igreja do Senhor voltou a brilhar. O mundo voltou a ver a ação do cristianismo que transforma vidas, cidades, estados e nações. O povo redescobriu o valor da oração e a possibilidade de falar diretamente com Deus. Novamente puderam ter nas mãos a Palavra do Senhor, antes proibida de ser lida pela própria igreja que tinha a missão de propagá-la; o povo redescobriu o prazer de ter comunhão com Deus.
A igreja reformada começou a dar os seus primeiros passos. Deveria continuar sendo una, sem divisão, mas os seguidores da doutrina de Lutero deram o nome de sua igreja de Luterana. Os seguidores de Calvino se tornaram Presbiterianos, depois vieram os Anabatistas, Menonitas, Batistas, Assembleianos, e as muitas outras denominações que existem hoje. Todas as denominações criadas são fruto de uma divisão. Todas elas nasceram porque um líder divergiu de outro e não tiveram humildade e nem amor à causa maior – O REINO DE DEUS.
Preferindo seguir o seu próprio caminho humano, não dando atenção à unidade exigida por Deus, os homens transformaram a Igreja, corpo de Cristo, num corpo com muitos membros deformados e divididos. Um corpo que se difere em muitos pontos e luta contra si mesmo. Igrejas que lutam pela conquista da membresia de outra denominação e deixa os nãos cristãos continuarem perdidos. Deformaram o corpo de Cristo e por isso prejudicaram o andamento do Reino de Deus no mundo. Fizeram da Igreja um corpo com uma mente perfeita, mas com membros que não obedecem aos seus comandos. Com toda a certeza, Deus pedirá conta de cada líder arrogante que um dia arrastou e continua a arrastar membros atrás de si, por pura manifestação de orgulho pessoal. Tais líderes não podem pregar os ensinamentos de Jesus, pois se os aplicassem em suas próprias vidas, não teriam tomado as atitudes que tomaram.
A igreja do Senhor continua sendo una. Os salvos fazem parte de um povo especial. Um povo que recebeu a graça de Deus, e depois de tomar posse da graça passou a manifestar em suas vidas os efeitos dessa graça divina. Os salvos se unem não em denominações, mas no propósito único de fazer o nome de Jesus e Sua salvação conhecida por todos, em todo o mundo. Não podemos nos dividir. Não podemos fazer como a igreja do passado que morreu porque passou a olhar para o mundo e deixou de olhar para o céu. Perdeu a esperança da glória. Não podemos nos dividir, pois o nosso Senhor não se agrada em ver divisão do seu próprio corpo.
Esse é o tema desse estudo: AS DIVISÕES DA IGREJA NÃO AGRADAM A DEUS.
Para evitar as divisões Paulo toma algumas atitudes em relação aos crentes da Igreja de Corinto. A primeira delas foi: APELAR PARA O BOM SENSO DOS CORÍNTIOS.
Para dar início à sua argumentação, Paulo usa um termo que lhe é peculiar. Ele diz: “Rogo-vos, irmãos”. Rogar é pedir com instância ou suplicar. Na busca por uma igreja unificada Paulo chega a suplicar aos membros da igreja de Corinto que atentem ao que ele irá dizer logo à seguir. Paulo mostra que o seu desejo, e o desejo do Senhor da igreja devem ser priorizados. O grande evangelista e apóstolo do Senhor Jesus se rebaixa e se humilha diante de uma igreja formada por pessoas que eram perdidas e condenadas, mas que com o seu empenho e sua pregação creram no Senhor Jesus e agora faziam parte do Corpo de Cristo. Ele se humilhou para que a igreja, vendo a sua humilhação, pudesse despertar o seu bom senso e se aperceber da importância da união da Igreja.
Somos acostumados a líderes que impõe regras e obrigam os seus liderados a o obedecerem incondicionalmente. Se não o obedecem, ele os expulsa. Sou adepto do estilo de Paulo. Há muitas coisas na igreja que ao perceber o desvio e a desobediência, não chego logo batendo, como seria o costume da maioria. Procuro fazer como Paulo. Procuro fazer com que as pessoas entendam a importância da ação correta e uma vez tendo entendido, tomem atitude positiva rumo ao afastamento daquelas atitudes que não são muito apropriadas para a vida de um crente.
Entendo que o crente não pode viver pela cabeça do pastor. Ele tem de aprender a tomar as atitudes corretas por consciência própria do que é bom e faz bem à igreja e à sua vida particular. Também creio que não há mérito algum se todas as suas ações corretas forem executadas sob o olhar fiscalizador do pastor. O prazer da obediência nasce no coração do homem que por se sentir servo do Senhor escolhe o caminho que contraria a si mesmo, mas que é o caminho marcado pelo Senhor para que caminhe nele.
Paulo “Roga” aos irmãos coríntios. Ele suplica a eles que tomem a atitude correta. Paulo os incita a pensar. Ele deseja que os coríntios tenham consciência da ação correta que devem tomar e a tomem. Essa escolha particular é prazerosa e gera proximidade do servo com o Senhor. O servo obediente desejará a presença do Senhor. Ele não fugirá do Senhor com medo por ter agido contrário à Sua vontade. A obediência particular do servo, ou seja, sua obediência meu irmão, o aproximará de Deus.
Paulo fez um apelo ao bom senso dos Coríntios. Use o seu bom senso e responda a essas perguntas: Você acha que é certo ou vantajoso que haja divisão da Igreja do Senhor? Usando o seu bom senso você consegue perceber vantagens na divisão de algo que não foi criado para ser dividido? Eu penso que não há vantagem alguma em divisões e luto pela união de todos os membros do Corpo de Cristo. Mas eu não me iludo, pois sei que uma união total de todas as igrejas evangélicas num único lugar é impossível, pois para isso acontecer líderes e membros de igrejas teriam de abrir mão de muitos interesses pessoais e denominacionais que não estão prontos a abandonar. O corpo de Cristo vai continuar dividido por culpa daqueles que deveriam ser os primeiros a lutar pela união. Eles não usarão o bom senso que Paulo desejou que usassem. Mas creio que pelo menos dentro das igrejas locais é possível os membros lutarem para se manterem unidos.
Para evitar as divisões Paulo tomou a atitude de implorar para que os crentes tivessem bom senso e evitassem divisões. Outra atitude de Paulo foi: APELAR PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ DE CADA UM DELES. Ele disse: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Todos nós temos consciência de nosso papel na sociedade. Sabemos nossos direitos e deveres como membros de uma família. Sabemos nos portar em diferentes postos de trabalho. Sabemos como nos portar em festas. Esse saber se portar corretamente em diferentes locais é possível porque temos consciência de como devemos agir-nos diferentes locais e situações. Essa é nossa consciência social.
