Subscribe:

domingo, 12 de junho de 2016

A PROCURA DAS JUMENTAS...


                                           A PROCURA DAS JUMENTAS...
I Samuel 9:1 Havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, benjamita, homem de bens.
I Samuel 9:2 Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo.
I Samuel 9:3 Extraviaram-se as jumentas de Quis, pai de Saul. Disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, dispõe-te e vai procurar as jumentas.

Baseada na história da escolha de Saul para reinar sobre o povo de Deus profetizarei sobre a sua vida, em nome de Jesus, uma grande virada que virá da parte de Deus, independente do seu estado emocional, espiritual, familiar ou físico. 

Quis tinha um filho chamado Saul, da tribo de benjamim, como os versículos acima nos informa. Esta família descendia da tribo de Benjamim, o filho caçula de Jacó. Toda a tribo de Israel vivia da agricultura, não era diferente com esta família que também eram mantidos pela agricultura, tinham bois, certamente gados, terras, também jumentos que era utilizada em Israel como meio de transportes e também utilizada como animal de carga, para conduzir os produtos cultivados da terra.

Diz no versículo 3 de 1 Samuel 9, que as jumentas desta família se extraviaram, não sabemos o número de jumentas perdidas, mas sabemos que foi mais de uma. Quando Quis foi ao local onde deveriam estar às jumentas talvez para utilizá-las naquele momento, chegando ele ao local onde deveriam estar as jumentas, ele descobre que elas tinham sumido. O que pensar? Ou o que fazer neste momento?
Então te faço uma pergunta? O que fazer quando perdemos algo que era de suma importância para a nossa sobrevivência, para o nosso uso diário? Estas jumentas perdidas possuíam um grande valor significativo para aquela família. 

Será que não estou falando com alguém, que obteve alguma outra perda que não era nenhuma jumenta, mas que teve alguma perda significativa de valor: moral; emocional; financeira; afetiva; familiar ou amorosa?

Às vezes questionamos com Deus sobre certas perdas que nos sobreveio repentinamente, e como se não bastasse, as perdas somem sem nos deixar rastros algum para podermos ter um paradeiro , uma explicação de onde foram parar, e se fica aquela lacuna em nossas mentes.. 

A única coisa que estava no controle de Quis , foi chamar o seu filho mais jovem chamado Saul para dar continuação às buscas que seu pai já havia começado dentro dos seus termos e seu limite territorial. 
Como Saul era mais moço do que seu pai, ele foi convocado para estender as buscas, a fim de descobrir o paradeiro das jumentas perdidas que sumiram sem deixar rastro. Sabe o que isso significava? Que Saul teria que trazer uma resposta para o seu pai, resposta esta que nem mesmo ele tinha. 

I Samuel 9:4 Então, ( Saul e o moço que o acompanhou) atravessando a região montanhosa de Efraim e a terra de Salisa, não as acharam; depois, passaram à terra de Saalim; porém elas não estavam ali; passaram ainda à terra de Benjamim; todavia, não as acharam.
Saul foi com o seu moço em busca de achar uma resposta sobre os extravios das jumentas. Ele passou pela terra de Salisa, Saalim, pela terra de benjamim, porém a resposta que ele precisava não estava em nenhuma daquelas terras.


Alguém pode está correndo de um lado para outro, em várias seitas religiosas, lugares que dizem terem o Deus verdadeiro, mas quando você espera por este deus ele não te aparece. Amigos que dizem serem teus amigos, mas nestas horas negam a eficácia da verdadeira amizade, eles somem sem nada fazer para tentar amenizar a dor do seu coração. E continua a corrida, a procura, correndo, querendo recuperar o tempo, o espaço, a família que fugiu por entre os dedos, o dinheiro perdido e nem se sabe onde foi parar tudo isso. Também porque não dizer que até a espiritualidade, a fé que é fundamental, tudo isso foi roubado, foi-se embora. Que frustração! Tudo isso, ou algumas coisas a mais como estas se te perderam, pôr algum saque ou dispersão sua, ou talvez por causa do deslize de alguém dos seus que inconsequentemente te fez perder algumas coisas, principalmente a sua alegria e vontade de viver. 

