Subscribe:

sexta-feira, 10 de junho de 2016

A BEIRA DO TANQUE... O MILAGRE ACONTECE.


                                A BEIRA DO TANQUE... O MILAGRE ACONTECE.
Jo 5:1-9
Introdução:

Betesda significa, para alguns estudiosos, “Casa de misericórdia”

 O Tanque de Betesda era localizado, segundo Flávio Josefo, em Jerusalém, ao norte do Templo, próximo ao mercado das ovelhas.

 Em escavações nesta região, no ano de 1888, o professor e arqueólogo, Dr. Conrad Schick, achou um grande tanque com cinco pavilhões (degraus), que levavam a uma parte mais baixa, onde havia água.

 Em uma de suas paredes havia a pintura de um anjo no ato de movimentar as águas! Segundo o credo e tradição judaica, de tempos em tempos, um anjo descia naquele tanque e movimentava as águas.

 O primeiro que entrasse no tanque após o movimento, era curado de qualquer enfermidade! Assim se arregimentavam grandes quantidades de pessoas, esperando receber algo através de um ato místico.
Esse é um dos textos mais conhecidos do livro de João. Mas, o que nós podemos aprender com um fato quase 2.000 anos distante de nós?

Quais as  lições que  podemos tirar do milagre que Jesus realizou no tanque de Betesda: vejamos

1 lição à  Estar no Lugar certo

A primeira lição que devemos aprender com o milagre é de que temos de ter a consciência de que:

Para certas coisas acontecerem em nossa  vida precisamos estar no lugar certo.

 Quantos lugares havia em Jerusalém, naquela época para um paralítico estar? Vários: sua casa, seu quarto, numa rua pedindo esmolas, coisa comum naqueles dias…

Mas, ele estava junto ao tanque, à espera de um milagre.

Ei! Se  você quer ver o milagre acontecer em sua vida, não fique acomodado.

É momento de sair do comodismo, mesmo diante das dificuldades, e ir ao encontro de seu milagre, pelo menos ir para onde você sabe que tem milagre acontecendo.

Lembrei-me do cego Bartimeu que vivia mendigando à beira do caminho de jerico , quando Bartimeu soube que Jesus estava passando pelo caminho de jerico, a primeira ação daquele homem foi colocar-se no lugar certo

Ele estava ciente da sua situação, da impossibilidade de por si mesmo tornar a ver, ser restaurado à sociedade e à dignidade.

Mas, sabia também que havia algo que poderia ser feito, e ele fez, colocou-se no lugar certo, no lugar que Jesus iria passar.

Ele já sabia quem era Jesus, sabia que era poderoso o suficiente para curá-lo, sabia que Jesus estava na cidade, e que certamente, iria passar por aquele caminho.

Tomou então, todas as providências, para estar exatamente naquele lugar que Jesus iria passar. Era  de vital  importância que ele estivesse no lugar certo.Mc 10:46-52

Ei! E  você há algo em sua vida, que é impossível, mas precisa se concretizar? Você crê que Jesus é poderoso o suficiente para realizar na sua vida o milagre que você precisa?

Então a primeira atitude que você  deve tomar é esta: colocar-se no lugar certo, no lugar em que Jesus está.

 Mas… Onde Jesus está? Será que Jesus está nos lugares que você tem frequentado? Ele está nos lugares aonde você vai?

Se Bartimeu tivesse ficado em casa, desanimado da vida ou se lamentando noutro lugar, não teria experimentado o milagre.

 Há algo que você precisa fazer para que o seu milagre  se torne real - estar no lugar certo.

2° lição à Estar no Tempo Certo

A segunda coisa que eu e você temos de entender é que não basta estar no lugar certo, mas esperar pelo tempo certo.

Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que foi previsto por DEUS. O tempo é uma maneira de DEUS aperfeiçoar. Para você é tempo, mas para DEUS é tratamento.

Ei! Quem sabe seu milagre ainda não chegou por que DEUS quer tratar contigo.

 Há quanto tempo aquele homem esperava pelo seu milagre? Há  38 anos ele esperava deitado em uma cama a beira do tanque de Betesda!

 38 anos  não são 38 dias ou 38 meses, 38 anos e menos dos meus 55 anos de vida, e quantas vezes fiquei angustiado porque algo demorou a acontecer apenas algumas semanas!

Talvez você já tenha ido ao lugar certo em busca de seu milagre, uma vez, duas vezes, algumas vezes... E desistiu!

Está na hora de voltar, de acreditar de novo e esperar pelo tempo de Deus agir em sua vida.

É  no tempo certo, no tempo de Deus! Que os milagres vão acontecer na sua vida!

José teve sonhos de Deus ainda muito jovem mais somente no tempo  de Deus foi que os sonhos se cumprirão.

Davi foi ungido na casa de seu pai Jessé ainda bem jovem, mais só com 40 anos no tempo de Deus foi que ele se tornou rei de Israel.