O que nos interessa, nesse momento do estudo, é ressaltar a consciência cristã que devemos ter ao tomar atitudes diversas em nossa vida. A igreja cristã nasceu a cerca de 2000 anos atrás. Como disseram, na cidade de Antioquia os discípulos de Jesus foram chamados “Cristãos”. Desde então, onde estiver um discípulo de Cristo, ali estará alguém que (se espera) agirá como o Mestre Jesus Cristo.
O cristão deve despertar a sua consciência Cristã para passar a agir conforme essa consciência. Deve saber que nasceu de novo e como um membro da família deve defender os interesses dela. Tudo o que o cristão pensa, fala ou age é tomado como atitudes que nascem do coração puro e é fruto de uma transformação de vida que ocorreu quando se converteu e passou a ser um cristão. O cristão deve passar a agir como sendo um representante de Jesus em todos os lugares onde estiver.
É nessa consciência cristã que Paulo se firma para despertar a igreja rumo à unidade da igreja. Ele insta a igreja a se ver como representantes de Cristo e como seguidores dos ensinos do nosso Mestre Jesus e diz: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Ele leva a igreja a confrontar os interesses pessoais com os ensinamentos do Mestre Jesus na hora em que estiver motivado a promover separações internas. Paulo leva os crentes a pesar a vontade de Jesus na hora de se dividirem. Será que Jesus Cristo gostaria que sua igreja passasse por mais divisões? Será que o fato de cada irmão estar indo por caminhos próprios agradam ao Senhor Jesus? Será que Jesus ficaria feliz de ver que irmãos estão criando partidos dentro de Sua Igreja e com isso fazendo com que cada um fique afastado do outro? Será que Jesus gostaria de ver a disposição de desistir que muito irmão tem nutrido em seus corações? Essa foi a atitude de Paulo: Apelar pela consciência Cristã de cada um dos membros da igreja de Corinto. Paulo queria que os crentes agissem como Cristo gostaria que agissem.
Muitas são as situações que nos fazem pensar em divisões. As feridas feitas por irmãos; as palavras duras; as ofensas que nos humilham; as palavras de desestímulo em momentos que desejamos nos empenhar no trabalho; os olhares preconceituosos e atitudes separatistas de irmão em relação a nós…   Se continuamos a escrever todas as situações que nos levam a pensar em desistir e nos separar do grupo, escreveríamos muitas páginas. Essas situações nos induzem à separação. O nosso desejo nessa hora é fugir da presença dos irmãos e nos refugiar em outro redil. Se a vontade do homem for obedecida nesses momentos não haverá ninguém disposto a enfrentar as dificuldade. Obedecendo à natureza caída todos fugirão para lugares onde julgue fora do alcance dos problemas. Fogem procurando novas igrejas como sendo elas “ilhas da fantasia”, e é com isso que o novo grupo se parece. Mas o tempo revela tudo e a ilha da fantasia se revela tão pernicioso como aquele lugar de onde fugimos. Os problemas devem ser enfrentados e tratados, para assim serem curados. Não existem igrejas perfeitas. Cabe a nós fazer com que nossa igreja seja o melhor lugar para se viver em comunhão com Deus e com os irmãos. Fugir não adianta nada.
É isso que Paulo deseja ao apelar para a consciência Cristã. A Bíblia diz que “enganoso é o coração do homem. Desesperadamente corrupto”. Quando agimos baseado em nossa própria consciência humana incorremos no risco de sermos guiados por um coração corrupto. O desejo de Paulo é que nessas horas sejamos sábios e analisemos a situação conforme nossa consciência cristã e não segundo o nosso coração corrupto. Ele deseja que hajamos em obediência aos preceitos de Cristo e não seguindo os impulsos do nosso próprio coração. Se formos cristãos, a melhor opção é agir com bom senso e principalmente usar a nossa Consciência Cristã, para que façamos a melhor escolha: PERMANECER UNIDOS.
O próximo passo de Paulo é incitar os cristãos de Corinto A USAR SUA CONSCIÊNCIA DE GRUPO para evitar as divisões.
Assistindo a um documentário sobre peixes eu fiquei muito admirado com o comportamento de uma espécie de peixes de pequeno porte. O cardume de pequenos peixes se junta para facilitar sua alimentação e sua proteção contra os predadores. Quando estão juntos, os alimentos não escapam na correnteza e todos tem a possibilidade de se alimentar. Mas a atitude mais importante que eu notei neles é que quando se veem em perigo eles se juntam. Ficam bem próximos uns dos outros e a imagem que se tem é de um grande peixe. A figura enorme, formada pela união de todos os peixinhos juntos, faz com que os predadores fujam de medo, pensando que estão diante de um peixe maior.
Essa é a consciência de grupo que as pessoas devem ter para permanecerem juntas. O homem não foi criado para viver isolado. Ao ver Adão  sozinho, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só”. Quando o homem fica só ele se torna alvo fácil. Imagine-se sozinho numa grande cidade. Você não conhece ninguém e está desempregado e faminto. Imagine agora que em vez de estar só, você continua desempregado, mas cercado de amigos. Tudo o que cada um consegue de alimento é dividido com os outros. Dessa forma ninguém padece de fome. O homem precisa da companhia do próximo. Ele não pode perder a consciência de grupo. No dia em que ele perder essa consciência ele se isola, endurece o coração e morre.
Apelando para a consciência de grupo, Paulo apela aos coríntios “Que falem todos a mesma coisa”. Falar a mesma coisa não é ficar repetindo a mesma frase o tempo todo. Falar a mesma coisa é todos usarem a mesma informação correta na defesa de um ponto doutrinário, por exemplo. Estamos próximos de um referendo sobre o desarmamento do Brasil. Nessa luta um grupo foi criticado porque usou três números estatísticos diferentes em relação a quantidade de armas disponíveis nas mãos de civis. Esse erro de informação foi usado pelo partido contrário para denegrir a imagem do concorrente. Se todos falassem a mesma coisa o grupo unido não cairia na boca do povo e suas informações continuariam com crédito para a população. A informação tríplice levou a uma desconfiança quanto a credibilidade que se pode dar às informações oferecidas pelo grupo político.