Muitos nos dias de hoje estão em uma quadro parecido com este que ocorreu na família de Saul, estas pessoas estão vivendo ou já viveram uma quadro de perdas, e estão procurando respostas onde não tem resposta para solucionar o seu problema.

Saul direcionado pelo pai Quis, possivelmente foi procurar nos lugares onde o seu velho pai já havia procurado, nos seus termos, dentro das suas cercanias, conferindo se elas já tinham retornados, mas elas não havia retornado. Então ele com o seu moço, saiu a procurar em vários outros lugares, mas não acharam a respostas das perdas do seu pai e porque não dizer, perdas suas também, porque era uma só família, o que pertencia ao pai era direito do filho por herança. 

Saul não encontrou resposta onde ele procurou, nem em Salisa, nem em Salim, e muito menos nas terras de Benjamim. MAS ELE ENCONTROU NA TERRA DE ZUFE, hebraico: doze.NUNCA DESPREZE UMA PESSOA INDEPENDENTE DA SUA INDUMENTÁRIA, PORQUE ELA PODE SER A PONTE, OU A FONTE DE PARTE DA RESPOSTA OU DE TODA A RESPOSTA QUE VOCÊ PROCURA.

Der repente alguém que era o seu servo que estava do seu lado ajudando nas buscas, jovem simples, pronto para servir, abre a boca e lhe trás uma revelação que mudaria todo aquele quadro da vida do grande Saul. Leiamos abaixo.

Samuel 9:5 b Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem, e voltemos; não suceda que meu pai deixe de preocupar-se com as jumentas e se aflija por causa de nós.
I Samuel 9:6 Porém ele lhe disse: Nesta cidade há um homem de Deus, e é muito estimado; tudo quanto ele diz sucede; vamo-nos, agora, lá; mostrar-nos-á, porventura, o caminho que devemos seguir.

Este moço que acompanhava a Saul em busca de respostas referentes às jumentas foi à pessoa certa para conduzir Saul à vitória. Este moço, não era tão conhecido na cidade, mas quando ele abriu a sua boca, ele prescindiu ( não precisou) do inglês, do espanhol, do francês e nem do grego, ele disse algo que dispensava toda estes aparatos humanos.


ATENTE PASSO A PASSO, O QUE O MOÇO DISSE A SAUL, QUANDO SAUL ESTAVA DESISTINDO DE OBTER SUA RESPOSTA.

•-ELE SE OPÔS AO CAMINHO DA ENTREGA E DA DESITÊNCIA DE SAUL O REVELANDO UM NOVO CAMINHO. 

Porém ele “o moço” disse a Saul.. 

Quando a bíblia diz vers. 6-, Porém ele disse a Saul, a 
bíblia estava afirmando que o moço estava se opondo e contestado aos conceitos fracassados de Saul, que estava com intuito de se entregar, se acomodar, e de se contentar com as perdas querendo ir embora para o seu pai, sem ter a resposta daquilo que tanto procurou. 

Tem gente que se acomodou com as perdas, procurou só um pouquinho , ou até mesmo ; muito tempo e por não ter a resposta se cansou e desistiu de procurar, buscou solução aqui e ali e não a encontrou, com isso se acomodou com a desgraça pôr causa da frustração e desânimo. O seu único desejo é de partir, de morrer, de não mais avançar em busca da sua jumenta perdida. Deus que mudar está situação.

•-ELE NÃO SABIA ONDE ESTAVAM AS JUMENTAS, MAS ELE PROFERIU INFORMAÇÃO A RESPEITO DE ALGUÉM QUEM TINHA O PODER DE TRAZER A RESPOSTA PARA SAUL.

VERS 6- nesta cidade há um homem de Deus (chamado Samuel) e, é muito estimado; tudo quanto ele diz sucede; vamos agora , lá; mostrar-nos-á, porventura , o caminho que devemos seguir. 

Mesmo o moço não tendo a resposta que Saul buscava, ele o conduziu para a pessoa que tinha a resposta.
Samuel era um profeta representante espiritual de Deus em Israel. Era sobre Samuel que o servo de Saul estava se referindo, o homem que de fato traria a resposta que Saul procurava. 

