Subscribe:

domingo, 24 de julho de 2016

NOEMI E RUTE A VERDADEIRA FIDELIDADE...


                              NOEMI E RUTE A VERDADEIRA FIDELIDADE...
Rute: 1:11-18
1.  Introdução
A vida de Rute e Noemi é uma história de determinação, de perseverança e fidelidade a Deus, mesmo quando as circunstâncias são difíceis.
Quero começar destacando alguns fatos na vida de Noemi.
Noemi era uma mulher feliz, por se casada com um bom marido chamado Elimeleque e ter dois filhos.
Noemi e sua família saem de Belém, cidade da região de Judá e vão para Moabe, por causa da fome, e ali naquela terra eles prosperam e vencem as circunstâncias difíceis.
Seus dois filhos casam-se com duas moabitas, chamadas Rute e Orfa.
2.  Em Moabe, Noemi vivencia três momentos difíceis que poderiam ter abalado sua vida.
2.1     O primeiro momento difícil na vida de Noemi é quando morre Elimeleque, o marido de Noemi (1:3).
Ela fica em situação difícil, tendo que criar sozinha seus dois filhos. Acho Noemi uma mulher de fibra, pois ela enfrenta como viúva a criação de seus dois filhos. Ela não se entrega as dificuldades, mas confiando em Deus supera esse momento.
2.2     O segundo momento difícil de Noemi é quando seus dois filhos morrem (1:5).
Em Moabe, Noemi vê os seus dois filhos casarem com Rute e Orfa.
Imagino que após a morte de seu marido,  Noemi transfere seus sonhos e realizações para seus dois filhos. Sem marido, Noemi trabalhava incessantemente para vê-los crescer e se tornarem adultos equilibrados..
Tempos depois, uma tragédia acontece, e Noemi vê os seus filhos morrerem. Com a morte de seus dois filhos, Noemi vê muitos de seus sonhos morrerem. O que toda mãe espera é viver para na velhice e morte ser assistida por seus filhos. Porém, é uma terrivelmente triste uma mãe viver para ver seus filhos morrerem.
Mas, você pensa que Noemi desistiu? Não. Ela não se entregou a uma depressão, a sentimentos negativos de destruição. Ao contrário, a Bíblia diz que nesse momento Noemi tem uma atitude no capitulo 1:6.:  “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”
2.3     O terceiro momento difícil na vida de Noemi é na fase de sua velhice.
Neste momento, ela não tem marido, filhos, não tem mais saúde e nem vitalidade. Outro grande problema de Noemi neste momento, é que seus recursos financeiros acabam.
Que situação hem? Sem marido, sem filhos, sem a possibilidade de casar novamente por causa da idade avançada, e sem dinheiro.
Mas você acha que Noemi desistiu e se entregou completamente a tristeza e ao desanimo? Muitos já teriam desistido em momentos como esse.
3.  Mas, é nesta hora de crise que Noemi mantem viva a lembrança do Senhor.
Veja o que diz o texto em Rute 1:6.: “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto…, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”
Assim com Noemi, lembremo-nos do Senhor nos momentos de crise. Deuteronômio 5:15 diz.: “…porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido…”.
Noemi não foi esquecida por Deus. Rute, sua nora, é levantada por Deus para ajudar Noemi. Rute deixa sua família sua terra, e adota a cultura de Noemi e seu povo. Noemi não tinha materialmente nada para oferecer a Rute, mas Rute se torna sua aliada.
Hoje em dia, muitas pessoas fazem declarações negativas  sobre suas sogras. Por muitas vezes, a figura de uma sogra tem sido o alvo de chacotas e piadas.
Mas, em Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento Rute tinha um grande sentimento de amizade e devoção pela sua sogra entre sogra e nora..
Eu gostaria de falar um pouco sobre esta nora, chamada Rute e as grandes lições de vida que aprendemos com ela.
4.  Ao estudar a vida de Rute aprendo que a fidelidade e a bondade são essenciais para que a família prospere e tenha a proteção do Senhor.
4.1     Com Rute, aprendemos sobre o  valor da fidelidade.
Um dia, Noemi chama as suas duas noras e diz no cap. 1:8-13 e diz:
“…-Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!  9  O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar! Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo.
Porém elas começaram a chorar alto 10  e disseram: -Não! Nós não voltaremos. Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo.
11  Mas Noemi respondeu: -Voltem, minhas filhas. Por que querem ir comigo? Vocês acham que eu ainda poderei ter filhos para casarem com vocês? ” (Rute 1:8-11 NTLH)
Orfa, uma de suas noras resolve voltar para casa de seus pais e sua terra,  mas Rute fica.