A razão de existirem tantas denominações é porque a igreja não “fala a mesma coisa”. Cada denominação pega um pedaço da doutrina e a defende como sendo ela o centro. Não percebem que se todas as informações estivessem unidas elas se encaixariam como um grande quebra-cabeças, formando um peça única. Três cegos foram colocados em frente a um elefante. Um pegou na tromba, outro na barriga e outro no rabo. Passado um tempo de observação foi-lhes perguntado o que era um elefante. O cego que pegara na tromba disse: o elefante é uma mangueira grossa e cascuda com movimentos; O cego que colocou suas mãos na barriga do elefante disse: o elefante se parece com uma tábua, larga e coberta com coro duro; o último cego disse que o elefante tinha a aparência de um espanador, pois sua tarefa foi manusear o rabo do elefante.
A pergunta é: Os cegos tinham razão? Tinham! Só que a informação que possuíam não estava completa. Eles estavam certos quanto ao pedaço do elefante que analisaram, mas havia mais do elefante para analisar. Do mesmo modo, discussões doutrinárias seriam mais proveitosas se todos nos uníssemos e cada um desse sua colaboração humilde, para se chegar ao consenso e a verdade absoluta. Como cada um fica com sua verdade e não fala a mesma coisa que outros, a divisão acontece.
Se a consciência de grupo fosse levada em conta, a Igreja procuraria falar a mesma coisa para não cair em descrédito diante do mundo. Quando um incrédulo vê a discussão desrespeitosa entre denominações ele foge da presença da igreja por perceber um ambiente hostil onde deveria reinar a paz. A consciência de grupo, sendo levada em conta, faria com que os líderes e membros de igrejas procurassem se unir no propósito de salvar vidas e defenderem o evangelho do mesmo salvador de todos; e, a buscar a verdade única oferecida por Deus.
Ainda apelando para a consciência de grupo, Paulo pede aos Coríntios “Que não haja entre vós divisões; antes, seja inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo  parecer”.
Em Deuteronômio 6.4,5 está registrada a cobrança de um amor incondicional a Deus – Primeiro diz: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor”. e, depois – “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. Primeiramente o texto mostra que somente existe um único Deus. Orações e louvores devem ser dirigidos somente a ele e qualquer manifestação diferente disso é pecado, pois estará aventando a existência de outro ser com poder para responder aos pedidos feitos. Depois é mostrada a forma que o servo de Deus deve amar a Deus: Com uma disposição geral voltada ao serviço do Senhor. Nessa disposição não fica de fora a motivação do coração, nem da alma e muito menos do corpo. Todo o ser do homem deve amar a Deus e somente servir a ele. Se houver qualquer parte do homem voltada para outra direção, o amor a Deus não será completo e por isso a manifestação de amor do homem não será aceita por Deus.
Jesus chamou doze homens para formar o colégio apostólico. Eles deveriam ouvir e aprender todos os ensinamentos do Mestre; deveriam também ser  testemunhas de todos os sinais e maravilhas realizados por Jesus. No final, eles deveriam estar prontos para dar continuidade a obra proposta por Jesus para sua igreja. Mas entre os doze tinha um homem que não tinha a consciência de grupo. Ele pensava apenas em si e nos seus projetos. Ele roubava o dinheiro do seu grupo. No final ele expôs todo o grupo ao perigo de morte e ao próprio Mestre ele entregou aos inimigos. Com certeza Judas não ouviria a recomendação de Paulo: “Que não haja entre vós divisões; antes, seja inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo  parecer”. Os males das ações de judas e o seu fim são conhecidos. A consciência de grupo foi desrespeitada por Judas e por isso prejudicou a todos.
Quem tem consciência de grupo procura estar em sintonia com o grupo. Não haverá uma única pessoa que seja totalmente igual a outra. Por mais próxima da outra que seja, numa ou noutra situação a diferença existente surgirá. Se somos diferentes como é que podemos nos unir? Somente nos uniremos se estivermos defendendo um único projeto.
Alunos de diferentes classes vão ao mesmo colégio, vestido com o mesmo uniforme. O objetivo deles é estudar. O conhecimento é repassado a eles no colégio. O objetivo dos alunos é o conhecimento que o colégio oferece. O aluno que não deseja estudar e promove confusões, é expulso, pois não tem a “mesma disposição mental e o mesmo parecer” do grupo.
Irmãos, o título desse estudo é AS DIVISÕES NA IGREJA NÃO AGRADAM A DEUS.  Como líder em minha igreja eu busco a união entre os irmãos. Sei o quanto as divisões fazem mal ao indivíduo e ao grupo. Detesto divisões e por isso busco conscientizar os irmãos da necessidade de colocarem em prática em suas vidas a mansidão, domínio próprio… ou seja, todos devem estar prontos a se humilhar para que a unidade da Igreja de Jesus seja mantida.
Paulo tomou atitudes quanto a igreja de Corinto para que ela não se dividisse e essas atitudes de Paulo também são cobradas de você, como cristão:
– PAULO APELOU PARA O BOM SENSO DOS CORINTIOS. Usando o bom senso ninguém procurará divisões, pois tem consciência de que ela somente traz prejuízos. Até Satanás e seus demônios não são bobos para dividirem-se. Satanás e seus demônios mostram ter o bom senso que falta em muitos líderes e membros de igrejas cristãs.
– PAULO APELOU PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ DOS CORÍNTIOS. Usando a consciência cristã o crente busca fazer a vontade de Deus. Fazendo a vontade de Deus o crente nunca se permitirá cair no desejo de afastar-se dos irmãos, pelo contrário, ele manterá unido aos irmãos, como igreja do Senhor, obedecendo assim a vontade de Cristo.
– PAULO APELOU PARA A CONSCIÊNCIA DE GRUPO DOS CORINTIOS. Pensando no bem do grupo a pessoa deixa de ser egoísta e busca fazer aquilo que faz bem a todos, mesmo que tenha de passar por cima de alguns sentimentos. O grupo é importante para a proteção contra o mal que vem de fora e contra o mal que vem de dentro de nós mesmos.
Iniciei esse estudo falando a respeito do acidente do Titanic. Da mesma forma que a água que invadiu alguns compartimentos do navio não o afundaria, os maus comportamentos de alguns irmãos não farão você afundar e se afastar da igreja. Faça como o comandante do navio: feche os compartimentos inundados e os deixe sem comunicação para que ele não destrua a sua vida.
O que não pode acontecer é você optar pela divisão. A divisão matou centenas de tripulantes do Titanic e a divisão pode matar a comunhão que você tem com Deus e com os irmãos, e por fim matará a sua igreja também. Se você optar pela divisão por ter algo contra outro irmão você estará sendo derrotado pelo inimigo que incita a ira. Se optar pela consciência cristã você se disporá a perdoar e assim será tratado por Deus naquilo que mais mata o ser humano – a natureza caída.