Saiba de fato e atente para isso, que a sua resposta está onde palavra de Deus está sendo pregada. E para você poder ouvir a palavra de Deus através dos seus profetas e servos, primeiro você tem que ir ao encontro da palavra. 
Seja na igreja, nas praças, nos ônibus, onde uma voz ecoar com a palavra de Deus, se aproxime dela que você terá a resposta certa para suas dúvidas, suas perdas e indagações. 

Saul foi informado onde estaria a resposta certa para achar o que ele tanto procurava. Ele ouviu aquele moço e obedeceu a indo até o local mencionado. O local onde o profeta de Deus sacrificava e pregava.
Para não ficar só em minhas palavras:

I Samuel 9:18 Saul se chegou a Samuel no meio da porta e disse: Mostra-me, peço-te, onde é aqui a casa do vidente.
I Samuel 9:19 Samuel respondeu a Saul e disse: Eu sou o vidente; sobe adiante de mim ao alto; hoje, comereis comigo. Pela manhã, te despedirei e tudo quanto está no teu coração to declararei.
I Samuel 9:20 Quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não se preocupe o teu coração com elas, porque já se encontraram. E para quem está reservado tudo o que é precioso em Israel? Não é para ti e para toda a casa de teu pai?

•-ELE AJUDOU FINANCEIRAMENTE PARA QUE SAUL INVESTISSE NA OBRA DE DEUS, COMO TAMBÉM ACONTECE NOS DIAS ATUAIS QUANDO INVESTIMOS NA OBRA DE DEUS( DIZIMOS E OFERTAS ALÇADAS E OFERTAS MISSIONÁRIAS ETC.). 

Antigamente para ir encontra-se com o profeta tinha que levar algo para manter o dia à dia da obra de Deus, pois o profeta sobrevivia das ofertas dos fieis. Para tirarmos todas as dúvidas.

Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

Lucas 21:3 e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos.
Lucas 21:4 Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.

Mateus 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

Aqui nestas três passagens acima, a bíblia claramente esclarece qualquer dúvida.

TRAZEI TODOS OS DIZIMOS – Aqui é uma ordem de Deus para os fiéis, dizendo: TRAZEI. Ordem dada pôr Deus tem que ser obedecida.
TRAZEI TODOS OS DIZIMOS- Aqui ele ordena que TODOS obedeçam a sua palavra e tragam o dízimo e não só alguns fiéis.
TRAZEI TODOS OS DIZIMOS- Aqui Deus está ordenando: não quero 9%, 8%,7%.6%,5%,4%,3%,2%,1%, mas eu ordeno TODOS 10% Dízimos, investido e aplicado na obra.
Agora uma perguntinha para você? ONDE ESTÃO TODOS OS DÍZIMOS DO ANO INTEIRO? TEM APLICADO NA OBRA DA CASA DE DEUS?

Em Mateus 23,23, Jesus disse dizimes, e ofertes também sem omitir a misericórdia, a fé, e a justiça. Então além de ter a misericórdia, a fé, e a justiça, também tenho que dizimar e ofertar. E também se eu ofertar e dizimar não pode omitir a misericórdia, a fé e a justiça. 
Então os dízimos e ofertas alçadas, juntamente com o amor, misericórdia, e a justiça estão juntamente fundamentais em um só pacote. Não precisa ser muito inteligente, ou ser muito intelectual para discernir isto! 

Certamente quem pagará estas despesas não é outra instituição senão os participantes fiéis das mesmas freqüentadas por eles.

Hoje não é diferente, as constituições religiosas no caso como: as igrejas e seus líderes, também são mantidos das ofertas dos fiéis. Afinal, quem é que vai pagar à água, luz, telefone e gastos ministeriais? QUEM É QUE VAI ARCAR COM AS DESPESAS?

O servo de Saul, não era nenhum poliglota, e muito menos cheio da intelectualidade ou da teologia para entender isso, mas uma coisa ele sabia com toda a sua simplicidade: ele era conhecedor da importância de contribuir para manter a obra de Deus que precisava ser mantida pelos fiéis. 

