Subscribe:

sábado, 25 de junho de 2016

ESTUDO SOBRE SALOMÃO E SULAMITA, TIPIFICA JESUS CRISTO E A IGREJA...


   ESTUDO SOBRE SALOMÃO E SULAMITA, TIPIFICA JESUS CRISTO E A IGREJA...
Salomão escreveu três livros: Quando era jovem, entre 28 á 30 anos – escreve: Cantares – heb: Shir Hash-Shirim – O mais excelente dos Cânticos!Quando estava no ápice de sua sabedoria, já era um homem formado escreve sua segunda obra: Provérbios – onde encontramos uma profundidade de conhecimento, na qual não encontramos em nenhum outro livro. Já no fim de sua vida, quando já era um velho, senhor de idade, chegando ao fim de seus dias, o seu reino estava uma catástrofe, por que havia abandonado o Senhor, para servir ás mulheres estranhas e seus deuses que havia adquirido na terra, a bíblia diz que escreveu sua terceira obra Eclesiastes!Quando escreve Eclesiastes nos faz entender que poderia ter feito muito mais. Então faz uma retrospectiva e introspectiva e vê que ele negligenciou o Senhor e deixou o tempo passar, com isto escreve o texto de Ec 12.1 “lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias”. Pior coisa é o homem chegar ao fim de sua vida, de seu ministério, de sua caminhada, olhar para trás e perceber que poderia ter feito muito mais pra Deus!Já dissera um Rabino Akiba no ano de 95 D.C “ todos os livros da Torá antiga são santos, mas o livro de Cantares é o Santo dos Santos”.Ex: na festa da colheita é lido o livro de Rute diante de toda nação de Israel, mas 8 dias após á Páscoa, o Rabino abre a Torá antiga e lê o livro de Cantares, e os rabinos batem a mão no peito e dizem: “ O livro de Cantares não foi escrito apenas, para o amor de Salomão pela Sulamita, e sim para demonstrar o amor de Jeová pela nação de Israel e também o amor de Jesus Cristo pela igreja!

Para que entendam melhor, é necessário um resumo histórico de quem era Salomão, o que fazia o que tinha o que comia...

Salomão não escreveu apenas três livros: 1Re 4.32 diz: 1005 Cânticos, 3.000 provérbios. Seu pai Davi, teve que fazer guerras, mas assim que passou o trono e não houve guerras. Salomão reinou de 1970 á 1930 – 40 anos de PAZ. Davi profetizou e disse: Chamarás Salomão – Pacífico, paz. Então como não havia guerras, Salomão começou á fazer de Israel a nação mais poderosa da época, em 1Re10. 14 – diz que era retirado nas terras de Israel anualmente – 666 talentos de ouro, o talento é 34 kg – 22.644kg de ouro – 62 kg ouro dia. Além disto, vinham de outras nações negociantes, com presentes á Salomão. Ele era atração, um imã de benção e gloria.

Navios de Tarsis desembarcavam nas terras de Salomão, deixando: perfumes, ouro, prata, especiarias... Diz a bíblia: que havia ouro no reino de Salomão, igual figueiras bravas havia nas campinas. Salomão contava com 40.000 cavalos importados: não eram cavalos comuns, era de sangue puro, vindo de países como: Arábia, Egito e outras nações...

Diz o Josefo historiador: que havia 12.000 cavaleiros: 6.000 nas torres de atalaia, e 6.000 andava com o rei pra todo lado. Os Cavaleiros: vestiam púrpura, tírias, andavam em cavalos brancos, todos com cabeleiras compridas, e nelas eram colocados papelotes de ouro. E quando Salomão ia refrescar os pés, desciam as montanhas para o Riacho, 6.000 o acompanhavam, diz Josefo, que os raios do sol batiam na cabeleira e resplandeciam os rostos, por causa do brilho do ouro. Foram gastos13 anos para construir o palácio, por causa de sua vaidade, mais 7 anos para fazer o templo de Deus. Havia 1.400 carros de guerra, mesmo sem precisar, ninguém desafia tamanho poder na época. Diz a historia que 60.000 pessoas frequentavam seu palácio diariamente para assentar á grande mesa com o rei. Não eram oferecidos copos de vidro, plásticos e prata, eram de ouro maciço. Para atender o numero de pessoas: 6.730 litros de farinha, mais 100 ovelhas, 30 bois e fora animais de caça.

Como não havia guerras, todos os reis vinham trabalhar no reinado de Salomão e mandavam trabalhadores. A bíblia diz: que eram 153.600 no governo do rei. Sendo que 70.000 subiam montanhas para trazer madeiras de: Cedro, Acácia e Cetim, outros 80.000 subiam montanhas para buscar ouro, prata e pedras preciosas, outros 3.600 eram inspetores, para mandar o povo trabalhar dizendo: Salomão precisa de ouro, mais prata, “ Volte-se ao trabalho”.

A bíblia diz: que Salomão fez 80.000 taças de ouro, todas foram colocadas á disposição no palácio. Salomão cresceu, tornou-se poderoso, todos queriam ver a face de Salomão, a sua glória. Salomão foi o Fundador da Marinha Mercante pois os seus navios iam até a Felícia, até a cidade de Ofir onde de lá era trazido o OURO PURO DE OFIR O ÚNICO QUE ERA 100% PURO esse ouro foi usado para construção dos utensílios do Templo de DEUS pois o Senhor que 100% de pureza.

Segundo a bíblia a rainha de Sabá, foi com sua comitiva e quando chegou ao palácio viu a gloria, a beleza, a sabedoria, a majestade, ela encantou-se á ponto de desmaiar-se. “E “dizia:” tudo o que ouvi não se compara, aquilo que meus olhos estão vendo”. Diziam pelas praças: longa vida ao rei Salomão! e encurvados diziam: não há outro igual á Salomão, e nem haverá! Mas eles não conheceram Aquele que era que é, e que há de vir...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcan

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.