Assim como outro navio veio socorrer os tripulantes do Titanic, tenha certeza que Deus o socorrerá. O Seu socorro te trará paz e você verá que as intempéries que enfrentou foram provas de Deus para o seu crescimento espiritual.
Seja um Titanic inteiro. Se os compartimentos inundados insistem em te fazer afundar procure ajuda dos outros irmãos e salve-se. Não se divida. Nem o diabo faz isso por que ele não quer ser derrotado. Você quer ser derrotado? Eu espero que não. Apele ao seu bom senso, apele à sua consciência cristã, apele a sua consciência de grupo e você terá a certeza de que manter-se junto dos irmãos, como corpo de Cristo, é a melhor opção...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

APRENDENDO A FAZER UM VOTO A DEUS...


                                    APRENDENDO A FAZER UM VOTO A DEUS...
INTRODUÇÃO
O voto, no contexto bíblico, é algo que, muitas vezes, tem sido necessário.
Mas, o que é o voto? Para que o voto? Nesta lição estudaremos sobre o voto bíblico.
01- O QUE É VOTO?
No dicionário temos: VOTO: s. m. Promessa solene com que nos obrigamos diante da divindade; promessa solene; juramento; oferenda em cumprimento de promessa; súplica à divindade; desejo íntimo, ardente.
02- NO CONTEXTO CRISTÃO, O QUE É VOTO?
É um acordo que você faz com Deus. Se for abençoado, com aquilo que deseja, retribuirá ao Senhor.
“Os acordos eram feitos com Deus sob a forma de votos para assegurar sua presença, proteção, provisão, etc. As promessas feitas sob essas circunstâncias eram sempre condicionais”.
“Pessoas em situação difícil poderiam fazer votos prometendo algo a Deus caso ele atendesse às suas orações. Normalmente, esses votos eram acompanhados por uma oferta pacífica no momento de serem feitos e, depois, novamente, ao serem atendidos” (Bíblia de Genebra p. 136)
“Votos a Deus são o equivalente devocional dos juramentos e devem ser tratados com seriedade” (bíblia de Genebra. P.556).
Encontramos também na Bíblia votos que não são condicionais, ou seja, pessoas que fizeram voto ao Senhor sem esperar alguma coisa da parte dele, mas como gratidão pelas inúmeras bênçãos dele recebidas.
03 ENCONTRAMOS ESTA PRÁTICA NAS SAGRADAS ESCRITURAS?
Vejamos:
A - Jacó (Gn 28.20-22); Usando o futuro do condicional, como aparece na maioria das traduções, entendemos que Jacó está fazendo um voto condicional, ou seja, se Deus for comigo, e me guardar ... e me der..., Jacó por sua vez lhe retribuirá adotando o SENHOR como seu Deus, a pedra será a casa de Deus, e ele dará a Deus o dízimo de tudo o que Deus lhe conceder.
B - Ana (I Sm 1.11); Ana também faz o seu voto da mesma maneira. Se o Senhor se compadecesse. Se ela pudesse ter um filho, ela o daria ao Senhor.
C - Outros.
04- QUAL A BASE NO NOVO TESTAMENTO PARA OS VOTOS?
Vejamos:
A - "Mas Paulo, havendo permanecido ali ainda muitos dias, por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áqüila, depois de ter raspado a cabeça em Cencréia, porque tomara voto." (Atos 18:18).
Este texto demonstra que Paulo tinha o costume de fazer votos.
B - "Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em juízo" (Tiago 5:12)..
Tiago demonstra que era costume fazer-se votos e, por causa deles, jurar o seu cumprimento; assim, o apóstolo orienta que não se jure, mas não desautoriza a prática dos votos.
C - Há ainda outra menção em Atos 21:20-26, quando Paulo é orientado a fazer um voto, para com isso apaziguar os judeus, que o acusavam de violar a lei.
05-QUAL O PROPÓSITO DO VOTO?
O voto é um meio pelo qual o crente pode obter as bênçãos de Deus. Assim como a oração, o jejum e o louvor nos traz as bênçãos do Senhor, o voto, de igual modo, faz com que o Senhor atenda a nossa causa.
O voto também pode ser feito sem que você esteja pedindo nada a Deus. Por exemplo, você pode fazer um voto ao Senhor dizendo que no dia do seu aniversário irá dar uma oferta na igreja, como gratidão por mais um ano de vida.
06-QUAIS CUIDADOS PRECISAMOS TER COM O VOTO?
A - Se fizer um voto procure cumpri-lo (Ec 5.4,5);
"Votos a Deus são o equivalente devocional dos juramentos e devem ser tratados com igual seriedade (Dt 23.21; Ec 5.4-6). Aquilo que alguém jura ou vota fazer deve ser feito a todo custo (Sl 15.4; cf. Js 9.15-18). Deus exige de nós que levemos a sua palavra a sério, bem como a nossa também.” (A Bíblia de Genebra. P.556).
“Fazer um voto não era um dever religioso, mas seu cumprimento era um dever sagrado e obrigatório. O voto era tão obrigatório quanto um juramento, mas somente quando feito verbalmente”.
B - Se fizer um voto procure pagá-lo urgente, pois do contrario desagradará a Deus (Ec 5.4,5).
C - Nunca faça um voto sem pensar, pois poderá arrepender-se (Pv 20.25)
D - Não vote para outro pagar o voto juntamente com você; ou por você ; nem faça votos incluindo os outros em seus votos, sem consultá-los (I Sm 14.24-30).
E - Cuidado com votos precipitados como o de Jefté (Jz 11.29-40).
F - Cuidado com votos fáceis e sem sentido.
Por exemplo, “se Deus me abençoar e eu passar no Concurso para Professor, toda sexta-feira vou dar aula vestido de azul. Que glorificação a Deus existe num voto dessa natureza? O que Deus ganha se você vai vestido de azul ou não? Tudo tem que ser para a glória de Deus.
G - Cuidado também com votos que você não vai conseguir cumpri-los.
H – Não faça votos que sejam contrários à Palavra de Deus
Ninguém deve prometer fazer coisa alguma que seja proibida na Palavra de Deus ou que impeça o cumprimento de qualquer dever nela ordenado" (Confissão de Westminster, XXII.7).
I – Nunca faça votos para toda a vida.
Por exemplo, há pessoas que dizem “Se Deus me der minha casa própria, todo ano, na passagem do ano, darei um culto em ações de graças, em minha casa.”. Imagine que você esteja viajando, como cumprirá esse voto? Imagine que precise passar ano em casa de familiares, como cumprir o voto? E no dia que quiser passar ano na igreja, como cumprirá o voto? Na verdade a pessoa se prendeu a estar toda “passagem de ano” em casa.