Enquanto uma retrocede e volta atrás, outra fica. E por ter ficado com Noemi, Deus recompensa a fidelidade de Rute.
Noemi não tinha nada para dar a Rute, não tinha dinheiro, não havia feito promessas, não podia lhe dar um novo casamento, estava velha, mas Rute resolve ficar.
Rute a sua sogra no cap. 1:16: “…o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus….”.
A fidelidade de Rute a Noemi e ao Deus de Noemi é um grande exemplo para nós. Nos dias de hoje, há filhos que abandonam idosos em asilos, que deixam de assisti-los na sua velhice. Rute não era assim. Foi um exemplo de amor e fidelidade.
Rute demonstrou que era fiel nas pequenas coisas da vida. Veja o que Jesus diz  em Lucas 16:10:  “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”
Quando Noemi insiste para Rute voltar para sua família, veja o que Rute diz:
” 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ” (Rute 1:16-17 RA)
A NOSSA FIDELIDADE ATRAI  FIDELIDADE. Rute atraiu fidelidade de Deus e de outras pessoas para ela. Salmos 100:5 diz: “Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”
4.2     O valor da Generosidade
Rute era uma mulher que ficou conhecida por seu exemplo de generosidade. Certa vez um homem rico, chamado Boaz, diz a Rute: “…olha, me contaram sobre tudo o que você fez pela tua sogra, como você deixou pai, mãe, seus parentes e sua terra para ajudá-la”. (2:11)
Mais tarde, a Bíblia conta que Boaz ajuda Rute generosamente permitindo que ela colha comida em suas propriedades.
Quando somos generosos com outras pessoas, recebemos o mesmo. O bem que desejamos que outros façam por nós é o bem que devemos fazer por outros.
Tudo o que semearmos, mais tarde colheremos na mesma proporção.
Pessoas egoístas não sabem dividir, não sabem compartilhar nada com outros. Os egoístas são solitários, porque pensam apenas em si mesmos, e em suas próprias necessidades.
Em Filipenses 2:4, Paulo destaca um aspecto da pessoa generosa: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.”
Rute não pensava apenas em si. E por causa disso Deus a ajudou.
Lembre-se! Deus está disposto a ajudar àqueles que se colocam como instrumentos para servir ao próximo.
4.3     Rute obteve uma vida de prosperidade e proteção de Deus.
Rute 4:13: “Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” (Rute 4:13 RA)
Rute 4:17b: “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”
Como Deus abençoou de forma tremenda a vida de Rute. Rute e Noemi chegaram a Belém como pobres viúvas
Mas, pela graça de Deus, mais tarde ela casa com um bom homem, chamado Boaz.
O cap. 4:13diz: “….o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” O verso 17 deste capitulo diz : “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”
Deus foi tão bom com Rute que permitiu que ela tivesse um filho  se tornasse a Avó de Rei David. Veja onde podemos ser levados pela fidelidade a Deus!
Todo o povo de Belém vê de perto a maravilhosa obra que Deus começa a fazer na vida de Rute e Noemi. As pessoas da sua casa, seus vizinhos testemunharão de perto as grandiosas bênçãos que Deus te Dará.
Quando examinamos a genealogia da família de Cristo, ali encontramos o nome de Rute. Era não era uma judia, não era israelita, mas ali está o seu nome. Rute passou a ser eternamente lembrada, porque decidiu que não iria recuar, abandonando Deus.
Deus exalta aos humildes, Ele honra aos desonrados, Ele da força aos fracos, Ele anima aos de espírito abatido!
O salmista diz no cap. 35:27: “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”
5.  Conclusão
Rute desejou ter em sua vida o mesmo Deus de Noemi. O testemunho de Noemi e seu exemplo de vida influenciaram a Rute ao ponto dela desejar o mesmo Deus de Noemi. “O teu Deus será o meu Deus”.  Será que o teu testemunho, faz com que as pessoas em sua casa, no seu trabalho, queiram ouvir falar do seu Deus? Ou será que o nosso testemunho tem afastado as pessoas do desejo de quererem ouvir acerca do nosso Deus?
Para aqueles que não têm fé, a história de Rute, poderia ser vista apenas como a história de uma viúva de sorte. Mas, Rute não teve sorte, Rute tinha algo muito mais certo do que a sorte. Ela tinha sobre a sua vida a mão de Deus.
As coisas boas que acontecem conosco não resultam de sorte na vida, mas de uma mão soberana, poderosa e gloriosa que atua sobre mim e você.
Quero te convidar para nesta noite clamar ao Senhor pela tua vida, dizendo: Senhor me ensina a ser fiel mesmo nas circunstâncias difíceis da vida...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.