Eliseu foi escolhido para substituir Elias no ministério profético mais somente no tempo de Deus; 10 anos depois foi que Elias foi arrebatado e Eliseu recebeu a sua capa e a sua unção.

De acordo com a bíblia:  Há um tempo determinado para todas as coisas Ec 3:1-8, eu creio que o tempo do teu milagre chegou nesta noite!

3° lição a falar com Pessoa Certa

A terceira coisa que, às vezes, deixamos passar despercebida nesse relato é que, embora estando no lugar certo, e esperando o momento certo, não é qualquer pessoa que vai nos ajudar.

 Nós temos que entender que temos que falar com a pessoa certa para as coisas acontecerem. Você já sabe disso, mas vou relembrar-lhe: - não conte seus problemas para qualquer um! Ainda que alguém tenha interesse em ajudar-lhe, poucos PODEM, de fato, dar-lhe a ajuda de que você necessita.

 Evite decepções comentando seus problemas e dificuldades com todos, como se qualquer um pudesse resolver sua situação.

 Se seu problema pudesse ser resolvido por qualquer um, você mesmo já o teria feito, não é mesmo?

Então, vemos que o milagre acontece, mas ainda assim depende, em parte, de nós: precisamos ESTAR no lugar certo, ESPERAR pelo momento certo e FALAR com a Pessoa certa, capaz de resolver nosso problema.

Quem sabe  o seu problema ainda não foi resolvido por que você tem falado com as pessoas erradas.

 No livro de 2 Reis 4, vemos a história de uma mulher, cujo filho morreu, e alguns perguntavam para ela.

 Está tudo bem? Ela respondia: Sim, vai tudo bem. Tudo ia mal, seu filho acabara de morrer, mas ela sabia que não adiantava buscar ajuda de quem não poderia ajudá-la.

De que adiantava contar o problema para Geazi se a unção de Deus estava era na vida do profeta Eliseu.
Assim o crente bem sucedido deve agir. Buscar sempre solução na pessoa certa.

 Busque ajuda... Em Deus, primeiramente. Sempre conte para Deus os seus problemas, pois ele poderá te ajudar.
- nos Seus profetas. (profetas verdadeiros e não profetas de mentira) Procure um lar espiritual, tenha um pastor para auxiliar sua vida.

Mas, ainda há outras coisas a serem aprendidas.

Deus vê diferente dos homens

A forma como as pessoas nos vê e a forma como Deus nos vê é diferente, sabia? Lembra-se de quando Samuel  foi a casa de Jesse e viu os seus filhos diante dele.

Ele se encantou pela estatura e a formosura de Eliabe e pensou que fosse ele o que era o escolhido de Deus para reinar em Israel. Porem veja o Deus lhe disse:

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. 1 Sm 16:7

O que as pessoas viam naquele paralítico velho e cansado? Uma fonte de problemas, e problemas sem solução.

Alguém sem futuro, sem esperança e sem capacidade de produzir algo relevante para a sociedade.

Um fardo, não só para ele mesmo como para os demais a sua volta. Para muitos, sua ausência nem seria sentida, apesar das várias vezes que o viram ser colocado junto ao tanque, à espera do milagre. Era isso que as pessoas viam.

Mas,  o que Deus via naquele homem sem nome, sem história, sem currículo e sem futuro era diferente.

Deus via nele alguém capaz de carregar seus fardos do passado, e viver um futuro diferente. Sabe, Deus pode fazer com que aquilo que, hoje, nos é motivo de vergonha, desprezo e se torne nosso troféu, o símbolo de nossa vitória.

Ei!Talvez você nem saiba, mas Deus vai mudar seu cativeiro, e aquilo que hoje você carrega com vergonha vai se tornar, em breve, algo que você carregará com orgulho.

Deus vai agir na sua vida,  e você vai voltar aqui e relatar o milagre que Deus fez em sua vida.

Quem sabe você  é motivo de piadas e de brincadeiras de mau gosto, por causa da sua situação e condição as pessoas  zombam de você.

 Mais o milagre de Deus chegou à sua vida e as pessoas, que antes lhe viam com desprezo, serão obrigadas a reconhecer que Deus mudou a usa historia.

Deus fez um verdadeiro milagre na sua vida, e os “tiradores de sarro”  vão se tornar admiradores e pedintes de conselhos seus.

Sim, seu milagre vai chegar, sua bênção vai chegar. Acredite, não sei seu nome, não conheço sua história, mas conheço o meu Deus, e creio firmemente que Ele muda situações e transforma vidas, restaura lares, famílias inteiras.

Essa promessa é sua, acredite e fique no lugar, espere o tempo certo, e Alguém vai procurá-lo com a ordem: “levanta-te e anda“!

Foi isto que o paralitico do tanque de Betesda que esta no LUGAR CERTO, na HORA CERTA e quer FALOU COM A PESSOA CERTA ouviu.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.