07 QUAIS OUTROS TEXTOS SAGRADOS FAZEM MENÇÃO DO VOTO?
Vejamos diversos textos bíblicos que mostram que o voto sempre foi prática normal e comum entre o povo de Deus:
A - Salmos 65:1 “A ti, ó Deus, confiança e louvor em Sião! E a ti se pagará o voto.”
B - Jó 22:27 “Orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos.”
C - Salmos 50:14 “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;”
D - Salmos 61:5 “Pois ouviste, ó Deus, os meus votos e me deste a herança dos que temem o teu nome.”
E - Salmos 61:8 “Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos.”
F - Salmos 66:13 “Entrarei na tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos.”
G - Salmos 76:11 “Fazei votos e pagai-os ao SENHOR, vosso Deus; tragam presentes todos os que o rodeiam, àquele que deve ser temido.”
CONCLUSÃO
Antes de fazermos qualquer voto a Deus, é preciso que conheçamos as Sagradas Escrituras. É preciso conhecer a Deus. Somente assim, nosso voto será nos padrões bíblicos...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

quarta-feira, 27 de julho de 2016

ESPÍRITO DE PROSTITUIÇÃO...


                                            ESPÍRITO DE PROSTITUIÇÃO...
"Jezabel leva a mulher a sentir um forte desejo por outra, levando-se a pratica do lesbianismo. Mães e esposas dominadas pelo “espírito de Jezabel” tendem a empurrar os filhos ao homossexualismo. Ela é um “espírito de rebelião” que leva os filhos a rebeldia e as drogas. Mulher rebelde e insubmissa ao seu marido contamina também aos filhos, levando-os a rebelião."
O neo-pentecostalismo latino-americano, e o brasileiro em particular, é um fenômeno sui-generis no mundo. Não há coisa parecida em lugar algum e em nenhum momento da história. Dá muito caldo para sociólogos, antropólogos, historiadores e outros cientistas sociais escreverem e abordarem a religiosidade neo-pentecostal tupiniquim.
Uma das características marcantes deste nosso modelo neo-pentecostal é a influência das "religiões de possessão", como a classificam Bastide, Verger e seus pares. As religiões brasileiras da Umbanda e do Candomblé são as grandes contribuintes das doutrinas neo-pentecostais da Terra de Santa Cruz.
Existem personagens da mitologia Yorubá e Bantu estão presentes nas cosmologias das crentes do "coque". Pomba-Giras, Exus, Tranca-Ruas, Orixás, Caboclos e guias são parte integrantes das liturgias afro-cristãs-brasileiras.
As "religiões de possessão" de Bastide e Verger, e por que não incluir entre elas muitas igrejas neo-pentecostais, creem em "espíritos" pessoais, entidades ligadas às forças da natureza e influenciadoras de personalidades. Tanto na Umbanda, quem influencia a bebedeira é a "Maria Mulambo" e quem faz alguém ser gay ou prostituta é alguma "Pomba-Gira".
Para algumas igrejas destas, "o espírito de Jezabel" é "espírito de prostituição e homossexualismo". Isso sem considerar que no contexto hebreu, "espírito" (ruah) não é um ser personificado, mas uma força impessoal. Quando se fala em "espírito" de alguma coisa no contexto hebraico antigo, estamos falando de alguma "força", "motivação", "ação" e nunca de um personagem animado.
Nos rituais de exorcismo em tais igrejas fala-se com "Jezabel", o tal espírito causador da prostituição e "homossexualismo" , à maneira brasileira, umbandista, e não à maneira de entender dos hebreus do pré-exílio. Jezabel é a nova Pomba-Gira dos arraiais neo-alguma-coisa.
Mas você deve estar se perguntando: "Por que o Gustavo tá enrolando tanto pra falar desse assunto?". Bom vamos lá...
Não é novidade alguma que algumas igrejas neo-inclusivas creiam na mesma cosmologia neo-pentecostal brasileira, afinal, são frutos dela. Mas há de se considerar algumas coisas.
"homossexuais possuem o espírito de Jezabel, porque foram excluídos da Igreja Cristã... Por isso são motivo de vergonha e promiscuidade para suas famílias e para a sociedade..."
Eu não acreditei no que estava lendo... li novamente. Será possível que alguma Igreja Inclusiva pode estar pregando este tipo de coisa? Não cri! Mas, era a mais pura verdade. Na hora me veio uma enorme tristeza e uma pergunta me foi feita: "será que a militância LGBT já leu este tipo de coisa?", Não será por isso que nós, Igreja Inclusiva, somos tão menosprezados pela militância LGBT como pessoas que não agregam valor à luta contra as injustiças?
É vergonhoso! Lutamos tanto para dizer ao mundo que os gays não são o esteriótipo do "promíscuo", "vadio" e "prostituto"e o reforço do preconceito surge de dentro dos nosso arraiais. Reforço, validação do preconceito, utilizando para isso a poluída e sincrética doutrina neo-pentecostal.
O mito de Jezabel é muito válido para o crente de hoje, seja ele gay ou heterossexual. Sua estória nos mostra os riscos da tentação e os descaminhos de se dar mais valor aos valores "mundanos" (amor ao dinheiro e paixões da carne) que aos altos valores dos céus. Mas jamais, nunca, se observa nesta estória, a validação da demonologia pagã preconceituosa pregada por certas igrejas.
A mensagem de que gays, lésbicas e transgêneros são perdidos e promíscuos já é pregada pelos religiosos preconceituosos do status quo. Não se espera que nenhuma entidade, dita inclusiva, reforce esta mensagem. A mensagem de morte deste mundo sempre será pregada pelos religiosos, ansiosos por "fechar o caminho para a salvação", uma vez que eles não entram "e não deixam ninguém entrar" pelas portas do Reino. Mas não cabe, de forma alguma, da parte de gays e lésbicas cristãos a perpetuação desta mensagem de opressão.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

terça-feira, 26 de julho de 2016

APROVEITANDO ÀS OPORTUNIDADES COMO FEZ O CEGO BARTIMEU...


         APROVEITANDO ÀS OPORTUNIDADES COMO FEZ O CEGO BARTIMEU...
46  E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho.
47  e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48  E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
49  Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
50  Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
51  Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
52  Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora (Mc 10.46-52).
