Subscribe:

sexta-feira, 13 de maio de 2016

ADORAÇÃO É SER INTIMIDO DE DEUS...


                                    ADORAÇÃO É SER INTIMIDO DE DEUS...
Romanos 12:1-3 
Introdução: Em João 4, quando a mulher samaritana apontou para uma montanha e disse que era o seu lugar de adoração, Jesus respondeu dizendo que uma hora vai chegar e já chegou quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, e eles são os adoradores que o Pai procura, de fato. 
O que Jesus quis dizer com adorar o Pai em Espírito e verdade? Jesus não se referia a adoração no santuário quando Ele falou sobre a adoração espiritual e verdadeira. Ele falou sobre um estilo de vida de adoração auxiliado pelo poder do Espírito Santo que habita no crente.
Por que Jesus enfatizou a adoração espiritual e verdadeira? Os sacrifícios de animais no judaísmo era uma forma de 
adoração. Infelizmente com o tempo esses sacrifícios tornaram-se um ritual e uma tradição religiosa.
Infelizmente, alguns cristãos vivem a vida contrária à vontade expressa de Deus de segunda a sábado e se reúnem para a adoração aos domingos, como para cumprir um ritual e tradição.
Felizmente Paulo, em Romanos 12:1-3 explica como adorar ao Senhor em espírito e verdade, adotando um estilo de vida de adoração. Ele implora-nos a seguir três passos.
1. Dedicação.
A. "... apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...”.
B. No grego o termo "paristemi" é usado no lugar de "presente". Que significa render-se. Entregar os nossos corpos para o serviço de Deus por livre vontade, em vez de obrigação é o primeiro passo.
C. Três condições - "... agradável, vivo, e santo..." (Ver Levítico 1:2-3 o regulamento relativo aos sacrifícios de animais). Então tudo o que o verdadeiro crente faz, deve ser uma forma de serviço espiritual, também chamado de culto espiritual.
2. Isolamento
A. "... Não vos conformeis com este mundo...”.
B. Pegue um fio elétrico por exemplo. Seu isolamento impede o fio de entrar em contato com as condições externas e criar um curto-circuito.
C. O mundo continuamente pressiona os cristãos para se conformar ao seu próprio sistema de valores. Nossa força de vontade e a graça de Deus é o isolamento que nos protege.
3. Transformação
A. "... mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”.
B. O termo "transformar" é traduzido como "metamorfose" no grego. É como o processo que uma lagarta passa por mudar de um bicho feio para uma linda borboleta.
C. Nossas mentes estão constantemente expostas aos caminhos pecaminosos deste mundo. Ela tem um impacto direto sobre nós, porque o comportamento externo de uma pessoa é determinado e moldado por sua mente.
D. Como é que vamos renovar as nossas mentes? Dedicação e isolamento provoca um estado de consciência de Deus em nós. (Então, você será capaz de testar e aprovar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.) Então o Espírito Santo nos ajudará a mudar o nosso comportamento em conformidade com a vontade de Deus.
Aplicação
1. Dedicação: Não use mais os membros do corpo para fazer sua própria vontade. Por exemplo, se você faz fofocas, pare de fofocar e use seus lábios e língua para espalhar o evangelho. Entrega o teu corpo para fazer alguma coisa para a expansão do Reino de Deus.
2. Isolamento: Leia Tiago 4:7. Isolamento ocorre uma vez que você dedica seu corpo a Deus em submissão. Você não cede à pressão da multidão ou vive uma vida dupla.
3. Transformação: A transformação do caráter é um processo de tentativas e erros. É um tempo de vida de aprendizagem. Eu garanto que você vai cometer erros. Não desista. O que importa é ir diante de Deus em arrependimento e pedir ao Espírito Santo para ajudá-lo a não repetir esses erros.
Conclusão: Na realidade, essas três etapas aqui poderiam soar muito difícil de praticar quando comparado com todas as dificuldades que enfrentamos, enquanto vivemos em um mundo imperfeito. Alguém até brincou dizendo que o problema com um sacrifício vivo é que o sacrifício vivo poderia rastejar lentamente fora do altar. A boa notícia é Deus está nos esperando para fazer apenas o que é possível e Ele sempre fará o impossível.

É por isso que em Romanos 12:1; Paulo disse: "... pelas misericórdias de Deus...". A palavra grega usada no lugar de misericórdia fala do desejo de Deus para salvar as pessoas. Na sua misericórdia, ele lhe dará a força para manter um estilo de vida de adoração. Há um contraste interessante aqui. Os pagãos estão propensos a sacrificar a fim de obter misericórdia, enquanto a fé bíblica ensina que a misericórdia divina fornece a base para uma vida de sacrifício.

Coloque em prática estes princípios na vida diária. Eles são essenciais para a vida cristã, porque não podemos adorar a Deus em espírito e verdade se vivermos uma vida carnal e não verdadeira. Tais cristãos podem levantar as mãos em adoração, mas será uma abominação aos olhos de Deus. Eu prometo que você vai experimentar a presença de Deus de uma forma poderosa cada vez que você se juntar a outros na adoração coletiva...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.