Subscribe:

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

TER ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECER PERDIDO...


                       TER ESPERANÇA QUANDO TUDO PARECER PERDIDO...
Lm. 3:22-33
22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. 28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
29 Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.
30 Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.
31 Pois o Senhor não rejeitará para sempre.
32 Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.
33 Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.
Jeremias é conhecido como o “profeta chorão”, ou “o profeta das lágrimas”. Um homem de mensagem severa, mas com o coração quebrantado. Foi um profeta solitário e rejeitado durante toda a sua vida. No entanto, foi um dos mais ousados e corajosos profetas. Jeremias intercedia incansavelmente diante de Deus pelo povo de Israel que estava pregando culto a deuses de pau e pedra.
Jeremias pregava a ouvidos surdos e recebia ódio em troca do seu amor aos compatriotas.
Jeremias profetizou durante 20 anos a Judá em vão.
Aí Deus ordenou a Jeremias que deixasse a sua mensagem por escrito. Jeremias estava proibido de comparecer perante o rei. Então ele enviou o seu secretário Baruque para ler as profecias no templo. Depois disso as profecias foram lidas diante do rei Joaquim. Quando o rei ouviu as palavras, ele pegou o rolo do livro e queimou, em desprezo a Jeremias.
Jeremias outra vez ditou ao seu secretário as profecias que as escreveu novamente num segundo rolo.
Que duro! Que prova! Amar e não ser correspondido é horrível. A pessoa fica em estado de pânico. Não dorme.
JEREMIAS É UM PROFETA NÃO OUVIDO. PREGA A OUVIDOS SURDOS.
Ele vê que se aproxima a ruína do seu povo e não pode fazer nada.
Um dia a sua profecia se cumpre. Jerusalém é cercada, o povo está com fome.
Aí Jeremias escreve cinco lamentações. Cada capítulo do livro é uma lamentação.
O capítulo 3 é a lamentação de quando o povo foi deportado para a Babilônia.
A história diz que Jeremias ficou sentado chorando, e lamentou sobre Jerusalém com esta lamentação. Jeremias reconhece o juízo divino sobre Jerusalém. Chegou o dia da prestação de contas.
Mas Jeremias reconhece que Deus, além de ser reto e justo em todos os seus caminhos e juízos, também é um Deus misericordioso e compassivo com todos os que nele esperam.
O livro de Lamentações levou o povo de Israel a ter ESPERANÇA EM MEIO AO DESESPERO e olhar para além do juízo daquele momento, para o tempo futuro em que Deus restauraria o seu povo.
No capítulo 3 inteiro há um paralelo com a nossa vida em algum momento da nossa história.
Você já foi orar e teve o sentimento de que Deus está distante e que a sua oração não está sendo ouvida? JEREMIAS também. Veja as suas lamentações:
Vs. 8: Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração( ELE DELETA!). TERRÍVEL! Sensação de impotência.
vs.12: Armou o seu arco e me pões como alvo a flecha. Deus vai praticar tiro ao alvo, e o alvo sou eu.
Vs. 14: Fui feito objeto de escárnio para todo o meu povo e a sua canção todo o dia. Fizeram até uma musica para Jeremias.
Veja a que ponto pode chegar um homem quando perde a esperança: vs. 18: Pereceu minha força e esperança no SENHOR. !!!Terrível!
Aí Jeremias apela ao seu passado e ora a Deus: LEMBRA-TE DA MINHA AFLIÇÃO E DO MEU PRANTO, DO ABSINTO E DO FEL. Vs. 19. Lembra-te ó Deus por tudo o que já passei. É MUITO SOFRIMENTO. ISSO NÃO PODE SER ESQUECIDO.
Jeremias tem contabilizado muitos sofrimentos.
FALE COM DEUS ASSIM: Ó Senhor, olha para o meu passado. Vê o quanto eu já sofri! Lembra-te de mim!
NÃO PERCA AS ESPERANÇAS DE QUE UM DIA SUA ORAÇÃO SERÁ RESPONDIDA.
VS. 21: POR ISSO TENHO ESPERANÇA.
RAZÕES PARA TER ESPERANÇA:
A IRA DO SENHOR É DE CURTA DURAÇÃO, MAS A SUA MISERICÓRDIA NÃO TÊM FIM. Vs. 22 e 23
Tão diferente dos seres humanos que muitas vezes tem um amor curto e uma longa ira.
O amor acaba por qualquer motivo. O amor de muitos esfriará.
Notem o tom do apóstolo: é um apelo:
Col. 3: 12 ¶ Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
13  suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
A pessoa que diz: fulano não tem amor, ou tal igreja não tem amor, ou o pastor não tem amor, é SINTOMA CLARO de que essa pessoa não ama! É UMA PROJEÇÃO SOBRE ELA MESMA. Porque a pessoa que ama, não fica dizendo essas coisas.
O amor não é algo dito, mas algo agido. Eu te amo! E a ação? “E eu quero que você seja minha esposa pelo resto dos meus dias”.
Casa-se para ser feliz e não para fazer o outro feliz. Por isso muitos casamentos fracassam.
O SENHOR É BOM E MISERICORDIOSO COM AQUELES QUE NELE ESPERAM, COM HUMILDADE E ARREPENDIMENTO. Vs. 24-27
Lm. 3:24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei NELE.
25  Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele, para a ALMA QUE O BUSCA.
26  Bom é ter esperança e aguardar EM SILÊNCIO a salvação do SENHOR. (não fica contando pra todo mundo).
27  Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade;
TEM QUE ESPERAR!!! Não há atalho!
Mandar em Deus não funciona! SE REVOLTAR, MENOS AINDA. SÓ PIORA. Não adianta determinar, exigir, declarar, dá ordem!
COM DEUS, ESSA COISA NÃO FUNCIONA! O que funciona mesmo é humilhação, paciência e resignação. Eu exijo os meus direitos!!! O seu direito é morte eterna. Porque o salário do pecado é a morte….
UMA VEZ ALCANÇADO O ALVO DO SOFRIMENTO, DEUS EXECUTARÁ A SUA MISERICÓRDIA.
Pastor, quanto mais eu ainda vou sofrer? Não sei. Não conheço o plano de Deus para a sua vida.
QUAL A FÓRMULA PARA ALCANÇAR O FAVOR DE DEUS? RESPOSTA:
29  Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança. (tire a boca do macarrão, faça um jejum a Deus).
30  Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. (não vá tirar satisfação).
31  Porque o Senhor não rejeitará para sempre. EU ACHO ISSO LINDO!
Irmão, Deus está tratando com você alguma coisa. Eu não sei o que é.
Mas Apóstolo, Deus está me entristecendo? Como pode?
32  Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias.
33  Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
PORQUE DEUS ENTRISTECERIA ALGUÉM?
II COR. 7:10  Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual (TRISTEZA) ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. ESSA TRISTEZA É COISA BOA!
Conclusão:
NÃO PERCA AS ESPERANÇAS
DEUS PODE ESTAR TE PROVANDO, MAS ELE TEM UM PROPÓSITO NESSA TRISTEZA.
SALMO 30:5 UM DIA SUA TRISTEZA SE CONVERTARÁ EM ALEGRIA...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.