Introdução
Oportunidade é coisa que não se perde, que não se desperdiça, porque perder uma oportunidade pode significar perder até mesmo a alma. Não sei quantas oportunidades você já teve e não sabemos quantas oportunidades ainda teremos pela frente. Não sabemos qual é o tempo de Deus. Não sabemos quando o relógio de Deus vai parar de bater para nossa vida. Não sabemos se a oportunidade que estamos tendo hoje não seja a última oportunidade de nossa vida.
O texto que lemos nos fala de um homem que não desperdiçou a última oportunidade de sua vida. Jesus está indo para Jerusalém onde seria crucificado e morto e está passando por Jericó. Aquela era a última vez que Jesus passaria por Jericó. Nunca mais Jesus passaria por aquela cidade. Aquela era a última oportunidade de Bartimeu.
Jericó era o último posto de parada antes de chegar a Jerusalém. Era a cidade onde as caravanas se abasteciam e compravam provisões. Era onde as pessoas se reuniam em grupos para organizarem suas viagens em caravanas para subirem a Jerusalém.
Estava indo esta caravana, subindo para a cidade de Jerusalém e aqueles que não podiam ir, prostravam-se ao lado da estrada e saudavam aqueles que caminhavam para a festa. No meio da multidão, um homem que não pode ir à festa, percebendo o alvoroço, procura saber o que está acontecendo. Alguém então lhe diz: Jesus de Nazaré está passando por Jericó. Aquele homem começa a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim. A multidão tentava calar a sua boca, mas ele clamava ainda mais forte: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E naquele momento Jesus parou para ouvi-lo. Jesus o curou, o salvou e ele tornou-se um seguidor de Jesus, porque ele não desperdiçou a sua última oportunidade.
1 – A SITUAÇÃO DE BARTIMEU ANTES DE SEU ENCONTRO COM JESUS
A – Era um cego mendigo
46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho
 Bartimeu estava assentado à beira do caminho. Quem era este homem? Diz a Bíblia que ele era cego e mendigo. Faltava-lhe luz nos olhos e faltava-lhe dinheiro no bolso. Estava entregue as trevas e a miséria. Ele vivia a esmolar na beira da estrada, dependendo totalmente da benevolência dos outros. Um cego que não sabe para onde vai e um mendigo que não tem para onde ir. Esta era a situação deste homem antes de se encontrar com Cristo.
B – Estava assentado à beira do caminho
46 ... Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho
Este homem não era apenas um cego e um mendigo, este homem estava com a sua imagem desvalorizada. Além de cego, além de mendigo, ele não tem valor, ele não tem dignidade, ele não é valorizado por ninguém. Ele é alguém desprezado, esquecido, ninguém lhe dirige a atenção a não ser para por a mão no bolso e jogar algumas moedas em sua capa.
Este homem não estava apenas sem saúde, sem dinheiro, ele estava também sem valor próprio. Ele não carregava apenas a sua capa, carregava também seus complexos, seus traumas, suas feridas, suas angústias.
Bartimeu estava assentado à beira do caminho. Ele não estava no caminho. Não estava entre a multidão que seguia para Jerusalém. Ele estava desprezado à margem do caminho e ninguém se importava com ele. O que um homem deste podia fazer? Mesmo estando desprezado na beira do caminho, Bartimeu tomou uma atitude que salvou sua vida:
2 – AS ATITUDES DE BARTIMEU DIANTE DA OPORTUNIDADE
A – Ele buscou a Jesus
47  e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno...
Ninguém é salvo apenas pelo desejo de ser salvo. Não basta apenas honestidade e sinceridade, é necessário buscar e buscar a pessoa certa. Os homens procuram muito mais outros deuses para buscarem a sua salvação, mas há somente um Deus que pode salvar. Os homens procuram muitos atalhos para o céu, mas há somente um caminho para o céu. Existem alguns ditados por aí que as pessoas usam, mas não param para refletir: “o que importa é ter uma religião”; “toda religião é boa, se você for sincero é o que importa”. Mas isso é uma mentira. Existe apenas uma verdade e tudo aquilo que não está em consonância com essa verdade, não é verdade. A Bíblia diz:
12  E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4.12).
Isso quer dizer que não existe salvação fora de Jesus. Qualquer outro que se apresente como salvador não vai poder salvar porque é impotente e incapaz de salvar. A Bíblia ainda diz:
5  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Tm 2.5).
Portanto, se você buscar qualquer outro personagem, a não ser o Senhor Jesus, você não chega a Deus, por mais honesto que seja, por mais sincero que seja, por mais profunda que seja a sua busca.
Bartimeu não clama por Pedro, não clama por João, não clama por Tomé. Ele clama pelo Senhor Jesus. E olha como ele chama Jesus:
47  e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Esta palavra: filho de Davi é o termo messiânico de Jesus. Com a sua cegueira, Bartimeu enxergou mais do que os sacerdotes, os escribas e os fariseus que não reconheciam a Jesus como o Messias.
Encontramos no V. T. muitos milagres, mas não temos o relato de nenhuma cura de cego. Os judeus acreditavam que o milagre da cura de um cego, era um milagre só possível na era messiânica. Somente o Messias, quando viesse ao mundo, poderia realizar o milagre da cura de um cego.
18  Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro, e os cegos, livres já da escuridão e das trevas, as verão (Is 29.18).
5  Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos;
6  os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo (Is 35.5,6).
Por isso que os fariseus não podiam admitir que Jesus curou aquele cego de nascença no tanque de Siloé. Se admitissem a cura, admitiam que Jesus era o messias.
Bartimeu tem uma consciência profunda na frente de quem se encontra, de alguém que é mais do que um homem e que opera mais do que milagres. Ele entende que está diante do próprio Filho de Deus, diante do Messias tão esperado por Israel, o Salvador do mundo, a ponte que liga o homem a Deus, o único que poderia lhe trazer salvação. E ele repete este gesto quando diz:
51  ... Mestre, que eu torne a ver.
Essa palavra mestre não é a palavra comum que se usa para mestre no grego do N. T. A palavra que ele usa aqui só aparece mais outra vez no N. T.:
16  Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! (Jo 20.16)
Bartimeu usou a mesma palavra que Maria Madalena usou lá no túmulo do Cristo ressurreto. Isso porque ele compreendeu que Jesus tinha poder e autoridade para lhe dar visão. Ele entende que Jesus era a resposta para sua busca, o pão para sua fome, a água para sua sede, o caminho para seus pés, o único que poderia levá-lo até Deus.
Bartimeu aproveitou a oportunidade que teve e buscou aquele que podia curá-lo. Se você quer ser salvo, você tem que procurar a pessoa certa, tem que ir a Jesus.
