Subscribe:

domingo, 5 de junho de 2016

A FORÇA DAS TREVAS E O PODER DA LUZ...


                                   A FORÇA DAS TREVAS E O PODER DA LUZ...
E Deus Chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. (Gênesis 1:5)
Desde a criação do mundo, Deus nos deixou bem claro que as Trevas e a Luz não foram criadas para andarem juntas, pois de imediato ambas foram separadas. Deus Chamou à luz Dia e às trevas Noite. Para iluminar o dia Deus criou o Sol, estrela central do Sistema Solar que por sua vez tem LUZ própria.
Como perfeito arquiteto que é, sabia Deus que não conseguiríamos sobreviver à noite sem que de alguma forma fossemos também iluminados, pois na escuridão nada se vê.
“Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz”. ( João 11:10)
“Jesus respondeu: “Não há doze horas no dia”? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo”. (
João 11:9)
Sendo assim Deus criou a Lua, único satélite natural da terra, que por sua vez é bem diferente do Sol; a Lua não possui fonte de luz, nela é refletida a Luz do Sol.
Trazendo esta mensagem para a nossa vida, podemos dizer que nós seres humanos podemos nos classificar como: Seres de Trevas ou Seres de Luz.
1. O que distingue o ser humano Classificado como Trevas do ser humano classificado como Luz?
Na verdade não é uma pergunta tão difícil de ser respondida, a diferença está simplesmente no caráter e isso é claramente identificado pelo comportamento e maneira de viver de cada um.
“Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”
(Mateus 7:17 – 18)
“Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore”. (
Mateus 12:33)
“Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos”. (
Lucas 6:44)
Todo ser humano é livre para fazer as suas escolhas, ninguém é obrigado a mudar de comportamento, a não ser que o mesmo o incomode. Então se decidiu tornar-se Luz, que seja comprovado através do seu comportamento e atitudes.
“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”. (Efésios 5:8)
2. Como um ser de LUZ se comporta?
Pois é, muitas pessoas dizem serem seres de luz, mas na verdade o que os define como tal é seguir o exemplo do MESTRE Jesus. Pois o mesmo nos disse:
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12)
Seguir o exemplo de Jesus é testificar que você é um verdadeiro ser SER de LUZ.
3. Como faço para seguir os passos de Jesus?
● Reconhecer que Cristo é o Filho de Deus;
“E disseram todos: Logo, és tu o Filho de Deus? E ele lhes disse: Vós dizeis que eu sou”. (Lucas 22:70)
“E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.(
Atos 8:37)
“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (
I João 5:5)
● Reconhecer que antes andava nas trevas e que necessita de um novo nascimento;
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3:7)
Nascer de novo é mudar de vida, de atitude e de comportamento. É se colocar como criança diante de Deus, com disposição de esquecer todo o seu passado e ter a humildade de como uma criança, passar por um novo processo de aprendizagem. Quando uma criança nasce ela é totalmente dependente de seus pais, não anda, não fala, não se alimenta sozinha etc. É assim que o pai celestial quer que nos comportamos quando decidimos nascer de novo.Que como um bebê possamos nos sentir confortáveis e seguros no colo do pai, que possamos ouvir e aprender pouco a pouco a falar,e que possamos ser alimentados por pessoas mais experientes que saibam exatamente como e que tipo de alimento devemos consumir de acordo o nosso crescimento.Um bebê não anda antes de aprender a arrastar,tudo é feito gradativamente.Passo a passo vamos aprendendo a nos virar sozinhos, mas com certeza não é da noite para o dia.A vantagem de nos colocarmos como bebê diante do pai é receber tratamento de bebê, recebemos cuidados especiais e somos tratados como tal.
Durante todo este processo a misericórdia do Senhor se estende de maneira esplendida, pois Deus na sua infinita sabedoria entende que um bebê de nenhuma forma pode ser tratado, julgado ou até mesmo condenado como adulto. Mas não podemos esquecer que é só uma fase, com o passar do tempo aprendemos a nos virar sozinhos, andar, falar e até nos alimentar, pois o alimento que antes sustentava o bebê já não é suficiente para sustentar o adulto.