Saul também sabia que o ministério do profeta de Deus era mantido por fiéis, tanto é que ele disse: 

I Samuel 9:7 Então, Saul disse ao seu moço: Eis, porém, se lá formos, que levaremos, então, àquele homem? Porque o pão de nossos alforjes se acabou, e presente não tem que levar ao homem de Deus. Que temos?
I Samuel 9:8 O moço tornou a responder a Saul e disse: Eis que tenho ainda em mãos um quarto de siclo de prata, os quais darão ao homem de Deus, para que nos mostre o caminho.

Quando você não desprezar alguém que prega a palavra de Deus pôr mais doído que ele te pareça ser, e você se propor em dar crédito obedecendo aquilo que lhe é ordenado pela palavra de Deus, e também você aprender a investir e ajudar na obra de Deus. Se prepare porque que algumas coisas te irão acontecer, da mesma forma que aconteceram com Saul e seu Pai Quis.

DEUS TRARÁ DE VOLTA TUDO AQUILO QUE VOÇE PERDEU COMO RESPOSTA DE SUA OBEDIÊNCIA A PALAVRA DELE:

- Samuel 9:20 Quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não se preocupe o teu coração com elas, porque já se encontraram.

JUNTAMENTE COM A RESTITUIÇÃO DAS SUAS PERDAS, DEUS COLOCARÁ EM UM SÓ PACOTE, TUDO O QUE É DE MAIS PRECIOSO DA TERRA PARA VOÇE, ASSIM COMO DEUS MANDOU SAMUEL PROFETIZAR PARA SAUL E A CASA DO SEU PAI O DOMINIO SOBRE A TERRA DE ISRAEL. 

I Samuel 9:20b E para quem está reservado tudo o que é precioso( o desejo) em Israel? Não é para ti e para toda a casa de teu pai?

DEUS TE COLOCARÁ EM LUGARES DE HONRA COMO FEZ COM SAUL E A CASA DELE.

I Samuel 9:22 Samuel, tomando a Saul e ao seu moço, levou-os à sala de jantar e lhes deu o lugar de honra entre os convidados, que eram cerca de trinta pessoas.

DEUS TEM RESERVADO PARA VOÇE PORÇÕES A PARTE, RESERVADO SEM NENHUM TIPO DE AGLOMERAÇÃO, AJUNTAMENTO SEM DIVISÓRIA SERÁ PORÇÃO SEPARADA, À PARTE. 

Samuel 9:23 Então, disse Samuel ao cozinheiro: Traze a porção que te dei, de que te disse: Põe-na à parte contigo.
I Samuel 9:24 Tomou, pois, o cozinheiro a coxa com o que havia nela e a pôs diante de Saul. Disse Samuel: Eis que isto é o que foi reservado; toma-o e come, pois se guardou para ti para esta ocasião, 

SERÁ OUTORGADO ATRAVÉS DA UNÇÃO PROFÉTICA O PODER E CAPACITAÇÃO PARA VOÇE SER AQUILO QUE DEUS DETERMINOU QUE VOÇE SERIA.

I Samuel 10:1 Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça ( de Saul), e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel? 
Quem foi que disse que Saul seria príncipe? Foi Deus.
Vejamos:
I Samuel 9:15 Ora, o SENHOR, um dia antes de Saul chegar, o revelara a Samuel, dizendo:
I Samuel 9:16 Amanhã a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo das mãos dos filisteus; porque atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim.
I Samuel 9:17 Quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe disse: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo.
Quem foi que mandou Samuel ungir a Saul como capitão de Israel? Foi Deus.
Vejamos: I Samuel 10:1 Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?

Deus pela sua onisciência se antecipa a fatos que para nos é o fim, a fim de mudar todo o quadro negativo de nossas vidas. Enquanto estamos chorando porque perdemos algumas jumentas, Deus já está bem posicionado bem lá na frente nos vendo sorrir juntamente com as jumentas que um dia se perderam, e também com algo muito maior que pela nossa mente medíocre nunca imaginaríamos que estava reservado para os seus fiéis...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.