B – Ele busca com humildade
47  ... pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Bartimeu não chega apelando para direitos, mas ele chega clamando por misericórdia. Nenhuma pessoa pode ser salva a não ser que reconheça o seu pecado e clame por misericórdia.
Você pode ser uma boa pessoa, um bom pai, uma boa mãe, um bom filho, um bom empregado, um bom patrão, um homem honrado, uma mulher honrada, um filho honrado. Você pode ter alcançado vitórias maravilhosas na sua vida e ter conseguido sucesso na sua carreira profissional. Você pode ser uma pessoa admirada na sociedade pelo seu caráter, pela sua bravura, pelos seus méritos, mas você é um pecador. A Bíblia diz que as nossas justiças aos olhos de Deus não passam de trapos de imundícia e que não há nem um justo sequer:
6  Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam (Is 64.6).
10  como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
11  não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
12  todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.10-12,23).
Nenhum homem e nenhuma mulher podem chegar para Deus e lhe dizer: Senhor, quero entrar no céu porque mereço, porque fiz por onde, porque tenho méritos acumulados, porque tenho obras suficientes para entrar ai. A Bíblia diz que ninguém pode alcançar esta posição. Somente aquele que reconhece que é pecador pode entrar no céu.
Talvez você esteja pensando: mas não me lembro de nenhuma coisa errada que tenha feito. Você não é pecador porque peca, você peca porque é pecador. Dentro de você há uma natureza inclinada para o pecado. A Bíblia diz que o homem é concebido em pecado, nasce em pecado e que o homem peca porque a sua essência, a sua natureza, a sua inclinação é para o pecado. Por isso que por você mesmo nunca pode chegar até Deus, nunca pode entrar no céu, nunca pode ser salvo, a não ser que reconheça que depende da misericórdia de Deus.
Bartimeu entendeu o quanto necessitava da clemência de Deus e clamou pela Sua compaixão, clamou pela misericórdia de Deus na sua vida. Ele se humilhou na presença de Jesus.
C – Ele busca com insistência
48  E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Ele não queria deixar a oportunidade passar mesmo enfrentando as dificuldades.
Quando você anseia por Deus e quer ir a Jesus, sempre haverá dificuldades tentando impedir sua ida até Ele. Para Bartimeu a dificuldade foi a multidão. Quando Jesus entrava em Jericó, Bartimeu quis encontrar-se com Jesus e a multidão o impedia. Bartimeu grita por Jesus e a multidão tenta calar a sua voz.
Isso acontecerá com você também, pois a multidão vai se opor a sua ida até Jesus. As pessoas vão lhe dizer: não faça isso. Amigos vão lhe dizer: você não pode buscar Jesus, tornar-se crente. Você não pode converter-se, ir para uma igreja evangélica.
E tem mais, você encontrará oposições até mesmo dentro de sua casa, de sua família. O maior obstáculo que uma pessoa tem para ir a Cristo é a tradição familiar. Meu avô foi desta religião, meu pai foi desta religião e eu quero pertencer também a está religião. Prefiro me perder a mudar de religião. Fica a idéia de que você está sendo infiel a Deus se mudar de religião. Digo a você que nenhuma religião pode levar uma pessoa para o céu, nem Presbiteriana, nem Batista, nem Assembléia, nem Católica e nem Espiritismo. Nenhuma denominação pode levar você para o céu, porque existe somente uma porta para o céu, que é Jesus. Existe somente um caminho para o céu, que é Jesus. A não ser que você recorra a Ele e não permita que nenhuma voz afaste você desta busca não há esperança para sua alma.
A busca por Jesus exige perseverança, insistência e Bartimeu assim agiu, venceu os obstáculos.
D – Ele busca com abnegação
49  Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
50  Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
O fato dele ter deixado a sua capa tem um grande significado. Sabe o que este homem possuía na vida? A capa. Ela era seu único pertence. Quando as pessoas lhe chamaram e lhe disseram que Jesus o estava chamando, este homem lançou de si sua capa, como que dizendo: vou me desvencilhar de qualquer coisa para ir até Jesus. Ele estava no meio de uma multidão, não queria se embaraçar, se enroscar em ninguém. Não queria que aquela capa fosse um estorvo, um impedimento para ir até Jesus. Ele se desprendeu da única coisa preciosa que possuía, estava pronto para abrir mão de qualquer coisa para encontrar-se com Jesus.
Algumas pessoas dizem: eu vou até Jesus. Eu quero a Jesus. Mas, primeiro preciso resolver algumas pendências em minha vida. Primeiro preciso deixar meu vício. Primeiro preciso acertar minha vida nisso ou naquilo. Primeiro preciso mudar nisso ou naquilo. Não! É agora! Lança a sua capa. Pare de arrumar desculpas. Pare de adiar. Pare de transferir responsabilidades. Deus quer que você tenha um encontro com Seu Filho hoje, agora, sem qualquer embaraço. Não de desculpas. Atenda agora mesmo.
E tem mais, lançando de si a capa, Bartimeu levantou-se de um salto e for ter com Jesus. Cego tem dificuldade de dar um passo, imagine dar um pulo. A atitude de fé de Bartimeu foi dar um salto para os braços de Jesus, e ele fez a escolha correta. Há muitas escolhas que se você fizer pode dar certo ou errado, mas jamais alguém se frustrou, fracassou, equivocou-se por tomar uma decisão de entregar sua vida a Jesus. Jesus disse:
9  Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem (Jo 10.9).
Vá até Jesus e Ele nunca te lançará fora. Ele te chama com uma voz tão doce:

28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
30  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mt 11.28-30).
38  Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (Jo 7.38).
Jesus tem para você uma vida plena, uma vida abundante, uma vida bendita, uma vida eterna.
E – Ele busca com objetividade
51  Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
Ele não pediu riquezas, ele pediu luz. Ele fez a coisa mais importante, mais sensata, mais urgente que um homem podia fazer na vida. Quantas vezes não gastamos todo o tempo de nossas orações com pedidos fúteis e egoístas e deixamos no esquecimento aquilo que realmente tem valor.
Jesus estava passando pela cidade de Jericó, cidade de Bartimeu, e ele clama por Jesus em sua última oportunidade. Se ele tivesse calado a sua voz, ele teria permanecido um cego, permanecido um mendigo na beira do caminho e permanecido em trevas espirituais. Faça como Bartimeu, busque a Jesus com humildade, com insistência, com abnegação e com objetividade.
Qual a sua necessidade? Qual o seu desejo? Bartimeu teve clareza: Mestre, que eu torne a ver. Ele podia pedir uma esmola. Ele podia pedir ajuda. Mas, foi no foco de seu problema: Mestre, eu vivo nas trevas, eu quero ver. Qual é a sua maior necessidade? O que você quer que Jesus faça na sua vida?