É engraçado quando nos referimos aos alimentos, mas se antes do indicado substituirmos o leite do bebê por alimento mais forte, podemos prejudicá-lo, fazer com que fique doente e se exageramos podemos até mesmo matá-lo. O mesmo acontece com o adulto que se alimenta de forma inadequada; Será que um adulto consegue sobreviver se alimentado unicamente de leite? Com certeza não.Assim é o resultado palavra de Deus nas nossas vidas quando não ensinada de maneira correta, ou seja, passo a passo.
Recapitulando: Deus trata cada um de acordo a fase de vida que está vivendo no momento, lembrando que não adianta fingir, é impossível um adulto se passar por criança. Existem algumas pessoas que passam a sua vida espiritualmente fingindo de cegos, surdos, mudos ou até mesmo paraplégicos, com o intuito de viver em função da vida espiritual de outra pessoa. Podemos até enganar outro ser humano, mas não conseguiremos enganar a Deus.
● Reconhecer que como adultos que somos precisamos nos espelhar em Cristo, seguindo aos seus ensinamentos;
Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. (João 7:16)
Seguir os passos de Jesus é na verdade praticar aquilo que ele nos ensina através da sua palavra. Para isso precisamos a cada dia mais estudar a sua palavra e aprender a seguir os seus passos. Que o nosso propósito seja de EVOLUIR, nos tornando cada dia pessoas melhores, buscando diariamente a santificação.
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12:14)
Temos as nossas escolhas e devemos entender que a LUZ e as TREVAS nunca se unirão.
4. Porque Luz e Trevas nunca se unem?
Na verdade luz e trevas não se unem porque ambas são completamente opostas. Existe um ditado popular que diz que os opostos se atraem, até que concordo com o ditado, porque ele é bastante claro, se ATRAEM, mas não diz se unem.
Quando conhecemos uma pessoa nada sabemos dela, vendo-a de longe, pode ser que algo nos atraia, mas quando nos aproximamos e passamos a conhecê-la melhor, duas coisas acontecem, ou a incluímos no nosso circulo de relacionamentos ou a excluímos. Por quê? Deixa-me ser mais clara, o que separa uma pessoa da outra não são as suas preferências: Um gosta de doce outro de sal, um de desenho animado outro de filme, um de calor outro de frio etc. Na verdade o que separa ou une uma pessoa a outra é o seu caráter. Caráter esse que com o passar do tempo é logo identificado através do comportamento. Uma pessoa com um bom caráter dificilmente consegue manter por muito tempo qualquer tipo de relacionamento com uma pessoa de caráter duvidoso. LUZ X TREVAS; BEM X MAL; DIA X NOITE;
Pessoas classificadas como Trevas, jamais assumem a sua natureza, salvo pelo momento que decidem mudar. São pessoas que se intitulam ILUMINADAS, com plena convicção que assim como o Sol, tem sua luz própria. São pessoas que pensam não precisar de ninguém, pois brilham o suficiente para ofuscar o brilho de qualquer um, por conta disso são pessoas inseguras que estão todo o tempo sentindo-se invejadas, perseguidas, traídas, injustiçadas. Pessoas que não crescem simplesmente porque tem sempre alguém no seu caminho a impedindo de progredir. São pessoas que tem grande resistência em passar pelo processo do novo nascimento, pois não têm humildade para tornar-se criança e iniciar a nova vida. São inteligentes de mais para ser ensinadas por qualquer um. Sabem de tudo e tem sua própria maneira de interpretar as coisas.
Pessoas classificadas como Luz, logo reconhece à sua natureza, e sentem uma necessidade enorme de diariamente concertar-se. Não se consideram Sol com todo o seu brilho, pelo contrário, tem a convicção de que é Lua, sabem que não podem brilhar sozinhas, pois não tem fonte de luz, sua fonte é CRISTO, o verdadeiro astro rei que diariamente resplandece a sua luz e é logo é refletida na sua vida.
São pessoas que não brilham por brilhar, mas para iluminar a vida de outras pessoas. Não vieram para clarear o dia, pois isso o Sol já faz, que diferença faria uma luz acesa durante o dia? Nenhuma não é mesmo? Seres de luz tem uma missão nesta vida, fazer com que sua luz resplandeça nas trevas com o intuito de que a mesma torne-se Luz. São pessoas resolvidas, que não se ofuscam com nenhum outro brilho, estão acostumada a andarem com outros seres de Luz, e entendem que quanto maior o brilho significa que maior é a luz, sendo assim menor fica a escuridão (Trevas).
“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas”.
(I João 2:9)
“Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória”.
(Isaías 60:19)
“Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai”. (
João 12:35)...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.