3 – OS RESULTADOS POR NÃO DEIXAR PASSAR A OPORTUNIDADE
Bartimeu não desperdiçou a oportunidade que teve e por isso obteve grandes resultados.
A – Ele encontrou a sua salvação
52  Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.
Bartimeu chega a Jesus com fé em seu coração. Bartimeu chega a Jesus reconhecendo que Ele é o Messias, que Ele é o Mestre, que Ele é o Salvador, que Ele é a sua única esperança e por causa disso encontra a salvação.
E quando ele chega diante de Jesus as primeiras palavras que ouve é: a tua fé te salvou. Jesus viu naquele homem mais do que uma doença física, mais do que falta de luz nos olhos. Jesus viu nele uma cegueira maior, mais profunda, mais densa, mais pavorosa. Uma cegueira eterna, uma escuridão eterna. Jesus viu que este homem não estava salvo.
Deus pode nos abençoar. Deus pode nos dar vida, saúde, família, trabalho, inteligência, prosperidade. Tudo que temos é bênção de Deus, dádiva de Deus. Mas, a maior necessidade é uma dádiva espiritual: a salvação. Se você tiver todas as dádivas de Deus e não for salvo, tudo que você tem perece, fica aqui.
Jesus contou a parábola de um homem que viveu regaladamente em seus banquetes, com seus amigos, sem nunca parar para pensar no destino de sua alma, sem nunca se preparar para um encontro com Deus. Este homem viveu embalado pelo seu conforto, com suas festas, com seus requintes até ao dia em que ele morreu sem estar preparado para encontrar-se com Deus. Na eternidade, já no inferno, estando em tormentos, ele caiu em si, mas era tarde demais, não havia mais chance de reverter a situação. Desesperado, ele pede uma gota de água para aliviar seu tormento e nem isso lhe é dado, porque não aproveitou as oportunidades de sua vida.
Hoje você tem tempo. Hoje Deus quer salvar a sua alma. Hoje Deus quer perdoar seus pecados. Hoje Deus quer entrar em seu coração. Hoje Deus quer selar você com o Espírito Santo da promessa. Hoje Deus quer regenerar seu coração. Hoje Deus quer fazer de você um filho dele, um herdeiro dele. Hoje Deus quer tirar você das trevas para a luz. Jesus está te perguntando: Que queres que Eu te faça? Escolha a salvação de tua alma.
B – Ele também foi curado por Cristo
52  ... E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.
Você que entrou aqui hoje, talvez tenha uma doença que esteja tirando seu sono. Talvez esteja muito aflito, porque está lidando a muito tempo com sua saúde e o diagnóstico dos médicos não é favorável, não é otimista. Talvez você esteja angustiado e até deprimido por uma causa que oprime, que machuca, que dói, que suga suas energias, que rouba seu sono, que tira seu apetite, que tira sua paz. Quero dizer para você que Jesus está aqui hoje, passando por nós. Ele perdoa, Ele salva e Ele também tem poder para curar. Que queres que Eu te faça? Talvez você saia daqui hoje com seu corpo curado, com sua alma perdoada, com sua salvação garantida.
C – Ele tornou-se um seguidor de Jesus
52  ... e seguia a Jesus estrada fora.
Para onde? Para Jerusalém. A Jerusalém do Getsêmani, das gotas de sangue, das cusparadas humilhantes, da multidão inflamada gritando: crucifica-o. Crucifica-o. Diz o texto que este homem põe o pé na estrada e assume que é um discípulo de Jesus. Ele não se acovarda a partir do momento em que é salvo. Ele não se esconde. Ele tem a coragem de seguir. Como? Louvando a Deus.
As oportunidades vêm e as oportunidades vão e é muito perigoso desperdiça-las. Se você não agarrá-la quando chega, você poderá perdê-la para sempre.
Conclusão
Você tem tido tantas oportunidades. Deus tem lhe preservado a vida, a saúde. Deus tem lhe dado o pão de cada dia. Deus tem lhe dado abrigo, as vestes, trabalho, a família e amigos. Deus tem lhe dado a sua palavra. Deus tem colocado diante de ti pregadores. Deus tem lhe dado a chance de ouvir sua palavra. Deus tem revelado para você seu amor. Deus tem lhe dado tantas chances e tantas oportunidades. Não brinque com essas oportunidades, porque não sei quantas mais você terá. Talvez, a oportunidade de hoje, seja à semelhante de Bartimeu, pois esta pode ser a tua última oportunidade. Jesus nunca mais iria passar em Jericó e Bartimeu agarra esta oportunidade. Ele entende que não pode deixar ir embora esta oportunidade de sua vida.
Jesus está passando por aqui nesta hora e esta é a sua Jericó, qual decisão você vai tomar? Esta decisão é sua. Não posso decidir por você, seu pai não pode decidir por você, sua mãe não pode decidir por você, seu marido não pode decidir por você, sua mulher não pode decidir por você, seu noivo não pode, sua noiva não pode, seu namorado não pode e sua namorada não pode. Esta decisão é intransferível, somente você pode tomar esta decisão. O que você vai fazer? Que decisão vai tomar? Que escolha vai fazer? Vai escolher a vida ou vai escolher a morte? Você pode escolher. Você hoje ainda tem tempo para escolher, amanhã pode ser tarde demais. Se hoje você ouvir a voz de Deus, não endureça seu coração.
Bartimeu aproveitou a última oportunidade de sua vida. Se Bartimeu tivesse calado a sua voz, se Bartimeu tivesse silenciado o clamor de seu coração, se Bartimeu não tivesse recorrido com urgência ao Senhor Jesus, possivelmente ele teria permanecido cego e em trevas pelo resto de sua vida. Mas ele clamou, mas ele gritou, mas ele buscou, mas ele insistiu e foi salvo e foi curado porque ele aproveitou a última oportunidade da sua vida.
Talvez você esteja tendo a última oportunidade da sua vida nesta hora. Este momento é a sua Jericó. Talvez Jesus esteja passando pela última vez pela Jericó da sua vida. Eu não sei o que você vai fazer, não sei qual vai ser a sua atitude, qual vai ser a sua reação, qual vai ser a sua resposta. Mas, você pode fazer o que Bartimeu fez. Hoje a porta está aberta, hoje o convite é feito e Jesus está passando por aqui. Depois que a oportunidade passa, não tem mais jeito, você não tem mais como pegá-la. Nesta hora Deus está te dando uma oportunidade. Aproveite-a...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.